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Negócios

Supermercados Nagumo fecha parceria com a DM para operação dos cartões

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A DM acaba de firmar parceria com a rede de Supermercados Nagumo, que atende 15 cidades nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, para assumir a operação de seu cartão próprio.

Fundada em 1962 na cidade de Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo, com o objetivo de atender às necessidades dos clientes das regiões periféricas de grandes cidades, atualmente o grupo Nagumo administra 54 lojas, incluindo a rede atacadista Mixter, além de oferecer serviço de delivery e compra online.

“Sempre estamos em busca de soluções que permitam aos nossos clientes ter uma melhor experiência de compra, e acreditamos que os cartões private label terão um impacto muito positivo. Por meio dos cartões, esperamos oferecer condições especiais de pagamento e benefícios exclusivos”, explica o CEO da rede Nagumo, Tiago Nagumo.

Com o início da parceria nas lojas espalhadas pela Grande São Paulo e interior do estado, os clientes do Nagumo terão acesso a uma das análises de crédito mais ágeis do mercado, além de todos os serviços de atendimento oferecidos pela líder no setor de cartões de crédito private label. “A expansão da DM na região é parte integrante de nossa visão de crescimento, e a administração dos cartões da rede nos permite oferecer serviços financeiros de alta qualidade aos clientes, reforçando nosso compromisso com a excelência”, diz a diretora Comercial da DM, Ariane Bete.

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Consumidor

Rede supermercadista amplia número de lojas Pet Friendly

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Desde quando a cidade do Rio de Janeiro passou a permitir a entrada de pets em supermercados, a rede carioca Prezunic investe no crescimento do número de lojas capazes de acolher clientes na companhia de seus cães e gatos durante as compras. A partir deste mês, 13 unidades da capital fluminense passaram a fazer parte dessa categoria, somando-se às três que já tinham o selo oficial “Pet Friendly”.

Das 38 lojas Prezunic no Estado do Rio, 32 ficam na capital. Dessas, 16 já permitem a entrada dos pets, que podem circular pelos estabelecimentos acomodados em carrinhos especialmente destinados a eles, de acordo com as normas estabelecidas pela Prefeitura.

Carrinho adaptado contém regas de uso – Divulgação

Pets circulam acomodados nos carrinhos – Divulgação

 

Entre as regras estão o uso obrigatório de coleiras ou peitorais com guia, restrição de circulação nas áreas de alimentação ou manipulação de alimentos, utilização de focinheiras no caso de animais de médio ou grande porte e apresentação do comprovante de vacinação, caso solicitado.

A primeira loja Prezunic a aceitar a presença de cães e gatos foi a unidade Vila Isabel, inaugurada em março deste ano. Em seguida, foi a vez de Laranjeiras e ParkJacarepaguá permitirem a entrada dos animaizinhos. A partir deste mês, os pets também podem frequentar as unidades Botafogo, Voluntários, Barra, Jardim Oceânico, Marapendi, Recreio, Freguesia, Pechincha, Tijuca, Campo Grande, Jauru, Ilha e Méier.

Pioneirismo do Rio

A entrada de cães e gatos em supermercados cariocas foi autorizada por meio de um Decreto Municipal publicado em agosto de 2022, quando o Rio de Janeiro passou a ser a 1ª capital brasileira a permitir a presença dos animais nas lojas.

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Lançamentos

Fugini amplia linha premium de condimentos na versão Biquinho

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Fugini, empresa brasileira do segmento de molhos de tomate e milho, acaba de ampliar sua linha de condimentos Biquinho. Atenta às novas demandas de consumo e preferências do público brasileiro, a marca apresenta novos sabores premium neste portfólio: a pimenta sriracha, o barbecue com whisky e o molho shoyu. A mostarda e a maionese, que faziam parte da linha tradicional oferecida pela companhia, chegam também em duas novas versões: a mostarda com mel e a maionese verde.

Todos os lançamentos possuem o diferencial de bico dosador na embalagem que apresenta maior eficiência ao evitar a entrada de ar depois de aberta, prevenindo a oxidação e o escurecimento do produto, além de reduzir os desperdícios. Outra vantagem é o custo-benefício, uma vez que o produto é disponibilizado para o consumidor por um valor até quatro vezes mais barato que um frasco tradicional.

Aliando conveniência, segurança e acessibilidade, a linha Biquinho traz, ainda, atributos sustentáveis. De acordo com a diretora da Fugini, Giulia Ninelli, as embalagens são compostas por 60% menos plástico que os frascos de condimentos tradicionais, o que também impacta a logística de transporte, da fábrica aos pontos de venda, uma vez que é possível carregar 22% mais caixas por palete. “As embalagens também possuem a tecnologia Silverback em seu verso, que permitiu diminuir em 49% o uso de tinta na impressão dessas estruturas. O processo reduz o descarte de centenas de toneladas de tinta no meio ambiente”, ressalta a executiva.

Destaque também para o fato de os sabores da linha de condimentos possuírem ingredientes de verdade em sua composição. Apresentam, em sua maioria, baixas adições de sódio e açúcar.

Confira os cinco lançamentos da Fugini:

Pimenta sriracha: uma das principais novidades da marca, é composta por um blend de pimentas jalapeño e habanero. Possui um nível de picância suave, ficando bem próximo ao proporcionado pela pimenta biquinho. Livre de glúten, o produto tem baixos teores de sal, açúcar e gorduras e está disponível em embalagens de 165 ml.

Barbecue com whisky: uma inovação da categoria. Diferente de outros produtos que levam a bebida na sua descrição, mas utilizam aromatizantes artificiais, para a composição do produto, a Fugini acrescentou um uísque envelhecido por dois anos, o que garante sabor e aroma próximos ao natural, no entanto, sem álcool. O produto está disponível em embalagens de 180 gramas.

Molho shoyu: pela primeira vez no portfólio da marca, a versão shoyu chega com um sabor marcante, porém leve e adocicado, elaborado com ingredientes in natura, como a proteína de soja – um ingrediente que acelera os processos de produção e garante a acessibilidade ao produto. As embalagens são oferecidas em versões de 150 ml.

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Negócios

Atacadistas adotam estratégias para incrementar negócios

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O setor atacadista, que já registrou incremento nas vendas de 6,6% no país, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, segundo dados do Termômetro ABAD NielsenIQ, tem fome de crescer. A estratégia do segmento é alcançar novos nichos e territórios. Para atrair o consumidor, vale adotar medidas além de preço baixo, ter estoque, variedade e estar próximo. Atrativos como premiação, ofertas e benefícios exclusivos também pesam na decisão de compra pelo público.

O Novo Atacarejo, com 31 lojas entre Pernambuco e Paraíba, segue esses passos e está aproveitando o aniversário de cinco anos de atuação no mercado para incrementar os negócios. A rede nordestina lançou, no final de julho, uma campanha, que foi encerrada no último domingo, 08. Só nesta última semana, serão sorteados cinco carros zero quilômetro pela extração da loteria federal. Ao todo, a ação concederá R$500 mil em prêmios aos clientes.

Leia também:

  • Novo Atacarejo chega em Salgueiro (PE) com loja de 3700 metros quadrados

Prêmios instantâneos

A estratégia vem dando certo. Cerca de 300 mil pessoas já foram atraídas, conforme o registro no tíquete de compra no caixa. “Negociamos com fornecedores e estamos com preços ainda mais baixos”, adiantou a gerente de marketing do Novo Atacarejo, Jéssica Almeida. Ela informou que diariamente são sorteados prêmios instantâneos e semanalmente tem havido sorteios com motos zero quilômetro, Iphones, TV, Notebook e lava roupas. Só de prêmios instantâneos, já foram contempladas 150 pessoas, em 24 cidades.

A partir de R$250 em compras, o cliente pode ganhar prêmios instantâneos no valor de R$300 – são cinco diários. E diariamente são sorteados prêmios instantâneos, como também semanais com motos zero quilômetro, Iphones, TV, Notebook e lava roupas.

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ABRASEventos

“Abraçar a inovação faz as empresas serem mais duráveis e resilientes”, diz Maurício Rebelo da McKinsey

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Faltam poucos dias para a ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova ano a ano, reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.

Entre os palestrantes da edição de 2023 do evento, o sócio da prática de transformação da McKinsey & Company no Brasil, Maurício Rebelo, foi convidado para abordar o tema “O Sucesso da Transformação”.

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Os supermercados, no Brasil e no mundo, vivem o dilema de estabelecer negócios sólidos e mudar constantemente para acompanhar a evolução dos hábitos dos consumidores. Isso, porém, precisa começar a ser visto de outra forma: como uma grande oportunidade de se diferenciar da concorrência.

“Estamos vivendo grandes instabilidades. Novas empresas que dominam uma parte cada vez maior do mercado e aumento da mortalidade dos negócios. Precisamos nos reinventar sempre”, afirmou a época, Maurício Rebelo. Para ele, buscar a reinvenção, em vez de reagir às mudanças, faz toda a diferença. “Os momentos de crise podem ser oportunidades de aceleração para quem se coloca em uma posição de vantagem”.

Segundo o consultor, as companhias que se adaptam melhor às mudanças aproveitam as crises para se transformar. Ao abraçarem a transformação, no lugar de resistirem a ela, esses negócios melhoram seu posicionamento ao focar a eficiência operacional, o crescimento acelerado com segmentação de mercado, os investimentos táticos, os movimentos estratégicos de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições) e a reinvenção. “A inovação cria oportunidades, mas é preciso saber aproveitar”, afirmava Rebelo.

O executivo ponderou que, segundo a McKinsey, 70% das transformações feitas pelas empresas no mundo não geram resultado. “Barreiras culturais criam resistência às mudanças, a falta de ‘mentalidade de dono’ diminui o engajamento, os desafios pouco ambiciosos dados ao time não trazem estímulo, os planos nem sempre são bem executados e os incentivos não estão necessariamente alinhados à criação de valor”. Segundo ele, para obter resultados singulares, os supermercados precisam estar atentos a estes oito pontos que estão no quadro acima.

ABRAS’24 food retail future

Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

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Lojas

Supermercados BH inaugura atacarejo em Curvelo (MG)

De Redação SuperHiper 9 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de Supermercados BH vai inaugurar uma nova unidade em Curvelo, na região Central de Minas, nesta quinta-feira, 12. No formato atacarejo, a unidade será uma loja-âncora no My Mall Curvelo. Trata-se de um street mall instalado recentemente na cidade.

O empreendimento está localizado em um ponto estratégico da cidade, com fácil acesso, e terá seções, como: mercearia, higiene, padaria, limpeza e laticínios. Destaque para a parte de bebidas que oferecerá aos clientes rótulos de vinhos e espumantes nacionais e importados.

A nova unidade promete gerar bons negócios e oportunidades para a rede supermercadista que está completando 28 anos de fundação.

Fonte: Diário do Comércio

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Lançamentos

Qualitá lança três rótulos de vinhos

De Redação SuperHiper 9 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Após a reformulação completa da identidade visual, novas embalagens e a segmentação do portfólio em cinco tiers, a Qualitá, marca exclusiva do Pão de Açúcar, lança três rótulos de vinhos. Desenvolvidos em parceria com a vinícola argentina Rutini, as novas opções integram a linha Qualitá Exclusive, com itens de maior valor agregado, e oferecem uma experiência de alta qualidade que une exclusividade e inovação.

“Desde o ano passado, revisamos nosso sortimento e identificamos a oportunidade de nos conectarmos com clientes que buscam por produtos com alto valor agregado e desejam itens de marcas renomadas. Foi assim que surgiu essa parceria com a Rutini, vinícola renomada e reconhecida pela qualidade de seus produtos”, afirma o diretor de marcas exclusivas do GPA, Allan Gate Hock. “Cada rótulo dessa linha de vinhos traduz a riqueza e diversidade das microrregiões do Vale de Uco, Gualtallary, Altamira e La Consulta, os atuais berços dos maiores expoentes dos vinhos de alta gama da Argentina, com características que resultam de suas condições específicas de solo e altitude”, complementa.

Além da oportunidade de ter uma linha de vinhos de marca própria, Qualitá também aproveita o fato de o Pão de Açúcar ser especialista nessa categoria, além de ser um dos maiores vendedores de vinhos do País e ter uma curadoria especializada na busca de rótulos exclusivos e diferenciados para os clientes da rede.

O lançamento dessa linha de vinhos reforça Qualitá, nossa maior marca exclusiva, para se firmar segmento premium, alinhada à estratégia da companhia de focar na nossa bandeira Pão de Açúcar e na busca por uma maior base de clientes premium. Além disso, a marca própria por si só já é uma ferramenta de fidelização de clientes e, com os vinhos, gera ainda mais percepção de valor dentro de uma categoria na qual somos overshare de mercado. E, mais do que isso, enfatiza nossa intensa busca pela qualidade, com parceiros renomados, para oferecer produtos diferenciados, que passam por um intenso controle desde o desenvolvimento até a produção”, avalia Hock.

⁠O primeiro vinho, Qualitá Rutini Gualtallary, revela aromas de frutas pretas frescas, combinadas com notas florais e sutis notas de especiarias. O descanso de carvalho francês enriquece a sua estrutura e confere um equilíbrio e complexidade que se prolongam num final frutado. Esta opção harmoniza bem com assados, carnes grelhadas, legumes grelhados, massas com molhos à bolonhesa, empanadas e risotos com molhos intensos ou queijos curados.

O segundo vinho, Qualitá Rutini Altamira, funde aromas de frutas vermelhas com notas de ervas frescas de seu terroir. Na boca, sobressaem-se taninos aveludados devido ao seu contato com a madeira, que confere um final fresco e memorável. É ideal para acompanhar bife de tira, fraldinha, picanha, empanadas, queijos curados e chocolate amargo.

A terceira opção, o vinho Qualitá Rutini La Consulta, tem um delicado perfume de violetas com notas de amoras e cassis fresco. O envelhecimento em barricas de carvalho francês confere toques picantes e taninos redondos. Este vinho faz harmoniza com carnes como bife de chorizo, parrillada, picanha, empanadas, queijos curados e chocolate amargo.

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Consumidor

Supermercadista cria ala de alimentos para celíacos

De Redação SuperHiper 9 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Brasil tem aproximadamente dois milhões de celíacos, segundo estimativas da federação nacional das associações de celíacos do Brasil. A doença provoca fadiga, inchaço e anemia. Para atender a demanda de clientes com esta doença, que precisam evitar o consumo de determinados alimentos, o X Supermercados organizou em suas 13 lojas uma área específica reunindo produtos sem glúten. A iniciativa reflete o cuidado da rede com o bem-estar de seu público.

De acordo com os dados, um em cada 400 brasileiros é portador da doença celíaca. Trata-se de uma doença autoimune provocada pela intolerância do organismo ao glúten – uma proteína encontrada em grãos como trigo, aveia, cevada e centeio. Para as pessoas que sofrem com a doença, uma ingestão simples de massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos e até bebidas alcoólicas pode provocar reações graves.

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  • X Supermercados inaugura loja de 3 mil m² no Shopping Aricanduva (SP)

Identificar os produtos livres de glúten pode ser um desafio para os consumidores e, pensando em melhorar a experiência de compras, o X Supermercados optou por organizar suas lojas a partir desta necessidade. “Criamos um espaço dedicado à alimentação saudável por conta da crescente demanda por opções alimentares que atendem a dietas específicas. Observamos que nossos clientes buscam produtos livres de glúten, orgânicos e integrais, e decidimos atender a essas necessidades de maneira mais eficaz”, conta a compradora do X Supermercados, Gabriela Nascimento.

A decisão de reservar uma área específica dentro das lojas para esses produtos permite oferecer uma experiência de compra personalizada e conveniente, o que reflete um dos valores da rede, o compromisso com a saúde e o bem-estar dos clientes.

“Este espaço não é apenas uma seção de produtos, mas também a inclusão de pessoas que possuem alguma intolerância alimentar ou que buscam uma alimentação saudável. Os clientes com doença celíaca destacam para a nossa equipe a importância de encontrar uma variedade de opções, seguras e com ótimos preços”, detalha Gabriela. Para os clientes com doença celíaca, o ponto alto da iniciativa é poder encontrar em um único espaço produtos como pães, bolos e lanches sem glúten.

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ESG

Supermercados Pague Menos realiza projeto sobre consumo consciente

De Redação SuperHiper 9 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Rede de Supermercados Pague Menos reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social ao realizar mais uma edição do projeto “Economizando com a Família”. Este projeto inspirador, aconteceu dia 15 de agosto, na loja do bairro Cidade Nova, em Santa Bárbara d’Oeste. A iniciativa tem como objetivo plantar a semente do consumo consciente e educação financeira na próxima geração de Clientes.

Nesta experiência imersiva, os alunos do 5º ano da EMEFEI Professora Sônia Bataglia Cardoso tiveram a oportunidade de vivenciar o processo de compra de maneira prática e educativa. Acompanhados por colegas e educadores, eles foram guiados pelas nutricionista da Rede, Jéssica, pelas profissionais de Pricing, Carina e Kherlyn e o time de Marketing. Esses profissionais compartilharam valiosos insights sobre escolhas saudáveis e a importância de decisões conscientes na hora de comprar.

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O gerente de marketing e comunicação da Rede, Fabio Cecon, destacou a relevância dessa iniciativa. “Nosso objetivo é desenvolver nas crianças a capacidade de tomar decisões importantes, além de ensinarmos habilidades essenciais como pesquisar e analisar. Os alunos participaram de todas as etapas da experiência de compra num supermercado”, comenta Cecon.

Para tornar a experiência ainda mais real, cada aluno recebeu um cartão vale compra e utilizou carrinhos infantis para simular uma compra completa. A Rede de Supermercados Pague Menos, presente em 20 cidades do interior de São Paulo com 36 lojas físicas e e-commerce, vai além do papel de um simples comércio varejista alimentar. Comprometida com o desenvolvimento social das comunidades onde atua, a rede promove o consumo consciente e saudável através de diversos apoios e patrocínios, além de iniciativas como o projeto “Economizando com a Família”.

Neste contexto, a educação financeira se torna um pilar essencial para que as crianças aprendam a refletir sobre seus desejos e a se planejar para realizá-los de maneira consciente. Ao adquirir essas habilidades, elas desenvolvem não apenas competências cognitivas, mas também aspectos importantes como autonomia, organização, bem-estar e segurança.

Inserida no ambiente de compras, essa atividade prática oferece uma maneira eficaz de ensinar o valor do dinheiro, a importância do planejamento financeiro e o consumo responsável. Mais do que reforçar conceitos matemáticos e financeiros, essa abordagem estimula habilidades sociais e de tomada de decisão, preparando as crianças para lidar com os desafios da vida de forma mais confiante e informada.

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Negócios

Redes de Foodservice ampliam espaço nas prateleiras dos supermercados

De Redação SuperHiper 9 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Marcas conhecidas no setor de Foodservice estão cada vez mais presentes nas prateleiras dos supermercados, oferecendo de alimentos congelados a molhos e temperos. A estratégia não é exatamente nova, mas ganhou força nos últimos anos, conforme as redes de restaurantes buscam novas oportunidades para estar próximos dos clientes.

Essa pode ser uma linha de receita interessante para empresas de Foodservice nos Estados Unidos, com diferentes estratégias. No caso do McDonald’s e KFC, a opção foi por séries temáticas de molhos, mas redes como P.F.Chang’s e TGI Fridays foram além, levando itens populares nos restaurantes como entradas para as áreas de congelados dos supermercados.

A rede de hambúrgueres Whataburger é um bom exemplo da evolução desse tipo de estratégia. Há mais de 10 anos a empresa oferece ketchup e mostarda em redes de supermercados, mas ampliou sua oferta em redes como H-E-B e Walmart nos últimos anos. “Essa é uma parte importante do nosso negócio e cria momentos extras de conexão com os clientes. Estamos hoje em mais de 5.000 pontos de venda no mercado americano e no México, com 21 parceiros varejistas”, afirma a diretora de marketing de varejo da Whataburger, Rachael Jones.

A lista de redes de restaurantes é ampla e o cardápio, variado. A Starbucks vende uma linha de frappuccinos na Target, enquanto a Panera Bread vende uma variedade de sopas e molhos nas prateleiras de alimentos preparados. A White Castle apresenta anéis de frango e mini-hambúrgueres. A Cinnabon vende cinnamon breads na Kroger, enquanto a Taco Bell tem levado pacotes de temperos e pratos como quesadillas prontas em várias redes. Na área de sobremesas, a Chessecake Factory vende suas tortas em uma série de bandeiras de supermercados.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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