SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
sábado, setembro 6, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Lançamentos

Bis Limão retorna por tempo limitado

De Redação SuperHiper 12 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Mondelēz Brasil anuncia o tão aguardado retorno do Bis Limão, um dos sabores mais amados e icônicos da marca, em edição limitada para atender aos pedidos dos consumidores. O produto está de volta ao mercado após 10 anos, em primeira mão nas Americanas pelo período de 1 mês e em seguida a distribuição ocorrerá em âmbito nacional.

Este relançamento se destaca pelo impacto da voz do consumidor na decisão da marca. Ao longo dos anos, Bis Limão se manteve presente na memória coletiva graças à demanda contínua dos fãs, que utilizaram as redes sociais para compartilhar memórias e pedir seu retorno. Além disso, a marca relança ainda Bis Xtra Branco, que volta definitivamente para o portfólio também como forma de atendimento dos desejos e pedidos dos consumidores.

“Trazer um produto tão amado de volta, como o Bis Limão é, ao mesmo tempo, uma celebração de nosso legado e um movimento de fortalecimento da marca no mercado atual. A marca sempre esteve alinhada às tendências e desejos dos brasileiros, então reforçamos o compromisso da Mondelēz Brasil em colocar os desejos dos consumidores no centro de suas estratégias de inovação e desenvolvimento”, comenta o vice-presidente de marketing da Mondelēz Brasil, Alvaro Garcia.

Conhecido por seu delicioso equilíbrio entre a crocância do wafer e o sabor refrescante do limão, o item conquistou corações e paladares em todo o Brasil. O produto mantém sua fórmula original, assim, a Mondelēz busca não apenas reviver momentos especiais para seus consumidores mais nostálgicos, mas também conquistar novos públicos que buscam por experiências únicas no paladar.

12 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
ABRASEventos

Relacionamento entre supermercadistas e fornecedores foi tema do último ABRAS food retail future

De Redação SuperHiper 12 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A ABRAS’24 food retail future está chegando! Realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o evento reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.

Em sua última edição, os maiores decisores do varejo alimentar do país se reuniram para uma imersão sobre os destinos do negócio. Entre os temas abordados à época, a “Nova relação com a Indústria e Ecossistema” foi um dos grandes destaques.

Sem produtos não há varejo e sem ele a mercadoria não chega ao cliente. O relacionamento entre supermercadistas e fornecedores nem sempre é harmonioso, mas é fundamental para que o cliente seja bem atendido. E essa é uma relação em evolução constante.

Leia também:

  • PROGRAMAÇÃO COMPLETA: ABRAS’24 food retail future reunirá líderes globais e nacionais para discutir o varejo alimentar

Transformar o relacionamento entre o varejo e a indústria e desenvolver ecossistemas de negócios é desafiador, tanto pelos custos quanto pela complexidade. “O consumidor brasileiro quer ESG, bem-estar e saúde, ao mesmo tempo que busca preço baixo e quer ser atendido em diversos canais. São demandas muito diferentes, e só parcerias entre o varejo e a indústria conseguem fazer essa equação fechar”, analisou o sócio-diretor de consultoria da EY para a América Latina, Rodrigo Cambiaghi.

Para o presidente da Kraft Heinz no Brasil, Fernando Rosa, a indústria precisa liderar temas como sustentabilidade. “Nosso papel é puxar essa agenda, fazer esses investimentos e levar ao consumidor o que ele espera. Para fazer isso, sem repassar para o preço, temos que ser mais eficientes e buscar a colaboração do varejo”.

Um caminho essencial para o aumento de eficiência é o melhor uso dos dados nos negócios, o que depende de uma maior colaboração entre o varejo e a indústria.

“Compartilhar informação é essencial. A indústria não consegue melhorar a oferta, se o varejista não abrir seus dados e mostrar o que está sendo demandado pelo cliente”, afirmou o presidente do Grupo Koch, José Koch.

Na avaliação do supermercadista, para isso acontecer é preciso ampliar o relacionamento com os fornecedores. “Tradicionalmente essa relação era focada no comercial, mas hoje precisa ser muito mais ampla, envolvendo logística, marketing, visual merchandising, planejamento e gestão. O varejo precisa capacitar seu time para conversar com a indústria de igual para igual”.

Da esquerda para direita: Rodrigo Cambiaghi, José Koch, Wlamir dos Anjos e Fernando Rosa

De acordo com o vice-presidente comercial e de logística do Assaí, Wlamir dos Anjos, a transformação da relação entre o varejo e a indústria envolve tecnologia, mas vai além. “Tecnologia, sozinha, não resolve. Só quem tem um conhecimento muito grande das características locais dos clientes consegue ter sucesso. Por isso, a parceria do varejo com os fornecedores é essencial. Quando colaboramos, temos melhores resultados”.

Para o presidente da Kraft Heinz, atualmente o varejo e a indústria entendem muito melhor o valor da informação. Com isso, estão abandonando os tempos de tensão nas relações. “Varejo e indústria saem ganhando quando têm dados em tempo real”, afirmou. A empresa tem trabalhado em diversas plataformas para utilizar melhor os dados e aumentar sua eficiência operacional. “Estamos desenvolvendo um sistema que prevê a ruptura com base nas informações de venda. O sistema orienta nosso time de campo, com detalhamento por loja e sugestão de sortimento ideal por PDV”, exemplificou. Com isso, a companhia consegue atender cada loja de forma específica. “É um passo muito importante que melhora o sortimento do varejo e traz mais resultado para todos”.

Para José Koch, o grande desafio é fazer com que vendas e inovação caminhem juntos. “A tecnologia dá uma resposta mais rápida para tudo o que estamos fazendo. Mas o futuro do varejo está no custo operacional: o diferencial é ser o mais eficiente possível para ser mais competitivo”, destacou.

ABRAS’24 food retail future

Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

12 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Hiperideal inaugura sua primeira loja em Feira de Santana (BA)

De Redação SuperHiper 11 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Hiperideal acaba de abrir as portas de sua 27ª unidade, marcando a chegada da primeira loja da rede fora da capital Salvador (BA), região metropolitana e Litoral Norte.

Conhecida como a “Princesa do Sertão” e um dos principais centros comerciais, culturais e logísticos da Bahia, Feira de Santana foi estrategicamente escolhida para este importante passo na expansão do grupo, que reconhece na cidade uma economia pulsante e um papel fundamental no desenvolvimento do Estado.

O Hiperideal chega pra cativar os feirenses com uma área de vendas de 1.300m2, cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência de compra única. Com ambiente moderno e acolhedor, os clientes têm à disposição mais de 100 vagas de estacionamento, assegurando conveniência e fácil acesso.

E não para por aí: entre os grandes atrativos da unidade, destaca-se o Espaço Gourmet, que inclui o Restaurante Di Liana, a Confeitaria Priscilla Diniz e um parque infantil em parceria com a Piraquê – ideal para quem busca aliar conforto e lazer durante as compras.

A loja foi pensada para encantar tanto pela qualidade dos produtos, quanto pelo ambiente envolvente através de design contemporâneo e áreas instagramáveis, proporcionando experiência completa.

A nova unidade em Feira de Santana reforça a sólida presença e franca expansão da marca na Bahia, fortalecendo, também, o compromisso do grupo com o desenvolvimento local e geração de empregos diretos. “A abertura da nossa primeira loja no interior da Bahia nos traz imensa satisfação. Estamos trazendo para Feira de Santana o ‘jeitinho ideal’ que já é marca registrada de nossas lojas na capital e no litoral norte. Qualidade, exclusividade e uma experiência de compra incomparável, agora ao alcance dos moradores do interior. Este é um marco significativo na nossa trajetória, e estamos entusiasmados com essa nova fase”, afirma a diretora do Grupo Hiperideal, Amanda Vasconcelos. Ela ainda acrescenta: “Essa nova loja abre portas para alcançarmos ainda mais regiões, e quem sabe, muitas outras novidades estão por vir”.

Nas redes sociais do grupo, num dos vídeos realizados durante a abertura do local, os diretores do Hiperideal reforçaram a importância do atendimento como diferencial. “A gente não vende produto. A gente não vende serviços. A gente vende experiência. É isso que a gente quer trazer para Feira de Santana”, completou Amanda. “A experiência de compra que vocês vão oferecer aqui é a atenção, a gentileza, o sorriso e o acolhimento”, afirmou Marcelo Oliveira.

Serviço
Hiperideal Feira de Santana
Endereço: Avenida Nóide Ferreira de Cerqueira, 7450, SIM.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Hiperideal® Supermercado (@hiperideal_oficial)

11 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Lojas

Desco Atacado chega em Lajeado (RS) com loja de 2600 m² de área de vendas

De Redação SuperHiper 11 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Imec inaugura na próxima quinta-feira, 12, a loja Desco Atacado de Lajeado. A nova loja conta com mais de 2.600 metros quadrados de área de vendas, 124 vagas de estacionamento, sendo 67 cobertas, 17 checkouts e dois self checkouts, para melhorar a experiência de compras.

A unidade também tem padaria de autosserviço, onde o cliente poderá pegar seus produtos e pesar em local exclusivo e, o açougue atenderá no formato pass through. Nos dois setores, haverá a possibilidade de atendimentos por profissional.

O Desco se diferencia por ser um formato misto de supermercado e atacado, que oferece produtos de qualidade a preços mais baixos. Trabalha com produtos de mercearia, higiene e limpeza, perecíveis e bazar direcionados ao atendimento de consumidores finais, pequenos comerciantes e transformadores, com a necessidade de abastecer os seus negócios. Buscando oferecer praticidade, simplicidade e economia diariamente.

“Em 2019 iniciamos a expansão do Desco sob um novo conceito de loja, construídas especificamente para o segmento e voltadas para atender clientes comerciantes, transformadores e finais. Estamos oferecendo a Lajeado e região a proposta de valor do Desco e a melhor experiência de compras, com preço baixo sempre”, destaca o diretor-presidente do Grupo Imec, Eneo Karkuchinski.

O Desco de Lajeado já contava com 75 vagas de trabalho diretas e com a mudança para a nova loja foram contratados mais 52 colaboradores. A partir de 08 de setembro, a antiga loja de Lajeado está fechada para a transição ao novo espaço.

Serviço
Desco Atacado – Lajeado
Endereço: avenida Senador Alberto Pasqualini, 777 – Centro – Lajeado

11 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Gente

Rede Supermarket promove feirão de empregos na Cidade Nova (RJ)

De Redação SuperHiper 11 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Dando continuidade ao seu plano de expansão no Estado do Rio de Janeiro, a Rede Supermarket promove, com o apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, seu primeiro Feirão de Empregos, com mais de 1.500 oportunidades de trabalho. O evento acontecerá no Clube dos Servidores, na Cidade Nova, na próxima terça-feira, 17, das 8h às 15h. Para participar e garantir atendimento, é obrigatório se inscrever, até a próxima segunda-feira, 16/09, no site www.redesupermarket.com.br/feiraoempregos. As inscrições serão abertas nesta quarta-feira, 11, e divididas por faixa de horário.

Leia também:

  • Rede Supermarket inaugura loja na Gardênia Azul (RJ)
  • Rede Supermarket celebra 15º aniversário

Serão disponibilizadas vagas de emprego para trabalhadores com ensino fundamental, médio e superior. Entre as oportunidades estão operadores de caixa, açougueiros, padeiros, confeiteiros, fiscal de loja, auxiliar administrativo, locutor, gerente de loja, entre outras. A listagem completa pode ser conferida em www.redesupermarket.com.br/feiraoempregos. As vagas abertas são para as lojas que serão inauguradas até o fim do ano e no início de 2025.

“Em agosto, atingimos a marca de 135 lojas, em todo o estado, e estamos em expansão exponencial, com a perspectiva de inaugurações em diversos bairros, nos próximos meses. Celebrar esse número tão expressivo, oferecendo mais de 1.500 oportunidades de trabalho, é, também, abraçar o Rio, os consumidores e, sobretudo, aqueles que precisam e querem um novo emprego”, destaca o diretor-presidente da Rede Supermarket, Paulo Bonifácio.

Serviço
Feirão de Empregos
Local: Clube dos Servidores
Endereço: Rua Ulysses Guimarães, s/nº, Cidade Nova, Centro, RJ
Data: 17 de setembro (terça-feira)
Horário: das 8h às 15h

11 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Consumidor

Supermercado Pinheiro amplia segmento de alimentos saudáveis

De Redação SuperHiper 11 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A procura por alimentos mais saudáveis é uma tendência no Brasil. De acordo com projeções da Euromonitor Internacional, esse segmento deve registrar crescimento de 27% até 2025 no país. Atento a essa procura dos clientes, o Supermercado Pinheiro vem ampliando a oferta de produtos saudáveis. O incremento começa pela loja de Sobral e acontece em parceria com a Merchant.

Dentre as categorias que passam a ampliar a presença na loja estão produtos da linha diet, zero glúten, aveia/grãos, snacks/doces, barrinhas, barra/bebida proteica e suplementos. A loja receberá ainda degustações de marcas como Piracanjuba, Trisanti, Power1One, Mais Leve, Sanavita, Emana, Mãe Terra e Wod Nutrition.

Leia também:

  • Supermercadista cria ala de alimentos para celíacos

Em paralelo ao movimento em Sobral, outras lojas da rede também vão ampliar seu espaço para o segmento. Além do aumento da oferta, haverá outras ações, como treinamento de funcionários, eventos voltados para nutricionista e divulgações específicas nas redes sociais do Bom Vizinho.

A busca por uma vida mais saudável também está presente na rede no setor de gastronomia. O Supermercado Pinheiro possui uma linha própria de produtos, a Boníssimo, que oferece diversas opções como sanduíches naturais, sobremesas, sucos detox, salada de frutas e outras delícias.

“O consumidor está mais aberto aos alimentos saudáveis, seja por questões ligadas a mudanças de hábito, histórico de doença ou prevenção de eventuais problemas futuros. Notamos isso e temos ampliado ano após ano a oferta desse segmento. Agora vamos para um movimento mais agressivo a fim de atender de maneira ainda mais assertiva a esse público”, destaca o diretor comercial do Supermercado Pinheiro, Alexandre Pinheiro.

11 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Internacional

Códigos de barras invisíveis são nova arma contra roubos nos EUA

De Redação SuperHiper 11 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Sem fazer alarde, o Walmart colocou em suas lojas uma forma inusitada de combater furtos nos terminais de self checkout – um “detalhe” operacional que vem causando dor de cabeça para os supermercados em todo o mundo.

Um código de barras invisível, colocado nas embalagens dos produtos das marcas próprias Great Value, permite que os consumidores façam a identificação dos itens em qualquer posição. Uma solução que melhora bastante a experiencia de compra no self checkout e reduz erros de leitura.

Do ponto de vista do combate aos roubos, o código invisível elimina a principal forma de fraude: fingir que está lendo o código. Ao apontar o scanner para o produto, o item é registrado no sistema.

O segredo é uma tecnologia desenvolvida pela Digimarc, parceira do Walmart há alguns anos, que embute códigos de barras invisíveis ao olho humano, mas que podem ser identificados pelos leitores instalados nas máquinas. A tecnologia foi apresentada pela primeira vez na NRF Big Show de 2014 e, desde então, vem sendo aperfeiçoada e testada em projetos-piloto não apenas no Walmart, mas também em redes regionais como a Wegmans e em outros países (como no caso da Rewe na Alemanha).

Segundo a Digimarc, a tecnologia não utiliza tintas especiais ou processos de impressão complexos. Pequenos pontos impressos ao longo da embalagem são lidos por um algoritmo instalado no leitor, que consegue então “ver” o código escondido na embalagem. A tecnologia vai demorar um tempo para se tornar massificada, uma vez que exige um leitor de imagem, em vez de um scanner de códigos convencional.

11 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
EventosNegócios

Roberto Butragueño: “Não existe mais o shopper exclusivo”

De Redação SuperHiper 11 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Entre os dias 15 e 17 de setembro a ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova ano a ano, reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.

Dos palestrantes da edição de 2023, o diretor de varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño, foi o responsável pelo tema “Hábitos de Consumo dos Brasileiros”.

O varejo alimentar brasileiro está vivendo um ponto de virada. A desaceleração do crescimento do atacarejo e a diminuição da fidelidade do shopper fazem com que o caminho para o sucesso dependa da capacidade de oferecer preços baixos, facilidade para o cliente encontrar o que precisa, conveniência e praticidade.

Leia também:

  • PROGRAMAÇÃO COMPLETA: ABRAS’24 food retail future reunirá líderes globais e nacionais para discutir o varejo alimentar

“Estamos saindo de um ciclo em que o consumidor precisou fazer grandes mudanças em seus padrões de consumo, diante do cenário macroeconômico”, explicou à época o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño. Entre os anos de 2020 e 2023, os brasileiros tiveram um aumento de quase 50% no preço de sua cesta de alimentos, o que levou à busca por alternativas. “Para manter seu poder de compra, os clientes buscaram mais promoções, substituíram produtos, trocaram marcas e procuraram formatos de loja mais focados em preço”, analisou Butragueño.

A redução da inflação e o início do ciclo de queda dos juros tendiam a mudar o cenário, mas o ambiente continuaria muito competitivo. “O shopper tem cada vez mais opções. Canais e formatos, como e-commerce, pet shop e atacarejo ganharam participação de mercado e tomaram espaço de hipermercados, sacolões e pequenos supermercados”, explicou.

O cliente, porém, tem preferido adicionar opções, no lugar de exclui-las de seu mix. “Não existe mais o shopper exclusivo. Metade dos clientes usa pelo menos três diferentes formatos para fazer suas compras. O supermercadista precisa ser competitivo e oferecer alternativas que atendam os clientes em diversas ocasiões de consumo”, destacou.

Butragueño comentou que, em 2023, o atacarejo foi o canal de menor crescimento em mesmas lojas: apenas 0,5%, contra 6,7% dos grandes supermercados. “O atacarejo tem se canibalizado, enquanto os supermercadistas regionais mostram resiliência”, analisou. A própria ideia de “atacarejo puro”, porém, vem fazendo menos sentido, pois a concorrência está bem mais complexa. “Atualmente o varejo de alimentos é híbrido, trazendo uma nova proposta de valor aos clientes. O atacarejo tem se aproximado dos hipermercados, tanto em mix de produtos quanto em missões de compra”, explicou.

Assim, as redes supermercadistas precisam se diferenciar da concorrência em atributos que sejam valorizados pelos clientes. Segundo o estudo NIQ Shopper Trends 2023, apresentado durante a ABRAS’23 food retail future, os itens mais importantes na definição de onde os clientes compram eram: oferta de preços baixos, boa relação custo-benefício, acesso conveniente, promoções atrativas e experiência de compra agradável. “Permitir que o cliente encontre rapidamente o que deseja, ter tudo em uma única loja e apresentar preços baixos para a maioria dos itens são diferenciais competitivos”, detalhou Butragueño.

E isso representava uma grande oportunidade para os supermercados regionais. “Atualmente temos, no Brasil, cerca de 20 varejistas com patamares semelhantes de participação em mercados regionais, mas níveis muito diferentes de fidelidade dos clientes. O desafio é entender onde você está, como a concorrência se posiciona e o que faz sentido para seus consumidores”, concluiu o executivo.

ABRAS’24 food retail future

Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

11 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Negócios

Rede TOP e Preceiro Atacadista deixam modelo associativista e passam a operar sob gestão do GTOP

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

Desde 2 de setembro, as 27 lojas das bandeiras Rede TOP (22 supermercados) e Preceiro Atacadista (cinco atacarejos) deixaram o modelo associativista e passaram a fazer parte de uma única empresa: o GTOP. O grupo empresarial de Santa Catarina adquiriu 100% das lojas anteriormente operadas por quatro famílias acionistas: Lopes, Nardelli, Schmoller e Campestrini.

O objetivo é agilizar a tomada de decisões, intensificar a expansão da rede nos formatos supermercado e atacarejo, bem como ampliar projetos voltados à implantação de self-chekouts e ganho de eficiência energética.

Com a mudança, a expectativa é que o faturamento em 2024 tenha crescimento de 15% e chegue a R$ 1 bilhão de reais. Além das lojas de supermercados e atacarejo, o GTOP possui um cartão de crédito próprio: o ObenCard voltado aos clientes da bandeiras Rede TOP e Preceiro.

Em entrevista exclusiva do site SuperHiper, o CEO do GTOP, Paulo Cesar Lopes, detalhou o processo de transição e revelou parte do que vem por aí.

“Essa semente foi lançada há muitos anos. Praticamente já atuávamos como um grupo e não mais como associados de quatro empresas familiares. Porém, a tomada de decisão ainda era feita sócio a sócio. Além disso, cada sócio mantinha uma pequena estrutura administrativa independente. Isso acabava travando muitos projetos”, explica Lopes.

CEO do GTOP, Paulo Cesar Lopes.

Segundo o executivo, o novo modelo de gestão unificada terá um Conselho Administrativo composto por um representante de cada uma das quatro famílias (Lopes, Nardelli, Schmoller e Campestrini) e até três conselheiros externos. “Com isso, esperamos ter redução de custos operacionais, aprimorar a governança por meio da adoção de uma cultura empresarial única, obter mais agilidade na tomada de decisões e padronizar processos. Por isso, nossa expectativa é fechar 2024 com aumento de 15% no faturamento e, assim, atingir R$ 1 bilhão”, diz o executivo.

Lopes revela que sob o comando do GTOP o projeto de expansão que prevê investimentos de mais de R$ 50 milhões em 2024 deverá ser intensificado. “Neste ano, reformamos três unidades da Rede TOP nas cidades catarinenses de Gaspar, Navegantes e Blumenau. Com a bandeira Preceiro, no formato atacarejo, abrimos uma loja em Rodeio e vamos inaugurar outra em Camboriú no mês de outubro”.

Ainda de acordo com o executivo, projetos envolvendo a adoção de novas tecnologias, como self-checkout e ganho de eficiência energética serão intensificados. “A ideia é colocar terminais de self-checkout em todas as 27 lojas a fim de facilitar a experiência do cliente e driblar a escassez local de mão de obra.” Atualmente, o GTOP possui 17 lojas com self-checkout.

Histórico:

A história do atual grupo GTOP começou em 1997. “O início foi totalmente informal. Eu estava participando de uma feira da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e fiz contato com um fornecedor de açúcar que tinha uma condição muito boa. Mas isso estava condicionado à aquisição de um volume muito grande: uma carreta. Eu não tinha nem como armazenar tudo aquilo e para vender demoraria uns três meses”.

Diante disso, Lopes resolveu conversar com outros donos de pequenos supermercados, na época, que também estavam participando do evento. “Juntamos seis empresas e acabamos comprando duas carretas de açúcar. E, assim, passamos a nos reunir mensalmente em Blumenau para encontrar os melhores fornecedores e os preços mais vantajosos para abastecer as lojas que cada um de nós possuía. Outros supermercadistas de cidades vizinhas também se juntaram a nós.”

No ano 2000, o negócio cresceu tanto que o grupo resolveu criar uma estrutura a fim de operar formalmente no modelo associativista. E, assim, surgiu a Associação dos Supermercados do Vale do Itajaí (ASSUVALI). “Era um momento muito desafiador para redes de pequeno porte. Grandes redes estavam em expansão sem contar a chegada de competidores internacionais, como o Walmart. Felizmente sobrevivemos e até crescemos. Mas tudo isso só foi possível com apoio da ABRAS e das associações estaduais, como a ACATS”.

Em 2002, foi criada a bandeira Rede TOP. “Num primeiro momento, optamos por manter algumas lojas com os nomes das famílias associadas e outras sob a bandeira Rede TOP. Mas, ao longo dos anos, passamos a operar praticamente só com o nome Rede TOP. A bandeira Preceiro, para o formato atacarejo, surgiu em 2018”.

Ainda em 2002, os associados passaram a fazer parte do antigo Comitê de Centrais de Negócio da ABRAS. Foi um ganho muito grande para o modelo associativo. “Por meio desse comitê, em 2010, participei de uma missão na Espanha na qual conheci a história da AhorraMas. A rede, que nasceu associativista como nós, já havia decidido operar de forma unificada e com muito sucesso: possuía 300 lojas, mais de 700 colaboradores e era uma das mais importantes em Madri”.

Ao retornar, Lopes tentou convencer, sem sucesso, os associados a já fazer a transição para um modelo de empresa única, mas não teve sucesso. “Naquele momento, tínhamos oito sócios. Contudo, conseguimos mudar o estatuto no sentido de proibir a entrada de novos associados. Quem quisesse sair, poderia. Mas não o contrário. Isso aconteceu em 2010”.

Mais adiante, em 2016, foi criada uma Central de Negócios, ou seja, uma plataforma que permitiu a centralização das compras, da logística e otimizou a operação das lojas em um único centro de distribuição. “Também tomamos a decisão de não abrir lojas independentes, ou seja, pelas famílias associadas”. Nesse mesmo ano, o grupo adquiriu cinco lojas da Rede Jangada, localizadas no litoral catarinense, marcando o início da administração multifamiliar e compartilhada com a criação do GTOP. O modelo de sociedade comum foi ampliado ao longo dos anos com aquisição da Rede Galegão e abertura de novas lojas, atingindo o total de 12 lojas com gestão compartilhada antes da recente fusão. E, em 2022, o grupo de sócios reunia apenas as quatro famílias que ainda permanecem no negócio, mas sob novo formato de gestão.

Lopes finaliza que o nome GTOP faz alusão a grupo (G), Top (bandeira de supermercados), ObenCard (cartão de crédito próprio) e Preceiro (nome das lojas de atacarejo).

Grupo GTOP
Área de atuação: Santa Catarina
Total de lojas: 27 sob as bandeiras Rede TOP e Preceiro
Formatos: supermercado (22 unidades) e atacarejo (5 estabelecimentos)
Colaboradores: 2 mil
Área de vendas 35 mil metros quadrados

10 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Consumidor

Hortifruti traz bar temático da Heineken

De Redação SuperHiper 10 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Hortifruti já está no clima do mais aguardado festival de música e entretenimento que acontece em setembro, na cidade do Rio de Janeiro. Durante os dias do evento, a marca preparou ativações especiais, como um bar temático exclusivo em parceria com a Heineken na loja da avenida Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca. A unidade está localizada em frente à arena do festival e vai ficar aberta até à meia-noite nos dias de evento.

Para engajar o público, os clientes que consumirem acima de R$ 50 em Heineken no bar temático, vão receber de brinde um boné da marca ou esteira de praia. Os que preferirem curtir o show em casa ganharão uma tulipa de vidro personalizada da cervejaria nas compras acima de R$50 em Heineken no bar temático, nos dias 18, 19 e 20, das 12h às 18h. No estacionamento da loja, os clientes vão contar ainda com um espaço próprio com cadeiras e mesas, geladeiras com bebidas alcoólicas e não alcoólicas, além de comidas prontas e semiprontas.

Além da unidade localizada na Avenida Abelardo Bueno, a Hortifruti preparou ações em outras lojas físicas da marca na Zona Oeste, Zona Sul e Zona Norte (unidades Maracanã e da Rua Conde do Bonfim, na Tijuca), que terão com corredor especial para garantir a hidratação e um mix completo de produtos de rápido consumo, como snacks variados e itens da marca própria Natural da Terra, como sucos de uva e laranja, água de coco, pipocas doces e salgadas, biscoito de polvilho e açaí congelado nas versões açaí com guaraná e açaí com banana, com descontos de até 30%.

10 de setembro de 2024 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramThreadsBlueskyEmail
Mais recentes
Mais Antigas
BANNER SITES
feed
previous arrow
next arrow
  • Oreo retoma parceria com Wandinha
  • Casa K&M apresenta nova linha Casa & Limpeza
  • Zonta anuncia mudança em formato de loja
  • Assaí é patrocinador da corrida “A Vida é uma Maratona” em Parauapebas (PA)
  • Dia da Independência do Brasil
  • Stok Center anuncia últimos detalhes para abertura de loja em Viamão (RS)
  • Acats abre votação do prêmio fornecedores 2025

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

ABRAS’25 food retail future: participação na vida do consumidor é tema central...
Super Live apresenta programação da ABRAS’25 food retail future
ABRAS’25 Food Retail Future: é hoje a nossa Super Live!

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper