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terça-feira, setembro 9, 2025
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Consumidor

Caramelo Assaí reforça categoria pet da rede atacadista

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Assaí dá mais um passo para se conectar com seu público e atender às suas necessidades. Com carinho e atenção às tendências, a marca apresenta o caramelo Assaí, um vira-lata tipicamente brasileiro. Adotado pela Sol, embaixadora virtual da Companhia, o novo pet digital chega para fortalecer o laço com os clientes atuais e atrair novos consumidores, sejam tutores ou comerciantes do segmento pet.

O lançamento do caramelo Assaí está em sintonia com o papel que o Assaí já desempenha no mercado pet. Atualmente, os clientes podem encontrar uma variedade de produtos nas lojas, como rações e petiscos, além do Plano de Saúde Pet, lançado em maio, e comercializado em todas as unidades do Assaí.

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Agora, a Sol e seu novo amigo caramelo vão estar presentes em diversos materiais da marca e em muitas ofertas especiais, reforçando a estratégia do atacadista em oferecer preços baixos e uma ampla linha de produtos na categoria pet em todo o Brasil.

Caramelo Assaí

“O caramelo Assaí é mais do que um personagem digital, ele é um símbolo do carinho e do cuidado que queremos transmitir aos nossos clientes e seus animais de estimação. Para nós, olhar para os pets não é só uma tendência, é um compromisso verdadeiro com as famílias brasileiras”, destaca a diretora executiva de marketing e gestão de clientes do Assaí, Marly Yamamoto.

Com o caramelo Assaí, a Companhia não apenas fortalece sua presença nesse mercado que segue em crescimento, atendendo à demanda do público – segundo pesquisa Quaest, realizada em julho, 7 a cada 10 brasileiros têm um pet – mas também se posiciona como uma referência no setor, promovendo maior engajamento e reconhecimento da marca junto ao público.

“Pensamos nesse lançamento com muito carinho. Queremos humanizar ainda mais a nossa embaixadora virtual, a Sol, aproximando-a do dia a dia dos nossos clientes, ao mesmo tempo em que destacamos a importância da categoria pet para o nosso negócio. Criamos uma identificação real com o público e uma experiência de compra mais envolvente. O caramelo Assaí é um tributo às nossas raízes – o vira-lata caramelo é praticamente um patrimônio cultural brasileiro – e representa nosso compromisso de oferecer preços baixos e de valorizar a conexão emocional que os tutores têm com seus pets”, acrescenta a diretora.

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Consumidor

Prezunic dá boas-vindas à primavera com festival de flores

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em celebração à chegada da Primavera, a rede de supermercados Prezunic realiza o Festival das Flores, que inclui uma campanha informativa sobre a melhor maneira de cuidar das principais espécies, promoções especiais e uma ação exclusiva, na qual clientes ganham uma foto personalizada ao adquirir qualquer produto da floricultura em 10 lojas da rede.

Até o dia 29 de setembro, todas as unidades Prezunic contarão com ofertas de diversos produtos do setor de floricultura à disposição nas lojas. Das flores mais populares, como violetas, lírios e azaleias, até as requintadas orquídeas, passando por cactos e ervas aromáticas.

Em dez unidades do Prezunic, a ação “Flores & Memórias” permitirá aos clientes que adquirirem qualquer item da floricultura a tirarem uma foto exclusiva com o produto escolhido, em datas específicas para cada loja.

Cartazes sobre como cuidar das flores e mantê-las saudáveis também serão distribuídos pelas unidades do Prezunic, onde a venda de flores acontece o ano todo, sempre com espécies especialmente selecionadas.

Confira as datas e horários da ação Flores & Memórias em cada loja:

Recreio – 19/09, às 8h
Barra – 20/09, às 14h
Marapendi – 21/09, às 14h
ParkJacarepaguá – 22/09, às 14h
Jardim Oceânico – 23/09, às 14h
Campo Grande – 24/09, às 14h
Voluntários – 25/09, às 9h
Laranjeiras – 26/09, às 9h
Vila Isabel – 27/09, às 9h
Tijuca – 28/09, às 9h

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Consumidor

Dia do sorvete marca início da primavera e busca incrementar consumo no Brasil

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Para marcar o início da primavera, o Dia do Sorvete é celebrado em 23 de setembro. A data, criada em 2002 pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), busca promover o consumo do produto no momento em que os termômetros tendem a subir.

Confira, a seguir, números do setor*:

Faturamento anual: R$ 14 bilhões
Consumo nacional: 1,03 bilhão de litros
Consumo per capita no Brasil: 4,99 litros
Consumo por região: 52% dele concentra-se no Sudeste
Empresas que fabricam e comercializam sorvetes e gelatos: 11 mil, do total 92% são de micro e pequenas empresas
Empregos diretos: 100 mil
Empregos indiretos: 200 mil
(Ano de referência: 2022)

Estudos

O Instituto de Psiquiatria de Londres descobriu em 2021 que o córtex orbitofrontal das pessoas (a parte do cérebro envolvida no processo cognitivo de tomada de decisão) começa a responder após apenas uma degustação de sorvete.

Outros estudos mostram que nutrientes como proteína e gordura, que são abundantes em sorvetes de boa qualidade, elevam nossos níveis de humor e aumentam nossos níveis de serotonina (um estimulante natural do humor).

Além disso, em 2016, a Kyorin University, do Japão, divulgou estudo que revelou um fato curioso: tomar sorvete, logo após, acordar pode ter efeitos positivos para o cérebro, melhorando o processamento de informações e a atenção.

Fontes: ABIS e BBC

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Lançamentos

Nutrata traz embalagens modernas e sustentáveis

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Nutrata está de cara nova. Como parte da ação de branding, a marca acaba de lançar as novas embalagens para seus produtos, começando pelas barras de proteína Proto Bar e Whey Grego. Com um design mais moderno e atraente, as novas embalagens destacam a identidade da Nutrata e reforçam seu compromisso com a qualidade, sem alterar a fórmula que os consumidores já conhecem e confiam.

As novas embalagens da Nutrata contam com um design atraente e otimizado, o que permite destacar a marca nas prateleiras e aprimorar a experiência de compra. Esse design não só reforça a percepção de qualidade da empresa, como também facilita a identificação dos produtos, reduz o tempo de permanência nas gôndolas e aumenta a rotatividade dos estoques. Além disso, o compromisso com a sustentabilidade foi mantido: as novas embalagens são 100% recicláveis, fruto da parceria com a EURECICLO, que garante que a embalagem seja reciclada a cada produto vendido.

“Este rebranding é um marco importante na história da Nutrata. Realizamos um extenso estudo sobre hábitos de consumo e o resultado final é de que o formato padronizado das embalagens melhora a organização, identificação e a exposição dos produtos, impulsionando as vendas. Além de fazer total diferença na hora de comunicar que os produtos da Nutrata possuem em comum o sabor, qualidade e nutrição, seguindo assim os valores que guiam as linhas da marca”, explica o CEO da Nutrata, Charles Formigari.

O reposicionamento visual da Nutrata vai além de uma simples atualização estética, ele destaca sua evolução e capacidade de adaptação às novas demandas do mercado, além de demonstrar a coragem da marca em se reinventar e o desejo de continuar entregando o seu máximo para o consumidor. “A mudança reflete nossos valores e a nossa missão de superar limites, conquistar objetivos e buscar constantemente a melhor versão de nós mesmos”, finaliza Formigari.

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Eventos

Maior feira do Centro-Oeste do varejo alimentar, SuperAgos prevê mais de R$ 200 milhões em negócios

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Goiânia sedia, em setembro, o maior evento anual direcionado aos supermercados, atacado e varejo alimentar. Organizada e realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos), a SuperAgos é considerada a maior feira supermercadista do Centro-Oeste. Sua 21ª edição será realizada nos dias 24, 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções de Goiânia, com o tema “Multiplique negócios, parcerias e conhecimento na era da inteligência artificial”.

Com ações que buscam impulsionar as oportunidades de negócios que são realizados dentro da feira, a Agos objetiva criar um espaço de conexão entre empresários supermercadistas e diversos fornecedores de produtos e serviços do País, com expectativa de negócios que devem ultrapassar a casa de R$ 200 milhões, durante os 3 dias de evento. Para tal, a SuperAgos 2024 vai contar com novos espaços e expositores, focando no networking dos mais de 20 mil participantes previstos para a edição de 2024.

“Pela primeira vez, em 26 anos de existência, conseguimos comercializar 100% dos estandes e cotas de patrocínio com mais de 60 dias de antecedência. Esse resultado reflete não apenas a importância e a relevância da SuperAgos para o setor, mas também o comprometimento de todos os envolvidos na organização e a confiança que nossos expositores e patrocinadores depositam no evento. Estamos preparados para realizar, em setembro, uma edição ainda mais especial, que vai superar expectativas e promover discussões essenciais sobre o futuro do varejo”, afirma o presidente da Agos, Sirlei Couto.

 Dados do setor

De acordo com o Ranking Abras 2024, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor supermercadista no Brasil registrou faturamento de R$ 1 trilhão em 2023. Por meio da operação de todos os formatos e canais de distribuição (supermercado convencional, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança, loja de conveniência e contêiners em condomínios. O resultado representou 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

O setor supermercadista goiano se destacou no cenário nacional ao alcançar faturamento de R$ 21 bilhões em 2023, empregando cerca de 96 mil pessoas. Esse crescimento, segundo o presidente da Agos, Sirlei Couto, se deve a diversos fatores. Entre eles, o aumento do poder de compra da população, a queda nos preços de alguns produtos e a melhoria da segurança pública no Estado.

Conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), a partir da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na variação interanual, na comparação entre junho de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados em agosto e o bom desempenho do setor, que superou a média nacional de 4%, foi influenciado pela alta na venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (21,8%), seguida pela venda de outros artigos de uso pessoal e doméstico e hipermercados e supermercados.

Ainda de acordo com os dados, o comércio goiano também obteve crescimento de 6% na variação acumulada no ano, e de 3,5% na variação acumulada em 12 meses, sendo este o maior aumento desde agosto de 2014.

Já no comércio de varejo ampliado, o crescimento em Goiás foi de 12% na variação acumulada no ano, seguido por 11,3% na variação interanual, na comparação entre junho deste ano contra o mesmo mês de 2023, e 6,2% no acumulado em 12 meses.

Para o governador do Estado, Ronaldo Caiado, o desempenho do setor reflete o bom momento da economia goiana como um todo. “Goiás cresce acima da média nacional porque aqui existe um ambiente propício para investir, produzir e consumir: tem segurança, tem crédito, tem estímulo ao desenvolvimento, tem programa de capacitação, tem incentivo à inovação”, enumera o líder do executivo goiano.

Empresas apostam na notoriedade do evento

Entre as novidades deste ano estão a parceria com novos expositores, que vão apresentar uma gama variada de produtos e serviços, desde tecnologias e soluções de gestão até produtos diferenciados e inovadores para o mercado. Na 21ª edição, os visitantes terão acesso a uma área de exposição que ultrapassa 4,9 mil metros quadrados, ou seja, aproximadamente 170 empresas diferentes, divididas em mais de 140 estandes. Desse total, mais de 30 fazem suas estreias e participam pela primeira vez da SuperAgos, provando o quão importante é o evento para o segmento e para a economia goiana. Empresas como Coca-Cola, São Salvador Alimentos, NL, Zuppani, Bonaboca, Fokus Distribuição e Cristal Alimentos aparecem no ranking com os maiores estandes da edição.

Supermercados em evidência

Uma das novidades que merece destaque nesta edição de 50 anos da Agos, é que a SuperAgos terá um Espaço do Associado, em que os supermercadistas associados poderão tirar dúvidas sobre legislação, gestão, acesso a crédito, marketing, tecnologia e diversos outros assuntos relacionados ao setor, além de poder receber atendimento gratuito de uma equipe de especialistas parceiros da Agos para receber serviços em orientação. “A SuperAgos 2024 também contará com um espaço institucional especial dedicado aos novos associados e empresas que tiverem interesse em se filiar, com informações sobre a associação e os serviços oferecidos por ela”, aponta o gerente executivo da Agos, Augusto Araújo.

E para incrementar as possibilidades de negócios durante a SuperAgos, a Agos realizou uma parceria com uma empresa especializada em serviços financeiros e econômicos, oferecendo captação de recursos, consultoria empresarial e acesso a créditos. A parceria deve oferecer, além de consultoria, uma série de serviços aos associados da Agos, possibilitando que o supermercadista e expositor realizem negócios com ferramentas como linhas de créditos com custos menores.

A SuperAgos tem como público-alvo supermercados, panificadoras, mercearias, lojas de conveniência, empórios, casas de carne, cozinhas industriais, indústrias, restaurantes, confeitarias, hotéis e outros segmentos do varejo alimentar de todo País e pretende alcançar supermercadistas dos 246 municípios goianos. As inscrições gratuitas para participação na feira seguem abertas por tempo limitado.

Além de um espaço de negócios, a feira também é um lugar de capacitação e inovação dentro do setor supermercadista, e por isso, nos três dias de evento, os participantes não terão apenas acesso a lançamento de produtos e exposições, mas também palestras e painéis para discutir os temas que impactam o setor, além de voltados para a capacitação e formação de profissionais do setor, que gera uma grande oferta de vagas de empregos.

As palestras e painéis oferecidos durante a SuperAgos desempenham um papel fundamental para o fortalecimento do setor supermercadista. “Em um mercado em constante evolução, é essencial proporcionar capacitação e aprimoramento profissional. Sabemos que o setor oferece uma ampla gama de oportunidades de emprego, mas ainda enfrentamos o desafio da falta de mão de obra qualificada em áreas específicas. Ao investir em qualificação, estamos não apenas preenchendo essa lacuna, mas também preparando nossos profissionais para os desafios do futuro, permitindo que o varejo se torne mais eficiente, inovador e competitivo. Através do conhecimento, criamos as bases para o crescimento sustentável e a excelência no atendimento ao consumidor”, destaca o gerente executivo da Agos, Augusto Araujo.

Trajetória tem mais de duas décadas

Em 2024, a Agos celebra 50 anos de trajetória marcada por conquistas e desafios. Dentro dessa história, a SuperAgos se consolidou como a maior feira supermercadista e varejista do Centro-Oeste. Tudo começou de maneira modesta em 1997, com apenas 12 estandes na sede campestre da associação. No ano seguinte, o evento foi transferido para o Clube Ferreira Pacheco, ainda pequeno, e, em seguida, para o Clube Jaó, ganhando a confiança de mais empresas.
Em 2001, a SuperAgos deu um salto de crescimento e precisou ser realocada para o Centro de Convenções de Goiânia, já contando com o apoio de indústrias não somente goianas, mas também nacionais. A partir daí, a feira começou a se destacar, a relevância ganhou novos horizontes, ultrapassou as fronteiras estaduais, se destacando como o maior evento do Centro-Oeste e repercutindo em todo o Brasil.

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Internacional

Personalização é “terreno virgem” no varejo supermercadista

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Um relatório publicado pela Incisiv e Wynshop nos Estados Unidos mostra que 89% dos executivos do setor de supermercados acreditam que a personalização é essencial para atender às expectativas dos consumidores. Entretanto, somente 4% das empresas contam com recursos avançados de personalização em escala.

Segundo o estudo “State of Grocery Personalization 2024 Report: High Potential, Largely Untapped”, adotar recursos de personalização pode fazer com que o faturamento dos supermercados americanos tenha um aumento de US$ 12,3 bilhões por ano. O levantamento mostra que 91% das empresas que utilizam segmentação de clientes tiveram um aumento em suas taxas de conversão. Nos supermercados online, a personalização da experiência de compra levou a um aumento de 6,2% nas taxas de conversão e de 3,7% no tamanho das cestas de compras.

“A personalização não apenas torna a experiência de compra mais fluida, mas também gera fidelidade, aumenta as cestas de compras e, com isso, amplia receitas e lucros dos supermercados”, afirma Spencer Price, VP de estratégia da Wynshop. “Quando o supermercado consegue antecipar o que o cliente vai precisar, não oferece apenas um serviço: cria um relacionamento com o consumidor”, acrescenta.

Para o executivo, porém, poucas redes de supermercados estão explorando a fundo o potencial da personalização do relacionamento com o cliente, que, com o desenvolvimento da Inteligência Artificial, ganhou potência. “O resultado é que as empresas estão deixando muito dinheiro na mesa e perdendo oportunidades”, afirma.

Se o potencial existe e é tão claro, o que impede os supermercados de personalizar o relacionamento com seus clientes? Os principais fatores que restringem o crescimento são os silos de dados dentro das empresas (quando as informações sobre os clientes estão descentralizadas, impedindo uma visão unificada de cada consumidor), citados por 57% dos entrevistados; e a falta de uma direção estratégica (51%). Outro fator importante (44ˆ) é a falta de pessoas capacitadas e recursos tecnológicos disponíveis nas empresas para fazer a personalização.

O estudo se baseia em entrevistas com 117 executivos sênior do setor de supermercados, em funções tecnológicas e de negócios nas empresas.

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Eventos

Livestreaming: AWS Retail Symposium Brasil

De Redação SuperHiper 23 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Prepare-se para se inspirar, inovar e impulsionar seu negócio para o próximo nível na jornada de inovação varejista no AWS Retail Symposium Brazil 2024. Registre-se agora.

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ABRASEventos

ABRAS em Ação apresenta a 3ª edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro

De Redação SuperHiper 20 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Durante participação na ABRAS’24 food retail future, o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado, o vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, o sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa e o primeiro vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompílio, apresentaram ao público o Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS/KPMG. Este foi o destaque de mais um momento ABRAS em Ação, que aconteceu no evento.

Assim, a ABRAS’24 food retail future marcou o lançamento da terceira edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS/KPMG, que traz os principais indicadores eleitos pelas próprias empresas do setor para mensurar o impacto nos dez objetivos ESG do varejo alimentar.

A publicação marca o início da terceira etapa de uma longa jornada, baseada nos resultados da ampla pesquisa nacional dedicada ao diagnóstico ESG do setor supermercadista brasileiro e dos guias anteriores.

Vice-Presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado

Para Rodrigo Segurado “esse é um momento muito especial. Nós fizemos o primeiro guia em 2023. Depois, avançamos no segundo que traz os indicadores, com os dez objetivos ESG que o setor supermercadista deveria medir. Desta vez, na terceira edição, nós fizemos uma pesquisa para que vocês, varejistas, pudessem escolher os melhores indicadores para cada um dos dez objetivos”.

Marcio Milan agradeceu a todos que participaram na elaboração desse rico material. “A representatividade dos respondentes foi de 25% dos participantes do ranking. Foram 120 empresas supermercadistas que responderam essas questões. Dessas, 12 empresas, que participaram, fazem parte do topo do ranking. Ou seja, das 30 maiores empresas supermercadistas do País. Portanto, são dados muito relevantes”, destacou. Milan aproveitou para detalhar a representatividade dos respondentes por região e por porte do negócio. “Nós temos aqui uma parte representativa das regiões Sul e Sudeste e que está muito alinhada à participação do Produto Interno Bruto (PIB).” Em relação ao porte por empresa, “o volume maior está entre as empresas de 90 a 300 checkouts. Essa é a maior participação que nós temos: ela corresponde a 20%.”

Vice-Presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan

O sócio-líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa, foi o responsável por apresentar os dez indicadores do relatório. “Foram vocês, supermercadistas, que escolheram por meio dessa pesquisa superdemocrática, quais são os indicadores que iremos trabalhar. Neste momento, vamos mostrar o nome dos indicadores, um detalhe sobre eles e, depois, isso vai aumentar um pouco nos próximos passos. Porque isso não acaba aqui. Nós ainda temos alguns passos para avançar nessa nossa jornada. Lembrando que todos os indicadores estão vinculados aos objetivos de desenvolvimento sustentáveis.”

Sócio-Líder de consumo e varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul, Fernando Gambôa

Primeiro Vice-Presidente da ABRAS, Paulo Pompílio

Para fechar o momento ABRAS em Ação, o primeiro vice-presidente da ABRAS, Paulo Pompílio, também agradeceu a ampla participação das redes varejistas e destacou a importância das questões climáticas. “Quero dar meus parabéns a todos que responderam ao questionário muito em linha com os principais temas tratados pelo mundo. Quando a gente fala dos quatro primeiros indicadores, todos têm a ver com mudanças climáticas. Então, a nossa responsabilidade está muito clara. O setor inteiro está com essa visão. Acho que o nosso desafio agora é cada vez mais melhorar a performance desses indicadores, que foram escolhidos por nós mesmos.”

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

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Consumidor

Viva a banana, a fruta fresca mais consumida no mundo

De Redação SuperHiper 20 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A banana é a fruta fresca mais consumida no mundo. Além de maior consumidor mundial, o Brasil é o quarto maior produtor, com 6,6 milhões de toneladas produzidas em 455 mil hectares, metade originária da agricultura familiar. O setor fatura cerca de R$ 13,8 bilhões por ano e gera 500 mil empregos diretos.

Devido ao seu preço acessível, a banana tem importante papel social. Por essas e outras razões, é mais do que oportuno comemorar o Dia Mundial da Banana, celebrado em 22 de setembro.

Há anos, a unidade Mandioca e Fruticultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) tem investido em estudos voltados a tecnologias mais limpas e que propiciem condições de produção diferenciada, sem agressão ao meio ambiente, condicionando qualidade e produtividade a material genético superior. São objetivos permanentes da unidade de pesquisa a redução de perdas na pós-colheita, a minimização dos efeitos danosos nos diferentes agroecossistemas, o estabelecimento efetivo da agricultura familiar e a elaboração de novos sistemas de produção direcionados para o desenvolvimento sustentável do homem no campo. E, também, esforços têm sido dedicados à produção integrada e orgânica de banana.

Bioplástico

A cadeia de valor da banana, em particular, gera uma quantidade significativa de subprodutos que, atualmente, são subutilizados ou descartados indevidamente, resultando em perdas e problemas ambientais. De acordo com pesquisadores brasileiros, para cada tonelada de banana processada, podem ser gerados até 417 kg de cascas.

Daí partiu a motivação dos pesquisadores de reduzir o lixo gerado pelo descarte da casca, aproveitando-a integralmente, inclusive seus inúmeros compostos bioativos, como os fenólicos, e a pectina, um importante polissacarídeo que pode ser utilizado na produção de filmes biodegradáveis.

Nessa direção, pesquisadores da unidade Instrumentação da Embrapa e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) têm desenvolvido estudos com a casca de banana para criar filmes bioplásticos com potencial de aplicação como embalagens ativas de alimentos. Por meio de um processo simples, com pré-tratamentos que envolvem apenas água ou uma solução ácida diluída, os pesquisadores converteram integralmente cascas de banana em filmes bioplásticos com excelentes propriedades antioxidantes, proteção contra a radiação ultravioleta (UV) e sem gerar resíduos. O estudo tem apoio também da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Os filmes tiveram desempenho igual ou até melhor do que muitos bioplásticos preparados de forma semelhante, a partir de outros tipos de biomassa, mas por meio de outros métodos, incluindo processos mais complexos, caros e demorados, portanto, menos produtivos, para a transformação de resíduos agroalimentares.

Preparado em escala de laboratório, o filme de cor amarronzada e espessura micrométrica, pode ser usado como embalagem primária de produtos propensos a reações de oxidação. Os resultados promissores obtidos experimentalmente encorajaram os pesquisadores a dar continuidade aos estudos para melhorar ainda mais algumas propriedades do filme. Entre elas, estão as de interação com a água, um desafio da pesquisa devido à alta afinidade por água das moléculas presentes na biomassa.

Aproximadamente um ano e meio, os pesquisadores pretendem desenvolver o filme bioplástico em escala-piloto para tornar o processo ainda mais interessante do ponto de vista industrial.

Fontes: Embrapa Mandioca e Fruticultura/ Agência FAPESP

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Lojas

Jaboticabal (SP) recebe do Savegnago Supermercados loja totalmente reformada

De Redação SuperHiper 20 de setembro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Na manhã da última quinta-feira, 19, o Savegnago Supermercados reinaugurou a loja 27 em Jaboticabal, interior de São Paulo. O estabelecimento está localizado na Rua Floriano Peixoto, número 55, no Centro. Ao todo, a rede investiu mais de R$ 9 milhões em reforma e adaptação.

A unidade está em operação em uma área construída de 6.300 metros quadrados e área de venda de 1.700 metros quadrados. Toda climatizada e com uma comunicação visual moderna, a loja possui 13 checkouts, mais um na lanchonete, além de quatro self checkouts para a comodidade dos clientes. O estacionamento é coberto e conta com 125 vagas para carros e 44 para motos.

O novo açougue é chancelado pela garantia de procedência e a padaria apresenta um mix de pães artesanais e especiais. No Empório de Frios, os consumidores encontram variedade em frios, laticínios e embutidos, com serviço de fatiamento na hora.

Diretoria do Grupo Savegnago durante a reinauguração da loja 27, em Jaboticabal/SP

O espaço reinaugurado ainda possui uma adega com vinhos nacionais e importados, além de destilados, somando mais de 500 rótulos. Outra novidade é a área de cervejas especiais e premium. A loja ainda proporciona aos clientes um setor de bebidas geladas.

Já o setor de Hortifruti está modernizado e tem produtos fresquinhos, diretamente do produtor, e também possui variedade em flores e plantas. No setor de congelados é possível encontrar pratos prontos e ampla variedade de produtos. Há, ainda, um Espaço Gourmet com lanches, salgados e sucos. Por fim, a unidade tem um espaço de perfumaria com cuidados pessoais, maquiagem, hidratantes e muito mais.

“As reinaugurações fazem parte do nosso projeto de expansão, trazendo mais modernização às lojas. Além disso, nossos clientes de Jaboticabal e região vão encontrar preços competitivos e promoções especiais nessa oportunidade. O Savegnago Supermercados oferece uma gama de produtos de qualidade, com o melhor preço e benefícios”, explica o presidente executivo do Grupo Savegnago, Chalim Savegnago.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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