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quinta-feira, setembro 11, 2025
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Lançamentos

Vigor lança Grego Banoffee

De Redação SuperHiper 10 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Vigor acaba de anunciar um sabor inédito para os consumidores: Vigor Grego Banoffee. Inspirado na torta que vem ganhando o paladar dos brasileiros nos últimos anos, o iogurte é fabricado com um processo longo e único de caramelização, com calda de banana e pedaços da fruta, reproduzindo as características marcantes da sobremesa. A marca também está lançando os sabores Torta de Limão, com raspas da fruta, conferindo um sabor intenso e muita cremosidade, além de Flocos, que já é um dos sucessos da marca, agora na versão zero adição de açúcar e gordura.

A aposta em novos sabores reforça a busca constante da marca por inovação e para oferecer novas experiências ao consumidor. Hoje, 25,5% dos lares brasileiros já consomem produtos da categoria anualmente. E, com esses lançamentos, Vigor Grego explora novas ocasiões de consumo, apresentando produtos que performam como sobremesas prontas e oferecem praticidade, sabor e qualidade, além de manter a textura e a cremosidade, que são característicos do iogurte grego.

“Já somos uma marca reconhecida por nossa tradição, mas também pelo pioneirismo e inovação nos produtos. Não à toa, somos líderes no formato individual e temos uma embalagem única, amada e reconhecida em todo o território nacional. Os nossos lançamentos são parte do nosso compromisso em seguir inovando para oferecer sempre novas experiências aos consumidores, nos tornando cada vez mais parte do dia a dia do público”, afirma a diretora de marketing da Vigor, Karina Dal Sasso. “A ideia de recriar um sabor exclusivo, que conquistou seu lugar no paladar do brasileiro, é uma forma de apresentar ao nosso consumidor uma sobremesa deliciosa e prática, que proporcione um momento gostoso em meio a uma rotina corrida”, complementa.

O sabor torta de limão foi pensado por ser uma das sobremesas mais consumidas no mundo todo, com uma receita que trabalha a combinação perfeita entre o doce e o cítrico. Além dos sabores inéditos no portfólio da marca, Vigor Grego apresenta, também, a nova versão de Flocos, já conhecido pelos consumidores, agora com zero adição de açúcares e gorduras. Esse sabor chega para atender uma demanda crescente do público, que cada vez mais busca por opções mais equilibradas, porém ainda saborosas e de qualidade. Todos os lançamentos estão disponíveis em todo o território nacional desde setembro de 2024.

10 de outubro de 2024 0 Comentários
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Negócios

Compex celebra 25 anos de atuação

De Redação SuperHiper 10 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Oferecido por Compex

Há 25 anos, a Compex iniciou sua jornada com um propósito claro: ser uma empresa que faria a diferença na vida de pessoas e negócios. Hoje, a organização celebra esse marco com a certeza de que esse sonho se tornou uma realidade, impulsionada pela inovação e pelo compromisso com seus clientes, colaboradores e parceiros.

Desde o início, a trajetória da Compex foi marcada por desafios superados e conquistas importantes. Cada etapa do crescimento da empresa foi construída com o esforço e dedicação de uma equipe apaixonada, que acredita no impacto positivo que seu trabalho pode gerar. Temos orgulho do que construímos até aqui, sempre buscando inovar e trazer soluções que agreguem valor para nossos clientes e parceiros.

Ao longo dessas duas décadas e meia, a Compex desenvolveu fortes parcerias e conquistou a confiança de clientes que acompanharam a evolução da empresa, seja desde o início ou ao longo do caminho. Essa relação de confiança e colaboração foi fundamental para o crescimento contínuo, permitindo que a empresa se destacasse no mercado.

Com os olhos no futuro, a Compex reafirma seu compromisso de continuar inovando e superando novos desafios, sempre ao lado daqueles que ajudaram a construir essa história. O futuro nos reserva novas oportunidades e estamos prontos para continuar fazendo a diferença.

A empresa aproveita este momento de celebração para agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada incrível e convida todos a seguirem juntos rumo a novos capítulos de histórias, conquistas e inovação.

Sobre a Compex

A Compex é referência em coletores de dados, leitores de código de barras e impressoras, está presente em todo o Brasil, atendendo supermercadistas, atacadistas, órgão públicos, entre outros segmentos, é reconhecida por sua capacidade de entregar soluções inovadoras e seu compromisso com a qualidade.

10 de outubro de 2024 0 Comentários
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Eventos

Supervendas Sergipe está de volta e promete gerar R$ 120 mi em negócios

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Referência como feira de negócios dos mercados atacadista e varejista do Estado, o Supervendas Sergipe, está de volta. A expectativa é de que sejam gerados R$ 120 milhões nos três dias do evento, que acontece no Centro de Convenções AM Malls, na capital sergipana, até 11 de outubro. Reunindo mais de 60 expositores, estima-se um público superior a 12 mil visitantes.

Após um hiato de nove anos, a feira retorna ao calendário de eventos de Aracaju. Direcionado a supermercadistas, distribuidores, donos de mercadinhos, bares, lanchonetes e restaurantes em geral, o Supervendas Sergipe tem como objetivo impulsionar os negócios dos empresários da cadeia de consumo a partir de um encontro único e diversificado. Este ano, ocupará um pavilhão de 5 mil metros quadrados, sendo 1.600 metros quadrados de área construída.

Realizado pela Associação Sergipana dos Supermercados (Ases), junto ao Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e ao Sindicato Atacadista e Distribuidor de Sergipe (Sincadise), o Supervendas Sergipe volta para movimentar a economia sergipana com negociações de milhões.

“É um grande prazer me conectar com todos vocês do SuperVendas Sergipe. Fico muito feliz em ver este grande retorno de um evento tão relevante para o setor e toda a cadeia produtiva. Embora não possa estar presente, nesta edição, estou aqui em sintonia com vocês, com a certeza que será um evento incrível. O SuperVendas é o maior evento de negócios de Sergipe voltado a supermercadistas, atacadistas e distribuidores. Com certeza esta oitava edição será um marco e uma oportunidade única para expandir networking e realizar grandes negócios com os melhores fornecedores do Estado e do Brasil”, disse o presidente da ABRAS, João Galassi, em depoimento gravado e que foi exibido na abertura do evento.

Galassi acrescentou. “Gostaria de parabenizar a Ases, especialmente o presidente Bruno Ferreira e sua diretoria pelo excelente trabalho em promover o varejo alimentar em Sergipe. Desejo a todos um excelente Supervendas Sergipe 2024 repleto de novas ideias e conexões valiosas. Aproveitem, ao máximo, e façam a diferença para o varejo alimentar.”

Ainda durante seu depoimento, Galassi ressaltou que na ABRAS´24, em setembro, foram debatidos temas fundamentais para o varejo alimentar do País e pediu a colaboração de todos para que o setor seja bem-sucedido nessas pautas. Os temas envolvem a regulamentação da cesta básica nacional, em tramitação no Senado, a autorização para a venda de Medicamentos Isentos de Prescrição, os MIPs, em supermercados para ampliar o acesso à saúde e reduzir custos do Sistema Único de Saúde (SUS) e esforços para combater o desperdício de alimentos e combater a fome no País por meio da modernização do prazo de validade, conceito best before, e a isenção de impostos para doações de alimentos.

O presidente da ABRAS também falou sobre as apostas esportivas, as “bets”. “Elas têm prejudicado muito as famílias brasileiras e traz à tona questões de responsabilidade social das empresas e os impactos que podem ter na sociedade. Devemos garantir que nossas ações não influenciem essa prática, mas que contribuam para um futuro mais saudável e responsável. Juntos somos mais fortes e sempre vamos mais longe.”

O presidente da Ases, Bruno Ferreira, destacou a retomada do Supervendas Sergipe pela Ases, Fecomércio e Sincadise. “É um marco importante dessas três gestões. Estamos apostando num grande sucesso, com uma movimentação financeira de milhões de negócios, beneficiando toda uma cadeia de distribuição. Certamente também será um sucesso.”

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, a previsão é de que sejam gerados negócios da ordem de R$ 120 milhões durante a feira. “Estamos muito otimistas com o retorno desse grande evento, que já marcou a sua história no calendário de negócios em Sergipe e Estados vizinhos.”

Em reconhecimento à importância da realização do evento e de toda a história do grande encontro do setor supermercadista, na solenidade de abertura do Supervendas Sergipe, que aconteceu nesta quarta-feira (9), às 13h, as entidades realizadoras homenagearam os empresários Hugo França (ex-presidente do Fecomércio); Manoel Prado Vasconcelos (ex-presidente da Aes) e Juliano César (ex-presidente do Sincadise), idealizadores do evento.

“Esse é um reconhecimento necessário, pois para chegarmos à oitava edição, teve quem imaginasse e executasse a primeira, dando um grande passo. E, assim, fazendo deste evento um marco histórico para o setor e para economia do Estado, fazendo com que este ano, as três entidades se reunissem para retornar com mais um Supervendas Sergipe”, destacou o presidente da Ases.

Supervendas em números/ serviço:
Estimativa de geração de negócios: R$ 120 milhões
Expositores: mais de 60
Público estimado: acima de 12 mil visitantes
Quando: de 9 a 11 de outubro
Onde: Centro de Convenções AM Malls, Aracaju (SE)

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Consumidor

Satisfação do consumidor em agosto atinge 81,14% no Paraná

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em agosto, o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV-Consumidor), monitorado pela Inroots, ficou em 81,14%, com uma pequena alteração em relação ao mês anterior (81,61%). O indicador INSV-Consumidor acompanha as manifestações dos consumidores sobre suas experiências nos supermercados, compartilhados espontaneamente na internet em relação às suas experiências de compra. No total, foram coletados 16.394 comentários dos consumidores em 297 cidades brasileiras.

Neste levantamento, trazemos a análise da satisfação dos shoppers de supermercados do Estado do Paraná. Para este estudo, no Estado, foram coletados 2.275 comentários dos consumidores sobre suas experiências de compra nos supermercados da região que estão na lista dos 100 maiores do País, segundo o Ranking ABRAS 2024. O nível de satisfação ficou em 81,89%, um nível bom de satisfação, ligeiramente acima da média nacional.

Pilares de satisfação

Quando analisamos os principais pilares da satisfação no Paraná, encontramos destaque para o pilar loja, seguido de perto por atendimento. O pilar com o menor nível de satisfação no período foi o preço.

Os dez principais indicadores com relação aos pilares de satisfação encontram-se no quadro a seguir, e os destaques foram: grande variedade, ótimo atendimento, preço bom e justo, qualidade dos produtos e loja limpa e organizada.

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Gente

Grupo Koch inicia processo seletivo para 100 vagas em Santa Catarina

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch realiza na proxima quinta e sexta-feira (10 e 11) um mutirão de contratação nas lojas do atacarejo Komprão em três cidades – Jaraguá do Sul, Guaramirim e Brusque. Há 100 novas vagas disponíveis e a seleção será feita presencialmente, das 8h às 17h. São posições operacionais, nos setores de limpeza, perecíveis, operação de loja e frente de caixa. Há vagas exclusivas para pessoas com deficiência.

Os interessados podem procurar qualquer loja Komprão das três cidades e devem levar documento com foto. Em Brusque há duas lojas, que ficam na rua Victor Meirelles, Bairro Santa Rita, 298, e rua General Osório, Bairro Guarani, 762, respectivamente e em Jaraguá do Sul três – rua Walter Marquardt, Bairro Vila Nova, 1.400, outra na rodovia Senador Luiz Henrique da Silveira, Bairro Vila Lenzi, 1.095, e a terceira localiza-se na rua José Theodoro Ribeiro, Bairro Ilha da Figueira, 1.865. Já a loja de Guaramirim fica na rua Roman Haffemann, Bairro Centro, 108.

O Grupo Koch tem o certificado internacional Great Place to Work, reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo quarto ano consecutivo. A rede oferece uma série de benefícios, como plano de saúde Unimed, plano odontológico Uniodonto, refeitório com café, uniforme, bolsa faculdade, prêmio comportamental, quinquênio, progressão profissional, kit baby, auxílio creche, convênio de compras, convênio com o Sesc, treinamentos e vale transporte.

Serviço
Mutirão de contratação em Jaraguá do Sul, Brusque e Guaramirim
Entrevista presencial
Quando: dias 10 e 11 de outubro, das 8h às 17h
Onde: Nas lojas Komprão de cada cidade.

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Eventos

COOP é indicada ao Prêmio Reclame Aqui 2024

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Pela terceira vez, a rede de varejo COOP foi indicada ao Prêmio Reclame AQUI na categoria Supermercados e Atacado, a maior premiação de atendimento, reputação e experiência do cliente do Brasil.

A analista de atendimento da área de CRM, Monique Mendes Roque, explica que a COOP possui um trabalho permanente para acompanhar qualquer manifestação, seja por meio da central de atendimento da COOP ou pela plataforma Reclame Aqui.

“Prezamos muito pela satisfação de nossos cooperados e clientes e, por isso, diante de qualquer manifestação, nossa equipe entra rapidamente em contato para solucionar a questão exposta. Proporcionar uma boa jornada de compra e boas experiências ao consumidor é o nosso principal objetivo”, explica.

Essa preocupação da COOP se justifica por meio dos números e, para se ter ideia, neste ano, a avaliação dos clientes elevou a nota da rede de regular para ótimo. Mensalmente, são registrados entre 8 e 10 mil atendimentos por meio da Central e das unidades, envolvendo os mais diversos assuntos.

“Desse volume, as reclamações não chegam a 1%. Podemos afirmar que são questões de fácil solução ou apenas de um mal-entendido. A indicação da COOP para esse importante prêmio é o reconhecimento de seu comprometimento e respeito a cada um de nossos cooperados e clientes”, reforça Monique Mendes Roque.

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Lançamentos

Inclusiva e sustentável: Minalba traz água mineral em lata

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Consumo sustentável e acessível. Essa é a proposta da Minalba Brasil, com a oferta de água mineral em lata. Pioneira no mercado, a marca lançou em 2020 a sua embalagem de alumínio, 100% reciclada e infinitamente reciclável, que oferece uma melhor experiência de consumo por manter a temperatura da bebida gelada por mais tempo.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, atualmente o Brasil é líder mundial na reciclagem de latas de alumínio para bebidas. E a Minalba Brasil reforça seu compromisso em causar impacto positivo na sociedade por meio da sustentabilidade de seus produtos. Quando descartadas corretamente, as latas de alumínio voltam para a gôndola em até 60 dias, o que otimiza o processo de produção e confere eficiência às práticas sustentáveis.

“A cada expansão do nosso portfólio, a linha de alumínio da Minalba Brasil cresce. A jornada ESG está entre as prioridades das nossas ações e, por isso, as latas são peças chave desse desenvolvimento sustentável”, afirma o CEO da Minalba Brasil, Aélio Silviera.

Descubra o portfólio

Atualmente, estão disponíveis para consumo as águas Minalba, Indaiá e a edição especial de Minalba com a Gerando Falcões, todas em lata nas versões natural e com gás. Os energéticos Night Power Energy Drink e Minotauro Energy Drink também já podem ser encontrados na nova embalagem de alumínio. A Minalba Brasil ainda é importadora exclusiva das latas de S.Pellegrino e Perrier, novidades para o mercado nacional.

Impacto positivo

Ampliando ainda mais seu impacto positivo na sociedade, em 2023, a Minalba Brasil uniu sustentabilidade e inclusão social para atingir um novo objetivo: ter 100% do seu portfólio de latas com descrição em braille na tampa, a fim de promover maior acessibilidade para seus consumidores no momento de compra. Com o projeto #LataPraTodosVerem, realizado em parceria com a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, e com consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a companhia tornou-se referência no mercado de embalagens brasileiro ao ser a primeira a incluir o braille na tampa de todos os seus produtos.

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Consumidor

Dia a Dia celebra 10º aniversário com campanha milionária

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Dia a Dia, empresa do segmento de atacarejo com atuação no Distrito Federal, Goiás, Tocantins e Bahia, celebra seus 10 anos no mercado. E para comemorar essa década de sucesso, o grupo acaba de lançar a campanha “Aniversário Premiado Dia a Dia” abrangendo suas 28 lojas. A ação acontecerá até 29 de dezembro de 2024.

Vale ressaltar que o Grupo Dia a Dia teve um faturamento de 5 bilhões em 2023 e é a décima primeira varejista alimentar no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Além disso, a empresa foi premiada cinco vezes pela ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) no prêmio Fornecedor Nota 10 concedido às indústrias que se destacaram ao longo do ano por aspectos como importância do seu portfólio, política comercial e qualidade dos serviços prestados.

Entre os prêmios a serem sorteados, estão 10 carros elétricos 0 km, 10 motos, 10 smartphones e 10 vales-compra semanais de R$ 1.000. Para participar, basta se cadastrar no aplicativo Clube DD+ e no site da campanha. A cada R$100,00 em compras, o cliente ganha um número da sorte para participar dos sorteios, que é válido ao longo da campanha.

“Comemorar 10 anos é um privilégio e demonstra nosso esforço e dedicação com nossos clientes, e toda nossa campanha foi planejada e pensada para eles. Essa é uma oportunidade para refletir e expressar nossa gratidão àqueles que nos apoiam constantemente. Estamos orgulhosos do que conquistamos e nos comprometemos a continuar oferecendo aos nossos clientes a melhor experiência de compra possível. Essa campanha é uma forma de agradecer a eles e fortalecer ainda mais nossos laços. Esperamos que todos participem e tenham a chance de ganhar prêmios incríveis. Juntos, construiremos um futuro ainda mais brilhante e esperamos estar sempre no dia a dia de cada um”, declarou a empresa em nota.

A campanha é mais do que uma comemoração — é uma forma de agradecer aos nossos clientes pelos 10 anos e fortalecer o vínculo com os consumidores, oferecendo o que temos de melhor: o foco no cliente e a busca constante por inovação.

Participação

Em princípio, para não ficar de fora dessa, siga estas etapas simples e rápidas:

1. Cadastre-se no aplicativo ClubeDD+ ou no site da campanha;
2. Acada R$100,00 em compras, ganhe um número da sorte e concorra a prêmios;
3. Informe o CPF no caixa e pronto: você já está participando;
4. Aceite os termos: Por fim, leia e aceite os termos do regulamento da promoção e do Clube DD+. Essa é uma etapa importante para validar sua participação.

Sobre o Dia a Dia

O começo da história do Atacadão Dia a Dia foi escrito em Goiás, em Padre Bernardo, ainda na década de 60. Os irmãos Jaci e Zico Oliveira fundaram o pequeno mercado intitulado Casa Oliveira. Depois, abriram a Casa Silva, também no município goiano. Já na década de 70, foi a vez de abrir o Supermercado Pirenópolis na cidade de Brazlândia-DF. No ano de 1983, com três lojas em funcionamento, um dos filhos de Jaci, Edis Oliveira Silva, também conhecido como “Nego Pirinopólis”, assumiu os negócios da família. Em 1996, foi a vez dos filhos de “Nego Pirinopólis” e Sônia Maria assumirem a operação da companhia. Há dez anos, os irmãos abriram a rede Atacadão Dia a Dia, com gestão descentralizada, foco na satisfação e experiência do cliente, além do melhor preço.

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ESG

Cargill, Carrefour e Sam’s Club ampliam reciclagem de óleo de cozinha

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

O Ação Renove, programa de economia circular de óleos e gorduras do Brasil criado pela Cargill, acaba de ganhar um novo reforço. A parceria com o Grupo Carrefour Brasil, que acontece desde 2010, foi ampliada e agora abrange 256 lojas, considerando supermercados e hipermercados Carrefour, e as unidades do Sam’s Club. A partir de agora, a população pode levar seus resíduos de óleo de cozinha usados nesses locais. Todo o volume entregue será destinado para reciclagem.

Desde o início da parceria já foram realizados 12.578 atendimentos e recolhidos mais 612 mil litros de óleo pós-consumo nas lojas Carrefour evitando a contaminação do meio ambiente decorrente do descarte incorreto. Com isso, foram preservados 15 bilhões de litros de água e evitou-se a emissão de 7 mil toneladas de CO2, que corresponde a captura de 51 mil árvores.

O programa está presente em 23 Estados e, em seus 14 anos de existência, já soma mais de 140 mil coletas e mais de 7,5 mil pontos atendidos, reciclando mais de 13 milhões de litros de óleo. O volume total considera também a coleta porta a porta.

Com foco na sustentabilidade e no engajamento de parceiros e da comunidade, a iniciativa tem o apoio de restaurantes, supermercados, condomínios e escolas, onde o óleo usado pode ser entregue para ser encaminhado à reciclagem. Todo o material coletado é transformado em produtos sustentáveis, como o biodiesel, combustível de fonte limpa e renovável.

“O tema de economia circular faz parte da estratégia do negócio do Grupo Carrefour Brasil. Atualmente disponibilizamos diversas soluções de recolhimento de resíduos pós-consumo como forma de incentivo ao consumidor e de potencializar a circularidade dos materiais. A parceria com a Cargill nos permite ampliar cada vez mais esse serviço à sociedade”, destaca a gerente de Mudanças Climáticas e Economia Circular do Grupo Carrefour Brasil, Cintia Kita.

O gerente de Sustentabilidade da Cargill, Márcio Barela, destaca que o Grupo Carrefour Brasil foi o primeiro parceiro, que acreditou no desafio de abrir espaço para fazer acontecer a economia circular do óleo de cozinha. “Temos muito orgulho de ter um programa próprio, consolidado nacionalmente e comprometido com a mudança de comportamento da sociedade. É dessa forma que seguiremos trabalhando para colocar em prática nossa estratégia de sustentabilidade.”

Para achar o ponto de coleta mais próximo, os consumidores podem acessar www.liza.com.br.

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ConsumidorNegócios

Temporada dos panetones promete bons negócios para indústria e varejo

De Redação SuperHiper 9 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

Com presença garantida cada vez mais cedo nas gôndolas, eles já podem ser vistos nas prateleiras a partir de agosto, os panetones compõem uma categoria sazonal vista com potencial para ampliar as vendas do varejo alimentar e da indústria.

Do lado do varejo, as redes apostam em marcas líderes, panetones de fabricação ou marcas próprias e, também, ações sociais. Do lado da indústria, para a temporada 2024/25, há sabores inusitados, entre eles versões com toque de bebidas como limoncello e prosecco, além de opções veganas, livres de glúten, leite e lactose, bem como diferentes formatos, gramaturas e embalagens, de olho no potencial da categoria como item presenteável.

A produção de panetones em unidades tem crescido de 3% a 5% ao ano, enquanto o faturamento segue com uma evolução de 5% a 8%, fruto do aumento no tíquete médio. As informações são da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).

Vale destacar que, em 2023, o resultado foi particularmente expressivo, com um crescimento de 31,5% em faturamento de novembro a janeiro, alcançando 37,6 milhões de lares. Esse aumento reflete não só o poder de recuperação econômica, mas também o valor emocional que os consumidores atribuem ao panetone, especialmente nas festas de fim de ano, segundo análise feita pela Abimapi.

Varejistas

O grupo GTOP – que reúne as bandeiras Rede TOP e Preceiro Atacadista – reforça que a categoria de panetones tem papel importante na sazonalidade de festas de fim de ano. “Ela compõe a cesta natalina dos clientes, quer para presentear ou para consumo próprio. Isso, com certeza, atrai os consumidores até as lojas. Nos últimos anos, os sabores com chocolate têm ganhado relevância entre os clientes. Em algumas marcas, a versão já ultrapassa a venda do tradicional sabor frutas”, detalha o diretor comercial do grupo GTOP, Douglas Campestrini.

Segundo o executivo, para o consumo, a gramatura mais procurada é de 500 gramas. Já, para presentear, panetones de 750 gramas e as opções em lata são os preferidos.

diretor comercial do grupo GTOP, Douglas Campestrini

De modo geral, a qualidade é o principal atributo valorizado pelos clientes. Em segundo lugar, o custo-benefício. “Mas é importante destacar que as marcas líderes e as embalagens festivas são de grande procura entre os presenteáveis”, explica Campestrini. Ele acrescenta que, nas lojas da rede, os panetones chegam às gôndolas em setembro, pois é também o momento que a maior parte da indústria coloca os itens à venda.

Além de panetones de fornecedores, a rede GTOP possui uma linha de fabricação própria, produzida na sua indústria de pães Infinito Sabor como uma proposta de produto artesanal. “Quanto ao volume, nossa projeção é um crescimento de 15% nas vendas.”

Ainda sobre a categoria, o grupo GTOP tem um trabalho social importante social com o Panetone do Bem. Trata-se de um projeto destinado a oferecer apoio financeiro e visibilidade para lares de idosos. “A cada Panetone do Bem vendido, destinamos R$ 2,00 para instituições parceiras. Em 14 anos de existência do projeto, já foi destinado mais de R$ 700 mil a lares de idosos. Essa ação, sem dúvida, tem um impacto positivo nas vendas da categoria. Além disso, a exposição massiva dos panetones nas lojas é uma estratégia clássica e eficiente para o cliente tenha contato com o item já pensando na sazonalidade”, destaca Campestrini.


Fabricantes

O presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, destaca que o segmento de panetones têm uma contribuição significativa para o faturamento geral da indústria de produtos natalinos, representando uma parcela importante do desempenho anual das empresas. “A cada ano, a categoria ganha mais relevância dentro do nosso setor, tanto em termos de faturamento quanto em geração de empregos temporários, especialmente no período de festas. Após o fim da pandemia, observamos uma retomada consistente nas vendas.”

Por enquanto, a Abimapi não dispõe de um dado consolidado sobre o consumo per capita de panetone por regiões de forma detalhada. “O que podemos afirmar é que o consumo do produto tem uma forte presença em todas as regiões do País, sendo especialmente relevante no Sudeste, que concentra o maior volume de vendas.”

Sobre a aposta das redes de supermercados em marcas próprias de panetones, a Abimapi vê isso de forma positiva. “Elas ajudam a democratizar o acesso ao produto. Além disso, a variedade de marcas, sejam elas próprias ou tradicionais, colabora para que o panetone continue sendo um item relevante em todas as classes sociais”, explica Zanão.

Quanto a estratégias para potencializar as vendas dessa categoria sazonal, para o executivo, a antecipação das vendas é eficaz. “Isso permite maior exposição e, consequentemente, mais tempo para decisões de compra. A indústria e o varejo podem trabalhar juntos para realizar ações promocionais, degustações e campanhas que reforcem o panetone não só como item de consumo, mas também como presente. Importante destacar que o fato de as embalagens estarem mais sofisticadas também reforça esse apelo.” Para Zanão, explorar a categoria como presenteável ajuda a expandir o período de vendas e atingir mais clientes. “O varejo pode criar seções específicas com panetones posicionados ao lado de outros itens sazonais. Por exemplo, oferecer opções personalizadas, como kits com vinhos ou espumantes. O consumidor valoriza a conveniência e as opções que unem sabor e experiência.”

Em relação aos desafios para a indústria, segundo Zanão, o principal deles, em 2024, tem sido lidar com o aumento dos custos de produção, o que afeta toda a cadeia produtiva. “Insumos como farinha, energia e transporte estão em alta. Equilibrar essa pressão sem repassar integralmente ao consumidor é uma questão delicada. Porém, vemos oportunidades no crescimento da diversificação dos produtos.”

Prova disso, segundo ele, cada vez mais o mercado de panetones traz uma variedade maior de opções para os consumidores. “Em paralelo a sabores tradicionais de frutas cristalizadas e gotas de chocolate, há a inclusão de opções salgadas, versões veganas, sem glúten e sem lactose, bem como panetones em diferentes gramaturas, que vão de pequenas porções individuais até os grandes formatos para presentear.”

Confira, a seguir, novidades da indústria:

Bauducco: a novidade em 2024 é a Bauducco Lata Panettone e Chocottone (800g), uma opção presenteável para os consumidores. Os clássicos Bauducco Panettone e Chocottone continuam sendo os favoritos, enquanto o Bauducco Panettone Pandoro (500g) traz sua receita tradicional. Há também o Bauducco Panettone Limão-Siciliano (500g) e o Bauducco Panettone Frutas & Damasco (500g). O Bauducco Panettone Salgado (400g) é uma alternativa diferenciada. A linha também inclui o Bauducco Chocottone M&Ms (80g), uma versão mini com sachê de M&Ms e calda de avelã para decoração personalizada. Para quem busca praticidade, os Bauducco Chocottone Bites (107g) e Bauducco Panettone Bites (107g) trazem os sabores icônicos em porções menores, cobertos com chocolate ao leite. Os chocólatras poderão desfrutar das variedades de Bauducco Chocottone Maxi, que incluem Avelã (450g), Gotas & Cobertura (450g), Chocolate Branco (450g), Mousse (450g) e Trufa (450g).

Nestlé: entre os destaques estão o Panettone com recheio de chocolate e gostas de chocolate, Alpino; o Panettone com recheio meio amargo, Classic; Panettone com recheio de chocolate ao leite, creme de caramelo e pedaços de amendoim na massa, Charge; Panettone com recheio de chocolate e pedaços de avelãs na massa, Talento. Estão disponíveis na versão de 450g.

Panco: a companhia apresenta para 2024 a versão damasco, doce de leite e castanha-do-pará, em embalagem de 550g para presentear. Para quem prefere porções menores, a opção é o Mini Panetone de Gotas de Chocolate (80g). A atualização da linha Zero com utilização do adoçante stevia também está disponível este ano. Ela possui as categorias tradicionais, com os sabores frutas e gotas de chocolate, e os especiais com fruta zero (com adoçante natural stevia e sem adição de açúcares), trufado, banoffee e tiramissu.

Santa Edwiges: inova sua linha de panetones premium com novos sabores. Entre as novidades estão os Panettones de avelã e pistache, disponíveis em opções de 500g e 800g, e são feitos com fermentação natural e recheio cremoso.

Seven Boys: a fabricante traz duas versões clássicas: Panettone de Frutas e Panettone Gotas sabor Chocolate. Ambos são preparados com fermentação natural e possuem 400g.

Wickbold: apresenta novidades em duas categorias: tradicionais e sem glúten. As versões tradicionais de 400g, disponíveis nos sabores frutas e gotas de chocolate, são preparadas com ingredientes premium e fermentação natural. Para quem segue uma alimentação restrita, a marca oferece os panetones sem glúten e sem lactose (300g), nas opções frutas, com mamão e laranja, ambos cristalizados; e gotas sabor chocolate. As embalagens são desenhadas para serem presenteáveis.

Marilan: apresenta seus lançamentos Casa Suíça 2024: Mini Panetones de 80g nos sabores tradicionais de frutas e chocolate, além do Pettit Gattone Mini (130g). O La Veneziana (750g), panetone premium da marca, contém ingredientes selecionados. Há também as versões: ChocoNozes (500g) e Tortinha de Limão (400g).

Casa Germani: traz para 2024 os tradicionais panetone Gotas de Chocolate ao leite (450g) e Frutas Cristalizadas e Uva-Passa (500g).

GraniAmici: apresenta duas opções unindo a receita clássica com um toque especial da marca: o Panettone Gotas de Chocolate (300g) e o Panettone de Frutas com passas (300g). Ambos os Granittones são livres de glúten, leite e lactose.

Kellanova: traz o Panettone Trufado Parati (400g), que une fermentação natural italiana com recheio de chocolate meio amargo e gotas de chocolate ao leite. Além desta novidade, a marca antecipou a chegada de seus panetones das linhas Tradicional e Max.

La Pastina: relança sua coleção sob a nova marca MAESTRA per LA PASTINA. A coleção inclui uma variedade de sabores: o Panettone Limoncello (750g); o Panettone Vegano com Gotas de Chocolate Meio Amargo (750g) é livre de leite e ovos, adoçado com açúcar de cana e enriquecido com gotas de chocolate meio amargo; o Panettone Gianduia (750g), recheado com uma mistura especial de chocolate e avelãs; o Panettone Prosecco com Uva-Passa (750g); o Panettone Creme de Pistache com Gotas de Chocolate (750g) combina chocolate meio amargo e creme de pistache; o Panettone Tradicional (750g) inclui uvas-passas e cascas de laranja cristalizadas; e o Pandoro (750g), com seu formato estrelado, é produzido 100% com manteiga e finalizado com açúcar de confeiteiro, sendo aromatizado com óleos cítricos e um blend especial de essências.

9 de outubro de 2024 0 Comentários
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