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sexta-feira, setembro 12, 2025
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Lançamentos

Cremer traz nova linha de produtos Piquitucho

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Cremer, empresa do ecossistema Viveo, anuncia a expansão do portfólio da sua marca Piquitucho e anuncia o lançamento de novas linhas de curativos e algodões. Os lançamentos reforçam o compromisso de Piquitucho com a inovação ao desenvolver algodões com a tecnologia exclusiva waterjet, com mais resistência, absorção e extrema maciez. Os novos algodões também são hipoalergênicos e proporcionam segurança e conforto para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis. Os novos curativos são isentos de látex, confortáveis, respiráveis e com alta aderência à pele.

A nova categoria confirma o compromisso em oferecer produtos de alta qualidade a preços competitivos. “Queremos ir além e, assim, fortalecer a parceria com nossos clientes varejistas”, comenta Leonardo Celeri, diretor de Trade Marketing da marca. “Há dois anos a Piquitucho está na liderança nacional absoluta na categoria de lenços umedecidos no canal Cash&Carry, de acordo com o Instituto Nielsen, pesquisa de 2023”, revela o executivo.

Fabricados com uma resistência multidirecional, os novos algodões não contêm substâncias químicas e são neutros, sem fragrância, garantindo um uso seguro e eficaz. O destaque fica por conta da tecnologia exclusiva waterjet, que confere aos algodões uma qualidade superior. “Ela une as fibras do algodão através de jatos de água que garantem ao produto maior resiliência, absorção e extrema maciez”, explica Renan Hervelha, Diretor da BU de Varejo da Viveo. E complementa: “a marca Piquitucho está em constante evolução, sempre em busca de inovação. Nossos produtos se destacam pela suavidade e durabilidade excepcionais”, comenta Hervelha.

O lançamento da nova linha de curativos se pauta pelo crescimento deste segmento: 26% ao ano, segundo informações do IQVIA, líder global de análises avançadas. Com foco na inovação e na qualidade, os novos curativos Piquitucho estão disponíveis em três cores distintas: bege, transparente e variados, com opções que se adaptam a diferentes necessidades e preferências dos consumidores de todos os perfis e idades.

Os curativos Piquitucho foram desenvolvidos com tecnologia respirável, garantindo conforto e proteção para pequenos ferimentos e cortes. Além disso, sua ótima aderência assegura que eles permaneçam no lugar por mais tempo, oferecendo segurança e tranquilidade aos usuários. Outro diferencial importante é que os curativos são isentos de látex, o que reduz o risco de alergias e irritações, tornando-os uma escolha segura para pessoas com pele sensível.

Novo site aprimora a comunicação com parceiros e consumidores

Além dos lançamentos, outra novidade é o novo site da marca. “Projetado para proporcionar uma experiência de navegação intuitiva, a ferramenta deve fortalecer o relacionamento com os consumidores. Com design moderno e responsivo e informações detalhadas sobre os produtos da marca, os consumidores poderão conhecer e explorar mais o portfólio de produtos”, finaliza Andryelle Mokarzel, Head de Marketing de Marcas da Viveo.

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Internacional

Amazon testa novo formato de supermercado

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

A Amazon expandiu sua presença no varejo supermercadista com um novo formato de loja, que ao mesmo tempo pega carona e complementa a oferta de sua rede Whole Foods. Localizada em Chicago, a Amazon Grocery é focada em itens de marcas nacionais e produtos essenciais para a casa.

A grande sacada é que, em vez de tentar mudar o comportamento do consumidor, a Amazon Grocery se posiciona como uma alternativa mais conveniente para o que o cliente já faz: ir a outras lojas para comprar o que não encontra na Whole Foods. “Com o novo conceito, os clientes podem comprar seus produtos naturais e orgânicos preferidos na Whole Foods e ter um sortimento mais amplo da Amazon em uma única viagem, economizando tempo e dinheiro”, afirma Jessica Martin, porta-voz da varejista.

O ponto de venda oferece um sortimento de 3.800 SKUs e está localizado ao lado de uma loja da Whole Foods no One Chicago Building, próximo à Magnificent Mile, uma das regiões mais nobres de Chicago.

Essa é a segunda experiência da empresa com o objetivo de integrar as experiências de compra da Whole Foods e da Amazon. No início deste mês, a varejista já havia anunciado um teste em Plymouth, na Pennsylvania, com um mini-CD automatizado anexo a uma loja da Whole Foods. Em parceria com a startup Fulfil, o local oferece itens que não são vendidos na loja (como qualquer item com aditivos ou adoçantes artificiais). A ideia é que os clientes façam suas compras na Whole Foods e comprem de marcas nacionais pelo celular – esse pedido estará disponível para retirada no checkout.

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Eventos

Negócios realizados na 36ª Superminas terão prazo especial para recolhimento de ICMS

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Em ambiente voltado para negócios, com promoções e condições especiais de pagamento, preparado pelos expositores, a 36ª edição do Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação (Superminas 2024), dias 22 a 24 de outubro, no Expominas, em Belo Horizonte, têm mais um incentivo às negociações. É o prazo especial para recolhimento de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

A pedido da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), a secretaria Estadual da Fazenda, concedeu o prazo até 8 de dezembro para recolhimento do ICMS. Ou seja, os impostos sobre negócios realizados no evento que deveriam ser recolhidos até dia 8 de novembro, ganham mais um mês de prazo, com a concessão do benefício.

A resolução número 5.837, publicada no dia 9 de outubro, no diário oficial do Estado de Minas Gerais, dispõe sobre a indicação da 36ª Superminas.

O prazo especial para recolhimento aplica-se somente ao ICMS relativo às operações entre contribuintes e promovidas até o mês subsequente ao do encerramento da feira.

Para validar as negociações durante a Superminas não é necessário ter um representante da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. O contribuinte remetente da mercadoria (vendedor) e o comprador, em relação aos negócios firmados ou iniciados durante o evento, devem seguir algumas condições previstas na resolução, que entrou em vigor na data da publicação (9 de outubro de 2024).

Serviço
Superminas Food Show 2024
Dias 22 a 24 de outubro.
Expominas – Belo Horizonte/MG
Avenida Amazonas, 6.200 – Gameleira.
Site oficial do evento: www.superminas.org.br

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Negócios

Grupo Pereira celebra aniversário duplo das bandeiras Fort Atacadista e Comper

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Outubro é um mês de celebração em dobro para o Grupo Pereira devido ao surgimento de duas das suas bandeiras mais tradicionais: os 52 anos dos supermercados Comper e os 25 do Fort Atacadista.

A história do Grupo Pereira teve início em 1962, a partir do sonho do casal catarinense Ignácio e Hiltrudes Pereira, seus fundadores, com o Comercial Pereira, em Itajaí (SC). Dez anos depois, em 1972, surgiu a bandeira de supermercados Comper. Em 1999, teve início a operação do Compre Fort, sob o formato de atacarejo, com a primeira loja em Joinville (SC). Uma década na sequência, em 2009, a rede Compre Fort abriu sua primeira unidade no Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul, e passou a se chamar Fort Atacadista.

Leia também:

  • Em expansão, Fort Atacadista comemora 25 anos de história
  • Fort Atacadista inaugura sua quarta loja em Joinville (SC)
  • Fort Atacadista inaugura loja em Rio do Sul (RS) com investimento de R$ 50 milhões

A rede destaca que o diferencial do Fort Atacadista é oferecer uma experiência premium, mantendo a proposta de um atacado com preços competitivos. Além disso, a bandeira privilegia um sortimento regional de produtos, incentivando a economia e cultura locais.

A empresa atua ainda em distribuição. Em 1984, surgiu o Atacado Bate Forte, um distribuidor que atende a mais de 25 mil clientes por mês. E, ao longo dos anos, o Grupo Pereira diversificou os negócios e passou a atuar em outros segmentos: finanças (Vuon), farmácias (SempreFort), logística (Perlog), postos de combustíveis (Fort Atacadista Posto), turismo (Pera Turismo) e gestão de restaurantes (Trudy’s). E, assim, está presente nos Estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e de Goiás, além do Distrito Federal.

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Eventos

Passo Fundo (RS) recebe a 6ª Rústica Comercial Zaffari e Stok Center

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

No último domingo, 20 de outubro, Passo Fundo foi palco da 6ª edição da Rústica Comercial Zaffari e Stok Center, que reuniu 450 atletas no maior evento do tipo já realizado pela rede de supermercados. A largada ocorreu às 7h30 no estacionamento do Stok Center do Boqueirão, dando início a um percurso de 6 km no sentido Boqueirão – Centro, incluindo o retorno ao ponto de partida.

A prova contou com participantes homens e mulheres, a partir de 15 anos, que competiram em busca das melhores colocações gerais e por categoria de idade. Os três primeiros atletas das classificações gerais, tanto feminino quanto masculino, foram premiados com uma cafeteira Arno Dolce Gusto. Já os 4º e 5º colocados levaram para casa uma fritadeira elétrica. Subiram ao pódio:

Classificação Geral Feminina:
1° Camila de Moraes
2° Paula Amanda
3° Kananda
4° Adriana Riter Duarte
5° Maria Eduarda Veloso da Silva

Classificação Geral Masculina:
1° Pedro Henrique Laimer
2° Vinícius Bernardon
3° Diego Lauxen
4° Maicon Ribas
5° Renan Soares

Também receberam troféu e medalhas os primeiros colocados das categorias por idade e a equipe com maior número de atletas competindo. Neste ano, a equipe destaque foi a Live Run.

Além dos prêmios para os vencedores da classificação geral, o evento também proporcionou o sorteio de duas motos elétricas com apoio da marca Above.

Durante a rústica, os patrocinadores do evento, como Vassoler, Natural One, Fonte Sarandi, Above, Piracanjuba e Baly, realizaram ativações de produtos junto ao público, garantindo uma experiência completa para os participantes. Todos os atletas inscritos receberam um kit com produtos cedidos por todas as marcas apoiadoras do evento.

A 6ª Rústica Comercial Zaffari e Stok Center foi uma realização da Comercial Zaffari e Stok Center, com organização do SESC Passo Fundo, e contou com o patrocínio de grandes marcas, como SC Johnson, Fonte Sarandi, Above, Baly, Nestlé, Natural One, Naturale, Nutrata, Powerade, Unilever, Piracanjuba Whey, Ypê e Vassoler.

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ConsumidorEconomiaNegócios

Vem aí o Drex, a versão digital do real

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

Até 29 de novembro, as empresas interessadas em participar da segunda fase de testes do Drex, versão digital do real, poderão enviar propostas ao Banco Central (BC). Os testes se concentrarão no desenvolvimento de negócios vinculados a “smart contracts” (contratos inteligentes).

“Poderão participar do projeto-piloto instituições atuantes no mercado financeiro que necessariamente tenham a capacidade de testar o modelo de negócios proposto, incluindo transações de emissão, de resgate ou de transferência de ativos, bem como de executar a simulação dos fluxos financeiros decorrentes de eventos de negociação, quando aplicável ao caso em teste”, informou o Banco Central em nota.

Gerados pela tecnologia blockchain, utilizada nas criptomoedas, os contratos inteligentes são programas que executam automaticamente os termos e as condições de um contrato, assim que ele for ativado. As ações, como transferências de dinheiro, pagamentos, registros, multas por atrasos, ocorrem automaticamente, diminuindo etapas burocráticas, como escrituras e assinaturas em cartório, o que reduz custos e melhora a eficiência.

Entre as operações com contratos inteligentes, estão a compra e venda de veículos, de imóveis e negociações de ativos do agronegócio. No caso da venda de um veículo com contrato inteligente, por exemplo, não haveria a discussão se caberia ao comprador depositar antes de pegar o bem ou se o vendedor teria de transferir os documentos antes de receber o dinheiro. Todo o processo passará a ser feito instantaneamente, por meio de um contrato automatizado, reduzindo o custo com burocracias, intermediários e acelerando as operações.

Regulamentação

Segundo o BC, as propostas para a segunda fase do Drex devem ter, no máximo, cinco páginas. Elas devem ser enviadas para o e-mail piloto.drex@bcb.gov.br. Os projetos escolhidos para os testes devem, então, formalizar um termo de participação e designar um representante técnico para a coordenação.

De acordo com a instituição, as propostas devem detalhar o modelo de negócio, especificando impactos positivos esperados, necessidade de soluções de privacidade, metodologia de testes e possíveis impedimentos legais. Não haverá limite de propostas selecionadas. O número final dependerá da quantidade de inscrições e da capacidade técnica e operacional do BC para acompanhar os testes.

Testes

Em março de 2023 começaram os testes com a plataforma que permitirá o registro de ativos financeiros da versão digital do real. A plataforma escolhida foi a Hyperledger Besu, que opera com código aberto (“open source”), o que reduz custos com licenças e royalties de tecnologia.

Rede compatível com a tecnologia Ethereum (um tipo de criptomoeda), a Hyperledger Besu permite testes em ambientes controlados e garante a privacidade de transações. Com base nessa plataforma, o BC espera o desenvolvimento de aplicações on-line por empresas, com desenvolvimento descentralizado, como nas iniciadoras de pagamento, ferramenta que permite pagamentos fora dos aplicativos dos bancos.

Em junho do ano passado, o BC escolheu 16 consórcios para participar do projeto-piloto. Eles construíram os sistemas a serem acoplados ao Hyperledger Besu e desenvolveram os produtos financeiros e as soluções tecnológicas. Em agosto de 2023, o BC anunciou que a versão digital do real teria o nome de Drex.

Os testes da primeira fase começaram em setembro de 2023, por meio de operações simuladas que testaram a segurança, a privacidade e a agilidade entre o real digital e os depósitos “tokenizados” das instituições financeiras. A testagem ocorreu em etapas e avaliou depósitos de contas de reservas bancárias; depósitos de contas de liquidação; depósitos da conta única do Tesouro Nacional; depósitos bancários à vista e operações com títulos do Tesouro Nacional.

Atraso

Originalmente, o Drex estava previsto para entrar em circulação no fim deste ano ou no início de 2025, mas o desenvolvimento da moeda digital atrasou. Uma série de paralisações dos servidores do BC no primeiro semestre parou o desenvolvimento de projetos dentro da autarquia. Além disso, a primeira fase de testes detectou problemas para preservar a privacidade dos usuários.

A segunda fase de testes começou em julho, com os 16 consórcios autorizados na primeira etapa. Agora, o BC ampliará o teste para novos participantes. Os testes com os contratos inteligentes vão até o fim do primeiro semestre de 2025.

Fonte: Agência Brasil

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Consumidor

Redes supermercadistas reforçam a produção de panetones para o final do ano

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Central de Panificação Coop (CPAN), localizada na cidade de Mauá (SP), já iniciou a produção de 300 toneladas de panetone de marca própria Delícias da Coop para atender à demanda das festas de fim de ano. Com o tema “Natal – Bonito por Natureza”, o Oba Hortifruti, por sua vez, lançou a linha de panetones em latas colecionáveis e exclusivas, estampadas com elementos gráficos que representam a fauna e a flora brasileiras.

A produção de panetones em unidades tem crescido de 3% a 5% ao ano, enquanto o faturamento segue com uma evolução de 5% a 8%, fruto do aumento no tíquete médio. As informações são da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi). Vale destacar que, em 2023, o resultado foi particularmente expressivo, com um crescimento de 31,5% em faturamento de novembro a janeiro, alcançando 37,6 milhões de lares.

Coop

No caso da Coop, estão no forno as versões frutas e chocolate, em embalagens de 400 gramas e 1 quilo, e o sabor floresta negra de 400 gramas. Mas, entre os meses de novembro e dezembro, chegarão às gôndolas novos sabores com produção limitada. Segundo a gerente de categoria, Daniela Marchiolli, com o aumento da produção, a Coop recorreu à contratação temporária de 64 colaboradores, sendo 30 para trabalhar na CPAN e outros 34 demonstradores, que estarão presentes em todas as lojas do varejo alimentar.

O panetone é um dos produtos de marca própria Coop mais antigo. A primeira fornada de 6 mil unidades assada para o Natal de 1976 saiu da padaria da loja Queirós, em Santo André (SP), encarregada de abastecer as unidades Parque das Nações (Santo André), Joaquim Nabuco (São Bernardo do Campo) e Joana Angélica (São Caetano do Sul). Fez tanto sucesso que a produção mais do que dobrou no Natal seguinte, alcançando 16 mil unidades, e continuou crescendo em ritmo acelerado.

Até que, em 2012, a Coop decidiu colocar o panetone em linha de produção durante o ano inteiro, sendo uma das primeiras redes supermercadistas paulistas a fazer isso. Atualmente, entre as duas versões, frutas e gotas de chocolate, são produzidas mensalmente 10 toneladas. “O segredo do sucesso está na qualidade dos produtos e no processo de fermentação natural da massa, desenvolvida naquela época. Preservamos a origem, mas sempre com oportunidades de melhorias para agradar nossos cooperados e clientes”, explica Daniela.

Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 35 unidades de varejo alimentar, sendo 27 no Grande ABC, uma em Piracicaba (SP), três em São José dos Campos (SP), duas em Sorocaba (SP), duas em Tatuí (SP), 68 drogarias e canais digitais.

Oba

“A nossa intenção para 2024 é levar à mesa das pessoas, naqueles momentos de união com família e amigos, não só um produto de alta qualidade, com frescor e sabor, mas também um símbolo das belezas naturais do nosso país. Queremos que o Natal dos nossos clientes seja ainda mais especial, com produtos que refletem o cuidado que tanto valorizamos”, afirma a diretora de marketing do Oba Hortifruti, Janaína Borges.

A linha Oba Bem Querer oferece cinco versões de panetones: os tradicionais de frutas cristalizadas e o de gotas de chocolate estão disponíveis em caixas decoradas de 500g. Já as versões de panetones genoveses são oferecidas em latas exclusivas de 900g, nas opções de frutas cristalizadas com damasco, gotas de chocolate ao leite e no sabor de brigadeiro de pistache.
Todos os itens são preparados com fermentação natural e uso da massa madre (levain) em substituição ao fermento químico, para ter uma textura mais macia. Esse processo é realizado em temperatura controlada e com maior tempo de crescimento, para garantir um panettone leve e saboroso.

Os panetones genoveses, por sua vez, possuem o formato mais achatado, são elaborados com ingredientes nobres que realçam ainda mais sabor, aroma e, principalmente, a maciez. A versão com frutas cristalizadas combina uvas-passas e damascos, com uma cobertura açucarada. Já a versão de gotas de chocolate ao leite é coberta por uma camada açucarada crocante, enquanto a opção brigadeiro de pistache, com o seu recheio cremoso, é finalizada com uma cobertura de chocolate branco e pistache moído.

Pão de Açúcar e Extra

Já é possível ver o panetone, produto tradicional e um dos queridinhos das festas de fim de ano, nas gôndolas dos supermercados. As redes Pão de Açúcar e Extra, já iniciaram a fabricação própria do produto e esperam vender 10% a mais do que em 2023. No total, as varejistas têm a expectativa de comercializar 700 mil unidades de panetones entre os meses de outubro e dezembro.

Para os clientes, o Pão de Açúcar e o Extra trazem os sabores clássicos: Panetone de Frutas; Chocolate; e Brigadeiro, além de opções de panetones salgados.

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Negócios

Jack Link’s revoluciona o mercado de snacks no Brasil com inovação e qualidade

De Redação SuperHiper 21 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Jack Link’s, líder mundial em snacks de carne, está trazendo ao Brasil a inovação que transformou a categoria de snacks nos Estados Unidos. Com produtos ricos em proteína, prontos para o consumo, sem a necessidade de preparo ou refrigeração, a marca busca repetir no mercado brasileiro o sucesso que conquistou internacionalmente, com distribuição em todos os continentes do mundo. Entre as principais apostas da empresa está o Beef Jerky, um dos snacks mais consumidos pelos americanos. Além de ser prático e saboroso, o Beef Jerky é feito com carne 100% bovina e oferece uma opção saudável e rica em proteína para consumidores em busca de conveniência e nutrição.

Nos Estados Unidos, a categoria de snacks de carne movimenta bilhões de dólares, sendo o Beef Jerky um ícone de praticidade e sabor. Flavio Ferreira, CEO da Jack Link’s Brasil, explica: “A Jack Link’s Brasil produz e exporta cerca de 20 mil toneladas de snacks de carne por ano com a marca Jack Link’s para diversos países do mundo, há 22 anos, com foco em qualidade e segurança dos nossos colaboradores. Queremos repetir essa história de sucesso no Brasil”. Com a experiência adquirida ao longo de duas décadas de operações no Brasil, a empresa aposta em conquistar o consumidor brasileiro com produtos inovadores e de alta qualidade. Os projetos de collab (colaboração) com outras marcas também estão no radar da Jack Link’s Brasil, assim como feito nos Estados Unidos entre Jack Link’s e Frito Lay (PepsiCo).

Matriz da empresa em Santo Antônio de Posse/SP conta com uma planta piloto para desenvolvimento de novos produtos

Com três fábricas no Brasil — em Três Rios/RJ, Santo Antônio de Posse/SP e Lins/SP —, a Jack Link’s está bem posicionada para atender à crescente demanda por snacks de carne. Paulo Figueira, CFO da Jack Link’s Brasil, destaca os investimentos na operação local: “Nossas fábricas possuem equipamentos de ponta para a produção de Beef Jerky e estamos agora focados em fazer novos investimentos para que possamos aumentar a nossa capacidade e produzir outros produtos de sucesso aqui no Brasil”. A estrutura de produção robusta permite que a marca esteja preparada para expandir sua presença no mercado brasileiro.

A reestruturação da operação comercial, iniciada em junho de 2024, já trouxe resultados significativos, como a entrada da Jack Link’s na rede Swift, um marco importante para a expansão da distribuição no país. Luis Nascimento, Diretor Comercial, explica: “Nosso foco é na expansão da nossa distribuição, trazer mais inovações para a categoria de snacks no mercado Brasileiro e conquistar o público brasileiro com produtos que oferecem uma experiência de consumo diferenciada”. A estratégia da empresa é consolidar sua presença em grandes redes de varejo ampliar a distribuição para os demais canais.

Além de produtos para o Brasil, a Jack Link’s Brasil produz e exporta para mercados como Estados Unidos, Europa, México, Chile e Oriente Médio

Além disso, a Jack Link’s Brasil conta com uma equipe dedicada de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, liderada pelo Gerente de PDI Guilherme Alcantara. O time de P&D da Jack Link´s é formada por engenheiros experientes, especializados no desenvolvimento e produção de snacks de proteína shelf stable (que podem ser armazenados em temperatura ambiente) para o mercado nacional e exportação, já atendendo mercados exigentes como Estados Unidos, Europa, Mexico, Chile e Oriente Médio. Guilherme destaca ainda a estrutura disponível para fomentar a inovação de snacks no Brasil, incluindo um RD Center próprio na matriz da empresa em Santo Antônio de Posse/SP: “A nossa planta piloto é muito importante na estratégia de crescimento e inovação da da Jack Link´s Brasil. Nós contamos com uma vasta gama de equipamentos exclusivos para o desenvolvimento de novos produtos, além de toda a estrutura para a análises físico-químicas e sensorial. Essa estrutura, aliada a um time engajado e apaixonado pela nossa marca, prometemos trazer novidades que vão revolucionar a forma como os brasileiros consomem snacks de proteína”, finalizou Guilherme.

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Legislação

Redução de imposto para doação de alimentos por supermercados é aprovada pela CCJ no Senado

De Redação SuperHiper 18 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado acaba de aprovar o projeto de lei que cria a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos. O texto prevê o aumento de 2% para 5% na dedução da base de cálculo da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos supermercados ou estabelecimentos similares que doarem alimentos, o que precisará ser comprovado.

O texto foi aprovado em segundo turno na CCJ. Caso não haja recurso para levar a votação ao Plenário do Senado, o projeto de lei 2.874 de 2019 segue direto para análise da Câmara dos Deputados. A matéria foi aprovada no Dia Mundial da Alimentação, celebrado todo 16 de outubro.

Além de empresas e instituições sem fins lucrativos, públicas ou privadas, a proposta também prevê a doação por pessoa física e por agricultores familiares.

O relator da matéria, senador Alan Rick (União-AC), justificou que a medida busca reduzir o desperdício e incentivar a doação de alimentos no Brasil. “Os estabelecimentos preferiam jogar fora alimentos dentro do prazo de validade. Alimentos em absoluta conformidade com a nutrição, aptos para o consumo eram jogados fora, porque o incentivo para a doação de alimentos e a própria criminalização do doador impediam ou não incentivavam essa doação”, argumentou o parlamentar.

O relator citou que o Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. “Números mostram que mais de R$ 1,3 bilhão em frutas, legumes e verduras vão para o lixo anualmente nos supermercados brasileiros”, escreveu o senador Alan Rick em seu parecer.

O texto substitutivo apresentado pelo relator retirou a obrigatoriedade da doação prevista na proposta original. Além disso, ele excluiu a previsão de multa nos casos de descarte, sem justo motivo, de alimentos dentro do prazo de validade e próprios para o consumo.

O projeto estabelece que podem ser doados alimentos “in natura” ou preparados, sejam mercadorias perecíveis ou não perecíveis embaladas e dentro do prazo de validade, “desde que mantidas as propriedades nutricionais e a segurança para consumo humano, respeitadas as normas sanitárias vigentes”.

Os produtos podem ser oferecidos a instituições, bancos de alimentos e beneficiários finais. Aqueles que realizam doações diretas à pessoas físicas deverão contar com profissional habilitado que ateste a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos.

Além disso, o projeto prevê que o doador só responde civilmente por danos ocasionados pelos alimentos quando houver dolo, ou seja, somente quando for comprovada a intenção de provocar algum dano.

Fonte: Agência Brasil

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Eventos

Consuper 2024 supera expectativas e movimenta mais de R$ 275 mi em negócios

De Redação SuperHiper 18 de outubro de 2024
Escrito por Redação SuperHiper

A 18ª edição da Consuper, realizada entre os dias 14 e 16 de outubro no Centro de Convenções de João Pessoa, superou todas as expectativas dos organizadores e consolidou-se como um dos eventos mais relevantes do setor varejista no Norte e Nordeste. Com o tema “Reinventando-se: As Múltiplas Facetas do Varejo”, a convenção não apenas trouxe inovações e soluções para supermercadistas, pequenos mercados, padarias e conveniências, mas também ultrapassou as projeções financeiras iniciais.

A expectativa de movimentação de R$ 250 milhões foi superada em 10%, totalizando mais de R$ 275 milhões em negócios durante os três dias de evento, um reflexo direto do aumento no número de visitantes e da intensa participação dos expositores. Ao todo, a feira reuniu mais de 10 mil participantes, atraindo empresários e profissionais do segmento de toda a região, além de mais de 250 marcas distribuídas em 68 estandes.

Presidente da ASPB, Cícero Bernardo da Silva e a vice-presidente de Aerviços aos Associados da ABRAS, Thaís Anselmo

Com a superação de expectativas e um volume expressivo de negócios gerados, a Consuper 2024 reforça sua posição como um evento indispensável no calendário varejista brasileiro, consolidando-se como um espaço essencial para troca de conhecimentos e geração de negócios que beneficiarão o mercado nos próximos meses.

Para o presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, o sucesso da Consuper 2024 é um indicativo da força e relevância do setor varejista na região. “O resultado vai além das cifras. Este ano, conseguimos estreitar laços entre empresários e fornecedores, gerando mais competitividade e oportunidades de crescimento para os supermercadistas nordestinos”, ressaltou.

Um dos pontos altos do evento foi a participação da vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Thaís Anselmo, que destacou a importância de eventos como a Consuper para o fortalecimento do setor varejista no Brasil. Sua presença reforçou o papel estratégico da feira para o desenvolvimento de novos negócios e parcerias.

Além das oportunidades comerciais, a Consuper ofereceu uma ampla programação de conversas e rodadas de negócios, focando em temas atuais como transformação digital, sustentabilidade e estratégias de inovação no varejo, atraindo olhares atentos e gerando insights valiosos para os participantes.


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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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