SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
segunda-feira, novembro 3, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Economia

Redes supermercadistas realizam Dia Livre de Impostos

De Redação SuperHiper 29 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Verdemar vai realizar a maior edição do Dia Livre de Impostos (DLI) de sua história. Neste ano, a tradicional campanha — organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) — acontece oficialmente na próxima quinta-feira, 29 de maio, mas, no Verdemar, os consumidores terão ainda mais tempo para aproveitar. A ação será estendida de até 1º de junho (quinta a domingo), exclusivamente nas lojas físicas da rede, com descontos de até 50% em diversas categorias de produtos. Os descontos podem ser conferidos pelo instagram.

As ofertas são válidas para clientes cadastrados no programa de vantagens Meu Verdemar — o cadastro é gratuito e pode ser feito na hora, diretamente nas lojas ou pelo aplicativo Meu Verdemar.

Neste ano, a rede de supermercados mais que dobrou a quantidade de produtos em comparação com 2024, tornando esta edição a maior já realizada pelo Verdemar no Dia Livre de Impostos. A decisão de ampliar a campanha para quatro dias tem o objetivo de garantir mais comodidade aos clientes, evitando filas e promovendo um momento de consumo mais tranquilo. “Nosso objetivo é proporcionar ao cliente uma jornada de compras mais confortável e vantajosa, sem abrir mão da excelência no atendimento que buscamos entregar sempre”, afirma a gerente de marketing do Verdemar, Fernanda Andrade.

Indústria engajada e produtos identificados

O desenvolvimento da campanha contou com o engajamento dos parceiros comerciais e da indústria, que abraçaram a causa e ampliaram sua participação. Todos os produtos com desconto estarão identificados com etiquetas específicas, e os folhetos informativos já indicam o percentual exato de desconto aplicado em cada item, oferecendo mais transparência ao consumidor.

“A indústria reconhece a seriedade com que o Verdemar conduz essa ação. É uma oportunidade importante para reforçar o impacto da carga tributária no varejo e mostrar, na prática, o que representa consumir sem impostos”, destaca Fernanda.

Destaques: bem-estar, adega, marca própria e mais

Entre os principais destaques da campanha está o setor de Bem-Estar, com um leque ampliado de produtos com desconto, como suplementos vitamínicos de diversas marcas, granolas, barras de proteína, bebidas vegetais, iogurtes à base de whey, entre outros.

A Adega Verdemar também participa com ofertas especiais em vinhos, uísques, gins e outros destilados. Na área de alimentação, os consumidores encontrarão descontos em cervejas, queijos, carnes nobres, lácteos, biscoitos e frutas secas.

A linha marca própria também ganha protagonismo nesta edição, com destaque para o setor de Padaria com pães artesanais como bisnaguinha, pão ciabatta e focaccia rústica. Setores como Pet, Perfumaria e Limpeza também terão itens selecionados com condições diferenciadas.

Apoio Mineiro

A 19ª edição do Dia Livre de Impostos, realizada nesta quinta-feira, 29, terá a comercialização de diversos produtos da cesta básica sem a incidência tributária. No Apoio Mineiro, atacarejo do Grupo Supernosso (unidade Horto), 20 itens estarão à venda com a isenção de tributos que chega a quase 54%.

“É uma excelente oportunidade para adquirir esses produtos que, normalmente, têm um valor um pouco mais elevado devido à alta carga tributária. No caso do vinho, por exemplo, o valor final do produto é composto em 53,92% de impostos”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. A entidade, juntamente com a CDL Jovem BH, é a idealizadora da ação desde 2006.

Já Epifânio Parreiras, diretor de operações do Supernosso (Apoio Mineiro), destaca: “Para nós é muito importante participar novamente do Dia Livre de Impostos, uma iniciativa que beneficia diretamente o bolso do consumidor, proporcionando um aumento no seu poder de compra. Sabemos que o peso dos tributos impacta muito no preço final, por isso, essa campanha é tão importante: além de nos aproximar de novos clientes, reafirma nosso propósito de facilitar o abastecimento de lares e negócios”, ressalta.

Mais de 1 trilhão de reais pagos em impostos

De acordo com dados do Impostômetro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e da Associação Comercial de São Paulo, o Brasil atingiu no dia 17 de abril, a marca de 1 trilhão e 202 bilhões de reais pagos em impostos aos governos federal, estadual e municipal somente no ano de 2025. Nesse montante estão contabilizados impostos, taxas e contribuições como multas, juros e correção monetária.

Para se ter uma ideia de impostos pagos, só em 2024, o brasileiro trabalhou, em média, 149 dias apenas para pagar tributos, segundo o IBPT. No cenário internacional, entre 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos, mas está em último lugar no retorno desse dinheiro à população. “O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem que isso se traduza em serviços públicos de qualidade. Os serviços essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura são insuficientes e ineficientes”, afirma Souza e Silva.

29 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Righi abre nova loja em Santana do Livramento (RS)

De Redação SuperHiper 29 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Righi acaba de inaugurar uma loja em Santana do Livramento (RS), entre os bairros Jardins e Hidráulica. Com isso, chega a 15 unidades em operação. O espaço, batizado como Righi Vasco, tem 8 mil metros quadrados de área total e 1,5 mil metros quadrados de loja. Foram realizados investimentos de R$ 20 milhões, entre terreno, construção e estoque.

“É a loja mais sofisticada de todas. Está em um bairro mais nobre da cidade”, comemora o diretor da rede de supermercados Righi, de Santana do Livramento, Antonio Righi. A rede não abria filial desde 2023, quando colocou em operação um supermercado em Quaraí, o maior da marca, com 2,2 mil metros quadrados.

O estabelecimento oferece 70 vagas de estacionamento, que fica no subsolo, e gerou 120 empregos diretos. A nova filial tem produtos mais diferenciados, novas sinalizações de áreas internas e uma adega, que é a maior entre todas as unidades. São mais de 100 rótulos. Ter espaços para bebidas, como vinhos e espumantes, tem sido uma regra nos supermercados de diversas bandeiras. É uma estratégia para captar novos perfis de clientes, incluindo com mais renda. Como o Righi é importador direto, consegue também ter condições atrativas.

A loja tem ainda facilidades como self-checkout, bem como serviço de autoatendimento na padaria, outra tendência nas redes, e mais diversidade em áreas para utilidades para casa.

Shopping com hipermercado

Outro projeto que a rede supermercadista vai deflagrar, em breve, é o do futuro shopping center, o primeiro da cidade. “Estamos esperando a licença (da prefeitura) para esta semana. A ideia é começar as obras do shopping ainda este ano, até junho, para concluir em dois anos”, aposta Righi. O investimento previsto envolve quase R$ 60 milhões. O empreendimento será construído em um quarteirão inteiro, onde fica um prédio antigo que está sendo revitalizado e será adaptado ao complexo, com previsão de ter um hipermercado e 20 lojas.

Com faturamento de R$ 635,6 milhões em 2024, a rede Righi tem atualmente quase 1,6 mil funcionários.

Fonte: Jornal do Comércio

29 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Consumo nos LaresEconomia

Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS

De Amanda Leiria 29 de maio de 2025
Escrito por Amanda Leiria

O Consumo nos Lares Brasileiros registrou alta de 1,25% em abril, comparado a março, conforme monitoramento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Frente ao mesmo mês de 2024, o avanço foi de 2,63%. De janeiro a abril, o indicador acumula alta de 2,52%. Todos os dados foram deflacionados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e abrangem todos os formatos de supermercados.

Segundo Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, “embora o crescimento de 1,25% em abril, influenciado pela sazonalidade da Páscoa, possa parecer modesto, ele ocorreu sobre uma base comparativa elevada, já que, em março, o consumo avançou expressivamente 6,96%. Esse resultado atípico no mês anterior reduziu o espaço para um crescimento mais robusto. Ainda assim, o consumo na semana da Páscoa cresceu 16,5%, evidenciando o impacto positivo da data no consumo das famílias”.

Leia também:

  • AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril

Entre os recursos extras que movimentaram a economia e deram suporte ao consumo em abril estão: a liberação escalonada de R$ 12 bilhões via Saque-Aniversário do FGTS; a distribuição de valores do Programa Pé-de-Meia; o repasse de recursos do Bolsa Família, que destinou R$ 13,66 bilhões a 20,48 milhões de famílias; o pagamento do Auxílio-Gás, com transferência de R$ 580,46 milhões para 5,37 milhões de famílias; a continuidade do saque do PIS/Pasep, com previsão de liberação de R$ 30,7 bilhões ao longo de 2025; e a liberação de R$ 2,8 bilhões em Requisições de Pequeno Valor (RPVs) do INSS, realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF). Adicionalmente, teve início o pagamento da antecipação da primeira parcela do 13º salário para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, contemplando cerca de 34,2 milhões de segurados, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Além dos estímulos já mencionados, medidas previstas para este semestre devem continuar impulsionando o consumo das famílias, como o reajuste dos servidores públicos federais, com montante estimado de R$ 17,9 bilhões pagos em maio, e o pagamento do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda, que soma cerca de R$ 11 bilhões para 6,25 milhões de contribuintes.

29 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Consumo nos LaresEconomia

AbrasMercado: preços da cesta de 35 produtos sobem 10,83% em 12 meses, com avanço de 0,82% em abril

De Amanda Leiria 29 de maio de 2025
Escrito por Amanda Leiria

Em abril, o AbrasMercado — indicador que mede a variação de preços da cesta de 35 produtos de largo consumo — registrou alta de 0,82% na média nacional. O valor da cesta passou de R$ 812,54 em março para R$ 819,20. Em 12 meses, a variação acumulada é de 10,83%.

Entre os produtos básicos que mais contribuíram para o avanço mensal, destacam-se o café torrado e moído (+4,48%), o feijão (+2,38%) e o leite longa vida (+1,71%). Em contrapartida, alguns itens apresentaram retração: o arroz (-4,19%), a farinha de mandioca (-1,91%) e o óleo de soja (-0,97%).

Leia também:

  • Consumo nos Lares Brasileiros cresce 1,25% em abril, aponta ABRAS

Além dos produtos básicos, os itens de hortifrúti também exerceram pressão sobre o índice, com altas expressivas na batata (+18,29%), tomate (+14,32%) e cebola (+3,25%).

Os preços das proteínas animais apresentaram pequenas oscilações entre os diferentes itens: carne bovina dianteiro (+0,11%) e traseiro (-0,03%); frango congelado (+0,38%); ovos (-1,29%) e pernil (-0,64%).

Entre os lácteos, os aumentos foram registrados no leite longa vida (+1,71%), leite em pó (+1,08%) e margarina cremosa (+1,46%).

No grupo de higiene e limpeza, o comportamento foi predominantemente de alta: o creme dental (+1,70%), papel higiênico (+0,63%), sabonete (+0,31%) e o xampu (+1,11%). Na limpeza doméstica, a água sanitária avançou (+1,29%), o desinfetante (+0,84%) e o sabão em pó (+0,28%), enquanto o detergente líquido para louças apresentou leve queda de 0,07%.

Análise regional

Na análise por regiões, Norte e Centro-Oeste apresentaram alta de 0,96% cada: no primeiro, o valor passou de R$ 874,30 para R$ 882,70; e no segundo, de R$ 767,57 para R$ 774,96.

No Nordeste, a variação foi de 0,78%, com a cesta subindo de R$ 723,43 para R$ 729,09. Já no Sudeste, o aumento foi de 0,68%, passando de R$ 831,96 para R$ 837,59.

A menor variação foi registrada no Sul, com uma elevação de 0,62% e o preço da cesta avançando de R$ 896,55 em março para R$ 902,09 em abril.

Cesta de 12 produtos básicos sobe 0,32% em abril

No recorte da cesta de alimentos básicos — composta por 12 itens — o preço médio nacional apresentou alta de 0,32% em abril, passando de R$ 351,42 para R$ 352,55.
Em 12 meses, a cesta acumula alta de 13,38%.

O principal destaque foi o café torrado e moído (+4,48%), seguido pelo feijão (+2,38%), leite longa vida (+1,71%), margarina cremosa (+1,46%), massa sêmola de espaguete (+0,92%) e farinha de trigo (+0,81%).

Por outro lado, os maiores recuos foram registrados no arroz (-4,19%), na farinha de mandioca (-1,91%) e no óleo de soja (-0,97%).

Na análise regional, a maior elevação foi verificada no Sudeste (+0,80%), com o preço da cesta atingindo R$ 366,45.

Em seguida, ficou o Centro-Oeste, com alta de 0,70% e preço médio de R$ 348,53.

No Sul, a variação foi de 0,61%, com o valor atingindo R$ 381,84.

Já o Nordeste apresentou alta de 0,49%, com o valor médio chegando a R$ 305,44.

No Norte, observou-se uma leve retração de 0,05%, com a cesta encerrando o mês em R$ 419,00.

Capitais e regiões metropolitanas:

Em abril, as capitais e regiões metropolitanas apresentaram as seguintes médias para a cesta de 12 produtos:

No Norte, os maiores valores foram registrados em Belém, com R$ 419,85, e Rio Branco, com R$ 418,15.

No Sul, os preços em Porto Alegre chegaram a R$ 380,11 e, em Curitiba, a R$ 383,58.

No Sudeste, o Rio de Janeiro registrou valor médio de R$ 368,66, seguido por São Paulo, com R$ 364,40, Grande Vitória, com R$ 366,77, e Belo Horizonte, com R$ 365,96.

No Centro-Oeste, os preços variaram de R$ 345,76 em Brasília, R$ 347,98 em Goiânia e R$ 351,84 em Campo Grande.

As menores médias continuam concentradas no Nordeste, onde São Luís apresentou valor de R$ 307,22, Salvador de R$ 301,83, Recife de R$ 304,31, Aracaju de R$ 305,10 e Fortaleza de R$ 308,73.

29 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ConsumidorNegócios

Cartões fidelidade se tornam aliados estratégicos no setor supermercadista

De Redação SuperHiper 29 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O velho hábito de usar o CPF na hora da compra está se transformando em uma poderosa ferramenta estratégica para redes de supermercados em todo o Brasil. Os cartões fidelidade, antes vistos apenas como uma forma de garantir descontos, hoje representam uma peça-chave no crescimento e na sustentabilidade do varejo alimentar. Segundo dados do Mercado e Consumo e E-Commerce Brasil (2024), 84% dos brasileiros já participam de algum programa de fidelidade.

A prática é simples, ao acumular pontos, acessar promoções exclusivas ou receber brindes, os clientes tendem a voltar mais vezes à mesma loja. Essa repetição gera uma relação de confiança e vantagem mútua. Além disso, não é só no bolso do consumidor que os efeitos aparecem, as redes que implementam programas de fidelidade bem estruturados conseguem aumentar o ticket médio e tomar decisões mais assertivas com base nos dados de comportamento dos seus próprios clientes.

Para o professor de administração e ciências contábeis da Unisuam, Alexandre Lima, os programas de fidelidade são tradicionalmente usados como ferramentas de marketing, o que influencia a competitividade dentro do setor. “Ao serem corretamente estruturados e alinhados às estratégias corporativas, os programas de fidelidade deixam de ser apenas uma ferramenta tática e passam a representar uma vantagem competitiva sustentável, impactando de forma direta e positiva a performance financeira e o posicionamento de mercado das organizações”, afirma Alexandre.

Entre os varejistas, o sucesso da operação depende da evolução da relação entre redes e clientes, com ofertas que realmente tragam vantagens. “Quando o cliente sente que está sendo valorizado, ele retorna. Mas o que talvez as pessoas não percebam é que também estamos aprendendo com esses hábitos. Com os dados de compra, conseguimos entender melhor o que oferecer, quando oferecer e para quem oferecer”, explica Amílcar Pavan, sócio-fundador e diretor de marketing do Flex Atacarejo.

Segundo levantamento da Shopper Insights (2024), clientes fidelizados chegam a gastar mais do que o dobro em redes de atacarejo se comparados aos não fidelizados, com ticket médio entre R$ 365,52 e R$ 367,23. Esse comportamento também se repete em supermercados de todos os tamanhos, com média de gasto superior entre os participantes de programas de fidelidade.

Para o Enxuto Supermercados, que atua em diferentes cidades do interior paulista, o cartão fidelidade tornou-se parte essencial da estratégia de aproximação com os consumidores. “Mais do que oferecer descontos, nosso foco é criar uma experiência personalizada. Conseguimos montar campanhas com base no que o cliente realmente consome. Isso melhora a jornada dele e, claro, traz resultados para a empresa”, afirma Doane Moda, Head de marketing do Enxuto Supermercados.

Além do retorno financeiro, os cartões fidelidade têm outro impacto muito valioso, o fortalecimento do vínculo entre a empresa e o cliente. A sensação de pertencimento e a percepção de vantagem exclusiva tornam a marca mais presente no dia a dia das famílias, contribuindo para a retenção e para o crescimento das empresas. Dados da Central do Varejo (2024) apontam que os programas de fidelidade estão diretamente ligados a 82,7% do crescimento das empresas do setor, tornando-as 8,6 pontos percentuais mais competitivos.

Portanto, programas de fidelidade deixaram de ser apenas uma ferramenta promocional e passaram a ser vistos como parte essencial da operação e da inteligência comercial das redes, capazes de transformar dados em relacionamento e assim gerar resultados.

29 de maio de 2025 0 Comentários
1 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Tecnologia

Giassi aposta em IA para aprimorar logística

De Redação SuperHiper 29 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Giassi Supermercados encontrou na tecnologia uma aliada estratégica para ampliar sua eficiência logística e aprimorar a experiência do consumidor. Para isso, desde 2023, tem lançado mão de uma plataforma baseada em inteligência artificial (IA), que tem transformado o processo de gerenciamento das entregas.

Com a adoção da solução, fruto de uma parceria com a Envoy, a rede Giassi passou a ter acesso à rastreabilidade em tempo real, à roteirização otimizada por IA e à visibilidade completa da operação, além de expandir sua cobertura geográfica sem perder a qualidade nas entregas para seus clientes.

“Estávamos pesquisando várias plataformas de delivery e vimos na solução uma experiência e uma expertise para a última milha, que era o nosso objetivo. Queríamos transformar a entrega das compras do cliente em um serviço que agregasse valor à compra, e que fosse feita de forma mais assertiva, econômica e pontual”, comenta o gerente de logística do Giassi Supermercados, José Roberto Sampaio.

A plataforma também oferece a possibilidade de monitorar indicadores-chave como a performance das lojas, o SLA (sigla em inglês para Acordo de Nível de Serviço) e a localização dos motoristas em tempo real.

“Conseguimos fazer uma associação do desempenho das entregas com o controle da frota e identificar áreas com maior ou menor incidência de entregas, o que nos permite tomar ações estratégicas nessas regiões.”

A solução é um sistema SaaS (Software as a Service) que utiliza inteligência artificial para atender às demandas específicas do mercado logístico. O sistema foi moldado por necessidades práticas do dia a dia, com aprimoramentos baseados em experiências reais e desafios enfrentados em campo.

Com a integração da IA, o sistema otimiza processos ao longo de toda a cadeia logística, da coleta à entrega final, oferecendo maior eficiência operacional, controle total da operação, transparência e aprimoramento contínuo. A IA é aplicada na roteirização inteligente, permitindo calcular rotas mais rápidas e econômicas, e nos dashboards, que apresentam indicadores-chave detalhados para suporte estratégico à tomada de decisão.

“A tecnologia está no DNA da nossa empresa. Com essa solução, a rede Giassi não apenas ampliou sua capacidade de entrega, mas também elevou o nível de conveniência para seus clientes de forma significativa. Estamos apenas começando a explorar o potencial dessa inovação para transformar o mercado”, declara Vinícius Pessin, cofundador da Envoy, Vinícius Pessin.

Fonte: Agência 6 – Jornal Floripa

29 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Gente

Mundial abre 50 vagas para jovem aprendiz em Niterói (RJ)

De Redação SuperHiper 29 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Supermercados Mundial está com 50 vagas abertas para jovem aprendiz na unidade de Niterói (RJ). As oportunidades são voltadas a jovens de 15 a 23 anos, que estejam frequentando o Ensino Fundamental, Médio, faculdade ou que já tenham concluído sua vida escolar.

As vagas incluem apoio ao funcionamento do supermercado, como embalar produtos, auxiliar na organização da loja, no atendimento ao cliente, entre outras tarefas. Para participar do processo seletivo, é necessário gostar de trabalhar com o público e ter vontade de aprender e crescer profissionalmente dentro da empresa.

A remuneração é a partir de R$ 712,99, e os selecionados também terão direito a vale-transporte, alimentação no local, seguro de vida e premiação por assiduidade.

Os interessados devem enviar o currículo atualizado por e-mail para curriculorh@supermercadosmundial.com.br ou pelo WhatsApp (somente mensagens): (21) 99241-2708.

A iniciativa faz parte do compromisso da rede com o desenvolvimento profissional de jovens e o aumento da empregabilidade no estado.

Fonte: O Dia

29 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ABRASEventos

ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco promove evento estratégico para o setor supermercadista

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), realizou nesta quarta-feira, 28, o ABRAS em Ação nas Estaduais – Pernambuco, que aconteceu em Recife, no MV Empresarial. Com o tema “Colaboração entre varejo e indústria”, o setor pode conferir palestras e novidades voltadas ao crescimento do setor supermercadistas.

O encontro reuniu grandes supermercadistas da região, sendo uma excelente oportunidade de networking, troca de conhecimento e experiência. O evento foi aberto pelo vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, e o presidente da Apes, Jaílson Lopes Leite.

Jaílson iniciou a sua fala dando boas-vindas ao público presente. “Eu gostaria de parabenizar a todos que estão por aqui e agradecer por terem vindo, por saírem de suas lojas para estarem aqui nesse momento de abertura do ABRAS em Ação. É um evento que pelo segundo ano, estamos fazendo aqui em Pernambuco e vamos continuar realizando desde sempre. Quero aqui agradecer ao pessoal da ABRAS que está nos ajudando a fazer esse evento e vocês estão aqui como nossos convidados”.

Marcio Milan retribui as palavras de Jaílson. “Agradeço a oportunidade de estar aqui nesse momento compartilhando as informações e principalmente os trabalhos que nós estamos desenvolvendo a nível nacional com a nossa liderança do nosso presidente João Galassi. O presidente Galassi hoje está em Brasília e pediu para transmitir um abraço a todos os presentes. Ele gostaria de estar conosco, mas nós temos que nos dividir em alguns momentos”.

O vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS ainda complementou. “Presidente Jailson, eu queria aproveitar esse momento pra gente falar um pouco do trabalho incansável que o presidente Galassi vem fazendo na sua gestão. O trabalho que nós vamos apresentar aqui hoje da Reforma Tributária, dos Vouchers, foi um trabalho que eu diria assim, foi único durante todo esse período da gestão do presidente que não vem medindo esforços. Ele vem se dedicando diuturnamente para fazer com que essas pautas virem realidade para todos nós aí nos supermercados e com certeza, vai aumentar a eficiência operacional dos supermercados e, consequentemente, melhorar aí a lucratividade de todas elas. Então eu queria pedir em seu nome, Jailson, e de todos os colegas que estão aqui, a gente dá uma salva de palmas para o nosso presidente que nesse momento está lá em Brasília defendendo a pauta dos medicamentos. Eu acho que não é mais do que justo, pois estamos com a ABRAS num patamar de grande representatividade e de grande responsabilidade com a cadeia produtiva como um todo. No dia 10 de junho, lá em Brasília, vai acontecer o Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, onde estarão reunidas as 16 associações que possuem pautas comuns, no qual o objetivo da gente é olhar a cadeia como um todo e trazer aí os benefícios que precisa, para que a gente possa cada vez mais melhorar a nossa eficiência operacional”.

Vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado. Foto: Divulgação/ABRAS

O próximo a se apresentar foi o vice-presidente de vendas e marketing da ABRAS, Celso Furtado. “A minha mensagem aqui é rapidamente falar um pouco do momento da ABRAS. Nós recentemente, no evento do Ranking, atualizamos os números do setor, o tamanho do varejo alimentar no Brasil. Um setor pujante que cresce, aumentou a sua participação para 9,12% do PIB, faturou mais de R$ 1 Trilhão e emprega mais de 9 milhões de colaboradores em todos o Brasil”.

Dando início as palestras dos Keynotes, Marcio Millan abordou dois temas que a ABRAS vem trabalhando fortemente em Brasília: a Reforma Tributária e o Pat e-social. “Quando nós estamos falando do programa de alimentação do trabalhador você vê o seguinte. Esse tema ficou acomodado durante muito tempo. Por qual razão? O consumidor ele recebe o vale alimentação e usa esse benefício sem saber que o volume de taxas são cobradas dele mesmo”.

A diretora comercial e de desenvolvimento de vendas da Advantage Group International, Rosana Carvalho, também palestrou para o público presente. “O tema que eu trago aqui tem muito a ver em como lidar com a questão das negociações, de como trazer temas para alavancar o negócio para os dois lados. Que é fundamental né? O Marcio Millan já tinha falado antes da questão de que as vezes a indústria ganha muito mais que o varejo. O nosso objetivo é justamente fazer o ganha ganha. É trazer informações que possar criar parcerias efetivas em negócios”.

Diretora comercial e de desenvolvimento de vendas da Advantage Group International, Rosana Carvalho. Foto: Divulgação/ABRAS

Ela ainda declarou no início da sua palestra que “Quando a gente fala de agenda colaborativa, nós estamos falando aí de um tema muito importante que é justamente como criar a questão da colaboração no centro dos negócios. A gente sabe que as indústrias e os varejos, eles têm que ter agilidade nas respostas e cada vez mais, com tanta informação passando, sendo trocada. O que é necessário para um melhor desenvolvimento? O ser humano. Já foi citado anteriormente e eu volto a fortalecer esse tema. Porque nada adianta a gente possuir milhões de informações se a gente não tiver o poder de decisão e o poder da escolha das coisas. Então, num ambiente bastante competitivo que a gente sabe que cada vez mais isso vem acontecendo, a gente precisa criar processos, criar parcerias de negócios para ter o ganha ganha. A questão de colaboração é muito mais ampla que só pensar em montante de negócios, ela é uma construção de negócios. Por isso eu falo da continuidade”.

Em seguida foi a vez do supermercadista e fundador da Fábrica de Líderes, Rafael Haddad, abordar o tema “Eficiência operacional: como construir processos e uma mentalidade para aumentar sua lucratividade”, do CEO e fundador da R-Dias, Alexandre Ribeiro, falar sobre o tema “Trade Marketing: ferramenta estratégica que gera resultado para o varejo e para a indústria” e do gerente de relacionamento com varejo da NielsenIQ, Rubens Costa, que trabalhou em sua palestra o tema “Conhecendo as tendências do consumidor”.

O ABRAS em Ação nas Estaduais – Apes contou com patrocínio de Bluesoft, Carolina, DM, Ecom, Food to Save e Toledo do Brasil. E, também, tem como apoiadores: EMS, São Braz e Trebeschi.

28 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Max Atacadista reinaugura loja em Medianeira (PR)

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Na próxima sexta-feira, 30, o Max Atacadista reinaugura a unidade de Medianeira, no Paraná. Com conceito moderno, o atacarejo passa a contar com açougue com atendimento e carnes frescas, auto caixa (muito mais facilidade e comodidade para suas compras, sem filas), novos setores e novas ambientações.

A reestruturação vai muito além da parte visual. Marca a nova geração dos nossos atacados, que tem a missão de oferecer preços baixos desde a dona de casa até o pequeno comerciante e, praticidade, com serviços que elevam a experiência no dia a dia do consumidor.

Segundo Ederson Muffato, diretor do Grupo Muffato “inauguramos a loja em 2021. Esse retrofit com novos setores vem para presentear os consumidores de Medianeira que nos receberam de braços abertos desde o início”.

Serviço
Max Atacadista – Jardim Belo Horizonte
Endereço: Rua Minuano, 937, Jardim Belo Horizonte, Medianeira
Horário de atendimento: de segunda à sábado, das 07h30 às 21h00. Domingos e feriados das 08h00 às 18h00.

28 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
LojasNegócios

Supermercados BH conclui conversão de sete lojas do Bretas

De Redação SuperHiper 28 de maio de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Supermercados BH vive uma semana intensa dentro do processo de transição das antigas lojas do Bretas, adquiridas pelo grupo. Até sábado (31), serão reinauguradas sete unidades em cidades mineiras.

No segunda-feira (26) foram reabertas as unidades de Ituiutaba e Paracatu. Na quarta-feira (28) e nesta quinta-feira (29), respectivamente, as unidades de Itajubá e Pouso Alegre concluíram a conversão. Amanhã, sexta-feira (30), será a vez de dois estabelecimentos em Poços de Caldas. E, no sábado (31), da loja de Lavras.

Em fevereiro deste ano, a aquisição de lojas do Bretas (ex-Cencosud) pelo grupo BH foi anunciada em primeira mão e com exclusividade por SuperHiper. A operação envolveu 54 unidades de supermercados, oito postos de combustíveis e um centro de distribuição, totalizando R$ 716 milhões.

A rede Supermercados BH deu início ao processo de transição dos ex-estabelecimentos do Bretas para a sua bandeira neste mês. A primeira fase contempla aproximadamente 31 unidades localizadas em 15 municípios mineiros, incluindo Coronel Fabriciano, Ipatinga, Itabira, Itajubá, Ituiutaba, João Monlevade, Lavras, Paracatu, Patos de Minas, Patrocínio, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Timóteo, Uberaba e Uberlândia.

Etapa final

A transição das demais unidades, que não fazem parte dessa primeira fase, depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Tal análise não tem data prevista para ser finalizada, mas a expectativa é de que até julho a operação esteja concluída.

Atualmente, a rede possui mais de 350 lojas e atua em 108 cidades mineiras e 11 capixabas. Com a virada total de bandeiras, o Supermercados BH terá 389 unidades em Minas Gerais e no Espírito Santo. Mais do que oferecer produtos e serviços de qualidade, a rede tem o propósito de fortalecer a comunidade, valorizar o regionalismo e incentivar um estilo de vida mais saudável.

28 de maio de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Mais recentes
Mais Antigas
banner para anunciantes
banner do canal whats
previous arrow
next arrow
  • Paderrí amplia portfólio e apresenta linha de pães de hambúrguer
  • Johnson’s Baby apresenta nova fase com embalagens redesenhadas, fórmulas aprimoradas e novo mascote
  • Rede Bom Lugar dá nome à 8ª Maratona de Sorocaba (SP)
  • Huggies lança fralda Pants Soninho Perfeito
  • Supermercados BH inaugura nova loja na capital mineira
  • Pomar da Vila assume loja do Kanguru Supermercados no Carrão, bairro de SP
  • Fort Atacadista reinaugura primeira loja da rede, em Joinville (SC)

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados...
Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro...
Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper