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segunda-feira, novembro 3, 2025
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ABRASEventos ABRAS

É nesta quinta! ABRAS em Ação nas Estaduais chega ao Paraná

De Redação SuperHiper 4 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras), realiza nesta quinta, 5 de junho, o “ABRAS em Ação nas Estaduais”, em Curitiba, capital do estado, das 9h às 17h30. O evento é gratuito e exclusivo para os supermercadistas do Paraná. Faça sua inscrição no link.

“O ABRAS em Ação nas Estaduais é uma oportunidade única para celebrar e fortalecer o segmento supermercadista no Paraná”, comenta o presidente da ABRAS, João Galassi.

O principal objetivo desta edição do “ABRAS em Ação nas Estaduais” – Paraná é compartilhar insights valiosos a fim de aprimorar uma questão-chave para o varejo alimentar: a eficiência operacional.

Por essa razão, a programação reúne temas extremamente relevantes para o varejo alimentar, como: impactos climáticos para o setor de seguros, reforma tributária, uso de inteligência artificial (IA) aplicada à gestão e aos resultados e trade marketing, bem como inteligência de dados e automação. E, para debatê-los, estarão presentes executivos de empresas que são referências para a cadeia nacional de abastecimento do País.

O ABRAS em Ação nas Estaduais – Paraná tem o patrocínio de: Bluesoft, DM, Ecom, Fini, Food to Save, Qualiseg Brasil e Toledo do Brasil. Apoiadores: CIMED, EMS, Kuka Baby e Pernod Ricard.

 

Confira a programação:

9h – Abertura

9h35 – Impacto dos eventos climáticos no seguro – Marcus Sousa, diretor comercial da Qualiseg

9h50 – Reforma tributária, empréstimo consignado, redução da jornada de trabalho e modernização do PAT – Marcio Milan, vice-presidente de Relações Institucionais e Administrativo da ABRAS

10h35 – Performance em vendas – Fabio Trivedi, gerente de Expansão da DM

10h55 – Coffee break

11h25 – Varejo inteligente: como a IA transforma a gestão e os resultados- Fabiana Rudnik, executiva de Contas da Bluesoft

11h40 – Trade marketing: ferramenta estratégica que gera resultado para o varejo e para a indústria – Alexandre Ribeiro, CEO e fundador da R-Dias

12h25 – Inteligência de dados e automação, Anderson Cetinic, engenheiro de Soluções da Toledo do Brasil

12h45 – Palestra com Frederico Palhares, diretor comercial | KAR e distribuição da Fini

13h – Almoço

14h – Energia do futuro – Luis Prates, VP comercial da Ecom

14h15 – Eficiência operacional: como construir processos e uma mentalidade para aumentar sua lucratividade – Rafael Haddad, supermercadista e fundador da Fábrica de Líderes

15h – Como a informação transforma desperdício em oportunidade no varejo – Lucas Infante, CEO e fundador da Food to Save

15h20 – Colaboração indústria e varejo – Marcos Pesanha, Diretor Comercial do Grupo Italo; Rebeca Neiman, gerente de trade marketing Brasil da Pernod Ricard, e Rosana Carvalho, diretora comercial e de desenvolvimento de vendas da Advantage

16h05 – Coffee break

16h35 – Conhecendo as tendências do consumidor – Rubens Costa, gerente de Relacionamento com Varejo da NielsenIQ

17h30- Encerramento

Serviço

“ABRAS em Ação nas Estaduais” – Paraná

Data: 5 de junho de 2025

Horário: 8h às 18h

Local: Ligga Arena (Estádio Mário Celso Petraglia), Curitiba – PR

Público-alvo: supermercadistas e líderes do varejo alimentar do Paraná

4 de junho de 2025 0 Comentários
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Lojas

Atacarejo DB reinaugura loja em Manaus (AM)

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo DB Atacarejo acaba de reabrir a unidade localizada na avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, zona Leste de Manaus. A nova estrutura passa a oferecer mais conforto e maior variedade de itens, sem perder o foco em preços atrativos.

O novo ambiente, reinaugurado na quinta-feira (29), tem mais de 7 mil metros quadrados de área construída, une ofertas de atacado com a praticidade do varejo, disponibilizando aos clientes um mix de produtos num espaço reestruturado e confortável. O local passou a ter um açougue ampliado, nova disposição de gôndolas de produtos, lanchonete reformada e, futuramente, oferecerá uma galeria de serviços. Estão sendo gerados mais de cem novos postos de trabalho.

“Nós crescemos em variedade de produtos. Estamos entregando um ambiente mais confortável para o cliente, com soluções tanto para o consumidor final quanto para os empreendedores. O público que buscamos atender contempla, por exemplo, a dona de casa que produz cestas para vender nas datas comemorativas, bem como quem faz comida para vender durante a semana”, destacou a gerente de recursos humanos do Grupo DB, Elane Medeiros.

A loja funcionará todos os dias da semana, sendo de segunda a sábado das 8h às 22h, e domingos e feriados das 8h às 20h, representando praticidade, comodidade e beneficiando os consumidores da região.

“Nós acreditamos que este empreendimento irá beneficiar muito o nosso cliente. Principalmente por adquirir produtos com preços mais atrativos no mercado. Nós temos essa modalidade em outras unidades do Grupo DB e é de muito sucesso. Por isso a possibilidade de expandir nossos negócios em todos os espaços, não só no varejo como no atacado”, acrescentou a gerente de recursos humanos.

No caso de postos de trabalho, Elane ressaltou que serão atendidas pessoas de todas as idades, gênero, pessoas com deficiência (PcD), jovens aprendizes, estagiários, etc.

Acompanhando as tendências da internet, a unidade modernizada agora possui perfil próprio nas redes sociais (@dbatacadovarejo), pelo qual os clientes poderão acompanhar diariamente as ofertas especiais e as campanhas comerciais, tanto do varejo quanto do atacado.

Fonte: A Crítica

3 de junho de 2025 0 Comentários
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Negócios

Grupo Amma anuncia novo CD em Irani (SC)

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Amma, referência no varejo e atacado no Sul do Brasil, anuncia a construção de um novo Centro de Distribuição (CD) na cidade de Irani (SC). Com início previsto para o próximo semestre, a estrutura terá mais de 6 mil metros quadrados de área construída e capacidade para estocar mais de 3.800 paletes, atendendo de forma integrada às operações das bandeiras Super Zat e Amma Atacadista.

A decisão estratégica de instalar o CD em Irani está alinhada ao plano de expansão e modernização logística do grupo. A localização geográfica favorece a conexão entre as unidades da rede, permitindo maior eficiência no transporte, agilidade no abastecimento das lojas e redução de custos operacionais.

“A construção desse novo centro de distribuição representa um marco importante para o Grupo Amma. Estamos investindo em estrutura e tecnologia para garantir um crescimento sustentável, mais eficiência nas operações e, principalmente, um melhor nível de serviço para nossos clientes”, afirma a diretoria do grupo.

Além de impulsionar a performance logística, o empreendimento também contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, com a geração de empregos diretos e indiretos durante a obra e após sua inauguração.

A previsão é de que o novo centro esteja em operação nos primeiros meses de 2026, consolidando-se como uma peça-chave na expansão do grupo e no fortalecimento da presença regional das marcas Super Zat e Amma Atacadista.

Fonte: Acats

3 de junho de 2025 0 Comentários
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Internacional

FreshDirect abre primeira loja física para ganhar mercado

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Atuar exclusivamente com lojas físicas já se mostrou um desperdício de oportunidades no varejo, uma vez que consumidores omnicanal têm tíquete médio e recorrência maiores. O que não é tão comum é a abertura de lojas físicas por operadores 100% digitais no varejo supermercadista.

No mercado americano, a FreshDirect está quebrando essa escrita ao abrir sua primeira loja física, a FreshDirect on Main, na cidade de Southampton, no estado de Nova York. Inaugurada na semana passada, durante o feriado do Memorial Day, a loja ficará aberta pelo menos até o fim do ano.

Acompanhando o padrão típico da região dos Hamptons, a loja tem a aparência de um mercado do interior americano, com elementos como paletes de madeira, caixas e texturas naturais. O sortimento conta com uma variedade de hortifrutis e itens específicos fornecidos por artesãos e fazendeiros locais, além de queijos de edição limitada, alimentos prontos para comer, vinhos e cervejas. A loja também conta com uma cafeteria e espaços para eventos, como degustações de queijos e vinhos e festas de sorvete.

A abertura do supermercado é parte de uma estratégia mais ampla da FreshDirect. Em junho, por exemplo, a empresa fará uma série de eventos em uma casa em East Hampton, como cursos de pizza e aulas de culinária infantil. Ao se aproximar de 25 anos de vida e finalmente ir além das operações digitais, a FreshDirect reforçou suas entregas na região dos Hamptons e em Nova York, disponibilizando delivery no mesmo dia – no caso dos Hamptons, usando a nova loja física como hub de distribuição.

Fundada em 2002 e recentemente adquirida pela startup Getir, com forte presença na Europa, a FreshDirect saiu em 2022 das regiões de Washington DC e Philadelphia para focar na região metropolitana de Nova York, identificada como aquela com “mais oportunidades de crescimento futuro”.

3 de junho de 2025 0 Comentários
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Negócios

Supermercado é canal preferencial para compra de vinhos

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O supermercado é a opção preferida dos brasileiros na hora de comprar vinhos. O canal responde por 89% das aquisições da bebida, na sequência ficam empórios e lojas on-line, com respectivamente participações de 40% e 27%. Os fatores decisivos na hora da compra são: preço (29%), facilidade de acesso (28%), variedade de opções (27%), além de recomendações de amigos/familiares (40%) e origem do produto (26%). Entre os atributos mais valorizados, de novo, preço lidera, seguido por tipo de uva. Quanto a valores, 45,4% dos consumidores optam por rótulos na faixa de R$ 30 a R$ 70.

Os dados são da nova pesquisa nacional conduzido pelo Instituto MDA Pesquisa por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional. O levantamento marca a semana que celebra o vinho nacional, a partir de domingo (1º).

A pesquisa ouviu 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025, revelando um panorama positivo para o setor e para a categoria que compõem a cesta de bebidas.

Segundo os dados, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período, com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.

“Os resultados confirmam que temos um produto de qualidade, competitivo e com forte identificação com o consumidor nacional. O vinho brasileiro está presente na mesa das famílias e em momentos de celebração, lazer e bem-estar”, destaca o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.

Entre os consumidores que compraram vinho nos últimos três meses (68,5% dos entrevistados), mais da metade (52%) consome a bebida diariamente ou semanalmente, o que reforça a fidelização do público. A pesquisa também revelou que 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês, com maior concentração de compra na faixa entre R$ 30 e R$ 70, o que demonstra o potencial de competitividade da bebida nacional nas faixas de preço mais acessíveis.

O estudo mostra o vinho tinto como o preferido por 80% dos consumidores, com maior adesão ao tipo suave (63%), especialmente entre mulheres jovens, e ao tinto seco (49%), mais consumido por homens com escolaridade e renda mais elevadas. Os momentos mais associados ao consumo do item incluem ocasiões de relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e encontros sociais (30%).

Apesar do avanço do consumo, o setor ainda enfrenta desafios, como a percepção de que o vinho tem preço elevado (citado por 52% dos entrevistados) e a necessidade de ampliar o conhecimento do público sobre o universo da bebida. Ainda assim, a tendência é de crescimento, com novos consumidores sendo atraídos pela diversidade, qualidade e identidade do produto nacional. “O vinho brasileiro tem uma conexão única com os sabores, os territórios e a cultura do nosso País e esta pesquisa nos dá ainda mais confiança para seguir investindo em promoção, qualificação e aproximação com os consumidores”, reforça o presidente do Consevitis-RS.

3 de junho de 2025 0 Comentários
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Negócios

Coqueiros Supermercados comemora seis anos em Passo Fundo (RS)

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A rede Coqueiros Supermercados celebrou na sexta-feira (30) os seis anos da loja de Passo Fundo (RS). Trata-se da primeira unidade do grupo fora da cidade gaúcha de Carazinho. O Coqueiros São Cristóvão está localizado na Avenida Presidente Vargas.

Além da unidade de Passo Fundo, o Coqueiros Supermercados tem quatro lojas em Carazinho. Uma delas é o Coqueiros São Pedro, a primeira da rede, e que atualmente passa por um grande trabalho de reforma e ampliação. A obra deve ser concluída no fim do ano.

“Estamos sempre pensando em como evoluir.  O objetivo é oferecer a melhor experiência para o cliente. Milhares de pessoas são atendidas diariamente em nossas lojas e o nosso maior objetivo é a satisfação de todos”, disse o diretor comercial e de projetos do Coqueiros, Enzo Rheinheimer.

Histórico

A história da rede teve início por meio da iniciativa de dois empreendedores: Nilvo Rheinheimer, filho de pequenos agricultores, e seu sogro Osvino Schenkel. Era o início do ano de 1971, quando surgiu o Armazém Coqueiros. O nome Coqueiros foi uma homenagem ao lugar onde Nilvo Rheinheimer nasceu, distrito de Coqueiros, atualmente Coqueiros do Sul.

No fim dos anos 1980, Leandro Rheinheimer, filho do fundador, com pouco mais de 14 anos, começou a trabalhar em turno integral na empresa. Foi, então, que teve início a ideia de abrir um supermercado em um novo prédio e ampliar o negócio. O sonho se tornou realidade em 4 de dezembro de 1992, com a abertura do Super Coqueiros, localizado na Avenida Flores da Cunha, 273, em Carazinho. Os trabalhos iniciaram com seis funcionários atendentes de caixa, açougue, padaria, empacotador e reposição.

No ano de 1996, surgiu uma oportunidade de adquirir um pavilhão ao lado da sede. A empresa já estava sendo administrada pelo jovem Leandro, recém-formado em Administração de Empresas, o qual aliou a determinação do fundador à visão de futuro com o conhecimento. O Coqueiros Supermercados tinha 19 funcionários e foi pioneiro na automação de sua loja, antes mesmo de muitas pertencentes a grandes redes. Após vários meses de negociação, em dezembro de 1996 o negócio é efetivado e, para isso, assumidos compromissos de financiamento para os próximos cinco anos. O desafio não veio sozinho. Naquele mesmo ano, houve um acirramento ainda maior da concorrência. O momento exigiu uma reação que veio com a transformação do pavilhão em uma grande loja. Fruto da garra dos proprietários, em outubro de 2002, foi inaugurada a nova loja com área de 1.200 metros quadrados.  Nascia, ali, o Coqueiros Supermercados, com nova identidade visual.

A partir daquele momento, o negócio só foi crescendo, conquistando espaço e fazendo a diferença em Carazinho. Para uma empresa que, durante 38 anos teve apenas uma loja, abrir mais dois estabelecimentos em um período de seis meses foi um grande desafio.  Em  março de 2009, foi a vez do bairro Glória receber o Coqueiros Glória.   Em outubro de 2009, surgia o Coqueiros Pátria, junto com seu restaurante gourmet, que dispões de uma estrutura privilegiada de estacionamento e centraliza também a armazenamento de mercadorias para as demais unidades.

Em outubro de 2011, houve a inauguração da quarta loja, o coqueiros centro, com a estrutura do segundo restaurante gourmet. E, finalmente, em maio de 2019 chegou a hora de expandir a marca Coqueiros para outra cidade. Então, foi inaugurada a quinta unidade, em Passo Fundo, no bairro São Cristóvão.

 

Fonte: Rede FM Uirapuru/ Site do Coqueiros Supermercados

3 de junho de 2025 0 Comentários
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Lojas

Obras de novas unidades do Festval avançam em Curitiba (PR)

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

As obras de duas novas unidades do Festval em Curitiba (PR) no bairro do Bacacheri estão avançadas. Uma delas é a loja localizada na avenida Prefeito Erasto Gaertner, que antes operava sob a bandeira do Nacional, ex-Carrefour. A outra vai ocupar o espaço onde antes funcionava o Moinho Curitibano.

O primeiro espaço que deve abrir as portas é o Festval da Erasto Gaertner. Isso porque, apesar de grande, a reforma vai aproveitar grande parte da estrutura do supermercado antecessor. A empresa não revelou quais mudanças fará, mas a maior até o momento é a troca do telhado. No espaço, anteriormente à loja do Nacional, funcionou por muitos anos uma unidade do Mercadorama, bem como um estabelecimento do Coletão.

Já a outra construção também vai aproveitar parte da estrutura já existente no local. O terreno tem cerca de 15 mil metros quadrados onde serão construídas lojas comerciais, um restaurante e o supermercado do Festval, como âncora. A expectativa é que sejam gerados 180 empregos diretos. O supermercado irá ocupar uma área de 3,5 mil metros quadrados.

 

Fonte: A Tribuna

3 de junho de 2025 0 Comentários
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Negócios

Boa Supermercados dá início à Campanha do Agasalho 2025

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

As doações de agasalhos e cobertores são essenciais para que as pessoas em situação de vulnerabilidade social possam enfrentar com mais conforto as estações mais frias do ano. Pensando nisso, o Boa Supermercados realiza mais uma edição da Campanha do Agasalho em suas lojas. Os estabelecimentos da rede contam com pontos de arrecadação de roupas de frio, agasalhos e cobertores novos ou em bom estado. As doações serão entregues para os Fundos de Solidariedade das cidades de Jundiaí, Cabreúva, Várzea Paulista, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Sorocaba e Valinhos. Neste ano, a campanha segue até o dia 29 de junho em toda a rede.

Para realizar a sua doação e contribuir com a campanha, basta ir em uma das lojas Boa Supermercados e deixar roupas de frio, agasalhos ou cobertores, novos ou em bom estado de conservação. Todos os itens doados serão direcionados ao Fundo Social de Solidariedade do município onde a unidade recebedora está localizada.

Renato Lorencini, Head de Marketing do Grupo Boa Supermercados, lembra que a solidariedade tem o poder de transformar realidades. “E cada doação faz diferença nesta verdadeira corrente do bem. Nós acreditamos que esse gesto pode mudar o inverno de alguém, por isso, idealizamos a campanha para facilitar a doação dos nossos clientes. As nossas unidades estão de portas abertas para receber a cada um que deseje contribuir para aquecer o inverno de quem precisa”, conclui.

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Mentores do Varejo

Erros e acertos em operações de M&A no varejo alimentar

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Leonardo Tonelo
Advogado especialista em operações de Mergers & Acquisitions (M&A) no varejo alimentar. Atua nas áreas de M&A, planejamento sucessório e governança familiar e corporativa para empresas familiares

O termo “M&A” é a uma abreviatura da expressão Mergers & Acquisitions que, em português, significa fusões e aquisições. Em sentido amplo, uma operação de M&A pode englobar qualquer forma de combinação de negócios entre empresas, em especial, a compra, a venda, a fusão e/ou a incorporação entre as envolvidas.

Abordaremos as operações de M&A sob o enfoque específico da compra e venda de empresas no varejo alimentar.

PRINCIPAIS FATORES QUE TÊM INFLUENCIADO OS EMPRESÁRIOS DO VAREJO ALIMENTAR A OPTAR POR OPERAÇÕES DE M&A

Nos últimos anos, a conjunção de fatores e de mudanças de cenários econômicos e sociais têm interferido bastante na operação das lojas de supermercados e, com isso, influenciado os empresários do varejo alimentar a olhar com maior atenção para as operações de M&A. De um lado, seja como alternativa de saída do negócio (no caso de grupos vendedores) ou, de outro, como alternativa mais eficiente de crescimento (exemplo de organizações que pretendem focar sua expansão).

Do ponto de vista dos grupos vendedores, o que temos verificado, com base nas operações que assessoramos nos últimos anos, é que os principais fatores, que têm levado o empresário ou família proprietária das lojas de supermercado a tomar a decisão de transicionar o negócio, são:

Dificuldades na sucessão: decorrentes de grande dificuldade do fundador em conseguir formar sucessores e engajar as próximas gerações da família, filhos e netos para dar continuidade à empresa familiar

Concorrência acirrada: advinda do rápido aumento da concorrência no varejo alimentar, por meio da abertura de inúmeras novas lojas em diversos formatos, como supermercados tradicionais, atacados, atacarejos, lojas de vizinhança, entre outros. Ou seja, o que se verificou, nesta década, é um aumento relevante na quantidade de novas lojas disputando o mesmo consumidor, considerando que a população das cidades não avança em igual proporção da abertura das novas unidades

Endividamento elevado e altas taxas de juros: um terceiro fator, que tem influenciado diretamente na decisão de alguns empresários do varejo alimentar a vender a sua loja ou rede, certamente envolve o elevado nível de endividamento de algumas companhias da área.

Constatamos em nossas conversas com os supermercadistas que algumas redes tradicionais do setor, que contrataram endividamentos e financiamentos para expansão e abertura de lojas em 2020 e 2021 a taxas de juros relativamente baixas à época, atualmente vêm sofrendo bastante para arcar com os compromissos assumidos. Isso porque essas dívidas, contratadas em sua maioria a juros pós-fixados, atualmente encontram-se num patamar de taxas extremamente altas e inviáveis para o setor supermercadista. E, assim, tornaram-se insustentáveis, forçando alguns empresários a vender o seu supermercado.

Opção de mudança de atividade para outras de menor risco: um quarto fato, que também tem influenciado a decisão de alguns empresários para saída do setor, considera a análise de risco versus o retorno do setor supermercadista. Explico: o empresário do setor de varejo de alimentos, tradicionalmente e em sua maioria, sempre teve o hábito de investir no setor imobiliário, em especial, na compra de imóveis para a construção de lojas próprias. E, em um cenário tão desafiador como o atual, alguns empresários têm feito a seguinte conta: se a operação de supermercado normalmente deixa um lucro líquido em torno de 2% a 3% na média e dividendos na ordem de 1,5%, faz mais sentido, financeiramente, vendê-la para um bom operador do setor (as operações de venda têm sido precificadas – em média – em torno de 30% do faturamento bruto anual). E se manter como dono dos imóveis dos estabelecimentos, alugando esses espaços por um valor que pode chegar a 1,5% do faturamento da loja. Ou seja, o empresário opta por sair do risco da operação. No fim do dia, continua tendo uma receita mensal praticamente igual àquela que possuía fazendo a gestão das unidades e correndo todo o risco da operação de lojas de supermercados.

Baixa concentração e consolidação do setor supermercadista: por fim, outro fator é a baixa concentração das redes de supermercados e a consolidação do setor via o expressivo aumento das operações de fusões e aquisições envolvendo lojas e redes.

Nesse cenário, o empresário tem aproveitado o momento de consolidação e a alta demanda por boas lojas para vender sua operação em um momento em que o setor está precificando relativamente bem as unidades e as redes de supermercados. O Ranking ABRAS 2024 demonstra que, não obstante as operações de M&A que têm ocorrido no setor, o índice de concentração das redes de supermercados ainda é muito baixo, se comparado aos números do varejo alimentar em outros países. Isso demonstra que ainda existe muito espaço para consolidação de redes por meio de M&A.

Já do ponto de vista dos grupos compradores, os principais fatores que têm levado os empresários do setor supermercadista, de pequeno, médio e grande porte a decidir pela expansão, por meio da aquisição de outras lojas e redes, estão demonstrados no quadro resumo.

PRINCIPAIS ERROS E ACERTOS EM OPERAÇÕES DE M&A NO VAREJO ALIMENTAR:

ERROS

Abaixo, listamos alguns dos principais fatores que têm evidenciado erros nas operações de M&A no varejo alimentar:

FALTA DE CLAREZA NA ESTRATÉGIA

Erro: muitas empresas, que iniciam processos de M&A sem uma estratégia clara e bem-definida, podem ter como resultado aquisições que não agregam valor ou não se alinham aos objetivos de longo prazo

Consequência: aquisições mal direcionadas que aumentam a complexidade operacional sem os devidos retornos financeiros

AVALIAÇÃO IMPRÓPRIA

Erro: subestimar ou superestimar o valor da empresa-alvo não considerando todos os aspectos financeiros, legais e operacionais

Consequência: leva a sobrepreço ou perda de boas oportunidades de negócio

DUE DILIGENCE SUPERFICIAL

Erro: não realizar uma due diligence completa, ignorando riscos legais, fiscais, ambientais e culturais

Consequência: problemas inesperados pós-aquisição que podem ser caros para resolver

ERRO NO FOCO DAS SINERGIAS

Erro: apostar demais em sinergias projetadas, sem ter um plano detalhado de como alcançá-las

Consequência: metas de sinergia que não são alcançadas, resultando em desilusão e perdas financeiras

RESISTÊNCIAS E CHOQUES CULTURAIS

Erro: ignorar diferenças culturais entre as organizações, o que pode minar a integração

Consequência: conflitos internos, alta rotatividade de funcionários e desmotivação

FALHAS NA INTEGRAÇÃO

Erro: não planejar adequadamente a integração pós-aquisição, subestimando os desafios associados. Fala-se muito sobre o choque e a interposição de culturas, as instalações e as funções no
momento de uma fusão ou aquisição.

Mas uma das maiores barreiras enfrentadas tem sido a integração de dados

Consequência: integrações malsucedidas podem aumentar consideravelmente o período de integração dos sistemas do comprador e vendedor, o que pode prejudicar a operação de M&A

ACERTOS

Abaixo, listamos alguns dos principais fatores que têm evidenciado acertos nas operações de M&A no varejo alimentar:

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO CLARO

Acerto: estabelecer metas claras e estratégicas para a aquisição, vinculando-a diretamente aos objetivos de longo prazo da empresa

Resultado: maior probabilidade de que a aquisição complementará as capacidades da empresa

AVALIAÇÃO RIGOROSA

Acerto: realizar uma avaliação financeira detalhada e realista, usando métodos comprovados e revisões independentes com o auxílio de assessores especializados no varejo alimentar

Resultado: aquisições a preços justos que maximizam o retorno sobre o investimento

DUE DILIGENCE DETALHADA

Acerto: conduzir um exame abrangente da empresa–alvo, envolvendo diversos especialistas do setor supermercadista para identificar riscos potenciais e efetivos

Resultado: minimização de surpresas negativas, permitindo um planejamento mais eficaz da operação de M&A

PLANEJAMENTO REALISTA DE SINERGIAS

Acerto: projetar sinergias realistas com planos claros para alcançá-las, incluindo o cronograma e responsáveis
específicos

Resultado: metas de sinergia realistas reduzem a desilusão e aumentam a confiança dos stakeholders (todos os terceiros que se relacionam com a empresa compradora e a adquirida)

VALORIZAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL

Acerto: realizar uma análise cultural detalhada e desenvolver estratégias para facilitar a integração

Resultado: transição mais harmoniosa que retém talentos e preserva o moral da equipe

PROGRAMAS DE INTEGRAÇÃO BEM-DEFINIDOS

Acerto: desenvolver um plano de integração detalhado antes da conclusão da aquisição, incluindo alocação de recursos e responsabilidades claras

Resultado: integração mais rápida e eficiente que maximiza o valor da aquisição e o retorno do investimento.

PRINCIPAIS ETAPAS DAS OPERAÇÕES DE M&A NO VAREJO DE ALIMENTOS

O quadro acima, que traz um resumo, demonstra quais são as principais etapas de uma operação de M&A no varejo de alimentos:

CONCLUSÃO

Portanto, em resumo, se por um lado existe bastante insegurança e desafios para o setor supermercadista nos próximos anos; por outro, continuará a existir oportunidades muito interessantes para aqueles empresários que estão expandindo ou pretendem fazer isso por meio de aquisição de outras lojas e redes.

Na avaliação da Varejo Connect, que tem participado de algumas das mais relevantes operações de expansão via aquisição de outras lojas e redes no Estado de São Paulo, esse momento de consolidação do setor deverá perdurar por, pelo menos, os próximos cinco anos.

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Gente

Grupo DMA inaugura polo de recrutamento em Contagem (MG)

De Redação SuperHiper 3 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

As bandeiras do Grupo DMA, Epa Supermercados e Mineirão Atacarejo, abriram um polo de Recursos Humanos em Contagem (MG). A estrutura permite que os candidatos passem por entrevista, exame médico e recebam o uniforme no mesmo dia.

A proposta da central é reduzir o tempo entre o cadastro e o início das atividades, além de ampliar o acesso às vagas operacionais ofertadas pelas duas redes. A expectativa é de que o novo polo preencha dezenas de vagas por semana.

A escolha da localização foi definida com base na proximidade com pontos de transporte público e no alto fluxo de pessoas da região. Segundo a empresa, o modelo busca facilitar a participação de candidatos que enfrentavam dificuldades para se deslocar até as sedes tradicionais de recrutamento.

O espaço recebe pessoas com ou sem experiência anterior, de diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Candidatos com deficiência (PcD) também estão incluídos no processo seletivo.

As oportunidades contemplam funções, como reposição de mercadorias, logística, atendimento ao cliente, serviços gerais, açougue, padaria e operação de caixa. Os candidatos aprovados recebem treinamento antes de iniciar as atividades.

Fonte: ASPB

3 de junho de 2025 0 Comentários
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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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