SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
quarta-feira, novembro 5, 2025
SuperHiper
SuperHiper
SuperHiper
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
Negócios

GBarbosa e Perini oferecem variedade de delícias típicas para celebrar o São João

De Redação SuperHiper 18 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

As redes GBarbosa e Perini já estão em clima de São João e prepararam uma seleção especial com os sabores mais tradicionais das festas juninas. Bolo de milho, fubá, aipim, tapioca, canjica e outras delícias típicas da temporada estão disponíveis nas lojas participantes, tanto para pronta-entrega quanto por encomenda.

Os pedidos devem ser feitos com pelo menos 36 horas de antecedência, diretamente nas lojas. As encomendas seguem disponíveis até o dia 20 de junho (sexta-feira), ideal para quem deseja se organizar com antecedência para as comemorações do dia 24.

As delícias podem ser encontradas nas lojas GBarbosa (Iguatemi, Costa Azul, Brotas, Horto Bela Vista, Lauro de Freitas e Guarajuba) e nas unidades Perini (Graça, Pituba e Café Perini Costa Azul).

Entre os destaques, estão:

  • Bolos e cakes
    Nas lojas Costa Azul, Lauro de Freitas e Guarajuba: bolo de laranja cremoso, bolo de milho verde, bolo de paçoca, cake de fubá com goiabada, cake de milho verde com coco flocado, cake de tapioca com pudim de doce de leite.
    Em todas as lojas: bolo de aipim, bolo de fubá, bolo de laranja, bolo de milho e bolo de tapioca.
  • Mingaus e canjicas
    Nas lojas Iguatemi, Brotas e Horto Bela Vista: canjica de milho, mingau de milho, mingau de tapioca e mungunzá.
  • Pães especiais
    Nas lojas Costa Azul, Lauro de Freitas e Guarajuba: pão de mandioquinha (simples e recheado com parmesão, requeijão e salsa), pão de milho (simples e com calabresa e parmesão), pão de abóbora, pão de ovos e pão de tapioca.

A iniciativa reforça o compromisso das redes em valorizar a cultura nordestina, oferecendo conveniência, variedade e o sabor inconfundível das festas de São João.

 

18 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Preço Baixo Atacadista investe em expansão na periferia de Belém com 650 vagas

De Redação SuperHiper 18 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Preço Baixo Atacadista vai inaugurar três novas lojas em Belém, reforçando sua atuação na capital paraense. As unidades serão instaladas nos bairros do Tapanã, Tenoné e Jurunas — regiões de grande densidade populacional e consideradas estratégicas para a expansão da rede. A iniciativa deve gerar cerca de 650 empregos, entre diretos e indiretos.

Duas das novas lojas já estão com obras em fase avançada. Atualmente, o grupo conta com seis unidades em funcionamento nas cidades de Belém e Ananindeua, empregando aproximadamente 2 mil colaboradores em todo o estado. As inaugurações estão previstas para os próximos meses. Os interessados em participar dos processos seletivos podem se candidatar por meio do site oficial do Grupo Preço Baixo, onde são divulgadas todas as oportunidades disponíveis no Pará.

Com 19 anos de atuação no varejo alimentar, o Grupo Preço Baixo consolidou-se como uma das principais redes atacadistas da região Norte. Ao longo de sua trajetória, construiu uma relação sólida com as comunidades onde atua, oferecendo variedade, preços competitivos e atendimento próximo. Hoje, a rede opera com mais de 1.700 colaboradores diretos e cerca de 850 indiretos, além de manter um compromisso com o desenvolvimento social e ambiental nas localidades em que está inserida.

A nova etapa de expansão reforça o posicionamento do Grupo como agente de transformação econômica e social, ampliando o acesso ao modelo de atacarejo e promovendo geração de renda em bairros periféricos de Belém.

18 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Villefort Atacadista confirma nova unidade em Uberlândia (MG)

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Villefort Atacadista, uma das principais redes de atacarejo de Minas Gerais, anunciou a instalação de uma nova unidade na cidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A loja será instalada no imóvel onde funcionava o supermercado Bretas, no bairro Jardim Brasília, com inauguração prevista ainda para este ano.

Além da presença consolidada em Minas e da expansão em outros estados, o Villefort aposta em um modelo de negócio que atende tanto ao consumidor final quanto aos pequenos e médios comerciantes. A operação seguirá o formato atacarejo e promete um mix amplo de produtos, preços competitivos e estrutura moderna.

A escolha de Uberlândia como destino da nova loja foi estratégica, segundo a empresa, considerando o potencial econômico da região e a densidade populacional local. A expectativa é de que a unidade gere dezenas de empregos diretos e indiretos. O processo seletivo já está em andamento e os candidatos podem se inscrever pelo site www.villefort.com.br, na seção “Trabalhe Conosco”, ou enviar currículo para o e-mail rh.uberlandia@villefort.com.br.

Fundado em 1988, o Villefort conta atualmente com 32 lojas distribuídas por cidades estratégicas de Minas Gerais, como Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberaba, além de duas unidades em Goiás. O portfólio reúne mais de 12 mil itens, entre alimentos, bebidas, higiene, limpeza, bazar e perecíveis. Todas as unidades oferecem serviços de açougue, padaria e hortifrúti, além de televendas voltado a transformadores e comerciantes.

A rede reforça seu compromisso com a qualidade no atendimento, experiência de compra e relacionamento com clientes e parceiros, mantendo como valores a simplicidade, senso de urgência, desenvolvimento de pessoas e paixão pelo cliente.

Com informações do Regionalzão.

17 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Supermercados BH inaugura nova unidade no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Supermercados BH, uma das maiores redes varejistas do país, inaugurou uma nova loja no tradicional bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Com a abertura, a rede passa a contar com 68 unidades na capital mineira, 326 em todo o estado de Minas Gerais e 41 no Espírito Santo, totalizando 367 lojas ativas.

A nova unidade conta com 525 m² de área de vendas, sete checkouts tradicionais, dois self-checkouts e estacionamento com 24 vagas, oferecendo mais comodidade para os clientes da região. A estrutura foi pensada para proporcionar uma experiência de compra prática, confortável e acessível, mantendo o compromisso da rede com qualidade e preços competitivos.

Durante a inauguração, o fundador e presidente da rede, Pedro Lourenço, destacou a importância simbólica da nova loja: “quero agradecer, de coração, a todos os nossos funcionários, parceiros e, especialmente, ao acolhimento da comunidade do Coração Eucarístico. Quando entrei nesta loja, me emocionei porque ela me trouxe muitas lembranças dos tempos das primeiras lojas que abri. Naquela época, uma loja desse tamanho era considerada muito grande para a nossa realidade. Hoje ela pode parecer pequena diante da nossa estrutura atual, mas tem um valor enorme, porque carrega o mesmo espírito de trabalho, simplicidade, dedicação e compromisso que sempre tivemos desde o começo. Que essa loja traga desenvolvimento, empregos e muitos benefícios para essa região.”

A expansão reafirma o propósito do Supermercados BH de seguir gerando empregos, movimentando a economia local e garantindo aos consumidores atendimento de excelência, produtos de qualidade e preços acessíveis.

17 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Gente

Belmiro Gomes, CEO do Assaí, é eleito Executivo de Valor 2025

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Belmiro Gomes, CEO do Assaí Atacadista, foi eleito Executivo de Valor 2025, na categoria Comércio, em premiação realizada pelo jornal Valor Econômico. A iniciativa, que chega à 25ª edição, reconhece anualmente líderes de destaque em 20 setores da economia e em cinco categorias especiais.

O executivo, que tem uma trajetória de mais de três décadas no varejo alimentar,  ingressou no setor aos 13 anos de idade e acumula ampla experiência na operação e gestão do modelo atacarejo. Desde 2010 à frente do Assaí, o executivo liderou um dos ciclos de expansão mais expressivos do varejo nacional, com a abertura de mais de 130 lojas desde 2021. A rede conta hoje com 302 unidades distribuídas em 24 estados e no Distrito Federal, empregando mais de 87 mil colaboradores.

“Ser eleito na categoria Comércio, vindo especialmente do setor alimentar e do atacarejo, modelo que começou no Brasil e que hoje corresponde por mais de 50% do varejo alimentar brasileiro, e que nós ajudamos a construir, nos enche de orgulho”, afirmou Belmiro Gomes.

Além da capilaridade, o executivo também se destacou pelo fortalecimento da cultura interna, pela inovação no formato de loja e pela capacidade de adaptação do negócio. Desde 2022, ele também integra o Conselho de Administração da companhia.

A escolha dos vencedores do prêmio Executivo de Valor é baseada em pesquisa conduzida por 12 consultorias que integram a Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC), presente em 74 países. O processo de votação é secreto, realizado em dois turnos, e considera critérios como desempenho empresarial, inovação, sustentabilidade, diversidade, reputação e liderança.

Gomes reforçou que a conquista é coletiva. “Temos um equilíbrio entre compromisso e resultado, seja com nossos acionistas, com os 40 milhões de clientes que passam mensalmente pelas nossas lojas ou com os quase 90 mil colaboradores do Assaí. Agradeço ao Valor Econômico e ao Grupo Globo pela realização deste importante reconhecimento ao empresariado brasileiro”, destacou.

Para ele, o cenário de constante transformação é uma motivação. “O consumidor muda, os desafios mudam e nós seguimos evoluindo, sem perder nossa essência”, concluiu.

17 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Peres Atacarejo inaugura unidade em Casa Branca com proposta de economia real no carrinho

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O município de Casa Branca passou a contar, desde o dia 12 de junho, com uma nova alternativa de compras com a chegada do Peres Atacarejo. A unidade foi inaugurada com a proposta de oferecer economia concreta ao consumidor, por meio de uma política de preços baseada no modelo atacarejo — que leva ao varejo os benefícios do preço de atacado, sem exigir grandes quantidades ou programas de fidelidade.

Ao contrário de formatos que concentram descontos em poucos itens, o Peres Atacarejo aposta em uma estratégia ampla: oferecer preços acessíveis em uma grande variedade de produtos. A ideia é simples — mesmo que um item isolado não esteja com o menor preço do mercado, o valor total da compra acaba sendo mais vantajoso. Isso garante mais transparência e competitividade para o consumidor final, que sente a economia no carrinho, e não apenas na etiqueta.

Além do diferencial nos preços, a nova loja também oferece um espaço moderno, organizado e voltado ao conforto da população de Casa Branca. O atendimento atencioso e a praticidade no layout complementam a experiência de compra pensada para atender às necessidades do dia a dia com eficiência.

 

Uma trajetória de trabalho e compromisso com a região

Com mais de 25 anos de atuação, o Grupo Peres tem sua origem na história de vida do empresário Ademir Peres. Natural de Itapira (SP), o fundador iniciou sua jornada em Vargem Grande do Sul, onde trabalhou como porteiro e, com esforço e espírito empreendedor, fundou a Peres Distribuidora — empresa que se consolidou no fornecimento de alimentos e produtos essenciais para comércios da região.

Em 2022, o grupo deu um passo estratégico ao inaugurar sua primeira loja no formato atacarejo, em Vargem Grande do Sul. O sucesso da operação levou à expansão do modelo, que combina preços competitivos com uma estrutura de supermercado tradicional. Agora, Casa Branca é a nova cidade a receber essa proposta, em um ponto já conhecido pela população: o antigo salão do abrigo de idosos, no centro da cidade.

Com a abertura da unidade, o Grupo Peres reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional, a geração de empregos e a oferta de soluções que unem economia e qualidade no varejo alimentar. O Peres Atacarejo chega a Casa Branca com a solidez de uma marca construída com dedicação, e a missão de fazer parte da rotina e da história da comunidade local.

 

 

Com informações do Portal da Cidade de Casa Branca

17 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
LojasNegócios

Expansão supermercadista aquece economia e impulsiona geração de empregos no Espírito Santo

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Apresentando crescimento acumulado de 4,7% no volume de vendas nos primeiros meses de 2025, o setor supermercadista do Espírito Santo vive um momento de expansão. Grandes redes de varejo e atacarejo estão ampliando suas operações na Grande Vitória, com a inauguração de novas lojas previstas até o fim do ano — movimento que deve gerar centenas de oportunidades de emprego na região.

O Grupo Coutinho, que opera as bandeiras Extrabom e Atacado Vem, prevê a abertura de três novas unidades ainda este ano. A expansão contempla uma loja do atacarejo em Alto Lage, Cariacica, com inauguração prevista para o terceiro trimestre, além de dois supermercados Extrabom que serão instalados nos bairros Santo Antônio, em Vitória, e Campo Grande, em Cariacica. Ao todo, as novas operações devem abrir cerca de 400 vagas de trabalho.

Outra movimentação importante vem do Grupo Carone, que anunciou a implantação de uma unidade do Sempre Tem na Barra do Jucu, em Vila Velha. Com 9.900 metros quadrados de área construída, a loja demandará um investimento de R$ 63 milhões e deve gerar aproximadamente 400 empregos diretos e indiretos.

Também em expansão no Estado, a rede mineira BH Supermercados reforçou sua presença com a reinauguração da loja de Paul, em Vila Velha, após um ano de reformas estruturais. A rede também assumiu três unidades do extinto Canguru Supermercados, localizadas na Serra. Duas delas — nos bairros Jardim Limoeiro e Novo Horizonte — seguem com o modelo tradicional de varejo, enquanto a unidade de São Patrício foi convertida para o formato BH Atacado e Varejo.

A rede Assaí, por sua vez, planeja a instalação de sua terceira loja no Espírito Santo, desta vez em Vila Velha. A unidade será localizada às margens da Avenida Carlos Lindenberg, no bairro Nossa Senhora da Penha. O projeto ainda aguarda a aprovação dos estudos de viabilidade junto à prefeitura local, após a realização de audiência pública sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), em fevereiro.

O movimento de expansão das redes supermercadistas no Estado reforça o papel estratégico do setor na economia local, promovendo desenvolvimento regional, geração de empregos e ampliação da oferta de serviços ao consumidor.

 

Com informações de A Gazeta

17 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Lojas

Grupo Superpão lança novo conceito de loja com foco em preço baixo, qualidade e experiência de compra

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A partir do conceito de uma loja “de todos para todos”, o Superpão Democrático é o novo formato de loja do Grupo Superpão, que reúne estrutura atualizada, ambientação mais acolhedora e um mix de produtos que combina qualidade, diversidade e preços competitivos. O objetivo é atender diferentes perfis de público com uma oferta robusta de perecíveis, produtos frescos e soluções práticas para o dia a dia.

A loja, que antes operava sob a bandeira Compre Mais, passou por um processo de reformulação completo e agora inaugura uma proposta mais moderna, acessível e centrada na experiência do consumidor.

Entre os destaques estão a padaria com pães de fermentação natural e confeitaria fresca e congelada, um setor de hortifrúti abastecido por produtores locais, açougue com cortes especiais e rotisseria com porções prontas. Além disso, o espaço conta com sistemas de autoatendimento e self-checkout, ampliando a conveniência e a agilidade no atendimento.

De acordo com diretor-geral do grupo, Sérgio Nóia , o novo modelo reforça o compromisso da empresa com o tripé “qualidade, variedade e preço justo”. “Queremos oferecer uma loja bem estruturada, agradável, com o melhor que podemos entregar em produtos frescos, regionais e com ofertas atrativas. É um conceito democrático, acessível e conectado ao que o consumidor busca hoje”, afirma.

A escolha de Porto União para inaugurar o novo formato foi estratégica. A cidade, que já conta com outras unidades da rede e faz fronteira com União da Vitória (PR), representa um mercado-chave para a empresa, que pretende expandir o conceito para outras lojas da região ainda no segundo semestre de 2025. A campanha de lançamento adotou o mote “O que era MAIS agora é Super”, sinalizando a transição da bandeira Compre Mais para o novo posicionamento da marca.

Com mais de 100 anos de história, o Grupo Superpão tem sede em Guarapuava (PR) e atuação consolidada nos estados do Paraná e Santa Catarina. A companhia opera com diversas bandeiras, entre elas Superpão, Compre Mais, Superpão Atacado e Super Baratão, além de postos de combustíveis e uma estrutura logística própria. Em franco crescimento, a rede planeja ampliar sua presença com novas unidades e modernizações até 2026, reforçando sua missão de estar cada vez mais próxima dos consumidores com soluções completas e acessíveis.

17 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Negócios

Grupo Koch inaugura quarta unidade em Palhoça e reforça presença na região da Grande Florianópolis

De Redação SuperHiper 17 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Koch, maior rede supermercadista de Santa Catarina, avança em sua estratégia de expansão com a inauguração de mais uma loja na cidade de Palhoça. A nova unidade da bandeira Komprão será aberta ao público na quarta-feira,  1817, na Avenida Pedra Branca. Com essa abertura, a rede passa a contar com quatro unidades no município, sendo esta a terceira da marca Komprão.

A escolha da localização é estratégica, segundo o CEO do Grupo, José Koch. “A Avenida Pedra Branca é um ponto de cruzamento entre três bairros importantes. A nova loja facilitará o acesso dos clientes e permitirá atender ainda melhor a população de Palhoça, que tem grande importância para os nossos negócios”, afirma.

Com uma área construída de 11,3 mil metros quadrados e estacionamento com 578 vagas, a nova loja contará com 122 colaboradores diretos e cerca de 350 indiretos. O mix inclui seções de hortifrúti, padaria, açougue e adega com mais de 500 rótulos de vinhos. A galeria anexa oferece ainda farmácia, lojas de produtos naturais, lanchonete, lavanderia, unidade bancária e acessórios para celular.

O novo Komprão de Palhoça funcionará de segunda a sábado, das 6h às 23h, e aos domingos e feriados, das 8h às 22h.

Serviço

O quê: Inauguração da nova loja Komprão – Grupo Koch
Quando: Quarta-feira, 18 de junho, às 8h
Onde: Avenida Pedra Branca, nº 45 – Bairro Pedra Branca – Palhoça (SC)

17 de junho de 2025 0 Comentários
1 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
ConsumidorConsumo nos Lares

Inflação e “bets” pressionam consumo em 2025

De Redação SuperHiper 16 de junho de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Além da inflação, o bolso de grande parte das famílias do País tem lidado com outro vilão: as apostas on-line, as populares “bets”. Isso porque, para uma parcela considerável dos brasileiros, elas representam erroneamente uma forma de investimento ou uma alternativa para recompor a renda. E isso já se reflete no consumo. Mesmo assim, os números apresentados pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) mostram resiliência, nos cinco primeiro meses do ano. E, diante disso, as projeções para o encerramento de 2025 são otimistas: crescimento nominal em torno de 7%.

Segundo os dados do Termômetro ABAD/ NielsenIQ, de janeiro a maio, o segmento registrou um avanço de 6,2% em comparação a igual período de 2024. Esse desempenho é resultado de quase um semestre com dinâmica positiva: janeiro registrou alta de 8%; fevereiro, de 6,7%, março, de 8,4%; e, em maio, o aumento no faturamento foi de 3,6%. Em relação a abril, o crescimento foi de 9,1%, após uma queda de 5,1% naquele mês frente a março.

Embora tenha havido uma desaceleração – em maio particularmente a leitura é de que ocorreu um baixo avanço em valor e queda em unidades – as projeções para o encerramento do ano são positivas, isto é, de reaquecimento de forma mais vigorosa. Especialmente porque, tradicionalmente, no segundo semestre o consumo tende a aumentar puxado pelas festas de fim de ano e pela chegada do verão.

Para o presidente da Abad e atual presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), Leonardo Miguel Severini, os números divulgados reforçam a resiliência do setor e se tornam ainda mais relevantes quando analisados à luz do cenário macroeconômico atual, que continua marcado por desafios importantes, entre eles a inflação e as “bets”.

“Tanto pelo lado da Abad quanto da Unecs vemos a questão das apostas on-line como algo muito grave para o varejo ampliado e para os consumidores. Muitas pessoas que respondem pelos orçamentos familiares têm a percepção de que as “bets” são um complemento de renda. Temos muito claro que a decisão de querer apostar envolve o livre arbítrio de cada um. Defendemos uma economia de livre mercado, mas entendemos que o Brasil carece de uma legislação que aprimore questões relativas à propaganda e à tributação das apostas on-line.”

A análise de Severini foi corroborada pelo diretor de varejo da NielsenIQ, Domenico Tremarolli Filho. “Especialmente as classes com renda mais baixa acabam sentido mais os impactos do cenário econômico e isso se reflete diretamente na confiança dessas famílias. A tendência é que, diante desse cenário, o consumidor deixe de lado grandes compras para abastecimento e passe a priorizar volumes menores para reposição.”

E acrescentou. “Temos dados que mostram que 15% das famílias brasileiras utilizam ‘bets’ na expectativa que elas se revertam em uma segunda fonte de renda, sendo que isso dificilmente acontece, de fato. Sem contar que o consumo dos lares que declaram fazer parte dos apostadores retrai muito mais do que aqueles que não lançam mão disso. As consequências são menor frequência de compra e menos disponibilidade de renda para a compra de itens essenciais, como arroz e feijão.  Além disso, os níveis de endividamento e inadimplência de lares com apostadores tende a ser maior. E isso reduz o consumo dessas famílias.”

 

 Pequeno varejo

Ainda sobre o Termômetro ABAD/ NielsenIQ, Tremarolli destacou que o range de R$ 25 milhões a R$ 45 milhões foi o que mais contribuiu para o crescimento do setor, com 39,1%. O que demonstra a força do pequeno varejo.

Dessa forma, Tremarolli aproveitou o gancho para apresentar um estudo inédito da NielsenIQ sobre o pequeno varejo brasileiro, realizado com base em entrevistas feitas com 400 estabelecimentos em todo o País. O objetivo foi mapear o funcionamento do chamado “varejo de vizinhança” e compreender os fatores que influenciam suas decisões de compra, estrutura física, operação e relação com os canais digitais.

Segundo os dados, os canais tradicional e autosserviço independente representam 33% dos pontos de venda do varejo nacional, com destaque para sua participação de 30% no faturamento das cestas NielsenIQ. O canal tradicional, por exemplo, é o maior em número de pontos de venda (416 mil) e responde por 11% do faturamento. Por sua vez, o autosserviço independente representa 19% e ocupa a segunda posição, atrás apenas do cash & carry (atacarejo).

A pesquisa revela ainda forte concentração regional desse tipo de comércio no Nordeste, Sul e Sudeste, com participação que chega a representar mais de um terço do faturamento de bens de consumo rápido (FMCG) em algumas áreas.

Outro destaque do estudo é o perfil operacional desses estabelecimentos. As lojas independentes têm, em média, 300 metros quadrados, 2,5 check-outs e 7 funcionários – número que vem diminuindo nos últimos anos. Já as lojas do canal tradicional são ainda mais enxutas: média de 45 metros quadrados e apenas dois colaboradores. Muitas operam com estrutura mínima, como presença reduzida de refrigeradores e poucas opções de autosserviço.

A gestão desses pontos de venda também está mudando. Cresce a presença de gerentes contratados no lugar de proprietários, ao mesmo tempo em que se observa um perfil mais jovem, mais feminino e com maior escolaridade entre os responsáveis. Ainda assim, muitos dos processos seguem sendo manuais: 45% dos gestores utilizam sistemas próprios para controle de estoque, enquanto 22% recorrem ao Excel e 12%, a anotações em caderno.

Por conta de uma área de estoque reduzida, bem como de um número pequeno de colaboradores, esses estabelecimentos tendem a priorizar três fatores na hora de se abastecer: preço (isso é decisivo na escolha do canal que ele irá se abastecer), relacionamento e urgência.

Outra questão que impacta o abastecimento dos pequenos varejos é o giro dos itens. Higiene/beleza e limpeza tendem a ter um giro mais lento, portanto, nesses casos há uma preferência pelos atacadistas e distribuidores.  Já as categorias que giram muito rápido (salgadinhos, carnes frescas, bebidas e cigarros), a tendência é buscar reposição em hipermercados, supermercados, atacadistas ou direto com o fabricante.

As informações foram divulgadas durante a coletiva de imprensa na segunda-feira (16) pela Abad que realiza, nesta semana, sua 44ª Convenção Nacional e Anual do Canal Indireto, em Atibaia (SP), cujo tema é: “Transformação inteligente – equilibrando inovação e propósito com foco no crescimento”.

16 de junho de 2025 0 Comentários
0 FacebookTwitterPinterestLinkedinWhatsappTelegramEmail
Mais recentes
Mais Antigas
banner para anunciantes
banner do canal whats
previous arrow
next arrow
  • Bonno Atacado e Varejo investe R$ 45 mi em nova loja em Maravilha (SC)
  • De Casa Supermercados inaugura nova loja, em Limeira (SP)
  • BMG Foods lança linha de carnes premium Gold Beef Seleção
  • St Marche anuncia panettone de cocada artesanal e outras novidades
  • Petry Sabores lança nova schmier artesanal
  • Foco em emagrecimento já altera padrão de consumo na América Latina
  • Confiança Supermercados inicia promoção de fim de ano

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

logo-c-superhiper@2x.webp

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato
  • Seções
    • ABRAS
    • Consumidor
    • Consumo nos Lares
    • Economia
    • ESG
    • Eventos
    • Gente
    • Internacional
    • Legislação
    • Lojas
    • Mentores do Varejo
    • Negócios
    • Tecnologia
    • Lançamentos
  • TV SuperHiper
  • Newsletter
  • Revista
  • Anuncie
  • Contato

Leia a última edição

Abras

12 de novembro: ABRAS celebra a 3ª edição do Dia dos Supermercados...
Primeira edição do ABRAS em Ação Rio Grande do Sul promove encontro...
Mulheres que Inspiram no Varejo: vote em sua candidata favorita!

Super atualizada. Hiper Conectada

Siga-nos
Linkedin Instagram Facebook Youtube Tiktok
SuperHiper
  • Home3 Homes
  • Home 1
  • SuperHiper