O fim de ano deve movimentar fortemente o varejo brasileiro — especialmente os supermercados. Uma pesquisa realizada pela DM, grupo especializado em gestão de crédito, com forte atuação no segmento de cartões de loja (private label) revela um cenário de consumo mais confiante em 2025. Mais da metade dos entrevistados (56%) pretende gastar mais do que no ano passado no período de Natal. O ticket médio também demonstra um apetite maior às compras: 53,2% dos consumidores planejam desembolsar mais de R$ 1 mil neste final de ano.
A maioria dos entrevistados afirma que o meio de pagamento principal será o cartão de crédito parcelado (62%), à frente do cartão de crédito à vista (22,9%) e PIX (8,4%).
A pesquisa indica ainda o fortalecimento dos cartões private label na jornada de consumo. 51,6% afirmam que vão usar o cartão da loja para a maior parte das compras, impulsionados principalmente pelo limite disponível (65,7%) e pelas condições de parcelamento (38%).
Os supermercados se consolidam como o principal canal de compra no Natal para 64,8% dos brasileiros — o que demonstra a força dos pontos físicos de venda. Lojas online e lojas de departamento correspondem a 18,2% e 15,1% da preferência, respectivamente. Entre os itens que mais serão adquiridos, os preparos da ceia ganham prioridade: alimentação e bebidas (61,7%), seguido por roupas e calçados (50,4%) e eletrodomésticos (23,8%).
Outro comportamento importante é o da antecipação das compras: 60% dos entrevistados já planejam se organizar mais cedo devido ao cenário econômico. A pesquisa foi realizada com 2797 pessoas em todas as regiões do país, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 3%.
“Os dados confirmam o papel essencial dos supermercados nas festas de fim de ano e mostram que os cartões private label são decisivos para garantir o acesso das famílias às compras, principalmente pela oferta de condições especiais de parcelamento. A gestão equilibrada do crédito, oferecendo aos clientes finais os recursos necessários para celebrar o final de ano sem riscos de endividamento, é o que garante o bom desempenho do varejo nas festividades seja mantido ao final da temporada”, afirma a diretora comercial da DM, Ariane Bete.
Com quase 3 mil parceiros em todo o país, crescimento contínuo após a integração de novas carteiras e parcerias com grandes varejistas, a DM reforça seu papel como uma das maiores gestoras de crédito do varejo alimentar no Brasil. “Com o propósito de ampliar o acesso ao crédito para um público diversificado, adquirimos expertise na criação de pontes entre consumidores e varejistas. O alinhamento com esse propósito é o que tem conduzido a empresa nesse processo de expansão dos negócios”, finaliza Ariane Bete.










