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sexta-feira, dezembro 26, 2025
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Lojas

Supermercados BH fecha 2025 com 403 lojas em MG e ES

De Redação SuperHiper 26 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Supermercados BH inaugurou na segunda-feira (22) mais uma unidade, agora, no bairro Bom Jesus, em Santa Luzia (MG), cidade que marcou o início da trajetória da rede há 29 anos. A abertura encerra oficialmente um dos anos mais emblemáticos da história do grupo, que chega ao final de 2025 com 403 lojas em operação nos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Localizado na Rua Geraldo Teixeira da Costa, 578, o novo espaço tem mais de 1.200 metros quadrados de área de vendas, 11 check-outs tradicionais, 4 terminais de autoatendimento e estacionamento, ampliando a presença da varejista no município, que agora passa a ter nove unidades.

Em sua fala, o fundador e presidente da rede, Pedro Lourenço, destacou o simbolismo especial de encerrar o ano em Santa Luzia. “Voltar à cidade onde tudo começou e celebrar mais de 400 lojas é algo incrível. É fruto de muito trabalho, união e da confiança dos nossos colaboradores, parceiros e, principalmente, dos nossos clientes, que são a razão de ser do BH.”

Durante 2025, o Supermercados BH registrou seu maior ciclo de expansão, com 73 novas lojas em Minas Gerais (incluindo a integração das unidades do Bretas) e 6 no Espírito Santo, consolidando-se como uma das maiores redes supermercadistas do País. A empresa se mantém comprometida com a geração de empregos, o desenvolvimento regional e a construção de uma relação próxima e afetuosa com as comunidades onde está presente.

Loja emblemática “BH400”

Importante destacar que, na sexta-feira (19), a companhia inaugurou a loja de número 400, situada na Avenida dos Andradas, nº 4.000, no bairro Pompeia, em Belo Horizonte (MG). Contudo, é importante esclarecer que, com essa abertura, o grupo alcançou 402 unidades em operação.

Para marcar a ocasião especial, a fachada recebeu uma logo estilizada “BH400”, além de um totem comemorativo no jardim frontal com a mensagem “400 vezes mais perto de você!”. Na entrada, um painel de fotos históricas resgata momentos importantes da rede, incluindo a imagem emblemática de Pedro Lourenço carregando mercadorias na caminhonete em frente à primeira loja, símbolo da simplicidade e da força que permeiam a história da varejista.

Com 1.800 metros quadrados de área de vendas, a nova unidade foi planejada para oferecer uma experiência de compra moderna e acolhedora. A loja tem 13 check-outs tradicionais, 5 terminais de autoatendimento, além de estacionamento com 100 vagas, garantindo mais agilidade e conforto para os clientes.

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Lojas

Spazio ganha mais um ponto próprio em São Luís (MA)

De Redação SuperHiper 26 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Mateus acaba de inaugurar sua segunda unidade independente da bandeira Spazio, um formato premium desenvolvido para atender consumidores que buscam qualidade, curadoria e uma experiência de compra diferenciada. O espaço foi aberto numa loja de rua, localizada no bairro do Olho D’Água.

Criado inicialmente como um espaço integrado a operações de varejo do grupo, o Spazio evoluiu e passou a operar de forma independente, com identidade própria e proposta de valor claramente definida.

Para o CEO do Grupo Mateus, Jesuino Martins, o movimento reflete a maturidade do formato e a leitura atenta das transformações no comportamento do consumidor. “O Spazio surge para atender um público que valoriza mais do que preço. É um modelo pensado para oferecer conveniência, produtos diferenciados e uma experiência de compra mais completa. As inaugurações marcam o início de uma nova etapa da bandeira”, afirma.

O conceito do formato está ancorado na curadoria de produtos e em serviços que ampliam a jornada do cliente dentro da loja. As unidades contam com adega especializada, reunindo rótulos de vinhos renomados, nacionais e importados, além de “wine bar”, que permite a degustação e a vivência do produto no próprio ponto de venda.

Outro destaque é o amplo sortimento voltado à saudabilidade, com mais de três mil itens, atendendo a diferentes perfis e restrições alimentares. O mix inclui ainda carnes especiais, produtos importados e linhas selecionadas, reforçando o posicionamento premium da bandeira.

De acordo com a diretora de lojas prime do Grupo Mateus, Neidiane Pozzer, o diferencial da bandeira está na combinação entre produto, serviço e ambiente. “O Spazio foi pensado para proporcionar uma experiência de compra mais fluida e agradável. Trabalhamos com um sortimento diferenciado, atendimento mais próximo e um ambiente que convida o cliente a explorar e descobrir novos produtos”, explica.

Ao apostar na independência do Spazio, o Grupo Mateus amplia seu portfólio de formatos e fortalece sua presença em segmentos de maior valor agregado, alinhando-se às tendências do varejo alimentar no Brasil.

Com as duas inaugurações recentes do Spazio em São Luís, o Grupo Mateus encerra 2025 com 18 novas lojas abertas ao longo do ano, totalizando 304 unidades distribuídas em 9 estados, reforçando sua estratégia de crescimento sustentado, diversificação de negócios e inovação contínua no varejo nacional.

26 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Lojas

Carvalho Super inaugura primeiro minimercado em Teresina (PI)

De Redação SuperHiper 26 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O Grupo Vanguarda inaugurou no dia 19 de dezembro a mais nova unidade do Carvalho Super, no Residencial Alphaville. A nova loja, localizada na BR-343, sentido Altos, tem quase 186m² de área de vendas, em um espaço planejado para oferecer uma experiência de compra moderna e prática aos moradores da região.

A loja chega com um conceito novo para a marca, sendo o primeiro “mini mercado” Carvalho Super, com foco em qualidade, conforto e conveniência, num ambiente pensado para o dia a dia das famílias e de quem trafega pela rodovia. Outros destaques vão para os espaços integrados à nova unidade, como restaurante, área kids e loja de conveniência.

Segundo a CEO do Grupo Vanguarda, Van Fernandes, a nova proposta alia conforto, conveniência, diversidade e maior qualidade nos produtos, pensados para atender ao público local.

“Nossa ideia com esse novo modelo de negócios é reunir, em um espaço menor, a mesma qualidade de atendimento, além da oferta de serviços e produtos selecionados. Estamos iniciando nossa operação com mais de 1200 itens para venda em um espaço super confortável, atendendo aos mais altos padrões e de qualidade para nossos clientes”, afirmou

Já o diretor comercial e de marketing, Reginaldo Júnior, destacou outros espaços da unidade, que oferecem também uma experiência maior de convivência e conforto, que transformam o Carvalho Super Alphaville em um ponto de encontro para a comunidade em seu entorno.

“Esse novo Carvalho Super é muito especial, pois tem tudo o que torna nossas unidades tão especiais, como um restaurante muito bem servido, a padaria com produtos sempre frescos e de qualidade, o espaço infantil para as crianças aproveitarem enquanto os pais vão às compras. Isso faz desse novo espaço um verdadeiro ponto de encontro para quem vive no residencial”, destacou.

O novo Carvalho Super também conta com uma equipe formada por 24 colaboradores fixos e terceirizados, que já está preparada para receber o público e marcar o início dessa nova etapa para o Grupo Vanguarda, como aponta a gerente da unidade, Daisylene Lima.

“Nossos colaboradores trabalharam muito na preparação deste espaço, na organização dos itens, e agora temos o privilégio de iniciar o atendimento em um espaço moderno e que também oferece conforto para nós que aqui trabalhamos. A equipe que aqui irá trabalhar está focada e dedicada em ofertar o melhor para todos”, apontou.

A inauguração contou com grande presença de colaboradores, fornecedores e clientes do Grupo Vanguarda, que puderam desfrutar do novo ambiente e realizar as primeiras compras na unidade. O espaço estará aberto todos os dias nos seguintes horários: segunda a sábado, das 07h às 20h, e domingos, das 08h às 14h.

26 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Internacional

Ahold Delhaize fecha CDs nos EUA para agilizar entregas

De Redação SuperHiper 26 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

O grupo Ahold Delhaize USA decidiu mudar a estratégia de fulfillment de alimentos para suas bandeiras Giant Food e Giant Company. A empresa fechará 6 Centros de Distribuição de e-commerce centralizados no fim do primeiro trimestre do ano que vem nos estados da Virgínia e Pennsylvania.

A decisão foi tomada depois da análise das preferências dos consumidores por entregas rápidas em casa – o que pode ser feito com mais velocidade e com um sortimento mais amplo a partir das lojas físicas da rede. Essa medida reforça uma tendência que já havia sido adotada pela Ahold Delhaize no mercado americano e que recentemente passou a ser usada pela rival Kroger.

Paralelamente à adoção do fulfillment a partir das lojas físicas, a empresa continuará atuando em parceria com empresas de entrega, como Instacart e Doordash. A expectativa é que a varejista consiga realizar operações de delivery e pick-up nas lojas em menos de 30 minutos em algumas localidades.

A estimativa é que o fechamento dos Centros de Distribuição gere um custo excepcional de US$ 50 milhões para a companhia no primeiro semestre de 2026.

26 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Gente

Comercial Zaffari e Stok Center formam 34ª turma do Projeto João Zaffari

De Redação SuperHiper 23 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

No dia 18 de dezembro, a Comercial Zaffari e o Stok Center celebraram a formatura da 34ª turma do Projeto João Zaffari, iniciativa gratuita da rede voltada à capacitação de jovens para o mercado de trabalho. A cerimônia foi realizada no Centro Administrativo da empresa, em Passo Fundo, e marcou a conclusão da formação de 12 participantes que integraram o projeto no último semestre.

Ao longo de quatro meses, os jovens passaram por uma formação completa, com foco no desenvolvimento técnico e comportamental, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho. A grade curricular contemplou conteúdos voltados às habilidades profissionais essenciais, sem deixar de lado aspectos comportamentais e emocionais. Além das aulas teóricas, os alunos também participaram de imersões práticas nas lojas da Comercial Zaffari e do Stok Center.

Para Hendrik Kaik Rodrigues, um dos formandos da turma, a experiência proporcionada pelo projeto foi decisiva para compreender, na prática, a rotina do mercado de trabalho. “A experiência foi muito boa porque me mostrou como é o trabalho em si. O Projeto João Zaffari foi uma grande oportunidade”, destaca.

Uma jornada com suporte e orientação

Durante todo o período do projeto, os participantes contaram com o acompanhamento direto de dois professores, responsáveis pelo planejamento do cronograma de aulas e pelo suporte ao desenvolvimento individual e coletivo da turma. Para a professora Alessandra de Melo, acompanhar essa evolução é um dos grandes diferenciais da iniciativa. “Ver o desenvolvimento dos alunos, como se desafiaram e conseguiram superar seus medos, é extremamente gratificante”, destaca.

O professor Gabriel Bartolomei, que também acompanhou a turma de perto, ressaltou a receptividade dos jovens aos conteúdos comportamentais. “Tivemos experiências muito positivas ao trabalhar temas como gestão de conflitos e emoções. Essa abordagem contribuiu significativamente para o crescimento dos alunos, e o retorno deles foi bastante positivo”, afirma.

19 anos conectando aprendizado, desenvolvimento e futuro

Criado em 2006, o Projeto João Zaffari nasceu do sonho do fundador da empresa, Sr. João Zaffari, que sempre manifestou o desejo de contribuir com uma causa social construída a partir da própria organização. Atualmente, a iniciativa é a ação de responsabilidade social mais antiga da rede. Todos os anos, jovens entre 16 e 17 anos participam da formação e, desde sua criação, cerca de 370 alunos já foram capacitados, muitos deles seguindo carreira profissional na própria Comercial Zaffari.

Durante a cerimônia de formatura, o diretor de Recursos Humanos da rede, Wladmir Vieira, destacou a importância do projeto para a empresa e para a comunidade. “O Projeto João Zaffari consolida o propósito da empresa ao transformar a vida de jovens que passam a fazer parte da nossa história. Temos muito orgulho de acompanhar trajetórias de pessoas que iniciaram no projeto e hoje seguem crescendo conosco, desenvolvendo-se profissionalmente e realizando seus sonhos pessoais e profissionais”, ressaltou.

Nesta edição o projeto teve como patrocinadores as empresas Forno de Minas, Guimarães, Heineken, Mondelez, Nordeste, Ambev, Marquespan, Vicato e Unilever. Além da formação gratuita, os participantes do projeto recebem cesta básica, vale-transporte e alimentação durante o curso. A Comercial Zaffari abre inscrições semestralmente, e os interessados em participar das próximas turmas podem entrar em contato com o RH pelo telefone (54) 3311-1011.

23 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Lojas

Tonin inaugura loja em Jaboticabal (SP)

De Redação SuperHiper 23 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede Tonin Superatacado acaba de inaugurar uma loja em Jaboticabal, no interior paulista. O novo espaço abriu as portas no dia 18 de dezembro, na esquina da avenida Amorim Brenha com a rua Euclides da Cunha, no bairro Vila Santa Rosa. A expectativa é geral 300 novos empregos diretos e indiretos.

O novo espaço tem 4.304 metros quadrados de área construída e oferece serviços de açougue, de padaria e de frios, além de hortifrúti completo, sem que o cliente precise realizar o cadastro para efetuar as compras. Em relação às vagas abertas, os interessados em trabalhar na rede podem consultar as oportunidades on-line https://redetonin.vagas.solides.com.br/.

Atualmente, a rede Tonin possui 19 lojas nos formatos supermercado e atacarejo, além de dois centros de distribuição (CDs) em São Sebastião do Paraíso (MG) e em Jardinópolis (SP), e emprega aproximadamente 2.200 colaboradores.

Fonte: A Cidade On Ribeirão Preto

23 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Negócios

Dicas de como vender mais vinhos nos supermercados de bairro

De Redação SuperHiper 23 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Fim de ano é um momento propício para a categoria de vinhos e espumantes. Porém, com as dicas certas é sempre possível impulsionar a categoria e torná-la mais atrativa para o consumidor. Ainda mais num momento em que ela tem ganhado destaque. De acordo com dados da Ideal Consulting, o setor de vinhos no Brasil registrou crescimento de 7% no primeiro trimestre de 2025 em relação a igual período do ano anterior, alcançando cerca de 82,5 milhões de litros comercializados. E as oportunidades não se restringem a grandes redes. Elas podem e devem ser aproveitadas pelos supermercados de bairro.

Segundo o sommelier da Cantu Grupo Wine, João Gama, esse movimento mostra que o cliente está mais aberto a incluir o vinho em sua rotina. “Hoje é notório encontrar supermercados de bairro com uma seção de vinhos dentro da loja”, afirma. A vantagem do pequeno varejista, segundo o sommelier, está no atendimento personalizado e na experiência de compra. “Alguns grandes varejistas têm belas adegas, mas a pergunta que fica é: será que conseguem, de fato, oferecer uma experiência marcante?” Entre os vinhos com mais procura nos mercados de bairro estão rótulos de até R$ 100, com perfis leves e versáteis, ideais para o consumo cotidiano.

Com as dicas certas, as chances de sucesso se maximizam. Um dos erros mais comuns está na falta de organização das gôndolas, como vinhos dispostos sem categorização, preço visível ou reposição adequada. O sommelier recomenda investir em disposição estratégica, posicionando rótulos próximos a carnes, peixes, queijos e massas, e garantindo que a adega esteja dividida corretamente entre tintos, brancos, rosés, espumantes e champanhes. A localização também faz diferença: “É importante deixar a adega próxima ao restante do setor de bebidas”, orienta.

Para melhorar a experiência de compra, o especialista sugere treinamentos mensais com parceiros, que possam ajudar os funcionários a conhecer o portfólio da loja e repassar noções básicas de degustação e harmonização de forma simples aos clientes. A tecnologia também pode ser uma aliada, seja com pontos de venda que usam inteligência artificial (IA) para sugerir estilos de vinhos, ou com materiais educativos disponibilizados por fornecedores.

Os kits promocionais compõem outra aposta eficiente. Segundo Gama, opções como “kit churrasco” ou “kit espumante de fim de ano” funcionam bem, assim como promoções como “compre um vinho e ganhe uma tábua de queijos”. Essas ações ajudam a incentivar a compra combinada de produtos complementares, como vinho e alimentos que harmonizam entre si.

Para quem quer crescer na categoria, o especialista recomenda buscar parcerias estratégicas com importadoras, que oferecem suporte em ações e seleção de vinhos exclusivos, não encontrados facilmente na concorrência.

23 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Lançamentos

51 ICE traz novo conceito criativo para o verão

De Redação SuperHiper 23 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O verão é o período mais importante para o segmento de bebidas ready-to-drink. Para 51 ICE, o momento consiste também em um território legítimo de construção de marca. A nova campanha de verão da linha parte desse entendimento ao lançar “O verão como eu gosto”, uma adaptação direta e inteligente da assinatura institucional “A vida como eu gosto”.

Mais do que criar um slogan sazonal, a marca opta por transformar seu posicionamento em uma plataforma criativa. A lógica é clara. Se a assinatura fala sobre escolhas, liberdade e estilo de vida, o verão é o momento ideal para materializar esses valores em situações reais de consumo. A campanha, portanto, não cria um discurso paralelo. Ela amplia o que a marca já diz ao longo do ano, agora de forma alinhada ao contexto da estação.

Marina Flávia da Silva, head de marketing e trade marketing da Cia. Müller de Bebidas, fabricante de 51 ICE, afirma que “o consumidor percebe a continuidade da mensagem, traduzida para o momento, os hábitos e os cenários do verão. E 51 ICE tem tudo a ver com a estação e oferece diversos sabores, inclusive a 51 ICE Zero não alcoólica e sem açúcar. É a escolha certa para quem quer um produto de alta qualidade, prático e pronto para beber.

Presença onde o verão acontece

O plano de comunicação segue nessa direção. A campanha estará presente em mídia exterior nas cidades que concentram os principais destinos de verão dos brasileiros, além de redes sociais, eventos, ações no ponto de venda, materiais promocionais e ativações. A ideia é ir junto com o consumidor para os lugares onde ele passa o verão, seja na praia, na piscina, nos passeios ou curtindo em casa.

Para a CASA Comunicação, responsável pela conta de 51 ICE, o desafio foi traduzir esse posicionamento em linguagem visual e narrativa. “51 ICE tem uma identidade leve e descontraída, que conversa diretamente com um público para quem a autenticidade é um valor central. Esse foi o ponto de partida. A campanha traz para o verão o conceito ‘A vida como eu gosto’, que faz parte da assinatura da marca”, diz Lorena Leal, sócia-diretora da agência.

Variedade que sustenta o posicionamento
Dentro dessa estratégia, o portfólio tem papel central. 51 ICE é referência na categoria ready-to-drink, com um dos mixes mais completos do mercado. A campanha dá destaque especial aos lançamentos 51 ICE Tea Pêssego e 51 ICE Melancia, sabores alinhados à busca por refrescância e leveza. A versão Zero Três Limões também ganha protagonismo, ampliando a conversa com consumidores atentos a escolhas mais equilibradas, sem abrir mão do sabor. Os sabores Limão, Fruit Mix, Balada, Kiwi e Maracujá completam a gama de opções.

Ao adaptar seu posicionamento para a estação sem romper com sua narrativa principal, para o território do verão com coerência e presença, 51 ICE reforça seu papel como referência da categoria. A marca ocupa o território com propósito, variedade e proximidade com o consumidor.

23 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Lojas

Pague Menos amplia presença em Ribeirão Preto (SP)

De Redação SuperHiper 23 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de Supermercados Pague Menos segue firme em seu plano de expansão e anuncia mais um importante passo em sua trajetória de sucesso: a aquisição de um novo terreno em Ribeirão Preto (SP), no bairro Santa Cruz. A novidade reforça o compromisso da empresa em estar cada vez mais próxima dos seus clientes levando qualidade, variedade, inovação e preço competitivo para mais famílias do interior paulista.

Com 36 anos de história no varejo alimentar, a companhia já tem 39 unidades físicas, distribuídas em 21 cidades do interior do Estado de São Paulo, além do seu e-commerce, que amplia ainda mais sua capilaridade e presença digital. A abertura da segunda unidade em Ribeirão Preto, prevista para 2026, faz parte de um planejamento estratégico, além de levar sua referência em experiência de compra, atendimento humanizado e responsabilidade social.

Ribeirão Preto, cidade em pleno desenvolvimento, é considerada um dos principais polos econômicos do estado de São Paulo. Reconhecida por seu dinamismo nos setores de agronegócio, serviços, tecnologia e saúde, destaca-se também por sua excelente infraestrutura urbana, ampla oferta de serviços e qualidade de vida. Além disso, é sede de importantes instituições de ensino e pesquisa, como o campus da Universidade de São Paulo (USP), especialmente a renomada Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, que coloca a cidade em destaque no cenário nacional em termos de inovação e conhecimento.

A cidade ainda é conhecida por sua vida cultural vibrante, sendo palco de grandes eventos, como o Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, o Ribeirão Rodeo Music e outros festivais que movimentam a economia e o turismo local. Com uma população acolhedora, espírito empreendedor e localização estratégica, Ribeirão Preto tem atraído grandes investimentos e continua se consolidando como um importante centro de consumo do interior paulista.

Diante desse cenário promissor, a rede encontrou no município paulista uma excelente oportunidade para fortalecer sua presença. A primeira unidade na cidade foi inaugurada em novembro de 2024, na tradicional avenida João Fiúsa.

23 de dezembro de 2025 0 Comentários
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Lojas

Boa Supermercados de Várzea Paulista (SP) passa a funcionar 24 horas

De Redação SuperHiper 23 de dezembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Desde segunda-feira (22), a unidade do Boa Supermercados de Várzea Paulista (SP) passou a operar em funcionamento 24 horas, todos os dias da semana. A novidade amplia o acesso da população aos serviços do supermercado, inclusive em datas especiais como 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). O espaço está localizado na Avenida Fernão Dias Paes Leme, 1.235, no Jardim Maria de Fátima.

Com a mudança, moradores da cidade e região ganham mais praticidade para realizar suas compras em qualquer horário, atendendo diferentes rotinas de trabalho e necessidades do dia a dia. A operação também busca oferecer mais conforto aos clientes em períodos de maior movimento, como fins de semana e feriados.

A unidade se destaca pela variedade e qualidade dos produtos oferecidos. O supermercado tem padaria, hortifrúti com itens frescos e um açougue que trabalha com carnes de procedência garantida.

Fonte: Tribuna de Jundiaí

 

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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