O comportamento do consumidor está se transformando cada vez mais. A autenticidade, a valorização da sustentabilidade, o consumo consciente e a busca por personalização estão entre as principais tendências de consumo para 2026, destaca o Sebrae-SP.
Confira, em detalhes, as oito tendências de consumo para o ano que acaba de começar, de acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP Alexandre Giraldi:
Busca por autenticidade
Os consumidores desejam cada vez mais transparência e propósito, buscando por empresas que valorizem o diálogo humano e a empatia. Contar a história da empresa gera identificação e as pessoas tendem a acreditar mais em quem se mostra de verdade.
A beleza com um novo significado
O conceito de beleza se transforma em bem-estar integral, deixando de ser apenas estética e unindo saúde e autocuidado, reforçando a beleza como um pilar de equilíbrio e vitalidade.
Sustentabilidade no centro
Iniciativas sustentáveis deixam de ser um diferencial e se tornam um valor central. Os consumidores passam a valorizar cada vez mais marcas que tenham transparência ambiental e processos éticos. E busque reduzir os desperdícios no que estiver ao seu alcance.
Conexões multissensoriais
As pessoas buscam cada vez mais experiências sensoriais que estimulem os sentidos e tornem o ato de consumir mais imersivo, prazeroso e memorável. Pergunte-se sempre: “como meu cliente se sente ao entrar em contato com minha marca?” No espaço físico, cuide do ambiente como um todo: música agradável, cheiro marcante, organização, conforto e acolhimento. No digital, use vídeos, áudios, histórias e narrativas que despertem emoção e proximidade.
Consumo consciente
O consumidor de 2026 estará mais inclinado a gastar seu dinheiro em experiências do que em produtos tradicionais. Essa tendência mostra uma mudança de valores: o foco está em momentos significativos e na criação de memórias, não apenas em acumular bens materiais. Evite empurrar vendas desnecessárias; ajude o cliente a fazer a melhor escolha para ele, seja transparente sobre preços, prazos, condições e limitações e trabalhe a relação de longo prazo, não apenas a venda imediata.
Alimentação funcional
Saúde e sabor caminham juntos como pilares das escolhas alimentares. Destaque os benefícios funcionais dos seus produtos de forma simples e responsável, sem exageros.
Personalização do consumo
Os consumidores se interessam cada vez mais por produtos e serviços que se adaptem às suas necessidades e preferências. Diante disso, a personalização pode ser a chave para fidelizar clientes e atrair consumidores que buscam experiências sob medida em diversos segmentos. Chame o cliente pelo nome e demonstre que você se lembra dele. Ofereça opções, variações, combinações ou adaptações sempre que possível. Personalização não é tecnologia cara, é atenção genuína. Quem se sente único volta.
Resiliência do consumidor
Em meio a crises e incertezas, cresce a busca por produtos que promovam equilíbrio emocional. Mostre que sua marca está ao lado do cliente, e não apenas tentando vender. Crie mensagens que transmitam apoio, parceria e compreensão. Empatia virou estratégia de negócio.
As informações constam do e-book completo sobre as Tendências no Empreendedorismo para 2026. Clique aqui e acesse o material completo.
Fonte: Jornal Semanário


