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quarta-feira, setembro 17, 2025
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Negócios

Roldão: fiel às raízes, mas “antenado” ao futuro do atacarejo

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Giseli Cabrini

Da venda à porta de embutidos em um Fusca e, depois, em uma Kombi, a uma rede que está entre as 30 maiores varejistas do País, segundo o Ranking ABRAS’25. O Grupo Roldão, que nasceu na Zona Norte da capital paulista, definiu cedo sua missão: atuar no atacarejo. E, assim, chega aos 25 anos com uma campanha promocional especial voltada a fortalecer laços tanto com seus clientes quanto com seus parceiros comerciais. Trata-se do maior investimento de mídia da história da rede. Em paralelo às celebrações de suas “bodas de prata”, a marca vive um novo momento em sintonia com as mudanças do canal cash & carry.

O Roldão quer ir além da dobradinha “volume e preço” e ser visto também como um atacarejo “antenado” às transformações do formato e do consumidor. Ou seja, ser uma marca reconhecida pela conveniência que entrega tanto ao cliente pessoa física quanto jurídica, ou seja, o transformador. E, para isso, tem como aliada uma sólida base de dados, da qual extrai insights importantes sobre “o que”, “onde” e “como” o consumidor quer fazer suas compras.

Outro trunfo está na escolha dos “embaixadores do Roldão”, que incluem desde funcionários que possuem intimidade com as redes sociais até influenciadores alinhados aos valores da marca e dos clientes.

Com isso, a companhia se fortalece diante do acirramento da concorrência no atacarejo, ação que também é apoiada por seu projeto de expansão física. Até o fim do ano, a rede irá reabrir quatro unidades nos bairros da cidade de São Paulo: Freguesia do Ó, Butantã, Santana e Mooca, além da inauguração da sua maior loja no Brasil que ficará no litoral paulista, em São Vicente.

Confira, a seguir, detalhes da entrevista com a gerente de Marketing e de Trade Marketing do Roldão Atacadista, Victória Roldão.

Como a campanha dos 25 anos da rede se insere neste novo momento do atacarejo, do consumidor e do posicionamento da marca Roldão?

O Roldão tem evoluído nos últimos cinco anos, acompanhando o que tem acontecido no cash & carry em relação aos hábitos do consumidor. O canal mudou, assim como o cliente. Antes, era muito mais fácil: bastava oferecer produto, preço e exposição num ambiente físico. E atender a duas premissas básicas: volume e preço. Com o passar dos anos, tem sido necessário colocar o consumidor no centro de tudo e se tornar capaz de responder a novas necessidades dos clientes, a fim de atraí-los, fidelizá-los e retê-los. Principalmente porque a concorrência se acirrou muito. Não podemos ficar para trás. Além de preço e volume, mesmo mantendo margens baixas, conseguimos entregar serviços de qualidade, como açougue com cortes selecionados; empório de frios selecionados e porcionados; e padaria, bem como conveniência por meio de galerias de lojas agregadas às nossas unidades.

 

Como fazer isto: se manter fiel à essência da marca e evoluir?

Preservar nosso DNA é essencial. Fazemos questão de falar da nossa história. O Roldão é uma rede familiar regional, mas que cresce e se expande, apesar dos desafios — entre eles, essa concorrência cada vez maior no cash & carry. A prova disso é o nosso destaque nos rankings do setor, como o da ABRAS, no qual ocupamos a 28ª colocação em 2025. Porém, é muito claro para nós que precisamos abraçar a modernidade. Nessa direção, temos uma base de dados ampla. Fazemos esse trabalho há mais de oito anos. A partir dela, extraímos informações estratégicas para saber o que o cliente quer comprar e o que mais o atrai na hora de ir ao ponto de venda. Também analisamos quais categorias levam o consumidor a bater à porta da concorrência. Estamos na era da informação e precisamos lançar mão disso.

De que forma a transformação dos meios de comunicação tem colaborado para estreitar os laços da marca com os clientes e os colaboradores?

Temos uma estratégia de comunicação 360 que abrange todos os canais, passando pelo digital e pelo off-line. Utilizamos muito as redes sociais para gerar conexão com nossos clientes, a partir da produção de um conteúdo que sabemos que irá engajá-lo e atraí-lo até a nossa loja. Sabemos quem é o nosso público — as classes C e D — e que ele gosta muito de preço e promoção. Então, batemos muito na tecla da economia e dos volumes em todas as nossas ações, de forma que o cliente perceba, de fato, o benefício para o bolso e o orçamento dele. Exploramos muito as datas promocionais em nossas redes sociais, sempre com o apoio de três a quatro influenciadores. E isso traz resultados. Por exemplo, conseguimos perceber que, em cada região que a gente impacta com o influenciador, a loja registra um aumento de vendas considerável em virtude dessas iniciativas regionais de merchandising.

E quanto ao retail media?

Estamos potencializando muito o uso desse recurso no ponto de venda, uma vez que é nesse momento que o cliente está mais propício para que a conversão ocorra. Já conseguimos fazer um mapeamento e verificamos que um backlight com retail media converte duas vezes mais.

Voltando à campanha de aniversário, qual é o diferencial dela?

O objetivo é gerar uma forte conexão com nosso público-alvo, no sentido de oferecer não apenas um prêmio com valor percebido, mas com apelo emocional. Essa ação também foi pensada de modo a amplificar e ser mais agressiva na forma de fazer a divulgação na mídia. Este ano foi o que mais investimos em mídia.

 

Ainda sobre essa ação dos 25 anos do Roldão, qual é o papel dos fornecedores nela, isto é, da indústria?

É muito importante ter nossos fornecedores sempre junto conosco para apoiar iniciativas como essa. Nós somos um canal de venda da indústria, portanto, é fundamental estar bem relacionado com o setor e conectado à estratégia dele para vender o volume de produtos acordado e desejado. Ou seja, para ter uma estratégia de negociação competitiva frente aos concorrentes e bater as nossas metas. Em relação à campanha dos 25 anos, nossos parceiros têm nos dado muito suporte, e isso tem sido fundamental para o sucesso dela. Os resultados nessas primeiras semanas têm sido excelentes. Outro aspecto em que nossos fornecedores nos ajudam muito é em relação a programas de especialização e de treinamento de colaboradores em áreas, como açougue e padaria.

Qual o papel dos colaboradores para a estratégia da marca?

Nosso departamento de Recursos Humanos está sempre muito envolvido com os nossos colaboradores. Fazemos muitas campanhas de endomarketing e ações voltadas a incentivar que eles atuem como embaixadores da marca, incluindo as redes sociais. Há, inclusive, iniciativas que premiam essas pessoas.

Em paralelo a tudo isso, como está a expansão física do grupo?

Até o fim do ano, vamos reinaugurar as lojas da Freguesia do Ó, do Butantã, de Santana e da Mooca. E, também, vamos abrir a nossa maior unidade em São Vicente. Estarmos bem consolidados no Estado de São Paulo é uma vantagem que temos.

 

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Lojas

Desco Atacado e Florestal Alimentos inauguram fachada temática em Esteio (RS)

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

Reforçando o constante movimento de inovação criativa, mais uma vez, a parceria entre o Grupo Imec e a Florestal Alimentos se junta para criar a primeira fachada temática de atacado. Desta vez, o Desco Atacado de Esteio (RS) recebeu um projeto de colaboração entre as duas marcas, que proporcionará uma experiência visual na área externa da loja, situada em um local de grande fluxo, na BR-116, no município gaúcho.

Além da frente do estabelecimento, que tem gigantografia e iluminação especial para proporcionar um grande impacto visual, o cliente encontrará uma experiência imersiva com os produtos no interior da unidade.

Para o CEO do Grupo Imec, Fabiano Pivotto, essa colaboração se propõe a aquecer o ambiente comercial, chamando a atenção do público por meio dessa ambientação visual, fruto da cooperação de duas companhias que têm propósitos em comum. “Esse tipo de iniciativa também gera o que, no marketing, chamamos de efeito ‘buzz’, o famoso burburinho, estimulando o engajamento espontâneo do público, que faz o ‘boca a boca’ da ação e das marcas.”

Conforme o CEO Maurício Weiand, para a Florestal, inovação vai além do lançamento de produtos: é também sobre criar experiências que aproximem as pessoas da marca de forma única e memorável. “Estamos muito felizes em realizar esse projeto junto ao Desco Atacado. Essa fachada temática traduz o que somos: uma empresa que une criatividade, tradição e proximidade com o público, sempre com o propósito de levar doces emoções a todos.”

A ambientação permanecerá até dezembro deste ano e, durante o período, ocorrerão diversas ativações no estabelecimento, com os mascotes Flopi e Desco Atacado; degustações de produtos; e ações voltadas para as famílias que frequentam a unidade em Esteio.

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Negócios

Kellanova amplia capacidade produtiva no Brasil para atender à crescente demanda

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Kellanova celebrou na última terça-feira, 16, mais um marco de sua trajetória no Brasil, com a inauguração de investimentos estratégicos em seu complexo fabril de São Lourenço do Oeste (SC), que é o maior da companhia na América Latina e um dos três maiores do mundo. Os aportes reforçam a ampliação da capacidade produtiva, consolidando a região como centro estratégico para o crescimento do negócio no país.

Entre 2023 e 2026, a companhia destinará mais de R$ 600 milhões à modernização de processos, tecnologia e infraestrutura em suas linhas de produção, contemplando os mais de 100 produtos do portfólio no Brasil. Somente neste ciclo, serão R$ 360 milhões voltados à expansão da capacidade produtiva.

“A conclusão de projetos relevantes, fruto destes investimentos, reforçam nosso posicionamento no país e refletem o papel estratégico do Brasil dentro da nossa agenda global. O desenvolvimento, a evolução que nós temos tido nos últimos seis anos fala não somente dessa ambição que nós temos como negócio, mas dessa crença forte em um Brasil que tem boa demanda, em um Brasil que tem as melhores pessoas que nos ajudam a construir o talento correto para desenvolver o negócio. Porque além das máquinas, além da tecnologia, são as pessoas que estão aqui que fazem a diferença. São as pessoas que estão aqui, não somente nossos colaboradores. Hoje, aqui no Brasil, temos mais de 3.500 colaboradores trabalhando, seja na planta, seja na rua, na estrada, levando nossos produtos, Pringles, Sucrilhos, Minueto, a todas e cada uma das lojas no Brasil, em todos os estados. Mas o mais importante é o talento”, declarou o country manager da Kellanova no Brasil, Alberto Raich, durante a cerimônia de inauguração.

O avanço na produção impulsionou também a necessidade de ganhos logísticos, resultando na construção de um novo Centro de Distribuição em São Lourenço do Oeste. O moderno espaço ocupa 110.000 m², com 7.000 m² de área construída, 12.000 posições de drive-in, 3.000 posições porta-pallets, 12 docas de expedição e um pátio com capacidade para 40 carretas — cerca de 800 movimentações mensais. Para otimizar a logística, foi construído um rodoanel viário com acesso direto à fábrica, eliminando o tráfego diário de 35 carretas nas vias públicas e contribuindo para a redução de 364 kg de CO₂ por dia, totalizando 8.736 kg por mês e 100.464 kg por ano.

“Este novo Centro de Distribuição é uma consequência natural do nosso crescimento produtivo. Ele fortalece nossa operação, garantindo escalabilidade e eficiência na distribuição em todo o território nacional”, destaca Alberto Raich.

A gestão logística também foi aprimorada com informações em tempo real, em parceria com a Trouw, permitindo previsões de entrega precisas e maior eficiência nas rotas, resultando em entregas mais rápidas e aumento na produtividade dos veículos. Além disso, a agilidade operacional, somada aos investimentos em infraestrutura, reforça o compromisso com a sustentabilidade e o fortalecimento da marca no mercado.

Foto: Divulgação/Kellanova

“Assim como Alberto, eu também estou emocionado. Hoje é um dia de celebração, celebração importante, um legado está sendo entregue hoje. Dia não só de celebrar o crescimento da nossa capacidade fabril, mas também do lançamento do nosso novo centro de distribuição. Liza, é assim que ele foi batizado. Liza foi minuciosa e detalhadamente pensada para ajudar a nossa operação crescer exponencialmente. Foi feito com 100% de capital local. Capital humano, capital financeiro e com muita e muita dedicação. Vale a pena dizer que está a seis quilômetros aqui de São Lourenço do Oeste, usando o anel viário aqui”, declarou o diretor de costumer service e logística da Kellanova, Daniel Augusto.

O novo centro logístico possui oito mil metros quadrados, 12 docas, está em uma área de 110 mil metros quadrados, conta com 12 mil posições porta-palettes, 100% no sistema H&B, e potencial para chegar a 20 mil posições palettes, se esse sistema se mantiver. O parque de estacionamento comporta até 40 carretas, o que possibilita a retirada de circulação desses veículos da cidade. “Liza não nasceu só no centro de distribuição. Liza nasceu junto com uma torre de controle, que permite os nossos talentos acompanhar 100% nas nossas entregas, a tempo e em linha. O que nos permite maximizar o uso dos caminhões, também retirando caminhões de circulação, e poder antecipar as questões que acontecem no dia a dia e avisar os nossos clientes das nossas entregas”, complementa Daniel.

Um dos grandes destaques apresentados durante o evento foi o novo sistema de carregamento e descarregamento de caminhões que em poucos minutos, é capaz de realizar todo esse processo. “Liza nasce com a primeira doca de carregamento expressa do Brasil. Uma tecnologia que a gente desenvolveu junto a Capo Tecnologias, que permite que 100% dos paletes de uma carreta sejam retiradas ao mesmo tempo. É a primeira do Brasil. E eu vou dar um spoiler. Na primeira reunião global, muito provavelmente, essa tecnologia vai ser exportada para Kellanova em todos os lugares”, finaliza Daniel.

Desde a aquisição da Parati, em 2016, e o início da produção local de Pringles em 2019, a companhia vem crescendo de forma consistente. A produção do icônico snack quintuplicou em seis anos no Brasil, acompanhada da expansão comercial para novas regiões, como o Nordeste, em 2024.

Os investimentos anunciados pela Kellanova em São Lourenço do Oeste (SC), para fortalecer o segmento logístico e a conexão com a cadeia de suprimentos em nível nacional, foram celebrados durante uma importante cerimônia, com convidados especiais, incluindo governo estadual, municipal e federações parceiras.

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Negócios

Biscoitos, bolos, massas e pães: atacarejo e marcas mais baratas viram estrelas

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

O primeiro semestre de 2025 revelou um cenário positivo para a “cesta Abimapi”, composta por biscoitos, bolos, massas e pães. Juntas, as categorias registraram faturamento de R$ 33,8 bilhões, um aumento de 3,9% no período. O resultado traz insights importantes, com o atacarejo se tornando o canal mais representativo, com mais de 30% do faturamento e oferecendo preços 9% menores que a média do País. E com o avanço das marcas menores e com preços mais competitivos quanto a espaço e giro, ainda que as líderes se mantenham no topo.

Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães Industrializados (Abimapi), em parceria com a NielsenIQ.

Para o presidente-executivo da Abimapi, Claudio Zanão, embora o cenário seja de crescimento do emprego e da massa salarial, os ganhos têm sido pressionados pelo aumento dos preços, o que deixa o consumidor mais racional, buscando um equilíbrio ao comprar.

A categoria de bolos puxou o crescimento da cesta Abimapi, com ganho de 15,7% em valor e 8,3% em volume; um faturamento de R$ 1,4 bilhão em 2025 e 32,6 mil toneladas comercializadas no País. O destaque na subcategoria “mistura para bolos” fica com o bolinho de chuva, que detém 75,8% da importância (volume e giro), enquanto, na subcategoria bolos, é o próprio bolo industrializado, com 41% de importância.

Na sequência, a categoria de pães industrializados cresceu 7,8%, com faturamento de R$ 8,3 bilhões até junho de 2025. O volume cresceu 3,5%, alcançando 400 mil toneladas nos primeiros seis meses deste ano. Cresceram em volume e giro os pães de hambúrguer (1,3%) e hot dog (0,4%), mesmo com repasses de preço expressivos (+13,2% e +7,2%, respectivamente), e justamente por serem os segmentos mais baratos. “Os dados refletem o comportamento dos consumidores, que preferem fazer as refeições em casa a preços mais acessíveis”, avalia Zanão.

As massas alimentícias cresceram 4,2%, movimentando R$ 7,7 bilhões no primeiro semestre, com 654,2 mil toneladas consumidas. Os tipos “caseiros” ganham volume e giro (0,6%), mantendo o preço médio. Já “ovos” e “grano duro” retraem em giro, com aumento do preço médio em 1,6% e 6,8%, respectivamente.

Por fim, a categoria biscoitos apresentou um crescimento sutil de 1,1%, com faturamento de R$ 16,4 bilhões em 2025 e queda de 4,9% no volume, passando de 765,9 para 728,5 mil toneladas consumidas nos primeiros seis meses do ano.

 

“Cobertos e cookies cresceram, mostrando que o consumidor busca prazer e qualidade a um preço mais acessível. É possível relacionar que um dos fatores que impulsionaram a venda de biscoitos foi o aumento do preço dos chocolates (16,4%) nas gôndolas. O consumidor age racionalmente e encontra nos biscoitos uma possibilidade de substituição”, explica o chefe de Pequenas e Médias Empresas para a América Latina na NielsenIQ, Claudio Fernando Czarnobai.

 

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Lojas

Festval inaugura 35ª unidade no Paraná

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

O Festval inaugura, na próxima quinta-feira (18), a 35ª unidade da rede. O Festval Bacacheri está localizado na Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 2.194, em Curitiba (PR). Esta será a segunda loja adquirida da Rede Nacional, vinculada antes ao Grupo Carrefour Brasil (GCB), a entrar em operação no Paraná.

Essa inauguração integra o plano de crescimento da rede, que prevê a abertura de novos espaços até o fim de 2025. Com essa abertura, a rede passa a ter 35 lojas na capital paranaense, na Região Metropolitana e em Cascavel (PR).

Com 1,7 mil metros quadrados de área de vendas, o local, que já era usado pelo setor supermercadista há vários anos, assume a bandeira Festval após uma ampla reforma. O supermercado foi planejado para oferecer amplitude e conforto. O espaço interno não possui colunas centrais, o que garante visão ampla das gôndolas, valorizando o ambiente.

O destaque fica por conta do “Espaço Gourmet”, que reúne restaurante e cafeteria com aproximadamente 200 lugares. Ao todo, a operação vai oferecer 17 check-outs – entre caixas convencionais, rápidos e terminais de autoatendimento – e 120 vagas de estacionamento.

Segundo o diretor comercial e de marketing do Festval, Carlos Beal, a expansão na capital paranaense reforça o compromisso da rede em entregar inovação e proximidade ao consumidor. “A inauguração da loja do Bacacheri marca mais um passo na ampliação da companhia na capital. Estamos consolidando um modelo de supermercado moderno, que alia praticidade, conforto e inovação”, afirma.

Beal destaca que, com a incorporação de estabelecimentos adquiridos de outras redes supermercadistas, foi possível ampliar a capilaridade do Festval e oferecer esse modelo de atendimento a um número ainda maior de clientes. “Cada nova loja passa por um grande processo de transformação para atender ao nosso padrão de qualidade”, diz.

O diretor destaca que a hospitalidade é um diferencial da marca. “O cliente está no centro de tudo o que fazemos. Buscamos oferecer não apenas produtos, mas também uma experiência acolhedora, com espaços amplos, gôndolas acessíveis e o nosso Espaço Gourmet, que já se tornou referência de convivência na cidade”, completa.

A Cia. Beal de Alimentos foi fundada em 1972, na cidade de Cascavel. Em 2003, adquiriu a marca Festval de Supermercados de Curitiba, consolidando a expansão da rede, que hoje é referência em qualidade e atendimento no setor varejista.

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Negócios

Senado aprova projeto que autoriza farmácias em supermercados

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

O PL 2158/2023, de autoria do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), foi aprovado hoje na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal. A proposta permite a instalação de farmácias completas em supermercados, com presença de farmacêutico e seguindo todas as regras sanitárias.

O requerimento foi aprovado por unanimidade: 13 votos a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção.

Trata-se de mais uma vitória para a população brasileira, que passa a ter a possibilidade de contar com maior facilidade de acesso a medicamentos, sem abrir mão da confiabilidade e da segurança que a saúde exige. Agora, seguimos para a Câmara dos Deputados, próximo passo para que o projeto se torne lei.

O setor supermercadista, representado pela ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), ABAAS (Associação Brasileira dos Atacarejos) e ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados), apoia a medida e destaca que a proposta atual resulta de amplo diálogo, evoluindo em relação à versão inicial que previa apenas a venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs).

De acordo com o novo texto, os supermercados poderão vender medicamentos de todos os tipos, incluindo os que exigem prescrição médica, como ocorre atualmente em uma farmácia comum. A mudança se deve a uma outra obrigatoriedade prevista pela proposta: os estabelecimentos deverão manter a presença física de pelo menos um farmacêutico durante o horário de funcionamento do setor de drogaria do supermercado.

Além disso, a proposta exige que as farmácias dos supermercados operem em áreas exclusivas, separadas dos demais setores, e climatizadas. Dessa forma, o ambiente funcionará totalmente em conformidade com os padrões estabelecidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O modelo visa garantir a segurança sanitária, a qualidade do atendimento e o acesso qualificado aos medicamentos, representando um avanço em relação à proposta inicial. Trata-se de um consenso construído no diálogo entre vários setores da rede produtiva, com benefícios para a saúde e o bolso do cidadão brasileiro.

Apoio popular ao novo modelo proposto — Uma pesquisa recente do Instituto Datafolha, encomendada pela ABRAS, revelou forte apoio popular à iniciativa: 66% dos brasileiros gostariam que a venda de medicamentos voltasse a ser permitida em supermercados e mercadinhos de bairro, recordando um período entre 1994 e 1995 quando a medida resultou em uma redução de preços de até 35%. O levantamento também indicou que 73% da população acreditam que a presença de medicamentos nos mercados traria mais praticidade à sua rotina.

A defesa da instalação de farmácias em supermercados, conforme o modelo proposto, traz benefícios multifacetados:

– Para o consumidor: Ampliação do acesso à saúde, especialmente em áreas com menor oferta farmacêutica, conveniência ao encontrar medicamentos e orientação profissional no mesmo local das compras, e potencial de economia significativa, aliviando o orçamento familiar e os gastos do SUS.

– Para os profissionais farmacêuticos: Criação de novas vagas de trabalho e valorização da profissão com a expansão dos pontos de atendimento qualificado.

– Para as farmácias e supermercados: Possibilitar que os supermercados instalem farmácias diretamente ou por meio de parcerias com farmácias ou drogarias já existentes, principalmente para o fortalecimento das pequenas e médias redes de farmácias. Essa cooperação beneficia ambos os lados, ampliando o acesso ao público e otimizando recursos, sempre com a supervisão de um farmacêutico, nos mesmos moldes atuais das farmácias.

O setor supermercadista acredita que a proposta de farmácias completas dentro dos supermercados representa um caminho para o consenso, modernizando o acesso à saúde no Brasil e beneficiando, em última instância, toda a população brasileira com mais saúde, segurança e economia.

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Gente

Agas: nova diretoria vai aumentar associados e fortalecer articulação

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Redação SuperHiper

A nova diretoria da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), presidida pelo empresário Lindonor Peruzzo Junior, tomou posse oficialmente em cerimônia na noite de terça-feira (16), no Vistal Pontal, em Porto Alegre (RS), com uma série de frentes de trabalho que pretendem atualizar, fortalecer e democratizar a entidade.

Com mandato programado até o final de 2027, a nova nominata assumiu a associação após um acordo resultante do empate histórico nas eleições da instituição, que tinha o ex-presidente Antônio Cesa Longo, há 22 anos no comando da Agas, como concorrente.

“Construímos um formato que manteve o ex-presidente Longo até a Expoagas, e nos entregou o comando a partir de setembro. Temos muito respeito pelas diretorias anteriores, mas entendemos que chegou o momento de oxigenar e trazer mais engajamento político e pertencimento aos associados”, explica Peruzzo Junior.

Nascido em Vacaria (RS) e radicado em Bagé (RS), o novo dirigente tem 46 anos e começou a trabalhar na empresa da família ainda na adolescência, passando por diversos cargos da operação e gestão do varejo até chegar à vice-presidência da PGL Distribuição de Alimentos Ltda., que opera as marcas Peruzzo Supermercados e EcoMix Atacarejo, com 27 unidades na metade sul do Estado. Participando ativamente de diferentes entidades de classe, iniciou sua trajetória na Associação Gaúcha de Supermercados como presidente do núcleo Agas Jovem, em 2005, tendo marcado sua atuação pela expansão de membros e pela realização das primeiras visitas técnicas a indústrias fornecedoras. Foi ainda presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) no mandato 2015–2017 e diretor e vice-presidente da Federasul. Em 2025, Peruzzo Junior completa 30 anos de atuação no ramo supermercadista.

Projetos

A meta, segundo o novo presidente, é chegar a mil empresas supermercadistas associadas já no primeiro ano – atualmente, são pouco mais de 200 –, por meio de um programa de mapeamento, inclusão e engajamento de novos supermercados nas atividades da Agas. A palavra de ordem da nova diretoria, segundo Peruzzo Junior, é justamente o “pertencimento”, congregando empresas de todos os tamanhos e das mais diferentes localidades gaúchas em uma agenda de eventos, capacitações e informativos periódicos que vão auxiliar os associados na tomada de decisões centrais aos seus negócios.

“Alguns temas são de primeira ordem para o setor, como é o caso da reforma tributária, que está chegando em janeiro e para a qual a esmagadora maioria dos supermercados não está preparada. Além disso, a inflação acima da meta do Banco Central (BC), o câmbio instável e totalmente suscetível a choques externos e questões políticas, e a taxa Selic em um patamar estratosférico, comprometendo os investimentos — todos esses fatores deverão desacelerar ainda mais o crescimento do País em 2026, o que nos traz um cenário desafiador”, ressalta o presidente. Segundo ele, uma prioridade das primeiras semanas será a contratação de uma assessoria econômica, que norteará a tomada de decisões e trará subsídios e tendências aos associados.

Outro eixo central será uma reorganização das articulações políticas da entidade, que, na opinião de Peruzzo Junior, precisa ser mais atuante em defesa do setor supermercadista. Para esta frente, a entidade terá uma assessoria de relações governamentais dedicada. “É a prioridade número um do nosso projeto, que é fortalecer o relacionamento com o Executivo e o Legislativo, com pautas propositivas, muito diálogo e respeito, buscando condições mais equânimes de competitividade e, sobretudo, a correção de desajustes fiscais que estão inviabilizando o crescimento de empresas do setor, principalmente as pequenas e médias”, antecipa o dirigente.

Segundo Peruzzo Junior, além do apoio técnico de uma assessoria jurídica e governamental atuante, a ideia é descentralizar o trabalho de relacionamento, fazendo com que os supermercadistas associados sejam interlocutores da entidade em seus municípios e regiões. “Queremos construir uma Agas mais forte politicamente, e ao mesmo tempo mais inclusiva e participativa. Uma das mudanças que definimos junto à diretoria antiga prevê, inclusive, que a partir de agora o estatuto da entidade só permita uma reeleição, democratizando o comando e possibilitando que novas lideranças tragam seus projetos para a associação.”

Peruzzo Junior também deflagra, a partir da posse, um programa de sucessão familiar que pretende trazer os sucessores das empresas supermercadistas para dialogarem com o grupo. “Com mais de 300 membros, o Agas Jovem passa a ser presidido pela santamariense Isadora Stangherlin. A missão central dela será aproximar as gerações mais antigas e conservadoras dos supermercados destes novos líderes que a Agas já vem formando há muitos anos. Acreditamos que teremos muito êxito e que a entidade contribuirá decisivamente para a continuidade e o futuro de muitas empresas do nosso segmento.”

No Agas Mulher, a nova presidente é Patrícia Machado, que também atuará como diretora-tesoureira da associação. O núcleo feminino tem como objetivo central proporcionar capacitações e encontros entre as mulheres supermercadistas, cada vez mais presentes em cargos de gestão no setor, e irá capitanear uma pauta voltada a ações de sustentabilidade dentro da Agas. “Queremos reorganizar o Agas Mulher para que tenhamos mais projetos de caráter social, cultural e ambiental, além de promover a valorização e o fortalecimento das lideranças femininas que já vêm tendo muito destaque em nosso setor, que é majoritariamente familiar”, destaca o presidente. O Agas Mulher reúne, atualmente, 90 integrantes.

Após o evento de posse oficial, a nova diretoria tem pelo menos outros dois grandes encontros do setor supermercadista já marcados para a reta final de 2025: a 62ª Convenção Regional de Supermercados, que ocorrerá nos dias 28 e 29 de outubro, em Tramandaí (RS), e o Carrinho Agas 2025, marcado para 18 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Outra frente de trabalho já iniciada pela nova diretoria é a busca pela ampliação da Expoagas 2026. Segundo Peruzzo Junior, a associação já iniciou tratativas com a Federação das Indústrias do RS (Fiergs), com vistas à expansão do pavilhão de exposição. A sede da Agas, localizada no bairro Navegantes, na capital gaúcha, também será objeto da atenção da nova diretoria da entidade. Inundada nas enchentes de 2024, a estrutura será reformulada e revitalizada em um projeto que deverá se concluir somente no último ano do mandato, em 2027.

O setor supermercadista gaúcho faturou R$ 69,8 bilhões no ano passado, representando 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, segundo o Ranking Agas 2024. Ao todo, as 7,2 mil lojas de supermercados gaúchas empregam diretamente 172 mil pessoas e recebem quatro milhões de clientes por dia.

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Lançamentos

Colgate-Palmolive lança SonicPro 10 Kids

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A Colgate-Palmolive acaba de anunciar o lançamento da Philips Colgate Sonic Pro 10 Kids, uma inovação que visa expandir a categoria de escovas elétricas no segmento infantil. A empresa, presente em 95,4% dos lares brasileiros, conforme dados da Kantar divulgados em 2024, reforça seu compromisso com a saúde bucal desde a infância, reconhecendo a importância desse segmento para o crescimento e desenvolvimento da categoria de escovas elétricas.

O lançamento conta com suporte dentro da campanha “O Upgrade que o seu sorriso merece”. A iniciativa conta com um time de profissionais de saúde bucal, destacando os múltiplos benefícios da escovação elétrica para as crianças e incentivando hábitos saudáveis desde cedo, além de facilitar a dinâmica da escovação.

A Colgate-Palmolive uniu sua expertise e profundo conhecimento do sorriso dos brasileiros à tecnologia de ponta da Philips. Essa parceria estratégica resultou no desenvolvimento de um produto que combina a tradição e a confiança da Colgate em higiene oral com a performance, eficácia e inovação que só a Philips pode oferecer, entregando uma solução superior para a saúde bucal das crianças.

A escova elétrica Philips Colgate Sonic Pro 10 Kids foi especialmente desenvolvida para transformar a higiene bucal das crianças em uma experiência divertida, eficaz e cheia de engajamento. Com tecnologia sônica avançada capaz de realizar 31 mil movimentos por minuto e microbolhas, a escova proporciona uma limpeza superior, alcançando áreas de difícil acesso e ajudando de forma eficaz na prevenção de cáries. O modo de escovação foi pensado para simplificar o uso pelas crianças, garantindo uma rotina prática e sem complicações.

A bateria recarregável dura até 14 dias, trazendo ainda mais autonomia para o dia a dia da família. O formato do refil, semelhante ao de uma escova manual, facilita a transição para a escovação elétrica e auxilia as crianças a escovarem os dentes pelo tempo indicado pelos dentistas, que é de dois minutos. Tudo isso enquanto os adesivos personalizáveis permitem que cada uma crie sua própria escova, tornando o momento da higiene mais divertido e incentivando o senso de responsabilidade.

Conforme afirma Nathalia Machado, diretora da Colgate,“o lançamento também tem o objetivo de reforçar o trabalho contínuo de educar os pequenos sobre a importância da escovação e a escova elétrica facilita esse processo por ser mais simples da criança se adaptar. Com isso, podemos trabalhar com esse público e fidelizar o consumidor desde a infância”, pontua.

Complementando a escovação, o aplicativo educativo transforma o cuidado bucal em uma aventura, onde as crianças precisam escovar corretamente para cuidar do personagem Sparkles, tornando todo o processo ainda mais envolvente e prazeroso. Além disso, a preocupação com o meio ambiente está presente na eliminação das pilhas descartáveis, reforçando o compromisso da Colgate com soluções mais sustentáveis.

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Internacional

NRF Europe mostra amadurecimento da IA no varejo

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

Por Renato Müller

Em vez de dashboards e sistemas complexos de análise, uma interface de IA Conversacional permite que os colaboradores do varejo façam perguntas e obtenham respostas em linguagem natural. Esse modelo de IA Generativa, que facilita o dia a dia das equipes de loja, é o grande destaque das startups e empresas do pavilhão de inovação da NRF Europe, o “Big Show” do varejo europeu que começou na última terça-feira, 16, em Paris.

“A NRF Europe indica um caminho muito claro para o desenvolvimento da tecnologia para o varejo. Um caminho que simplifica a interface com o ser humano e coloca muito mais informação a serviço dos profissionais”, comenta Igor Paparoto, fundador da Beautiful Brain Retail e especialista em varejo. Ao adotar uma IA que conversa com as equipes, o varejo diminui a necessidade de treinamento específico dos times e acelera a adoção de Inteligência Artificial no negócio. “É uma forma importante de diminuir as barreiras culturais ao uso da tecnologia pelos profissionais”, comenta.

Com quase 500 expositores de 40 países, 100 palestras e 200 palestrantes internacionais, a NRF Europe acontece nesta semana em Paris trazendo lideranças do varejo europeu, debates sobre o futuro do setor e apresentando soluções tecnológicas para as principais “dores” dos varejistas. Os pavilhões da Expo Porte de Versailles têm mostrado forte aplicação de Inteligência Artificial em áreas como supply chain, e-commerce e analytics, além de visão computacional para baratear aplicações de lojas autônomas, especialmente em usos de pequeno porte – como vending machines.

Outro destaque é a preocupação com a qualidade dos dados que alimentam os sistemas de IA. Startups como Realytics e Rock Fish se dedicam a um trabalho de bastidores que se tornará cada vez mais importante: preparar os dados, limpando, catalogando e organizando para que essas informações sejam usadas depois no treinamento e uso dos sistemas de Inteligência Artificial. “É um sinal claro de amadurecimento do mercado. A IA vai deixando de ser uma buzzword, pois as empresas passam a perguntar como a tecnologia melhora o dia a dia do negócio”, comenta Paparoto.

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Gente

Prezunic abre 400 vagas de emprego no Rio de Janeiro

De Redação SuperHiper 17 de setembro de 2025
Escrito por Redação SuperHiper

A rede de supermercados Prezunic está com 400 vagas de emprego em suas lojas na cidade do Rio de Janeiro, sendo 200 para Operador de Perecíveis e 200 para Operador de Supermercado.

Quem quiser se candidatar deve comparecer pessoalmente na próxima segunda-feira, 22, na rua Uranos, 1293, em Olaria, das 8h às 15h, quando serão distribuídas 400 senhas. Os candidatos devem levar currículo impresso, documento com foto e caneta.

Para concorrer, é necessário a conclusão do ensino médio, ter vivência no setor e disponibilidade de horário.

Entre os benefícios, a rede oferece assistência médica e odontológica, seguro de vida, cartão de compras para uso nas lojas Prezunic, desconto de até 10% em compras na rede Cencosud, descontos em instituições de ensino superior e cursos de idiomas (extensivo a dependentes), empréstimos consignados em contracheque, participação nos lucros e resultados, programa de treinamentos, plano de carreira, vale-transporte e refeição no local de trabalho.

17 de setembro de 2025 0 Comentários
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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

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SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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