A rede Savegnago Supermercados decidiu apostar em uma solução de reconhecimento facial para impulsionar o seu cartão de private label. A primeira cidade a receber a novidade é Sertãozinho (SP), onde a solução começou a ser implementada em junho. A tecnologia chega com o objetivo inicial de reativar portadores do “Nosso Cartão” — administrado pelo Grupo Savegnago — que deixaram de utilizar o benefício, muitas vezes, por terem perdido o cartão físico, esquecido a senha ou optado por outros meios de pagamento para evitar o processo de reemissão.
Já a ativação imediata de novos portadores recém-aprovados, sem necessidade de embossing, criação de senha ou instalação de aplicativo, é uma das evoluções previstas para as próximas fases do projeto, com potencial de ampliar ainda mais a adesão do cartão da rede e melhorar a experiência desde o primeiro uso.
Enquanto isso, nesta primeira etapa, a loja 2 da rede tem 17 check-outs equipados com o dispositivo facial da Payface, que rodará em fase piloto por 60 dias, em parceria com a Retail Payment Ecosystem (RPE), processadora de cartões private label do Brasil, que já atende a mais de 50 clientes varejistas em todo o País.
Com a biometria facial, essa barreira é eliminada: o cliente pode reativar o uso do cartão diretamente no caixa, apenas com o rosto, no momento da compra, sem precisar recorrer a canais de atendimento, pedir uma nova via ou lembrar senhas. A experiência também se torna mais fluida para todas as compras seguintes: sem cartão físico, sem celular e sem senha. A biometria garante que apenas o titular tenha acesso ao pagamento, protegendo a operação contra fraudes e perdas financeiras, além de contribuir para a redução de filas e mais agilidade no atendimento.
“Buscamos constantemente soluções que melhorem a experiência dos nossos clientes e tragam mais eficiência para a nossa operação. Essa parceria nos permite oferecer um meio de pagamento inovador, seguro e totalmente integrado ao nosso ecossistema de crédito próprio. Além de reforçar nosso compromisso com a inovação no varejo, o reconhecimento facial fortalece nossa estratégia de private label, ampliando conveniência, fidelização e proximidade com os consumidores”, afirma o presidente-executivo do Grupo Savegnago, Chalim Savegnago.
Segundo a Payface, por meio da inovação, a solução consegue resolver um dos principais pontos de atrito das redes varejistas com cartão próprio: a queda de uso por dificuldades operacionais simples, como perda do cartão ou esquecimento da senha. “A reativação imediata via biometria permite que o cliente volte a comprar com seu cartão da forma mais prática e segura possível”, afirma o diretor de arranjo fechado da Payface, Victor Braz.