A saúde mental dos colaboradores tem se tornado uma prioridade nas discussões sobre qualidade de vida no trabalho, especialmente no setor de varejo e supermercados, conhecido pelo alto turnover e desafios como a falta de benefícios e jornadas exaustivas. Recentemente, o debate sobre a escala 6×1, que trouxe propostas de jornadas mais equilibradas, já demonstra que a situação da qualidade de vida dos profissionais do varejo é preocupante, pois esse cenário tem contribuído para o aumento de casos de burnout, estresse e outros transtornos emocionais. Como as empresas podem evitar esse cenário?
A introdução de políticas que promovam descanso e bem-estar tem sido mais que necessária para formar um ambiente corporativo mais humano. Além de benefícios tradicionais, iniciativas inovadoras, como programas de assinatura de viagens, têm mostrado impacto positivo na saúde mental dos colaboradores, oferecendo oportunidades de desconexão e renovação emocional.
Empresas que investem em experiências transformadoras, como viagens, promovem não apenas descanso, mas também um equilíbrio mental necessário. “Proporcionar momentos de desconexão e novas experiências é uma forma tangível de cuidar da saúde dos colaboradores”, afirma Marcos Dias, CEO da ViroTrip, empresa de assinatura de viagens.
Devido à sua experiência com companhias que já implantaram esse benefício, ele afirma que a assinatura de viagens é uma excelente tática para as empresas, pois tem como diferencial permitir que o usuário escolha para onde e quando viajar, além de ser um benefício que pode ser utilizado com a família, e não apenas sozinho.
Ao colocar o bem-estar no centro de suas políticas, as empresas não só melhoram a qualidade de vida de seus colaboradores, mas também fortalecem sua competitividade. O futuro do trabalho demanda ambientes mais equilibrados e saudáveis, onde a felicidade e o bem-estar não sejam exceções, mas prioridades.