<< Voltar pra Home

Negócios



Salton apresenta a sua jornada consciente 

9 de maio de 2023
 - 
16:00
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Salton apresenta a sua jornada consciente ”

Ações integram a estratégia da companhia centenária e já podem ser acompanhadas de perto 

A história da Família Salton está diretamente relacionada com a expansão da vitivinicultura brasileira e da imagem do vinho e espumante nacional no Brasil e exterior. “Desde 1910, trabalhamos arduamente em prol do nosso estado e país, visando o desenvolvimento de uma vitivinicultura de excelência, de nossos profissionais e das comunidades de nosso entorno” conta Antonio Salton, membro da segunda geração da família no negócio. 

A vinícola centenária contempla, desde o início de sua trajetória, o propósito de estabelecer um modelo de negócio pautado pela ética, integridade e honestidade, sempre incentivando ações que transcendem a esfera econômica, ao longo destes 112 anos. Por isso, ao unir iniciativas que englobam aspectos ambientais, sociais e de governança, a empresa apresenta o projeto Jornada Consciente Salton. “Aprendemos ao longo de nossa história que um negócio para perdurar precisa ter um equilíbrio muito grande entre as frentes econômico-produtivas e socioambientais. Acreditamos que este equilíbrio é uma das grandes fortalezas de nossa empresa”, destaca Antonio Salton. 

 

A ideia por trás do projeto é reforçar que, ano após ano, a empresa evolui e expande a consciência e a integração da sustentabilidade em políticas, processos e práticas, fundamentadas em três pilares estratégicos: Produção Sustentável, Relacionamentos Prósperos e Governança Transparente. Juntos, esses temas formam uma verdadeira Jornada Consciente que vem sendo traçada pela vinícola. Esse intenso trabalho da Salton é realizado em conjunto com os mais de 490 colaboradores diretos, que são naturais do Rio Grande do Sul e também de outros 18 estados. A parceria se estende ainda para as mais de 400 famílias produtoras de uva em solo gaúcho. 

“Somos proativos no desenvolvimento de nossos colaboradores e das comunidades em que estamos diretamente inseridos. Para tornar essa mobilização ainda mais efetiva e transparente, criamos em 2020 o projeto Legado Social”, destaca Maurício Salton, representante da quarta geração familiar na vinícola. A iniciativa estimula a integração comunitária e mobiliza parceiros que compartilham dessa responsabilidade social. Mais de R$ 450 mil reais foram arrecadados desde então, convertendo-se em doações nas áreas de educação, segurança pública, saúde física e mental, além de artes, cultura e entretenimento. Outras iniciativas, genuínas e voluntárias, voltadas para acessibilidade física e digital, inclusão, diversidade e pertencimento, visam garantir o progresso de nossa atividade ampliando nossa contribuição à sociedade. 

Diversos trabalhos em curso, na área ambiental, como a apuração de inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa – o primeiro do setor vinícola no país – e levantamentos pedagógicos da fauna silvestre no bioma Pampa, dentre outros, visam reduzir impactos ao meio ambiente, otimizando o uso de recursos naturais, preservando a biodiversidade, além de implementar boas práticas de uso da terra. Em 2020, foi publicado o primeiro guia oficial de amostragem e recomendação de adubação para vinhedos da Campanha Gaúcha, foi um trabalho de pesquisa incentivando pela Salton ao longo de uma década de parceria com a Universidade Federal de Santa Maria. 

“Este trabalho trouxe um novo horizonte de conhecimentos no que tange à produtividade, qualidade e manejo de vinhedos. Conjugamos este trabalho com a criação de um centro de pesquisa que nos permitiu acumular uma base de dados físico-químicos que espelham safra após safra as características das uvas colhidas, por variedade, produtor e microrregião. Esta nova condução vitivinícola, baseada na ciência e pesquisa, reflete os importantes passos que a empresa promoveu no campo da sustentabilidade ambiental e principalmente na qualidade de seu portfólio de produtos”, reforça Maurício. 

Hoje, a dedicação e o compromisso de todas estas iniciativas estão representadas no protagonismo na elaboração de espumantes, nos cerca de 30 países que degustam os produtos Salton, nas mais de 300 premiações acumuladas nos últimos 5 anos, e, principalmente, no legado centenário marcado pelo aprendizado constante, inovação e trabalho responsável. 

Conheça mais sobre todas as ações e acompanhe a evolução da Jornada Consciente no site da Salton: https://www.salton.com.br/ 

 


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…