Home SeçõesNegócios Saiba o que grandes bandeiras do varejo estão fazendo para lucrar com a Páscoa

Saiba o que grandes bandeiras do varejo estão fazendo para lucrar com a Páscoa

De Administrador SH
0 Comentário

Muitas redes parcelam, inclusive, o almoço de Páscoa que conta com uma ampla variedade a preços bem acessíveis

A Páscoa está cada vez mais próxima e os consumidores começam a pensar e a planejar como comemorar a data, que, este ano, cairá no dia 17 de abril. As indústrias e o setor varejista, porém, já estão em “modo Páscoa” há meses, planejando, desenvolvendo produtos e lançamentos e já expondo ovos, bombons, snacks, barras de chocolate e outros produtos pascais no ponto de venda, a fim de atrair o consumidor e garantir escoamento de 100% do estoque.

E tanta energia despendida para uma data sazonal tem tudo para valer a pena este ano. Em que pese a crise econômica do País e o consequente baixo poder aquisitivo da população, o varejo supermercadista está fazendo a sua parte para viabilizar o consumo dos brasileiros e, assim, levar a data para dentro dos lares, a exemplo do Grupo BIG, que parcelará o pagamento de itens típicos desta temporada em até 10 vezes sem juros nas bandeiras BIG e Bompreço, para alguns cartões em específico. O mesmo acontecerá nas lojas do Sam’s Club, onde o benefício pode chegar a um pagamento em até seis vezes.

De olho no bolso apertado do cliente, o almoço para a Páscoa do grupo Pão de Açúcar também é vendido em até seis parcelas sem juros.

BIG

As lojas do Grupo BIG estão com diversas ofertas para o período da Páscoa. Entre os hipermercados, as bandeiras BIG e BIG Bompreço oferecem condições especiais de pagamento na compra de itens típicos do período, como os Ovos de Páscoa, Bacalhau e Colomba Pascal, que podem ser parcelados em até 10 vezes sem juros nos cartões Hipercard Mastercard Internacional Zero e Sam’s Itaucard Gold Mastercard Zero, que possuem anuidade grátis para sempre, além de descontos exclusivos e parcelamento diferenciado nas lojas do Grupo BIG. Para os demais cartões, o parcelamento pode ser feito em até seis vezes sem juros.

Bretas

 A Rede Bretas, com unidades em Goiás e Minas Gerais, já está com as lojas repletas de delícias. Não são apenas ovos, mas barras e caixas de chocolates e até a colomba pascoal.

 O ovo representou em 2021 a maior parte das vendas da rede. Para se mensurar, no ano passado, o Bretas vendeu 43% a mais do produto se comparado com a Páscoa de 2020. E, em média, 60% de todo o volume de vendas desta categoria foi comercializado na última semana que antecede a data.  De forma geral, a Páscoa 2021, aumentou as vendas dos produtos da época em 21% nas unidades em relação ao ano anterior.

 E o mercado deste ano está mais motivado. De acordo com um levantamento da consultoria GS Ciência do Consumo, as compras deste ano já estão no mesmo patamar de volume de 2019, antes da pandemia. Segundo pesquisa da Fecomércio do DF, com o avanço da vacinação, seis a cada 10 consumidores pretendem ir às compras para as festividades.

Assim, a estratégia da rede para incrementar as vendas é apostar na decoração das lojas com parreiras de ovos de Páscoa e com ilhas extras com a exposição dos produtos, deixando o local com clima de confraternização.

A rede tem opções em ovos, que variam entre 50 gramas a partir de R$ 7,99 até R$ 79,99, os de 560 gramas. E conta com as variações sem adição de açúcar e zero lactose. Os mais procurados pelo consumidor são os presenteáveis, com gramatura entre 150 e 350 gramas.

Além dos ovos, as barras e caixas de chocolate das principais marcas, como Lacta, Garoto, Nestlé e Hersheys complementam as opções de compra.  A perspectiva este ano é que o consumidor está atento ao custo-benefício – preço x qualidade.

Mesmo assim, em 2021 os ovos de Páscoa foram os produtos com mais saída e representaram 60% das vendas, seguido das caixas de bombons, com 27% e das barras de chocolates (13%).

Já o consumidor que não quer comprar chocolate, mas deseja agradar, a sugestão são as colombas pascais. Um diferencial da rede é a produção, em todas as unidades, da colomba (R$ 19,90 o quilo), nos sabores gotas de chocolate, frutas e brigadeiro. Nas lojas as industrializadas complementam o portfólio. Para esta Páscoa o Bretas prepara preços e promoções especiais no App e no delivery. Uma dica é o cliente ficar de olho para ativar ofertas exclusivas.

Coop

Para presentear ou para a sobremesa do tradicional almoço do domingo de Páscoa, a Coop lançou sua marca própria Delícias da Coop, o Ovo de Páscoa de colher, que será fabricado artesanalmente pelas confeiteiras em cada uma das suas 31 lojas. A novidade vem em embalagens de 500 gramas nas versões de recheio brigadeiro, churros, chocolate com morango e coco com chocolate e a Coop prevê uma edição limitada com a produção de 1.500 unidades.

Outra aposta é o bolo pascal Delícias da Coop, de 400 gramas nos sabores frutas e chocolate. Dos fornos, deverão sair 45 mil unidades para abastecer a rede. Para a data festiva, a marca Delícias da Coop ainda possui uma linha de bolos confeitados e de pudins, que vão do tradicional ao requintado, com elevada qualidade, preço acessível e elaborados com produtos da marca Nestlé.

A tradicional Campanha de Páscoa da Coop seguirá até domingo, com várias ofertas nas categorias de tabletes, bombons, ovos de chocolate, bolos pascais, coberturas, sobremesas, azeite, derivados de coco, peixes congelados, bacalhau, enlatados e vinhos. No setor de vinhos, são mais de 540 rótulos nacionais e importados.

De acordo com Monica Elisa Guazi, analista de Marketing, a Coop continua apostando em proporcionar aos consumidores a conveniência de encontrar todos os itens num só lugar para o tradicional almoço de Páscoa em família. E para quem possui o Cartão Coop, as aquisições de produtos sazonais poderão ser pagas em até 12 vezes sem juros.

Combos

Nas lojas do grupo BIG, o almoço de Páscoa também está garantido com uma ampla variedade de azeites, azeitonas e vinhos importados com preços promocionais. Até o dia 16 de abril, o cliente também pode fazer a sua encomenda na Rotisserie, que oferece diversas opções de pratos típicos do período como a Bacalhoada de Forno (R$ 89,90/Kg), o Escondidinho de Bacalhau (R$ 59,90/Kg), a Torta de Bacalhau (R$ 49,90/Kg) e a Lasanha Três Queijos (R$ 39,90/Kg), todos produzidos com ingredientes de grandes marcas e respeitando o jeitinho caseiro e brasileiro de cozinhar.

Nas lojas do grupo Pão de Açúcar, kits assinados por ChefTime servem até 4 pessoas e custam entre R$58,90 e R$169,90.

Com opções tradicionais para esta época do ano e pratos modernos menos convencionais, além de um menu totalmente vegetariano, o Pão de Açúcar reforça que é possível unir qualidade e praticidade no almoço de Páscoa. As encomendas devem ser feitas com pelo menos 48 horas de antecedência, assim, para o domingo de Páscoa serão aceitas encomendas até às 12h do dia 15/12. Para retirar a encomenda, basta passar na Rotisserie da loja do Pão de Açúcar selecionada, na data e horário agendados, com o número do pedido. Os clientes podem parcelar as compras em até 6x sem juros no cartão do Pão ou até 3x sem juros nos demais cartões.

São seis opções de menus completos: Menu Completo Filé de Tilápia, serve 4 pessoas, conta com filé de tilápia com crosta de parmesão e limão siciliano, arroz cremoso de camarão, bolinho de bacalhau e salada mediterrânea por  R$ 139,90 ou R$125,90 para Cliente Mais; Menu Completo Vegetariano, serve 2 a 3 pessoas, composto por moqueca de palmito e banana, arroz branco e salada da Thay por R$68,90 ou R$ 58,90 para Cliente Mais; Menu Completo Páscoa Gomes de Sá, serve 4 pessoas, com bacalhau à portuguesa, arroz de alho poró e amêndoas, torta de camarão e salada de penne e frutos do mar por R$ 189,90 ou R$ 169,90 para Cliente Mais; Menu Completo Roastbeef de alcatra, serve 4 pessoas, Roastbeef de alcatra com pimenta biquinho, arroz de alho poró e amêndoas e panachet de legumes por R$ 169,90 ou R$ 149,90 para Cliente Mais; Menu Completo Salmão com Vegetais à Julienne, serve 4 pessoas, salmão com vegetais à julienne, arroz com alho poró e amêndoas douradas e bowl mediterrâneo (salada) por R$ 139,90 ou R$ 125,90 para Cliente Mais; Menu Completo: Moqueca de peixe com camarão, serve até 5 pessoas, composto por moqueca de Peixe e Camarão, arroz branco e farofa crocante com banana R$ 79,90 ou R$ 71,90 para Cliente Mais; e Menu Completo: Bobó de Camarão, serve 4 pessoas, que conta com bobó de camarão, arroz branco e torta cremosa de brócolis e champignon por R$ 99,90 ou R$ 89,90 para Cliente Mais.

Além dos kits, a rede oferece um menu completo para quem preferir selecionar os pratos individualmente e montar o cardápio como preferir. Entre os pratos, estão paella de frutos do mar, peito de frango à fiorentina, bacalhau em natas, moqueca de peixe com camarão, bobó de camarão, file de tilápia com crosta de parmesão e limão siciliano e salmão com vegetais à Julienne. Arroz cremoso de camarão, strudel de bacalhau e espinafre, arroz de alho poró com amêndoas e torta de brócolis com champignons estão entre os acompanhamentos. Para entradas, entre as opções estão salada Thay, salada de penne integral com frutos do mar, cuscuz de camarão e tábua de queijos gourmet.

Esta Páscoa será ainda mais especial, marcando a retomada das reuniões de famílias e amigos. E, seguindo a estratégia de atender ao cliente onde, como e quando ele quiser, a rede disponibiliza todo cardápio sazonal no e-commerce (https://www.paodeacucar.com/cheftime/encomendas/categoria/especial-pascoa/menus-completos) e no app Pão de Açúcar Mais, além da opção de fazer a encomenda diretamente na loja que preferir. Ainda, o Especial de Páscoa (https://folhetos.paodeacucar.com/especiais/rotisserie-pascoa/index.html) conta com dicas e conteúdos produzidos exclusivamente para o feriado mais doce do ano, como um tutorial para dobrar o guardanapo em forma de coelhinho e um quiz para descobrir o menu de Páscoa da Rotisserie do Pão que é ideal para o seu almoço.

E como páscoa sem chocolate não parece completa, o Pão de açúcar também traz opções deliciosas de sobremesas de fabricação própria para adoçar o almoço, como meio ovo recheado de ninho com morango; surpresa de doce de leite; e bolo de páscoa com gotas de chocolate.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada