Falta de produtos permaneceu em alta em maio e há 3 meses, o índice do destilado não para de subir, fechando com 12,24% no período, aponta a Neogrid
Índice de ruptura segue tendência de abril e se mantem em alta no mês de maio no Brasil, com 11,14% contra 11,03% do mês anterior. No ranking de produtos com maior ruptura estão as bebidas à base de soja, leite longa vida, ovos, conhaque e a cachaça, que desde fevereiro, vem em franca subida alcançando índice de ruptura de 12,24% em maio, conforme aponta estudo exclusivo desenvolvido pela Neogrid, empresa especializada na sincronização da cadeia de suprimentos.
Um dos produtos que chamou atenção em maio foi a cachaça. A exemplo da cerveja, que nos últimos meses de 2020 e no início deste ano apresentou ruptura alta, a bebida destilada mais famosa do país também está entre os produtos em falta nas prateleiras dos supermercados. Se em junho do ano passado a ruptura média da cachaça era de 9,86% e chegou a 7,81% em novembro de 2020, a partir de fevereiro deste ano o índice começou a subir consistentemente e fechou maio em 12,24%, conforme o estudo.
“Com o auxílio emergencial, mesmo que menor do que o concedido no ano passado, o consumidor voltou às compras, porém, é possível perceber que o padrão de consumo mudou. Se antes ele comprava um produto de determinada marca, agora compra o mesmo produto, mas de uma marca mais barata, ou ainda aproveita promoções. No caso das promoções percebemos que o consumidor tem preferido comprar mais unidades do mesmo produto quando o preço é atrativo. Assim, temos uma alta de vendas por unidade que nem sempre se reflete em valores”, explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.
Em maio, o ranking dos produtos que tiveram maior ruptura é liderado pelas bebidas à base de soja:
Bebida à base de soja – 24,07%
Leite longa vida = 17,36%
Ovo – 16,98%
Chocolate – 13,28%
Conhaque – 12,93%
Papel higiênico – 12,66%
Proteína de soja – 12,41%
Mistura alcoólica – 12,40%
Cachaça – 12,24%