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Roberto Butragueño: “Não existe mais o shopper exclusivo”

Diretor de varejo da NielsenIQ Brasil foi um dos palestrantes da última edição do ABRAS food retail future

De Edevaldo Figueiredo
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Entre os dias 15 e 17 de setembro a ABRAS’24 food retail future, evento realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e que se renova ano a ano, reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.

Dos palestrantes da edição de 2023, o diretor de varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño, foi o responsável pelo tema “Hábitos de Consumo dos Brasileiros”.

O varejo alimentar brasileiro está vivendo um ponto de virada. A desaceleração do crescimento do atacarejo e a diminuição da fidelidade do shopper fazem com que o caminho para o sucesso dependa da capacidade de oferecer preços baixos, facilidade para o cliente encontrar o que precisa, conveniência e praticidade.

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“Estamos saindo de um ciclo em que o consumidor precisou fazer grandes mudanças em seus padrões de consumo, diante do cenário macroeconômico”, explicou à época o diretor de Varejo da NielsenIQ Brasil, Roberto Butragueño. Entre os anos de 2020 e 2023, os brasileiros tiveram um aumento de quase 50% no preço de sua cesta de alimentos, o que levou à busca por alternativas. “Para manter seu poder de compra, os clientes buscaram mais promoções, substituíram produtos, trocaram marcas e procuraram formatos de loja mais focados em preço”, analisou Butragueño.

A redução da inflação e o início do ciclo de queda dos juros tendiam a mudar o cenário, mas o ambiente continuaria muito competitivo. “O shopper tem cada vez mais opções. Canais e formatos, como e-commerce, pet shop e atacarejo ganharam participação de mercado e tomaram espaço de hipermercados, sacolões e pequenos supermercados”, explicou.

O cliente, porém, tem preferido adicionar opções, no lugar de exclui-las de seu mix. “Não existe mais o shopper exclusivo. Metade dos clientes usa pelo menos três diferentes formatos para fazer suas compras. O supermercadista precisa ser competitivo e oferecer alternativas que atendam os clientes em diversas ocasiões de consumo”, destacou.

Butragueño comentou que, em 2023, o atacarejo foi o canal de menor crescimento em mesmas lojas: apenas 0,5%, contra 6,7% dos grandes supermercados. “O atacarejo tem se canibalizado, enquanto os supermercadistas regionais mostram resiliência”, analisou. A própria ideia de “atacarejo puro”, porém, vem fazendo menos sentido, pois a concorrência está bem mais complexa. “Atualmente o varejo de alimentos é híbrido, trazendo uma nova proposta de valor aos clientes. O atacarejo tem se aproximado dos hipermercados, tanto em mix de produtos quanto em missões de compra”, explicou.

Assim, as redes supermercadistas precisam se diferenciar da concorrência em atributos que sejam valorizados pelos clientes. Segundo o estudo NIQ Shopper Trends 2023, apresentado durante a ABRAS’23 food retail future, os itens mais importantes na definição de onde os clientes compram eram: oferta de preços baixos, boa relação custo-benefício, acesso conveniente, promoções atrativas e experiência de compra agradável. “Permitir que o cliente encontre rapidamente o que deseja, ter tudo em uma única loja e apresentar preços baixos para a maioria dos itens são diferenciais competitivos”, detalhou Butragueño.

E isso representava uma grande oportunidade para os supermercados regionais. “Atualmente temos, no Brasil, cerca de 20 varejistas com patamares semelhantes de participação em mercados regionais, mas níveis muito diferentes de fidelidade dos clientes. O desafio é entender onde você está, como a concorrência se posiciona e o que faz sentido para seus consumidores”, concluiu o executivo.

ABRAS’24 food retail future

Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.

A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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