<< Voltar pra Home

ABRAS



Reunião debate o uso correto de defensivos agrícolas

20 de fevereiro de 2023
 - 
21:32
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “Reunião debate o uso correto de defensivos agrícolas”

O evento foi realizado pela ASPB e aconteceu no auditório do Ministério Público da Paraíba para dar continuidade ao RAMA

Na última quarta-feira (15), a Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB) realizou, no auditório do Ministério Público da Paraíba, uma reunião para debater o uso correto de defensivos agrícolas nos alimentos. O evento contou com a participação do vice-presidente Institucional e Administrativo da ABRAS, Marcio Milan, que representou a entidade, das redes de supermercados associadas à ASPB e representantes do Ministério Público da Paraíba, e teve como proposta dar continuidade ao Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA).

Um dos principais meios de controlar o uso adequado dos defensivos agrícolas é através do processo de rastreabilidade, o RAMA, que é o acompanhamento da movimentação de um produto ao longo de toda a cadeia produtiva.

Para Cícero Bernardo da Silva, presidente da ASPB, as redes de supermercados e fornecedores da Paraíba estão engajadas na execução deste processo de rastreabilidade. “Momentos como esse são relevantes, pois é muito importante este trabalho de conscientização. Precisamos zelar pela qualidade dos produtos oferecidos nos supermercados e pela saúde de todos os paraibanos, por isso a ASPB se compromete a acompanhar de perto a aplicação do programa RAMA no Estado”, explicou.

De acordo com Marcio Milan, vice-presidente da ABRAS, o processo de rastreabilidade é necessário porque identifica o produto e reconhece a sua origem. “Rastreabilidade é seguir o produto ao longo da cadeia de abastecimento, é manter a organização dos produtos, quando o alimento não tem identificação ele fica sem dono, sem responsável. Em 2021 foram registrados 2,46 milhões de toneladas de produtos rastreados, e em breve divulgaremos os resultados de 2022. Estamos aqui trabalhando para um processo de eficiência e segurança”, declarou.

Ronaldo Trigueiro, gerente de operações da Rede Menor Preço, destaca o quanto a execução deste processo confere credibilidade às empresas e dá confiança ao consumidor, ao possibilitar saber qual a origem do alimento que ele está adquirindo.

“Fazer a rastreabilidade é ter a certeza de onde está vindo o produto que estamos vendendo no mercado, para também deixar o cliente ciente de onde está vindo o alimento que ele consome. Nós, enquanto varejistas, fazemos a ponte entre a lavoura e o consumidor final, por isso nos preocupamos em fornecer alimentos de qualidade para o nosso cliente. Este projeto faz todo o sentido, toda a expertise que foi apresentada hoje vai nos ajudar a implantar de forma coordenada e gradativa esse programa na Rede Menor Preço e acredito que em todas as redes da Paraíba”, ressaltou o gerente.

Para o promotor de justiça Glauberto Bezerra, a realização deste evento evidencia a preocupação das empresas com a segurança alimentar. “Mais do que garantir alimento na mesa, segurança alimentar é fornecer alimentos que não tragam danos à população. Nós vemos com bons olhos a iniciativa do programa RAMA, é exatamente a busca da concretização do artigo 170 da Constituição Federal, que fala da responsabilidade social das empresas. Trata-se de trabalhar preventivamente protegendo não só a saúde das pessoas, mas também o meio ambiente”, pontuou o promotor.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Rede Dia estuda saída do Brasil devido a impacto negativo de suas contas

“Estamos avaliando diferentes opções estratégicas; não há nenhuma decisão tomada até o momento, mas será decidida ao longo do ano”,…
Image

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e que nos acolheu…
Image

SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortável e agradável Seguindo com seu plano de…
Image

Páscoa: Lacta reforça portfólio para presentear com caixa de variedades comemorativa

Favoritos, Sonho de Valsa e Ouro Branco ganham edições especiais, com frases que expressam sentimentos Presentear é um dos atos…