A ABRAS’24 food retail future está chegando! Realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o evento reunirá mais de 1.200 convidados para conhecer a visão de futuro e a estratégia do varejo alimentar brasileiro.
Em sua última edição, os maiores decisores do varejo alimentar do país se reuniram para uma imersão sobre os destinos do negócio. Entre os temas abordados à época, a “Nova relação com a Indústria e Ecossistema” foi um dos grandes destaques.
Sem produtos não há varejo e sem ele a mercadoria não chega ao cliente. O relacionamento entre supermercadistas e fornecedores nem sempre é harmonioso, mas é fundamental para que o cliente seja bem atendido. E essa é uma relação em evolução constante.
Leia também:
Transformar o relacionamento entre o varejo e a indústria e desenvolver ecossistemas de negócios é desafiador, tanto pelos custos quanto pela complexidade. “O consumidor brasileiro quer ESG, bem-estar e saúde, ao mesmo tempo que busca preço baixo e quer ser atendido em diversos canais. São demandas muito diferentes, e só parcerias entre o varejo e a indústria conseguem fazer essa equação fechar”, analisou o sócio-diretor de consultoria da EY para a América Latina, Rodrigo Cambiaghi.
Para o presidente da Kraft Heinz no Brasil, Fernando Rosa, a indústria precisa liderar temas como sustentabilidade. “Nosso papel é puxar essa agenda, fazer esses investimentos e levar ao consumidor o que ele espera. Para fazer isso, sem repassar para o preço, temos que ser mais eficientes e buscar a colaboração do varejo”.
Um caminho essencial para o aumento de eficiência é o melhor uso dos dados nos negócios, o que depende de uma maior colaboração entre o varejo e a indústria.
“Compartilhar informação é essencial. A indústria não consegue melhorar a oferta, se o varejista não abrir seus dados e mostrar o que está sendo demandado pelo cliente”, afirmou o presidente do Grupo Koch, José Koch.
Na avaliação do supermercadista, para isso acontecer é preciso ampliar o relacionamento com os fornecedores. “Tradicionalmente essa relação era focada no comercial, mas hoje precisa ser muito mais ampla, envolvendo logística, marketing, visual merchandising, planejamento e gestão. O varejo precisa capacitar seu time para conversar com a indústria de igual para igual”.
De acordo com o vice-presidente comercial e de logística do Assaí, Wlamir dos Anjos, a transformação da relação entre o varejo e a indústria envolve tecnologia, mas vai além. “Tecnologia, sozinha, não resolve. Só quem tem um conhecimento muito grande das características locais dos clientes consegue ter sucesso. Por isso, a parceria do varejo com os fornecedores é essencial. Quando colaboramos, temos melhores resultados”.
Para o presidente da Kraft Heinz, atualmente o varejo e a indústria entendem muito melhor o valor da informação. Com isso, estão abandonando os tempos de tensão nas relações. “Varejo e indústria saem ganhando quando têm dados em tempo real”, afirmou. A empresa tem trabalhado em diversas plataformas para utilizar melhor os dados e aumentar sua eficiência operacional. “Estamos desenvolvendo um sistema que prevê a ruptura com base nas informações de venda. O sistema orienta nosso time de campo, com detalhamento por loja e sugestão de sortimento ideal por PDV”, exemplificou. Com isso, a companhia consegue atender cada loja de forma específica. “É um passo muito importante que melhora o sortimento do varejo e traz mais resultado para todos”.
Para José Koch, o grande desafio é fazer com que vendas e inovação caminhem juntos. “A tecnologia dá uma resposta mais rápida para tudo o que estamos fazendo. Mas o futuro do varejo está no custo operacional: o diferencial é ser o mais eficiente possível para ser mais competitivo”, destacou.
ABRAS’24 food retail future
Com o tema “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, a ABRAS’24 food retail future terá a participação dos maiores decisores do varejo alimentar brasileiro, de 15 a 17 de setembro no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, São Paulo.
A programação abordará a agenda empresarial, temas institucionais, políticos e econômicos, reunindo especialistas nacionais e internacionais, e autoridades que compartilharão suas perspectivas sobre como compreender e decifrar a realidade da vida dos consumidores brasileiros, visando melhorar suas vidas.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, o encontro promete ser transformador, proporcionando aos líderes do varejo alimentar brasileiro a visão, a estratégia e o conhecimento necessários para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro. “O futuro do varejo alimentar no Brasil depende de nossa capacidade de inovar e de atender às necessidades dos consumidores de forma próxima, eficaz e sustentável. Com a ABRAS’24 food retail future, queremos inspirar e orientar o setor para que possamos juntos mergulhar na vida dos consumidores e definir as novas fronteiras do varejo alimentar no Brasil”, afirma Galassi.