Por Renato Müller
O setor de alimentos e bebidas britânico vinha se preparando para uma iminente restrição às promoções que envolvessem produtos com alto teor de gordura, açúcar ou sal. Mas, agora, muita coisa mudou. O novo Plano de 10 Anos de Saúde para a Inglaterra, anunciado recentemente pelo primeiro ministro britânico Keir Starmer, quer usar “regras mais inteligentes, focadas em resultados”, para evitar restrições às promoções de preço e de posicionamento dos produtos nas prateleiras.
A movimentação da indústria acontece porque a mudança nas regras não acontecerá da noite para o dia, mesmo com o impulso dado pelo gabinete do Primeiro Ministro. A atual legislação, que restringe descontos como “compre um e ganhe outro” em itens de “junk food”, entrará em vigor no dia 01/10, se somando a uma regra em vigor desde outubro de 2023, pela qual esses itens não podem mais ser colocados em posições de destaque nas lojas.
Desde que as regras de banimento de promoções foram anunciadas, a indústria tem buscado modificar as receitas dos produtos para sair do enquadramento como “junk food” ou lançar novos itens que já estão em conformidade com os novos critérios. Um exemplo é a barra Kind’s Breakfast Almond Butter: a fabricante Mars substituiu as amêndoas (com alto teor de gordura) por aveia, quinoa, amaranto, painço e trigo sarraceno.
Outro exemplo é a Kellanova (ex-Kellogg’s), que cortou o teor de açúcar em 10% em suas linhas de cereais e anunciou planos de cortar sal de sua linha Special K. Já a Pepsico reformulou a composição de Doritos para evitar que o produto entre nos critérios de alto teor de gordura, sal e açúcar.