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Redes supermercadistas realizam Dia Livre de Impostos

Data foi criada pela CDL Jovem BH e CDL/BH para conscientizar a população sobre a alta carga tributária do País

De Redação SuperHiper
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O Verdemar vai realizar a maior edição do Dia Livre de Impostos (DLI) de sua história. Neste ano, a tradicional campanha — organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) — acontece oficialmente na próxima quinta-feira, 29 de maio, mas, no Verdemar, os consumidores terão ainda mais tempo para aproveitar. A ação será estendida de até 1º de junho (quinta a domingo), exclusivamente nas lojas físicas da rede, com descontos de até 50% em diversas categorias de produtos. Os descontos podem ser conferidos pelo instagram.

As ofertas são válidas para clientes cadastrados no programa de vantagens Meu Verdemar — o cadastro é gratuito e pode ser feito na hora, diretamente nas lojas ou pelo aplicativo Meu Verdemar.

Neste ano, a rede de supermercados mais que dobrou a quantidade de produtos em comparação com 2024, tornando esta edição a maior já realizada pelo Verdemar no Dia Livre de Impostos. A decisão de ampliar a campanha para quatro dias tem o objetivo de garantir mais comodidade aos clientes, evitando filas e promovendo um momento de consumo mais tranquilo. “Nosso objetivo é proporcionar ao cliente uma jornada de compras mais confortável e vantajosa, sem abrir mão da excelência no atendimento que buscamos entregar sempre”, afirma a gerente de marketing do Verdemar, Fernanda Andrade.

Indústria engajada e produtos identificados

O desenvolvimento da campanha contou com o engajamento dos parceiros comerciais e da indústria, que abraçaram a causa e ampliaram sua participação. Todos os produtos com desconto estarão identificados com etiquetas específicas, e os folhetos informativos já indicam o percentual exato de desconto aplicado em cada item, oferecendo mais transparência ao consumidor.

“A indústria reconhece a seriedade com que o Verdemar conduz essa ação. É uma oportunidade importante para reforçar o impacto da carga tributária no varejo e mostrar, na prática, o que representa consumir sem impostos”, destaca Fernanda.

Destaques: bem-estar, adega, marca própria e mais

Entre os principais destaques da campanha está o setor de Bem-Estar, com um leque ampliado de produtos com desconto, como suplementos vitamínicos de diversas marcas, granolas, barras de proteína, bebidas vegetais, iogurtes à base de whey, entre outros.

A Adega Verdemar também participa com ofertas especiais em vinhos, uísques, gins e outros destilados. Na área de alimentação, os consumidores encontrarão descontos em cervejas, queijos, carnes nobres, lácteos, biscoitos e frutas secas.

A linha marca própria também ganha protagonismo nesta edição, com destaque para o setor de Padaria com pães artesanais como bisnaguinha, pão ciabatta e focaccia rústica. Setores como Pet, Perfumaria e Limpeza também terão itens selecionados com condições diferenciadas.

Apoio Mineiro

A 19ª edição do Dia Livre de Impostos, realizada nesta quinta-feira, 29, terá a comercialização de diversos produtos da cesta básica sem a incidência tributária. No Apoio Mineiro, atacarejo do Grupo Supernosso (unidade Horto), 20 itens estarão à venda com a isenção de tributos que chega a quase 54%.

“É uma excelente oportunidade para adquirir esses produtos que, normalmente, têm um valor um pouco mais elevado devido à alta carga tributária. No caso do vinho, por exemplo, o valor final do produto é composto em 53,92% de impostos”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. A entidade, juntamente com a CDL Jovem BH, é a idealizadora da ação desde 2006.

Já Epifânio Parreiras, diretor de operações do Supernosso (Apoio Mineiro), destaca: “Para nós é muito importante participar novamente do Dia Livre de Impostos, uma iniciativa que beneficia diretamente o bolso do consumidor, proporcionando um aumento no seu poder de compra. Sabemos que o peso dos tributos impacta muito no preço final, por isso, essa campanha é tão importante: além de nos aproximar de novos clientes, reafirma nosso propósito de facilitar o abastecimento de lares e negócios”, ressalta.

Mais de 1 trilhão de reais pagos em impostos

De acordo com dados do Impostômetro do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) e da Associação Comercial de São Paulo, o Brasil atingiu no dia 17 de abril, a marca de 1 trilhão e 202 bilhões de reais pagos em impostos aos governos federal, estadual e municipal somente no ano de 2025. Nesse montante estão contabilizados impostos, taxas e contribuições como multas, juros e correção monetária.

Para se ter uma ideia de impostos pagos, só em 2024, o brasileiro trabalhou, em média, 149 dias apenas para pagar tributos, segundo o IBPT. No cenário internacional, entre 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada impostos, mas está em último lugar no retorno desse dinheiro à população. “O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, sem que isso se traduza em serviços públicos de qualidade. Os serviços essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura são insuficientes e ineficientes”, afirma Souza e Silva.

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Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

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