<< Voltar pra Home

Internacional



Redes britânicas usam tecnologia para estimar idade dos clientes

31 de janeiro de 2022
 - 
22:02
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Redes britânicas usam tecnologia para estimar idade dos clientes”

Sistema usa Inteligência Artificial para detectar idade com precisão de 2 anos e evitar venda de bebidas alcoólicas para menores

As redes de supermercados Aldi, Asda, Co-op, Morrisons e Tesco fecharam um acordo com o governo inglês para testar uma tecnologia que analisa o rosto dos clientes que compram bebidas alcoólicas e estima suas idades.

A solução, fornecida pela Yoti, que é uma plataforma de identidade digital usada pelo sistema nacional de saúde do Reino Unido, será testada até o mês de maio em terminais de self checkout das redes de supermercados para avaliar a facilidade e segurança da compra de bebidas nesse tipo de terminal.

Segundo a Yoti, a tecnologia tem uma precisão média de 2,2 anos na detecção da idade, sendo que, em pessoas entre 16 e 20 anos, a margem de erro é de apenas 1,5 ano. Em vez de usar reconhecimento facial, o sistema tira fotos dos clientes que autorizarem, analisa as imagens e as apaga assim que o processo é concluído. A empresa afirma que os únicos dados compartilhados com os varejistas serão os de idade e nenhuma foto será armazenada.

Na fase de testes, pessoas farão a verificação da identidade dos clientes em paralelo ao uso da tecnologia. Segundo o British Retail Consortium (BRC), questionar a idade das pessoas na compra de bebidas é uma das principais causas de ofensas aos funcionários das lojas. A entidade afirma que muitos varejistas já se disseram favoráveis à adoção de sistemas digitais de verificação de idade.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Cencosud Brasil: venda líquida de R$ 2,5 bi no 1T24 supera projeções

Nos últimos nove meses, empresa entregou sete novas lojas, um marco na história de toda a sua operação A Cencosud…
Image

Carrinho de Supermercado: qual é o seu modelo preferido?

Do mais simples ao tecnológico, esses equipamentos são essenciais para a experiência do cliente na loja Seja equipado com cadeirinha…
Image

Robô Atendente chega na Rede Supermarket e faz sucesso entre os clientes

Equipado com IA, Robs consolida busca por inovação e ajuda consumidores durante as compras A loja recém-inaugurada da Rede Supermarket…
Image

Campanha “Tá na sua vida, tá no Tenda” é lançada em diversas plataformas

“Este filme mostra como humanizamos a nossa marca para se conectar emocionalmente com os nossos clientes”, diz Gustavo Delamanha, diretor…