Home SeçõesInternacional Redes britânicas usam tecnologia para estimar idade dos clientes

Redes britânicas usam tecnologia para estimar idade dos clientes

De Administrador SH
0 Comentário

Sistema usa Inteligência Artificial para detectar idade com precisão de 2 anos e evitar venda de bebidas alcoólicas para menores

As redes de supermercados Aldi, Asda, Co-op, Morrisons e Tesco fecharam um acordo com o governo inglês para testar uma tecnologia que analisa o rosto dos clientes que compram bebidas alcoólicas e estima suas idades.

A solução, fornecida pela Yoti, que é uma plataforma de identidade digital usada pelo sistema nacional de saúde do Reino Unido, será testada até o mês de maio em terminais de self checkout das redes de supermercados para avaliar a facilidade e segurança da compra de bebidas nesse tipo de terminal.

Segundo a Yoti, a tecnologia tem uma precisão média de 2,2 anos na detecção da idade, sendo que, em pessoas entre 16 e 20 anos, a margem de erro é de apenas 1,5 ano. Em vez de usar reconhecimento facial, o sistema tira fotos dos clientes que autorizarem, analisa as imagens e as apaga assim que o processo é concluído. A empresa afirma que os únicos dados compartilhados com os varejistas serão os de idade e nenhuma foto será armazenada.

Na fase de testes, pessoas farão a verificação da identidade dos clientes em paralelo ao uso da tecnologia. Segundo o British Retail Consortium (BRC), questionar a idade das pessoas na compra de bebidas é uma das principais causas de ofensas aos funcionários das lojas. A entidade afirma que muitos varejistas já se disseram favoráveis à adoção de sistemas digitais de verificação de idade.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada