A rede de supermercados Verde Mais Fresh Market, de Curitiba, atingiu um crescimento expressivo nos seus resultados após iniciar um trabalho de consultoria com a Unitrier, empresa líder e referência em soluções de consultoria e tecnologia para o varejo. A varejista, que conta com quatro lojas com conceito premium, fez a implantação e otimização de processos, além de rever as estratégias das áreas Comercial, Gestão de Categorias e Pricing, com foco totalmente voltado para a melhora da rentabilidade.
Na análise de resultados por seção, considerando o comparativo de 12 meses (janeiro 2024 x janeiro 2023), merecem destaque os crescimentos nos setores de Frios (6,62%), Congelados (6,12%), Laticínios (6,07%), Alimento matinal (5,83%), Higiene Pessoal (4,29%), Bebidas Frias (4,08%) e Hortifruti (2,67%).
O aumento no resultado líquido final foi de 1,99%, que apenas não foi maior em função da queda na lucratividade das seções como Mercearia Doce (-0,74%) e Açougue (-1,89%). No acumulado do ano (2023 x 2022), o crescimento no resultado líquido foi de 1,20%.
O CEO e especialista em varejo da Unitrier, Lauro Bueno, explica que a construção de um projeto de sucesso como este é feita a muitas mãos, envolvendo a equipe do supermercado e o time da consultoria. “Para se ter ideia do impacto positivo desse resultado, quando falamos em um aumento de 1,99% no lucro líquido, referindo-se ao setor de supermercados aqui no Brasil, cujo resultado líquido médio na última linha é de 2,90% sobre a receita bruta de vendas, estamos falando também de um acréscimo de cerca de 68% sobre o resultado do lucro da última linha”, destaca.
A parceria entre o Verde Mais e a Unitrier já vem de longa data e o projeto desenvolvido, conhecido como “Consultoria 360”, ocorreu em duas etapas. A primeira delas foi por meio de um diagnóstico que avaliou todo o cenário da empresa e apontou as oportunidades de melhoria de toda a operação e gestão da rede. A segunda etapa foi viabilizada por meio da implantação do projeto prático de consultoria, que teve duração de 15 meses, com foco em otimização de processos e ganho de produtividade em áreas como: Comercial, Gestão de Categorias, Pricing, Financeiro, Prevenção de Perdas, Pessoas e Operação.
Dentre os processos envolvidos no projeto, está a revisão da estrutura mercadológica e implantação de novo plano de margem mínima e ideal voltado às categorias e produtos, respeitando o nível de sensibilidade dos produtos de acordo com as curvas ABCDE, além do escalonamento de preços e análise de competitividade dos concorrentes por meio da pesquisa de preços.
A Unitrier também usou a sua expertise na implantação e melhoria de processos ligados ao uso da ferramenta ERP do supermercado, além da capacitação do time envolvido e manualização de todos os processos. O projeto também contou com a utilização de um sistema inteligente desenvolvido pela Unitrier, a plataforma Shelf, que agrega grande valor nos resultados de aumento de rentabilidade e produtividade por meio da precificação e gestão de categorias.
O CEO do Grupo Verde Mais, Helton Parizotto, enalteceu a parceria e valorizou o trabalho de consultoria para melhorar a performance do negócio. “Os principais ganhos com o projeto foram a eficiência operacional e o trabalho de parametrização de processos, que melhoraram nossos resultados e controles”, completa Parizotto.