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Rede TOP e Preceiro Atacadista deixam modelo associativista e passam a operar sob gestão do GTOP

Mudança busca agilizar tomada de decisões, acelerar expansão e ampliar projetos de eficiência energética e self-checkout nos formatos supermercado e atacarejo

De Redação SuperHiper
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Por Giseli Cabrini

Desde 2 de setembro, as 27 lojas das bandeiras Rede TOP (22 supermercados) e Preceiro Atacadista (cinco atacarejos) deixaram o modelo associativista e passaram a fazer parte de uma única empresa: o GTOP. O grupo empresarial de Santa Catarina adquiriu 100% das lojas anteriormente operadas por quatro famílias acionistas: Lopes, Nardelli, Schmoller e Campestrini.

O objetivo é agilizar a tomada de decisões, intensificar a expansão da rede nos formatos supermercado e atacarejo, bem como ampliar projetos voltados à implantação de self-chekouts e ganho de eficiência energética.

Com a mudança, a expectativa é que o faturamento em 2024 tenha crescimento de 15% e chegue a R$ 1 bilhão de reais. Além das lojas de supermercados e atacarejo, o GTOP possui um cartão de crédito próprio: o ObenCard voltado aos clientes da bandeiras Rede TOP e Preceiro.

Em entrevista exclusiva do site SuperHiper, o CEO do GTOP, Paulo Cesar Lopes, detalhou o processo de transição e revelou parte do que vem por aí.

“Essa semente foi lançada há muitos anos. Praticamente já atuávamos como um grupo e não mais como associados de quatro empresas familiares. Porém, a tomada de decisão ainda era feita sócio a sócio. Além disso, cada sócio mantinha uma pequena estrutura administrativa independente. Isso acabava travando muitos projetos”, explica Lopes.

CEO do GTOP, Paulo Cesar Lopes.

Segundo o executivo, o novo modelo de gestão unificada terá um Conselho Administrativo composto por um representante de cada uma das quatro famílias (Lopes, Nardelli, Schmoller e Campestrini) e até três conselheiros externos. “Com isso, esperamos ter redução de custos operacionais, aprimorar a governança por meio da adoção de uma cultura empresarial única, obter mais agilidade na tomada de decisões e padronizar processos. Por isso, nossa expectativa é fechar 2024 com aumento de 15% no faturamento e, assim, atingir R$ 1 bilhão”, diz o executivo.

Lopes revela que sob o comando do GTOP o projeto de expansão que prevê investimentos de mais de R$ 50 milhões em 2024 deverá ser intensificado. “Neste ano, reformamos três unidades da Rede TOP nas cidades catarinenses de Gaspar, Navegantes e Blumenau. Com a bandeira Preceiro, no formato atacarejo, abrimos uma loja em Rodeio e vamos inaugurar outra em Camboriú no mês de outubro”.

Ainda de acordo com o executivo, projetos envolvendo a adoção de novas tecnologias, como self-checkout e ganho de eficiência energética serão intensificados. “A ideia é colocar terminais de self-checkout em todas as 27 lojas a fim de facilitar a experiência do cliente e driblar a escassez local de mão de obra.” Atualmente, o GTOP possui 17 lojas com self-checkout.

Histórico:

A história do atual grupo GTOP começou em 1997. “O início foi totalmente informal. Eu estava participando de uma feira da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) e fiz contato com um fornecedor de açúcar que tinha uma condição muito boa. Mas isso estava condicionado à aquisição de um volume muito grande: uma carreta. Eu não tinha nem como armazenar tudo aquilo e para vender demoraria uns três meses”.

Diante disso, Lopes resolveu conversar com outros donos de pequenos supermercados, na época, que também estavam participando do evento. “Juntamos seis empresas e acabamos comprando duas carretas de açúcar. E, assim, passamos a nos reunir mensalmente em Blumenau para encontrar os melhores fornecedores e os preços mais vantajosos para abastecer as lojas que cada um de nós possuía. Outros supermercadistas de cidades vizinhas também se juntaram a nós.”

No ano 2000, o negócio cresceu tanto que o grupo resolveu criar uma estrutura a fim de operar formalmente no modelo associativista. E, assim, surgiu a Associação dos Supermercados do Vale do Itajaí (ASSUVALI). “Era um momento muito desafiador para redes de pequeno porte. Grandes redes estavam em expansão sem contar a chegada de competidores internacionais, como o Walmart. Felizmente sobrevivemos e até crescemos. Mas tudo isso só foi possível com apoio da ABRAS e das associações estaduais, como a ACATS”.

Em 2002, foi criada a bandeira Rede TOP. “Num primeiro momento, optamos por manter algumas lojas com os nomes das famílias associadas e outras sob a bandeira Rede TOP. Mas, ao longo dos anos, passamos a operar praticamente só com o nome Rede TOP. A bandeira Preceiro, para o formato atacarejo, surgiu em 2018”.

Ainda em 2002, os associados passaram a fazer parte do antigo Comitê de Centrais de Negócio da ABRAS. Foi um ganho muito grande para o modelo associativo. “Por meio desse comitê, em 2010, participei de uma missão na Espanha na qual conheci a história da AhorraMas. A rede, que nasceu associativista como nós, já havia decidido operar de forma unificada e com muito sucesso: possuía 300 lojas, mais de 700 colaboradores e era uma das mais importantes em Madri”.

Ao retornar, Lopes tentou convencer, sem sucesso, os associados a já fazer a transição para um modelo de empresa única, mas não teve sucesso. “Naquele momento, tínhamos oito sócios. Contudo, conseguimos mudar o estatuto no sentido de proibir a entrada de novos associados. Quem quisesse sair, poderia. Mas não o contrário. Isso aconteceu em 2010”.

Mais adiante, em 2016, foi criada uma Central de Negócios, ou seja, uma plataforma que permitiu a centralização das compras, da logística e otimizou a operação das lojas em um único centro de distribuição. “Também tomamos a decisão de não abrir lojas independentes, ou seja, pelas famílias associadas”. Nesse mesmo ano, o grupo adquiriu cinco lojas da Rede Jangada, localizadas no litoral catarinense, marcando o início da administração multifamiliar e compartilhada com a criação do GTOP. O modelo de sociedade comum foi ampliado ao longo dos anos com aquisição da Rede Galegão e abertura de novas lojas, atingindo o total de 12 lojas com gestão compartilhada antes da recente fusão. E, em 2022, o grupo de sócios reunia apenas as quatro famílias que ainda permanecem no negócio, mas sob novo formato de gestão.

Lopes finaliza que o nome GTOP faz alusão a grupo (G), Top (bandeira de supermercados), ObenCard (cartão de crédito próprio) e Preceiro (nome das lojas de atacarejo).

Grupo GTOP
Área de atuação: Santa Catarina
Total de lojas: 27 sob as bandeiras Rede TOP e Preceiro
Formatos: supermercado (22 unidades) e atacarejo (5 estabelecimentos)
Colaboradores: 2 mil
Área de vendas 35 mil metros quadrados

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