A FEMSA informou nesta quinta-feira, 4, que celebrou acordos definitivos com a Raízen para o encerramento amigável de sua Joint Venture no Brasil, conhecida como Grupo Nós. Com o fim do acordo, que não implica qualquer pagamento entre as partes, a FEMSA ficará com 611 mercados da rede Oxxo, além do centro de distribuição localizado em Cajamar, município da grande São Paulo.
Já a Raízen receberá 1256 lojas de conveniência Shell Select e Shell Café, que permanecerão no modelo de franquias integrados à rede de postos Shell.
Confira abaixo a íntegra do Comunicado divulgado pela FEMSA:
FEMSA passará a controlar 100% da OXXO Brasil
Monterrey, México, 4 de setembro de 2025 — A Fomento Económico Mexicano, S.A.B. de C.V. (“FEMSA” ou a “Companhia”) (NYSE: FMX; BMV: FEMSAUBD, FEMSAUB) anunciou hoje que celebrou acordos definitivos com a Raízen, S.A. (“Raízen”) para encerrar amigavelmente sua joint venture no Brasil, conhecida como “Grupo Nós”, que inclui as lojas de proximidade OXXO e as lojas de conveniência Shell Select, permitindo que ambas as empresas foquem em suas respectivas estratégias de negócios.
Nos termos do acordo, a FEMSA ficará com todas as lojas OXXO no Brasil, assim como com o centro de distribuição localizado em Cajamar, São Paulo, enquanto a Raízen manterá todas as lojas de conveniência Shell Select. Todos os demais ativos e passivos serão alocados entre Raízen e FEMSA conforme estipulado nos acordos definitivos. A transação será financeiramente neutra para ambas as partes, com a FEMSA assumindo a dívida existente e pendente do Grupo Nós no momento do fechamento.
A OXXO Brasil é uma prioridade estratégica dentro da estratégia de varejo da FEMSA. O grande tamanho do mercado brasileiro, o cenário varejista altamente fragmentado e o forte alinhamento entre o produto e o mercado para a proposta de valor da OXXO representam uma oportunidade significativa de crescimento. A FEMSA tem como objetivo construir um negócio escalável e lucrativo, focando na rápida expansão das lojas, na adaptação do formato OXXO às necessidades dos consumidores locais e na geração de retorno sustentável sobre o capital investido por meio do crescimento contínuo da receita e da eficiência operacional.
Desde sua entrada no Brasil, a FEMSA adaptou a oferta da OXXO para atender às preferências dos consumidores locais, introduzindo o conceito de loja de proximidade autônoma em um mercado
ainda dominado pelo comércio tradicional. Essa abordagem aproveita a baixa penetração de formatos modernos de conveniência para oferecer experiências de varejo padronizadas e modernas aos consumidores brasileiros.
“Agradecemos imensamente a nossa colaboração com a Raízen, que foi fundamental para estabelecer a presença da OXXO no Brasil”, disse Jose Antonio Fernandez Garza, CEO da FEMSA Retail. “Ao darmos este próximo passo rumo a uma operação independente, permanecemos totalmente comprometidos em fortalecer e expandir a OXXO neste mercado vibrante. O Brasil continua sendo um foco-chave na estratégia de crescimento de longo prazo da FEMSA.”
A conclusão da separação entre as lojas OXXO e as lojas de conveniência Shell Select está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores e outras condições habituais, e espera-se que seja finalizada nos próximos meses.