Home SeçõesDestaques Rede Dia fecha acordo para venda de 100% das operações no Brasil

Rede Dia fecha acordo para venda de 100% das operações no Brasil

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos

A rede Dia anunciou nesta sexta-feira, 31, um acordo com a MAM Asset Management para a venda total do seu capital no Brasil. Segundo a empresa supermercadista, esse negócio permitirá ao grupo espanhol focar em seus mercados mais rentáveis na Espanha e Argentina.

No primeiro trimestre, o Dia teve 161,3 milhões de euros em vendas no Brasil, queda de 11,8% na comparação anual, e terminou o mês de março com 587 lojas. Recentemente a empresa havia anunciado um plano para fechar 343 lojas e três centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação.

A efetivação da nova operação ainda está condicionada à obtenção pela rede Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Nota do Grupo Dia

Grupo Dia anuncia acordo com a MAM Asset Management para venda do Dia Brasil

O Grupo Dia chegou a um acordo com a MAM Asset Management, que faz parte do Banco Master, para a venda de 100% do capital do Dia Brasil. A operação resultará no desinvestimento total por parte do grupo no país e permitirá à empresa focar em seus mercados mais rentáveis.

Com o desinvestimento total no território brasileiro e a venda de 100% do capital, o Grupo Dia terá sua responsabilidade limitada, com uma saída limpa em relação à MAM Management.

O Grupo Dia se compromete perante a MAM Asset Management a realizar um aporte em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros.

A efetivação da operação está condicionada à obtenção pelo Grupo Dia da autorização das entidades financeiras do sindicato de bancos.

Em 21 de março, o Dia Brasil apresentou um pedido de Recuperação Judicial após um processo de reestruturação no país, anunciado em 14 de março. Conforme informado, após os persistentes resultados negativos no país, a empresa decidiu fechar 343 lojas e 3 centros de distribuição para tentar trazer maior estabilidade à sua operação enquanto aguarda a definição de novas decisões estratégicas.

Desde sua chegada ao Brasil em 2001, Grupo Dia fez fortes investimentos no país, que não trouxeram o retorno esperado. A situação culminou na decisão de focar na Espanha e Argentina, onde atualmente Grupo Dia alcançou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição alimentar de proximidade.

Empresa compradora

O time de gestão da MAM Asset Management nasceu com quatro sócios que trabalharam juntos há dez anos, com experiência substancial no mercado financeiro. Juntos, compartilharam “skills” diversificados, atrelados a uma única filosofia de gestão.

Por meio de robusta análise fundamentalista, os seus portfólios buscam capturar ganhos em movimentos estruturais de mercado. São utilizadas modelagens financeiras e amplo trabalho investigativo para explorar suas teses.

O time possui ampla experiência na gestão de fundos estruturados, com diversos casos de sucessos, como a criação do primeiro fundo imobiliário do país com foco na aquisição de CRIs, as maiores ofertas públicas de fundos imobiliários e estruturação de operações de crédito na área de infraestrutura.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada