Grocery Outlet implementa sistema de gestão de equipamentos de refrigeração na nuvem, com informações em tempo real
Por Renato Muller*
O varejo supermercadista é um negócio ganho (ou perdido) nos detalhes. Seguindo essa cartilha, a rede americana Grocery Outlet economizou quase US$ 500 mil em um teste de três meses com um aplicativo de gestão de energia elétrica em uma de suas lojas.
A empresa, que opera 79 lojas de descontos na Califórnia e 400 em todo o território americano, utiliza um sistema que concentra em um dashboard todas as informações dos refrigeradores das lojas – o que melhora a gestão das geladeiras e permite identificar rapidamente problemas nos equipamentos.
O projeto-piloto, que foi desenvolvido em um PDV mas será ampliado nos próximos meses para toda a rede, também contempla o uso das cargas de refrigeração e ar condicionado em programas de resposta automática à demanda, o que ajuda a reduzir ainda mais os custos e aumentar o retorno sobre o investimento.
A empresa utiliza soluções desenvolvidas pela americana Axiom que operam em cloud para realizar manutenções preventivas, identificar pontos de falha na rede e projetar melhor as exigências de uso de energia nas lojas – o que permite contratar energia no mercado livre a custos mais baixos.