Home SeçõesInternacional Rede da Holanda mostra “custo ambiental oculto” dos produtos

Rede da Holanda mostra “custo ambiental oculto” dos produtos

De Administrador SH
0 Comente

Em projeto piloto, Albert Heijn mostra preços de cafés em duas versões: o valor normal e outro que contabiliza a pegada socioambiental

A Albert Heijn, maior rede de supermercados da Holanda, desenvolveu um projeto piloto em que contabiliza a pegada de carbono dos cafés vendidos em três lojas – e dá aos clientes a possibilidade de pagar um preço adicional para anular o impacto na natureza.

Em operação nas unidades da rede de conveniência “AH to Go” em Groningen, Wageningen e Zaandam, o sistema funciona da seguinte forma: quando o cliente compra um copo de café nas máquinas das lojas, são mostrados dois preços. Um é o preço normal, praticado normalmente no varejo. O outro é o “preço real”, que leva em consideração a pegada de carbono, o uso de água, o consumo de recursos naturais e outros itens ambientais relacionados à produção de café e leite.

A diferença acaba sendo pequena. O preço normal de um espresso duplo é de 2,25 euros, enquanto o “preço real” é de 2,33 euros. Curiosamente, os produtos feitos com leite de aveia têm um “preço real” inferior aos itens com leite de vaca, devido ao seu menor impacto ambiental – mas o preço normal dos itens feitos de leite vegetal é mais alto que a versão com leite animal.

O projeto piloto foi desenvolvido pela Albert Heijn em parceria com a ONG True Price, visando promover escolhas sustentáveis a partir da divulgação dos custos sociais e ecológicos ao longo das cadeias de suprimentos. Segundo a varejista, toda receita extra gerada pelo projeto será destinada a projetos da Rainforest Alliance, organização que desenvolve projetos de comércio justo ao redor do mundo.

Leia Também

Super atualizada. Hiper Conectada

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

Sobre

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Siga-nos

@2024 – SuperHiper. Todos os direitos reservados.