O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial de setembro apurou desaceleração de 25,5% na intenção da indústria de transformação em lançar produtos comparado a agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, o indicador recuou 40,3%. Os dados são da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, que acompanha o índice mensalmente.
“O último mês do terceiro trimestre registrou um dos menores níveis do ano, tanto no índice original quanto no dessazonalizado, refletindo uma postura mais cautelosa por parte da indústria”, analisa a CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Virginia Vaamonde. Calculado com base no volume de solicitações de códigos de barras para novos itens no mercado, o índice funciona como um termômetro antecipado da indústria ao refletir tendências das empresas em inovar e expandir portfólio.
No comparativo ano a ano, por setores, têxtil registrou elevação de 18% e alimentos de 5,8%. Por região, o índice ficou positivo no Centro-Oeste (9%), no Norte (11%) e no Sul (2%).
Entenda o índice
Índice antecedente de produção industrial que mede a intenção de lançamento de produtos no Brasil, por meio dos pedidos de códigos barras pelas empresas.
Original – dado bruto reflete as solicitações de GTIN mês a mês.
Dessazonalizado – série livre de efeito sazonal, exclui efeitos típicos de meses específicos e permite uma avaliação mais intuitiva de tendência do crescimento da série entre os meses (ex. comportamento histórico de aumento de pedidos por conta de datas comemorativas).