Home SeçõesInternacional Reciclagem de embalagens é novo foco de eficiência operacional no Walmart

Reciclagem de embalagens é novo foco de eficiência operacional no Walmart

Varejista fecha parceria para separar alimentos de plásticos e papelão e tem forte redução no desperdício de produtos

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

Por Renato Müller

Nos supermercados, todo lugar pode ser uma fonte potencial de ganho de eficiência operacional. Até mesmo o lixo. O Walmart fechou uma parceria com a Denali, maior empresa de reciclagem de materiais orgânicos dos Estados Unidos, para implementar serviços de “desembalagem” de produtos em mais de 1.400 pontos de venda.

Atuando nas bandeiras Walmart Supercenter e Sam’s Club, a Denali teve, nos testes iniciais, um aumento de mais de 60% no volume de produtos orgânicos potencialmente reusáveis e diminuiu em 12% o volume de lixo enviado para compactação.

O projeto se baseia em uma tecnologia que separa alimentos dos materiais de embalagem, como plástico e papelão. Como resultado, mais itens orgânicos podem ser destinados a alimentação animal, compostagem ou convertidos em bioenergia. Como o sistema é automatizado, sobra mais tempo para que os colaboradores das lojas façam suas atividades de atendimento aos clientes.

Para o Walmart, esse é um exemplo de como é possível solucionar o problema do lixo operacional por meio de projetos que aumentem a eficiência das práticas de gestão de resíduos, ao mesmo tempo em que fortalecem os objetivos de sustentabilidade da empresa. “Estamos focados em experimentar inovações que tragam mais eficiência operacional, melhorem a experiência dos nossos colaboradores e ajudem a reduzir o volume de resíduos”, afirma o vice-presidente de serviços de facilities do Walmart, RJ Zanes.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada