Tecnologia é utilizada para apresentar informações por meio do celular e enriquecer a experiência de compra dos clientes
Por Renato Müller
A Realidade Aumentada (AR) é uma expressão cada vez mais ouvida no universo do varejo. A tecnologia, que adiciona uma camada de informações digitais a imagens do mundo físico, tem o potencial de oferecer experiências de compra mais imersivas, personalizadas e interessantes. Por isso, as empresas do setor estão ampliando o uso desse recurso.
Já em 2020, um estudo da Shopify mostrava que supermercadistas que adotaram AR, Realidade Virtual ou conteúdo 3D tinham uma taxa de conversão 94% maior na loja física, enquanto um estudo da Accenture indicava um aumento da confiança dos consumidores nas marcas e aumento das vendas online.
Com isso, é apenas questão de tempo para que recursos de AR estejam presentes no dia a dia do varejo. Em junho do ano passado, o Walmart incluiu dois recursos de Realidade Aumentada em seu app para facilitar as compras dos clientes. Com eles, os consumidores podem apontar a câmera do celular para as prateleiras e receber indicações de ofertas e promoções com base em seus hábitos de compra.
A Amazon também vem experimentando a tecnologia. No Amazon Salon, aberto em 2021 em Londres, as clientes podiam utilizar Realidade Aumentada para entender como seu cabelo ficaria com determinada coloração ou corte.
De acordo com a consultoria Accenture, o caminho natural de evolução da Realidade Aumentada no varejo é fazer com que ela deixe de ser aplicada somente em casos específicos, para ganhar escala e começar a ser encarada com uma visão de retorno sobre o investimento e aumento de produtividade na operação do dia a dia.