<< Voltar pra Home

Internacional



Qual é o tamanho do crime organizado no varejo americano?

2 de março de 2022
 - 
23:22
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Qual é o tamanho do crime organizado no varejo americano?”

Números mostram que o problema é maior do que se pensa; associações americanas de varejo buscam soluções em parceria com governo

As perdas causadas por roubos e furtos nem sempre acontecem por medidas desesperadas de pessoas em condição de vulnerabilidade. Com frequência cada vez maior, essa é uma questão ligada a quadrilhas e uma estrutura muito organizada que causa grandes prejuízos ao varejo. Um estudo da Retail Industry Leaders Association mostra que os números são espantosos.

Segundo o levantamento, o roubo de produtos no varejo causa uma perda de US$ 125,7 bilhões para as empresas e impede a criação de mais de 658 mil empregos. O setor público também sai perdendo, uma vez que o crime organizado impede que governos estaduais e federal recolham quase US$ 15 bilhões por ano – sem contar impostos que seriam cobrados na venda desses produtos.

Esse é um problema generalizado no varejo americano: 89% dos donos de pequenos negócios foram roubados ou furtados no ano passado, 1% mais que em 2020, segundo dados da Business.org. O problema é maior nos períodos de grande movimento, como o Natal, em que 54% dos lojistas percebem um aumento na atividade criminosa.

Muitas vezes, as perdas surgem na forma de fraudes, seja na compra de produtos com o cartão de crédito de um terceiro ou na devolução de produtos já utilizados. Para 38,9% dos varejistas, em 2021 as vendas multicanal foram a área em que as fraudes mais cresceram, contra 27,8% das lojas físicas. De acordo com a National Retail Federation (NRF), as lojas físicas lideraram em 2020, sendo a área de mais crescimento das fraudes para 49,3% dos lojistas.

Para Jason Straczewski, vice-presidente de políticas públicas da NRF, um problema é a leniência para roubos de pequeno valor, que acaba inibindo ações mais intensas no varejo. “Muitos estados estão buscando formas de agregar vários crimes, para que quando alguém ultrapasse o limite do que é considerado uma contravenção, seja mais fácil levar os indivíduos ou quadrilhas à Justiça”, afirma. Como cada estado possui uma política diferente nesse sentido, 78% dos varejistas ouvidos no estudo 2021 Retail Security Survey da NRF são favoráveis a uma lei federal focada no crime organizado no varejo.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…