Redes mais maduras no digital aumentam suas receitas a um ritmo mais de 5x superior ao das empresas mais analógicas
O varejo de supermercados está se digitalizando e o abismo entre quem é 100% analógico e quem é omnichannel só aumenta. De acordo com o estudo 2021 Digital Maturity Benchmark, divulgado pela Incisiv, as empresas mais avançadas na transformação digital de seus negócios estão crescendo a um ritmo cinco vezes superior ao das mais analógicas. E essa diferença vem aumentando a cada ano, desenhando um cenário em que algumas empresas logo perderão competitividade por não conseguir contatar o consumidor no mundo digital.
O estudo projeta, para os próximos cinco anos, que o varejo digital dobrará sua presença no setor de supermercados, chegando a 20,5% de um mercado estimado em US$ 1,285 trilhão em todo o mundo. Hoje, o digital responde por cerca de 9,5% de um mercado de US$ 1,1 trilhão.
No estudo, a Incisiv analisou 117 redes de supermercados e considerou 13 delas como “líderes digitais”, a partir de quatro requisitos: facilidade de busca e navegação; pedidos e checkout sem atrito; conveniência para realização e retirada de pedidos; engajamento dos clientes. A partir desses quatro grupos, foram analisados 42.190 atributos e mais de 12 milhões de pontos de dados.
A lista dos 13 melhores supermercadistas omnichannel é composta por 10 redes americanas e três de outros países:
BJs Wholesale – EUA
Coop – Suíça
Costco – EUA
Giant/Martin – EUA
Hy-Vee – EUA
Jewel-Osco – EUA
Kroger – EUA
Loblaws – Canadá
Publix – EUA
Sainsbury’s – Reino Unido
Target – EUA
Walmart – EUA
Wegmans – EUA