Home SeçõesInternacional Programas de fidelidade de supermercados não são “para inglês ver”

Programas de fidelidade de supermercados não são “para inglês ver”

Autoridade antitruste do Reino Unido comprova que 92% das ofertas para clientes fieis trazem economia genuína e não são “metade do dobro”

De Redação SuperHiper
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Por Renato Müller

No mercado britânico, 55% dos consumidores acreditam que as redes de supermercados aumentam seus preços para fazer com que as ofertas em programas de fidelidade pareçam mais interessantes. A Competition and Markets Authority (CMA), uma espécie de Cade do Reino Unido, decidiu investigar se havia verdade nessa desconfiança – e a resposta foi um sonoro “não”.

Segundo um estudo da CMA que revisou 50 mil ofertas de produtos em programas de fidelidade das principais redes, 92% das promoções permitiram que os consumidores efetivamente economizassem dinheiro. O levantamento encontrou poucas evidências de que os supermercadistas inflam seus preços normais antes de fazer promoções.

“Os descontos oferecidos são legítimos e os produtos ofertados se posicionam entre as melhores opções disponíveis, mas vale ressaltar que nem sempre os preços finais são os mais baixos disponíveis. Por isso, pesquisar continua sendo essencial”, afirma o diretor executivo de proteção ao consumidor da CMA, George Lusty.

Segundo o estudo, os consumidores britânicos podem economizar entre 17% e 25% ao comprar produtos com preço fidelidade nas 5 redes pesquisadas (Tesco, Sainsbury`s, Waitrose, Co-op e Morrisons). Três quartos dos consumidores não mudaram sua loja preferida por causa de um preço melhor no programa de fidelidade de um concorrente, mostrando que a prática tem mais relação com a atração de novos clientes do que com sua retenção.

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