Home SeçõesConsumidor Presente na mente e no coração dos brasileiros, sushi também conquista gôndolas

Presente na mente e no coração dos brasileiros, sushi também conquista gôndolas

Alimento, que inspirou até indicador econômico nos EUA, terá ação especial do Hortifruti Natural da Terra

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Ele surgiu no sudeste da Ásia. Veio na bagagem dos japoneses que chegaram ao Brasil e, atualmente, é um dos pratos mais queridos pelos brasileiros, em especial, no Sul e no Sudeste, com destaque para a Grande São Paulo. Sim, o sushi, virou estrela na dieta dos brasileiros e, também, conquista seu espaço nas gôndolas do varejo alimentar, além de ser uma oportunidade para o atacarejo.

Um exemplo disso, para comemorar o Dia do Sushi, cuja data oficial é nesta sexta (1º), a Hortifruti Natural da Terra vai oferecer 20% de desconto em temakis selecionados em lojas do Rio e de São Paulo. A oferta é válida entre os dias 1º e 3 de novembro. Consulte a disponibilidade de orientais nas lojas.

O potencial de consumo é grande. O Brasil abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão. São mais de 2 milhões de nikkeis, ou seja, de descendentes. Além disso, o sushi é a principal porta de entrada para novos consumidores de pescado, inclusive em churrascarias. A informação consta de dois painéis discutidos durante a segunda edição da da Seafood Show Latin America (SSLA), em 2023: “Os desafios do mercado da gastronomia japonesa” e “A importância da cadeia de suprimentos no setor de restaurantes japoneses”.

Segundo essas fontes, em uma análise por região, o segmento de mercado é mais representativo no Sudeste e Sul do País. Somente São Paulo detém 38% do mercado de culinária japonesa, sendo que 66% deste mercado está concentrado na Grande São Paulo. O estado é 17% mais popular que a média da região Sudeste, representando 2,8% da participação da culinária japonesa em relação ao food service em geral e em número de operadores por região. Falando especificamente da Grande São Paulo, a participação em relação ao número de restaurantes de todo o food service chega a 3,3%.

Conforme dados apresentados na 2ª Seafood, o sistema de fornecimento de matéria-prima para o mercado japonês é realizado por meio da compra direta da indústria de alimentos (58%), compras em atacados e cash & carry (57%) e a compra diretamente de produtores artesanais (30%). Ou seja, uma oportunidade para o atacarejo. Dos cerca de 700 mil restaurantes existentes no País, 16,7 mil trabalham com gastronomia japonesa. Isso representa 2,3% do mercado, com um faturamento de R$ 12,8 bilhões.

Origem do prato e do índice “Shushinomics”

Quando foi introduzida no Japão, no século VII, essa técnica sofreu uma pequena modificação: a utilização de pedras para prensar o peixe cru e o arroz. Assim foi criado o tipo de sushi narezushi, que tinha o odor e sabor fortes como características. Ao longo dos anos, várias versões surgiram. Com a globalização, o sushi espalhou se por todo o mundo. Além do sabor, a preocupação do homem moderno com uma alimentação saudável fez do sushi um sucesso mundial e criou um novo tipo: o kawarizushi. Seu representante mais famoso é o california roll, originado nos Estados Unidos. No Brasil, as temakerias têm feito muito sucesso desde as primeiras década do século 21. Além do temaki, é muito apreciado pelos brasileiros o hot filadelfia.

O índice de custo de vida conhecido como “Sushinomics” surgiu em meados de 2013, criado pela Bloomberg. A ideia por trás deste índice era observar o preço do sushi em diferentes cidades dos Estados Unidos como uma medida simplificada e moderna para acompanhar as variações no custo de vida e os padrões de consumo, especialmente entre consumidores urbanos jovens e de renda média a alta. Monitora o custo de tipos básicos de sushi, como o california roll e o spicy tuna roll, em diferentes localidades. Ele foi inspirado no Índice Big Mac da The Economist, que usa o preço do hambúrguer como referência para comparar o custo de vida.

O Dia do Sushi, celebrado sempre em 1º de novembro, foi estabelecido em 1961 pela Federação Nacional das Associações do Sushi do Japão, por uma questão sazonal. Ele acontece oportunamente quando o pescado fica mais gordo e a nova safra de arroz já está disponível no mercado do Hemisfério Norte.

Com informações do site Cozinha Japonesa

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada