A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), realizou nesta terça-feira, 28, a Pós-NRF’25. Um seminário que trouxe as principais tendências do varejo alimentar, especialmente para aqueles que não puderam participar do NRF Big Show 2025 em Nova York. O evento, realizado no Teatro B32 em São Paulo, contou com a curadoria de Eduardo Terra e Alberto Serrentino.
Abertura
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi, iniciou o seminário discutindo questões relevantes como a isenção de impostos sobre a cesta básica e a venda de medicamentos sem prescrição médica em supermercados. Ele questionou por que consumidores brasileiros não têm acesso a medicamentos no varejo, ao contrário de seus pares americanos e europeus.
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Na sequência, o co-fundador da BTR-Varese, Eduardo Terra, apresentou sete insights discutidos na NRF 2025. Ele destacou que o evento se expandiu de três dias para uma semana de aprendizado, se somados os demais momentos de muito networking que tiveram em Nova Iorque. Somente para a última edição da NRF, estiveram presentes, de três mil brasileiros. Entre os principais insights, Terra mencionou:
1. Varejo em um mundo FITS: Fraturado, Instável, Tenso e em Transformação.
2. Retail Media 2.0: A evolução das estratégias de mídia no varejo.
3. Tecnologia e Humanidade: A intersecção entre inovações tecnológicas e a experiência humana.
4. Mudança Impulsionada: A importância da liderança e responsabilidade social corporativa.
Experiência do cliente e omnicanalidade
O co-fundador da BTR-Varese, Alberto Serrentino, enfatizou a importância da experiência do cliente e a necessidade de uma jornada unificada. Ele alertou sobre a importância do cadastramento eficiente de clientes e produtos para garantir uma omnicanalidade eficaz. Serrentino destacou que:
– A tecnologia deve ser utilizada para orquestrar pedidos com baixo custo.
– A personalização da experiência do cliente é fundamental para o sucesso no varejo.
– As lojas físicas devem oferecer soluções além da simples venda de produtos.
Inteligência artificial no varejo
A Inteligência Artificial foi um dos temas centrais da NRF 2025. Serrentino afirmou que a IA está transformando o varejo e que as empresas precisam aprender rapidamente a utilizá-la de forma eficaz. Ele mencionou que:
– O uso inadequado de TI está drenando recursos financeiros. É preciso rever todos os processos.
– A IA será um diferencial competitivo significativo entre as empresas.
Eduardo Terra também comentou sobre o crescente uso de robôs no varejo e como a comunicação com a tecnologia se tornou mais acessível desde 2022.
Iniciativas sociais e parcerias
A primeira-dama da ABRAS, Virginia Galassi, abordou a importância dos “Amigos do Bem”, uma organização que atua na educação e geração de renda no sertão nordestino. Ela ressaltou como as parcerias entre supermercadistas e essa entidade contribuem para o desenvolvimento social.
Inovações tecnológicas
Grasiela Tesser, diretora executiva da NL, apresentou como a IA está moldando o varejo global. Ela discutiu inovações como:
– Etiquetas eletrônicas nas gôndolas.
– Carrinhos inteligentes que facilitam as compras.
– Voice commerce para pedidos diretos.
Tesser enfatizou que a tecnologia deve resolver problemas práticos para ser relevante no dia a dia dos consumidores.
Encerramento do evento
O seminário foi encerrado com um painel liderado por figuras proeminentes do setor varejista e da tecnologia, incluindo o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, o CEO da DM, Denis Correia, o co-fundador da BTR-Varese, Alberto Serrentino e a diretora do supermercado Castanha e vice-presidente da APAS, Shirlei Castanha. Eles discutiram as novas tecnologias e como elas podem ser integradas ao cotidiano das empresas brasileiras.
O evento proporcionou uma plataforma valiosa para troca de insights e estabelecimento de parcerias estratégicas no varejo brasileiro. A cobertura completa será publicada na edição impressa da revista SuperHiper em fevereiro.