Por Renato Müller
O pessimismo sobre as lojas autônomas, que fez a Amazon diminuir seus investimentos e decretou o fechamento da Grabango, maior startup do setor nos Estados Unidos, não parece ter atingido o outro lado do Oceano Atlântico. Bem pelo contrário: a portuguesa Sensei recebeu um aporte de 15 milhões de euros (cerca de R$ 91 milhões), em uma rodada de investimento Série A.
Os recursos serão usados para expandir a presença da empresa na América Latina (com destaque para o mercado brasileiro) e na Europa. A rodada foi liderada pelo fundo de investimentos português BlueCrow Capital e teve a participação da Kamay Ventures, fundo que reúne empresas como Coca-Cola, Arcor e Bimbo.
Segundo a Sensei, a expectativa é chegar a mil pontos de venda nos próximos dois anos (hoje são 100 lojas em operação), além de um aumento de 30% na equipe da startup no próximo semestre. No Brasil, a startup tem uma parceria com a rede Fast Gôndolas e é a responsável pela tecnologia implementada pelo grupo Muffato em sua loja autônoma.
“Continuamos vendo muitas oportunidades de desenvolvimento no setor de bens de consumo. A participação da Kamay Ventures é importante para nós, pelo conhecimento deles sobre o mercado latino-americano e sua expertise em supermercados”, afirma o CEO e cofundador da Sensei, Vasco Portugal.
A Sensei utiliza uma combinação de visão computacional, inteligência artificial e sensores para oferecer uma experiência de compras autônoma, eliminando filas e tornando o processo de pagamento instantâneo. A tecnologia permite que o cliente faça suas compras e receba automaticamente a lista de itens adquiridos na tela de seu dispositivo, facilitando o pagamento.