Home SeçõesDestaques Plurix, do Patria, se associa com o Grupo Amigão

Plurix, do Patria, se associa com o Grupo Amigão

Com a conclusão do negócio, empresa se torna uma das maiores redes supermercadistas do Brasil

De Edevaldo Figueiredo
0 Comentário

A Plurix anunciou na tarde de terça-feira, 4, uma transação para se associar ao Grupo Amigão (antiga CSD), rede supermercadista com 65 lojas nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, com 9 mil funcionários e faturamento anual próximo a R$ 4 bilhões. A Plurix, empresa de varejo alimentar que potencializa redes de supermercado regionais, recebe investimentos do Fundo Patria Private Equity VI, gerido pelo Patria Investimentos, líder na gestão de ativos alternativos na América Latina. A conclusão do negócio ainda está sujeita à aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com o negócio, a Plurix se posiciona entre os maiores players do setor no Brasil, com faturamento anual próximo a R$ 10 bilhões, 18 mil funcionários distribuídos em 170 lojas, figurando entre as dez empresas com maior faturamento no ranking nacional da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). “Essa associação representa um momento marcante da nossa trajetória e um passo importante para sermos reconhecidos como a melhor empresa do setor de supermercados regionais do Brasil. Para isso, alocamos os esforços da nossa equipe focada em promover uma agenda de escala, eficiência, inovação ao negócio e ao setor”, comenta o CEO da Plurix, Jorge Faiçal.

Leia mais:

Desde o início da sua operação em 2021 até o momento, a Plurix solidificou a sua estrutura com a consolidação de 11 empresas do segmento, agrupadas em seis marcas: Superpão, Boa Supermercados, Supermercados Avenida, Compre Mais, Empório Dom Olívio e Paraná Supermercados. Em sua estratégia de negócios, a companhia considera o potencial de expansão do setor de supermercados regionais em cidades do interior, atuando em redes com operações eficientes, integradas e atenção a todos os pontos da gestão.

“A expansão da Plurix é parte da estratégia de solidificar a sua presença no setor supermercadista, valorizando o conhecimento do cliente e a autonomia regional, aliados às melhores práticas de governança. Esta associação torna a Plurix mais competitiva, impactando positivamente seus clientes por meio de melhores preços e serviços; e a comunidade local por meio da geração de empregos onde atuamos, impactando positivamente a economia regional”, diz Marcos Ambrosano, presidente do Conselho da Plurix e operating partner do Patria.

Pedro Faria, sócio e líder de investimentos do Patria, complementa: “A associação representa mais um exemplo da estratégia da gestora de consolidar setores resilientes e fragmentados da economia, promovendo impacto positivo e retornos consistentes para os investidores. As iniciativas de criação de valor e sinergias identificadas pela equipe nos dão muita confiança em podermos executar o plano de negócios da Plurix”.

Na transação com o Grupo Amigão/CSD, a Plurix reforça o empreendedorismo das famílias Cardoso e Nogaroli que criaram a rede a partir de um pequeno negócio em Maringá, que expandiu no Paraná e outros dois estados.

Além disso, enaltece a gestão dos executivos Carlos Tavares Cardoso e Jefferson Nogaroli, que estão muito otimistas com a nova associada, em que eles seguem como sócios relevantes da Plurix no projeto: “O Grupo Amigão nasceu da aliança entre os negócios das famílias Cardoso e Nogaroli, que resultaram em uma grande rede que conhece muito bem as regiões onde atua e que se posiciona entre os principais players do varejo regional do país”, comenta Cardoso.

Ao estarmos inseridos em uma plataforma ainda mais robusta e consistente como a Plurix, nosso negócio tem perspectivas positivas de se consolidar ainda mais e gerar benefícios aos acionistas e para todas as regiões onde atuamos, desde a geração de empregos a partir da expansão e até aos consumidores”, completa Nogaroli.

No dia a dia da operação não haverá mudanças para os colaboradores, fornecedores e clientes. A gestão continuará sendo feita pelas famílias fundadoras, Cardoso e Nogaroli, e pelos executivos da companhia.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada