A Picnic, uma das principais varejistas online de alimentos da Europa, inaugurou na semana passada um dos Centros de Distribuição mais modernos do Velho Continente. Com 50 mil metros quadrados de área, o CD conta com 1.500 robôs para fazer a separação dos pedidos de alimentos.
“O novo Centro de Distribuição nos permitirá entregar para ainda mais famílias pelo melhor preço, com confiabilidade, qualidade e sustentabilidade”, disse Frederic Knaudt, cofundador da Picnic. O investimento de 150 milhões de euros não apenas cria o armazém de e-commerce de alimentos mais eficiente do continente, como espanta pelos números: são 21 km de esteiras em três zonas climatizadas totalmente automatizadas, para alimentos congelados, frescos e em temperatura ambiente.
O destaque fica para uma plataforma de software desenvolvida pela própria Picnic para coordenar os movimentos dos robôs em tempo real. O Sistema foi desenvolvido por um time de 100 engenheiros ao longo de dois anos. O Centro de Distribuição, que deverá empregar cerca de mil pessoas, está localizado em Oberhausen, na região da Renânia do Norte-Westfália, e atenderá por volta de 150 mil famílias na região industrial mais importante da Alemanha.