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Personalização do marketing e pricing é essencial para supermercados

De Renata Ruiz
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Fazer o “match” de preços, promoções e ofertas aos clientes do entorno é chave para o sucesso na venda de alimentos

Nos supermercados, trabalhar bem a área de perecíveis é essencial para conquistar a preferência dos consumidores. Com os volumes de venda já acima dos níveis pré-pandemia, redes americanas estão refinando suas estratégias para fidelizar os clientes, estimular a recorrência e reverter a tendência de migração para formatos focados em valor.

Desde 2020, os grandes supercenters e clubes de atacado ganharam 2,5 pontos percentuais de participação, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Circana. “Esses formatos de loja têm tido sucesso por terem preços imbatíveis nos produtos mais procurados pelos clientes”, analisa Jonna Parker, especialista em perecíveis da Circana.

Para combater essa tendência, os supermercados devem apresentar ofertas, promoções e um mix de produtos que seja relevante para os consumidores do entorno – evitando a abordagem “one size fits all” que tem feito o sucesso dos formatos baseados em valor. “Essa é uma forma poderosa de diferenciação, que gera resultados quase imediatos”, afirma a consultora.

Além disso, é necessário personalizar a comunicação com os clientes, para que eles percebam que o supermercado tem o que eles precisam, seja no tamanho das apresentações, seja no mix ou na precificação. E o que tem dificultado que isso aconteça? Um grande fator são as questões ligadas à cadeia de suprimentos. “A incerteza sobre a disponibilidade de produtos faz com que as redes, que costumam trabalhar de forma mais programada, não consigam ter o impacto desejado”, comenta Anne-Marie Roerink, fundadora da 210 Analytics.

Para avançar nesse momento, segundo a especialista, é preciso ser criativo, por meio de iniciativas como promoções pontuais, ações que combinam vários produtos e venda de refeições prontas. “Também é muito importante estar atento ao que tem tido relevância junto aos clientes, seja kits de salada ou alimentos saudáveis vendidos junto de itens mais tradicionais, como batatas e alface”, completa.

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