Home SeçõesLojas Perfumaria puxa resultado da indústria de higiene e beleza

Perfumaria puxa resultado da indústria de higiene e beleza

De Administrador SH
0 Comentário

Em compensação, importantes segmentos deste setor registraram queda acentuada, de dois dígitos, no primeiro trimestre

De acordo com o Painel Dados de Mercado da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o setor apresentou retração de 1% em vendas no primeiro trimestre de 2021.

Os segmentos que levaram o resultado dessa indústria próximo à estabilidade foram o de perfumaria, que manteve crescimento de dois dígitos, de 11%, e de artigos de higiene pessoal, que teve alta de 6%, reflexo do consumo de itens como o álcool em gel e sabonetes nas versões em barra e líquida, produtos essenciais para o combate à pandemia.

Quem puxou para baixo o resultado desta indústria foram os segmentos de cosméticos, que apresentou retração de 14,8% nas vendas pela queda no consumo de maquiagem e coloração capilar, e de papéis sanitários (tissue), cujo desempenho foi 18% inferior em relação ao primeiro trimestre de 2020.

Especificamente no caso do tissue, a queda está mais relacionada ao aumento de preços repassados pelos fabricantes ao varejo, desde o início do ano em consequência da alta do câmbio e seu reflexo no custo da matéria-prima.

Em 2020, a indústria de HHPC registrou crescimento em vendas de 5,8% e empregou 2,1% mais colaboradores nas fábricas do país. Aliás, a pandemia alavancou milhares de negócios na área com a abertura de 3.148 novas companhias no Brasil que representam uma elevação de 7% no número de empresas ligadas à indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Alguns elos da cadeia de valor do segmento sofreram muito em todo o ano, diante do fechamento dos salões de beleza e barbearias. Setores de franquias e vendas direta também acumulam prejuízos. As normas de isolamento social resultaram na redução de 1,6 milhão de oportunidades de trabalho no setor como um todo.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 48 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada