<< Voltar pra Home

Negócios



PepsiCo leva GC de salgadinhos para os mais diversos formatos de varejo alimentar

17 de maio de 2022
 - 
12:15
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “PepsiCo leva GC de salgadinhos para os mais diversos formatos de varejo alimentar”

Companhia segue aprimorando sua frente de gerenciamento por categoria para ajudar os supermercados a faturarem cada vez mais com a  categoria de salgadinhos

Tendo como principal característica o seu alto giro, em razão de ser consumida por públicos distintos e por ter aderência às mais diversas ocasiões de consumo, a categoria de salgadinhos está consolidada como uma importante fonte de negócios para o varejo alimentar brasileiro. Dados da Euromonitor, por exemplo, sinalizam que apenas este item movimenta mais de R$ 14 bilhões no varejo brasileiro ao ano.

Diante desta relevância e do potencial existente para alavancar ainda mais as vendas de salgadinhos no autosserviço nacional, bem como no e-commerce dos supermercados, a PepsiCo iniciou, em 2019, um consistente movimento para fomentar o gerenciamento por categoria de salgadinhos nas lojas do setor e, desde então, já ajudou diversas empresas supermercadistas a aprimorar a execução desta categoria, a melhorar a experiência do shopper e, consequentemente, a ampliar as vendas.  

Agora, dando sequência ao aperfeiçoamento e fortalecimento da sua área de GC, a companhia deu mais um passo para também aplicar essa ferramenta em formatos que estão em expansão, como atacarejo e e-commerce, passando a oferecer soluções customizadas para as características e dinâmica destes canais. Dessa forma, a expansão na atuação do GC passa a ocorrer em todos os formatos de varejo, entregando uma proposta de valor mais assertiva e rentável e melhorando a experiência de compra de salgadinhos, independentemente do perfil da loja.

“Na PepsiCo, o gerenciamento por categorias é uma ferramenta estratégica que nos permite entender o shopper, perfil de loja e as tendências de mercado, garantindo o desenvolvimento da categoria no varejo tradicional e também nos ambientes de varejo que estão em expansão”, explica Gabriela Cortez, Diretora de Trade Marketing da PepsiCo do Brasil. “A companhia entendeu que o shopper e a missão de compra do e-commerce e do atacarejo são diferentes, então, desenvolveu soluções específicas para esses formatos. Com isso, a PepsiCo inova ao expandir a implementação do GC com uma metodologia própria e inovadora para estes canais.”

Em complemento, a executiva destaca que aplicar somente o GC tradicional não bastava e, assim, a empresa se reestruturou, revolucionando a forma de fazer GC no varejo. “Dessa forma, o GC se transformou numa poderosa ferramenta de alta performance que, além de abranger as etapas já conhecidas, expande a atuação em diferentes frentes estratégicas e inovadoras para elevar o conhecimento da categoria junto ao varejo com uma parceria vencedora e sem perder o olhar no shopper”, ressalta Gabriela.

Visão 360º do varejo

A categoria de salgadinhos é muito versátil em termos de execução, então, além da eficiência em sua exposição na gôndola – seu ponto natural – o varejista tem a possibilidade de rentabilizá-la por meio de outros caminhos. Neste campo, é muito importante explorar pontos extras, cross category, check-out e displays, fornecendo às lojas ferramentas para crescimento de acordo com o calendário de sazonalidades da categoria e do varejo.

“O shopper está cada dia mais exigente e garantir uma boa experiência de compra no varejo passa a ser mais do que importante, se torna essencial. Salgadinhos é uma categoria indulgente e que tem compra por impulso, portanto, a visibilidade 360º em loja é crucial”, alerta Gabriela Cortez. “Assim, o GC de salgadinhos da PepsiCo deixa de ser uma ferramenta de melhoria de execução do ponto natural, com olhar específico para o sortimento e planograma, transformando-se em um aliado estratégico do varejo com uma visão global da loja. A jornada de desenvolvimento da categoria de salgadinhos está só começando. A categoria e o varejo no Brasil têm muitas oportunidades de crescimento e o gerenciamento por categoria é um aliado dessa transformação”, analisa a diretora de Trade Marketing da PepsiCo do Brasil.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

RJ: Supermarket Recreio investe em modernização e reforma loja

Empreendimento passou a contar com um ambiente mais amplo e organizado, com setores como hortifruti, adega e padaria modernizada A…
Image

Assaí inaugura, em Vitória, a sua segunda loja no Espírito Santo

Empreendimento capixaba gerou 500 empregos diretos e indiretos e conta com vagas para recarregamento gratuito de carros elétricos O Assaí…
Image

Grupo Koch abre 150 vagas para Centro de Distribuição em Tijucas (SC)

“Há muitos benefícios como vale-compras, planos de saúde e odontológico, entre outros”, declarou o gerente executivo de RH da empresa,…
Image

Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida, uma paixão nacional

Supermercadistas te convidam a descobrir os diferentes tipos de café, modos de preparo e uma receita refrescante para celebrar a…