Companhia segue aprimorando sua frente de gerenciamento por categoria para ajudar os supermercados a faturarem cada vez mais com a categoria de salgadinhos
Tendo como principal característica o seu alto giro, em razão de ser consumida por públicos distintos e por ter aderência às mais diversas ocasiões de consumo, a categoria de salgadinhos está consolidada como uma importante fonte de negócios para o varejo alimentar brasileiro. Dados da Euromonitor, por exemplo, sinalizam que apenas este item movimenta mais de R$ 14 bilhões no varejo brasileiro ao ano.
Diante desta relevância e do potencial existente para alavancar ainda mais as vendas de salgadinhos no autosserviço nacional, bem como no e-commerce dos supermercados, a PepsiCo iniciou, em 2019, um consistente movimento para fomentar o gerenciamento por categoria de salgadinhos nas lojas do setor e, desde então, já ajudou diversas empresas supermercadistas a aprimorar a execução desta categoria, a melhorar a experiência do shopper e, consequentemente, a ampliar as vendas.
Agora, dando sequência ao aperfeiçoamento e fortalecimento da sua área de GC, a companhia deu mais um passo para também aplicar essa ferramenta em formatos que estão em expansão, como atacarejo e e-commerce, passando a oferecer soluções customizadas para as características e dinâmica destes canais. Dessa forma, a expansão na atuação do GC passa a ocorrer em todos os formatos de varejo, entregando uma proposta de valor mais assertiva e rentável e melhorando a experiência de compra de salgadinhos, independentemente do perfil da loja.
“Na PepsiCo, o gerenciamento por categorias é uma ferramenta estratégica que nos permite entender o shopper, perfil de loja e as tendências de mercado, garantindo o desenvolvimento da categoria no varejo tradicional e também nos ambientes de varejo que estão em expansão”, explica Gabriela Cortez, Diretora de Trade Marketing da PepsiCo do Brasil. “A companhia entendeu que o shopper e a missão de compra do e-commerce e do atacarejo são diferentes, então, desenvolveu soluções específicas para esses formatos. Com isso, a PepsiCo inova ao expandir a implementação do GC com uma metodologia própria e inovadora para estes canais.”
Em complemento, a executiva destaca que aplicar somente o GC tradicional não bastava e, assim, a empresa se reestruturou, revolucionando a forma de fazer GC no varejo. “Dessa forma, o GC se transformou numa poderosa ferramenta de alta performance que, além de abranger as etapas já conhecidas, expande a atuação em diferentes frentes estratégicas e inovadoras para elevar o conhecimento da categoria junto ao varejo com uma parceria vencedora e sem perder o olhar no shopper”, ressalta Gabriela.
Visão 360º do varejo
A categoria de salgadinhos é muito versátil em termos de execução, então, além da eficiência em sua exposição na gôndola – seu ponto natural – o varejista tem a possibilidade de rentabilizá-la por meio de outros caminhos. Neste campo, é muito importante explorar pontos extras, cross category, check-out e displays, fornecendo às lojas ferramentas para crescimento de acordo com o calendário de sazonalidades da categoria e do varejo.
“O shopper está cada dia mais exigente e garantir uma boa experiência de compra no varejo passa a ser mais do que importante, se torna essencial. Salgadinhos é uma categoria indulgente e que tem compra por impulso, portanto, a visibilidade 360º em loja é crucial”, alerta Gabriela Cortez. “Assim, o GC de salgadinhos da PepsiCo deixa de ser uma ferramenta de melhoria de execução do ponto natural, com olhar específico para o sortimento e planograma, transformando-se em um aliado estratégico do varejo com uma visão global da loja. A jornada de desenvolvimento da categoria de salgadinhos está só começando. A categoria e o varejo no Brasil têm muitas oportunidades de crescimento e o gerenciamento por categoria é um aliado dessa transformação”, analisa a diretora de Trade Marketing da PepsiCo do Brasil.