<< Voltar pra Home

Destaques



PepsiCo amplia iniciativas pela Reciclagem de plástico flexível no país

19 de maio de 2023
 - 
14:00
 - 
Redação SuperHiper
Featured image for “PepsiCo amplia iniciativas pela Reciclagem de plástico flexível no país”

Empresa incentiva a destinação correta de plástico flexível (BOPP) junto aos agentes socioambientais das cooperativas de resíduos

A PepsiCo, que completa 70 anos de atuação no país neste ano, reforça seu compromisso com a reciclagem e destinação correta de resíduos por meio de diversas ações que mantém atualmente no Brasil. Com esses objetivos, a empresa, uma das maiores no setor de bebidas e alimentos do mundo e guiada por sua estratégia ESG, PepsiCo Positive, apoia iniciativas socioambientais, firmando parcerias com empresas certificadoras de logística reversa de resíduos, cooperativas de reciclagem, projetos e campanhas para educação ambiental.

No Dia Mundial da Reciclagem (17/05), a PepsiCo celebrou mais um importante avanço no tema: uma parceria com a empresa Yattó – responsável por estruturar cadeias de reciclagem que permitam que embalagens possam se transformar em novos produtos -, por meio da qual já promoveu a destinação correta de 50 toneladas de plástico flexível entre 2022 e 2023 (BOPP – película de polipropileno biorientada), de suas embalagens de snacks salgados pós-consumo*. Todos esses esforços vão ao encontro das metas globais da companhia em relação ao plástico, como a de reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030; usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico, pois busca agir para que esse material nunca se torne lixo.

“A PepsiCo busca atuar em diferentes frentes para reduzir e reutilizar resíduos em toda a sua cadeia produtiva, ao mesmo tempo em que apoia projetos que tenham impactos socioeconômicos. Assim, beneficiamos os cooperados das cooperativas de resíduos, as recicladoras, os nossos consumidores e consumidoras, por meio das ações de educação ambiental, e o meio ambiente em um movimento de transformação para toda a sociedade”, afirmou Regina Teixeira, diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

Embalagens de snacks salgados viram novos objetos para casa e beneficiam cooperados da cadeia de reciclagem

O plástico flexível BOPP de embalagens de snacks salgados pós-consumo ainda é um material que demanda alta tecnologia para reciclagem e incentivos de toda a cadeia para sua logística reversa. Por isso, a partir da parceria com a Yattó, a PepsiCo, não só garante a destinação correta desse material – um total de 50 toneladas coletadas entre novembro de 2022 e fevereiro de 2023 -, como também beneficia as cooperativas de profissionais que trabalham na triagem de resíduos (agentes socioambientais).

A partir da parceria, o BOPP (plástico flexível pós-consumo) coletado foi reciclado e transformado em novos itens, como mesas, cadeiras, vasos e paletes, para serem comercializados no mercado., A Yattó reúne as empresas e cooperativas que precisam se envolver para que seja possível chegar a soluções estruturantes para logística reversa e economia circular do plástico flexível BOPP, enquanto a PepsiCo garante um incentivo para que esse tipo de plástico realmente seja coletado.

Inovação e novos usos para os resíduos garantem grandes resultados para a economia circular

A PepsiCo, por meio de sua plataforma de ESG, PepsiCo Positive (pep+), reúne diversas iniciativas para avançar rumo às suas metas em relação à redução, reciclagem e reuso do plástico, além do desenvolvimento de novos modelos de negócio, em busca de que o plástico nunca se torne lixo.

Recentemente a companhia anunciou uma ação com a eureciclo – outra empresa especialista do segmento de reciclagem e logística reversa, por meio da qual destinou corretamente mais de 8 mil toneladas de plástico flexível de embalagens de snacks (BOPP) produzidos no país por meio de coprocessamento para uso como como combustível e matéria-prima na indústria cimenteira em 2022. A PepsiCo seguirá com essa parceria em 2023 visando ampliar cada vez os resultados socioambientais da iniciativa, ao envolver cooperativas de reciclagem, para fomentar a geração de empregos e renda.

Junto às cooperativas de Reciclagem, a PepsiCo investiu na última década mais de R$ 10 milhões para a promoção de projetos de economia circular no país e apoio aos cooperados no Brasil, por meio do programa Reciclo PepsiCo. A empresa também mantém uma parceria longeva com a cooperativa Coopercaps Sul, responsável pela coleta, triagem e destinação correta de resíduos em São Paulo, além de ações sociais e de educação ambiental. No atual projeto com a cooperativa, a PepsiCo está incentivando a recuperação de 6 a 10 toneladas de plástico flexível (BOPP) ao mês (2023).

Desde 2021, a PepsiCo utiliza o material UBQ™, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, em um palete que utiliza lixo doméstico junto ao plástico em sua composição e é adequado para substituir polímeros convencionais em várias aplicações duráveis. Os paletes são utilizados na operação de estoque de mercadorias nas fábricas da PepsiCo. O material economizou o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEEs – equivalente ao sequestro anual de carbono de 534 árvores -, e mais de 739 kg de resíduos foram retirados de aterros sanitários. Além disso, em parceria com a Fábrica de Ideias, fabricou displays para exposição de produtos PepsiCo nos pontos de venda do varejo de todo o Brasil que também levam UBQ™ na composição e, também, plástico reciclado.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Spani Atacadista celebra 21 anos e projeta faturar R$ 4,5 bi em 2024

Bandeira do Grupo Zaragoza, rede é referência no segmento de Cash & Carry Bandeira pertencente ao Grupo Zaragoza, o Spani…
Image

RS: Grupo Imec anuncia compra de lojas do Carrefour Brasil

Primeiras unidades da empresa no litoral gaúcho, elas serão operadas com a bandeira Desco Atacado O Grupo Imec adquiriu duas…
Image

Grupo Muffato lança sexto empreendimento em Ponta Grossa, Paraná

Novo Max Atacadista será o terceiro atacarejo da rede na cidade O Grupo Muffato anunciou o lançamento de mais um…
Image

Grupo Amigão abre vagas em feira de empregabilidade de Sarandi (PR)

Interessados deverão levar carteira de trabalho, documento de identificação e currículo atualizado O Amigão Supermercados e o Stock Atacadista, pertencentes…