<< Voltar pra Home

Negócios



Pedro Parente faz transição “sem ruídos e desavenças” na BRF

24 de fevereiro de 2022
 - 
02:58
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Pedro Parente faz transição “sem ruídos e desavenças” na BRF”

Após quatro anos, chairman vai deixar a companhia em melhor situação financeira do que encontrou

A passagem de bastão de Pedro Parente para Marcos Molina como chairman da BRF não marcará apenas o início da era Marfrig, mas também a primeira transição tranquila desde que a companhia foi criada em 2009, a partir da incorporação da Sadia pela Perdigão.

Parente encerra um ciclo de quatro anos na BRF com a sensação de dever cumprido, o que não é nada trivial considerando o histórico conturbado do negócio, desde a movimentação de Abilio Diniz e Tarpon para retirar Nildemar Secches até a ofensiva dos fundos de pensão para destituir Abilio. Parente comentou a decisão, tomada ontem pela BRF, de aprovar a indicação da chapa de dez nomes proposta pela Marfrig para o conselho de administração. “Sob o ponto de vista institucional, é uma demonstração de maturidade. Uma transição sem ruídos nem desavenças com o novo acionista que está chegando e com um time que é muito bom”.

Conduzida por Parente e Dan Ioschpe — membro do atual board —, a costura para a montagem do próximo conselho da BRF começou ainda antes das discussões em torno do follow-on com o qual a BRF captou R$ 5,4 bilhões. Parente e Ioschpe foram incumbidos pelo comitê de pessoas do conselho da BRF de organizar a montagem do próximo conselho, que será eleito em 28 de março.

Parente avisou que não pretendia continuar e engatou as conversas com os principais acionistas, a começar por Marcos Molina — a Marfrig é a maior acionista, com 33%. Petros e Previ também foram ouvidos. Inicialmente, o empresário não deu uma resposta taxativa.

“O Marcos é muito cuidadoso. Era apropriado deixá-lo a vontade para fazer uma proposta”. Depois do follow-on, as conversas com a Marfrig em torno do tema foram retomadas. Foi quando a companhia indicou que pretendia apresentar uma chapa.

“Eu e o Dan que achávamos legítimo que ele enviasse a chapa. Sendo uma boa chapa, não teria duvida de propor ao conselho que aceitasse. E não há o que dizer da chapa. A chapa é muito boa”, diz Parente, citando nominalmente as experiências de Sergio Rial, Pedro de Camargo Neto e Oscar Bernardes. Na visão de Parente, a BRF pode agora entrar em um novo momento. “É excepcional para a BRF. Com um sócio de referência que conhece o negócio, há um frescor para olhar para o futuro”.

Ao deixar a BRF, Parente entregará uma companhia mais saudável financeiramente, assim como fizera na Petrobras. Nos últimos quatros anos, a estrutura de capital da dona da Sadia foi equacionada com um turnaround que inclui a venda de ativos no exterior e alongamento de dívidas, o que tirou a BRF de uma alavancagem que já passou de 6 vezes.

Nos últimos tempos, os analistas e a própria BRF ainda não estavam confortáveis com os níveis de endividamento, um problema que acabou solucionado com o follow-on, reduzindo o índice de alavancagem de 3,12 vezes para 2,17 vezes.

“Com o follow-on, a estrutura de capital ficou super arrumada”, diz Parente. “Pegamos a BRF em 2018 com gestão destruída e endividamento superelevado. Estamos entregando uma empresa muito diferente, e para melhor.”

Além da posição de chairman, Parente também foi CEO da dona da Sadia, cadeira que ocupou por um ano até transmitir a função para Lorival Luz, dupla que ficou conhecida internamente como LL&PP. A partir de agora, Luz terá uma nova dobradinha com Molina — LL&MM. Fonte: Pipeline/Valor


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

X Supermercados reinaugura loja em Guarulhos (SP)

Modernizado e ampliado, empreendimento conta agora com 2 mil metros quadrados Seguindo o seu planejamento de modernização e expansão de…
Image

Sopa: Ajinomoto lança novo sabor da linha Vono

Forte em fibras e com redução em 36% de sódio, Mandioquinha com Frango é ótima opção para o pós treino…
Image

Grupo Dia conclui venda de lojas à Auchan por 155 milhões de euros

Foram negociadas ao grupo francês um total de 489 lojas de bandeira Minipreço e MaisPerto em Portugal O Grupo Dia…
Image

Na Alemanha, Edeka testa verificação de idade por IA

Maior supermercadista do país usa tecnologia para estimar idade dos clientes na compra de bebidas alcoólicas Por Renato Müller No…