Cerca de 3 mil ciclistas comemoraram o aniversário de 332 anos de Curitiba no passeio ciclístico Condor, realizado nesse domingo. Em um percurso de 6,3 km, eles passearam nas ruas da cidade, saindo do Hiper Condor Água Verde, até o Parque Barigui.
Promovido pela secretaria municipal do esporte, lazer e juventude, o evento teve recorde de público. Entre os participantes, estava a Tatiana Marques, que foi acompanhada do seu marido e seus dois filhos, de 11 e de 2 anos. “A bicicleta é um dos principais brinquedos das nossas crianças e temos o hábito de passear juntos. Esse passeio tem tudo a ver com Curitiba, pois os curitibanos possuem uma cultura forte de andar de bike e admirar a beleza da nossa cidade, além de ser uma forma de passear e de promover a saúde”, disse.
Entre as bicicletas usadas no passeio, se destacava uma mini bike, do Juliano Morona. Com um valor sentimental por ela, o ciclista conta que a ganhou do seu pai há 25 anos, quando era criança. “Eu participo desde o primeiro Passeio Ciclístico Condor, que comemorou os 320 anos de Curitiba. Inclusive, hoje estou com a camiseta desse evento de 12 anos atrás, que guardo de lembrança”.
O secretário municipal de esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Euler de Freitas Silva Júnior, relembrou o Nelson Rebello, o Oil Man, que faleceu bem no dia do aniversário da capital. “Que esse passeio seja uma homenagem a essa figura tão conhecida da nossa cidade”, reverenciou o secretário.
Segundo a gerente de RH do Condor, Charmoniks Heuer, o sucesso do evento mostra o quanto o curitibano valoriza o esporte, a saúde e os passeios ao ar livre.
O presidente da Câmara de Curitiba, Tico Kuzma, falou que o Passeio Ciclístico Condor é um presente para Curitiba. “Esse tradicional evento representa o que temos de bom em nossa cidade, que são as pessoas, a natureza e o exercício físico. E para fechar com chave de ouro, o trajeto finaliza no Parque Barigui, um símbolo da nossa cidade”, destacou o vereador.