Em entrevista exclusiva à SuperHiper, Juliana Bonamin, contou quais são as expectativas de vendas de ovos de chocolate e chocolates da marca que a empresa espera atingir em 2024
Em entrevista exclusiva à SuperHiper, a vice-presidente de vendas da Mondelez Brasil, Juliana Bonamin, declarou qual é a expectativa de vendas que a empresa espera para o período de Páscoa, como funciona a parceira com as redes supermercadista na melhor exposição dos produtos e quais são os erros e acertos que o empresário do varejo alimentar comentem neste período.
“Com o intuito de promover a melhor experiência de compra para o consumidor, nós nos unimos as redes Assaí Atacadista, Super Muffato e OXXO. Dentro da loja Assaí Anhanguera, por exemplo, foi criado um espaço customizado em formato de ovos de chocolate Lacta para que todos que por ali transitam com seus carrinhos de compras possam entrar no clima mágico da Páscoa”, declarou Juliana.
Para 2024, qual é a expectativa de vendas (%) de ovos de chocolate e chocolates da marca para Páscoa em relação às vendas do ano passado?
A Páscoa já se consolidou como o terceiro evento sazonal mais importante para os brasileiros, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Somado a isso, 1/3 dos chocolates consumidos nos lares brasileiros em 2023 foram presenteados. Com esse cenário, a expectativa é de crescimento não só em ovos, mas em toda a categoria de chocolates. Esperamos atingir entre 5 e 10% de aumento no volume de vendas este ano.
Quais ações específicas a marca está fazendo dentro das lojas físicas e/ou online de supermercados pelo Brasil?
Levamos ao ponto de venda o apoio de Lacta ao Programa Cocoa Life, a plataforma global de fornecimento sustentável de cacau da Mondelez International. A comunicação, composta por peças de cantoneira, stopper, móbile e precificador, vai fomentar o acesso digital à série “Cocoa Life – O futuro está em cada pedacinho”, conteúdo gratuito produzido em parceria com o Globoplay. A intenção aqui é sensibilizar o shopper para a importância da produção sustentável do ingrediente e mostrar que, comprando os produtos Lacta, ele também contribui com a mudança de cenário. Além disso, também levamos a magia da Páscoa para os corredores da linha regular de chocolate, buscando atender todos os anseios do shopper que busca um portfólio cada vez mais diverso nesta época, capaz de atender diferentes necessidades: presentear, recompensa imediata, indulgência, etc.
Já vimos que a Lacta e o Mercado Oxxo criaram uma flagship de Páscoa. A marca tem parcerias com outras redes supermercadistas?
Sim, nós temos ações ótimas com as redes Assaí Atacadista e Super Muffato. A Lacta e a rede Assaí Atacadista criaram uma store in store. Dentro da loja Assaí Anhanguera foi criado um espaço customizado em formato de ovos de chocolate Lacta para que todos que por ali transitam com seus carrinhos de compras possam entrar no clima mágico da Páscoa. A nossa finalidade é promover a melhor experiência de compra para o consumidor. Logo na entrada desta loja existe um atrativo arco gigante, por onde o cliente passa até chegar no interior da unidade, com um painel de LED que divulgará os produtos Lacta e Bis durante a Páscoa. E, após o sucesso do ano passado, Lacta e Super Muffato se uniram novamente para proporcionar ao consumidor uma experiência única de compra virtual nesta Páscoa. Na loja especial de Lacta com tecnologia 3D dentro do supermuffato.com.br, site de delivery de um dos maiores grupos varejistas do Brasil, haverá ovos de chocolates, barras de chocolates e caixas de variedades e comemorativas.
O que a marca espera dos supermercadistas em relação aos seus produtos de Páscoa dentro das lojas físicas e virtuais?
Páscoa é um momento de conexão emocional, em que lembramos da família, dos amigos, que resgatamos na memória momentos da infância. Por isso, a Lacta transforma esse sentimento na frase “cada pedacinho aproxima”, que está presente em nossas campanhas de marketing e peças publicitárias desde o Natal até a Páscoa. A nossa missão é garantir o destaque de todo o portfólio desde a entrada e ao longo dos principais pontos da loja, elevando a experiência e enfatizando a memória do shopper com a data.
Quais recomendações você poderia dar ao varejista para melhor expor seu produto na loja física e online? Qual seria a exposição ideal dos chocolates para a data da Páscoa?
Na loja física, a recomendação é pensar na execução de chocolates a partir da jornada de compra do shopper. Com a mudança do comportamento de compra do consumidor, temos a oportunidade de explorar a exposição de todo o sortimento de chocolates em diferentes pontos da loja. O primeiro ponto é a entrada da loja, onde podemos encantar o shopper com todo o sortimento de chocolates: parreiras bem executadas com os ovos; no chão, embaixo das parreiras, ilhas, displays e gôndolas próximas para exposição de mais ovos e de todo o sortimento de presenteáveis e linhas regulares. Em seguida, é importante garantir um ponto natural bem executado, abastecido e precificado com a segmentação que o shopper faz da categoria para ajudá-lo a encontrar o que precisa com mais facilidade. E, por fim, pontos extras em toda a loja, pensando em cross merchandising estratégicos com outras categorias para gerar lembrança e, até mesmo, compras por impulso. Nas plataformas digitais, é importante garantir o cadastro com todos os atributos do sortimento de chocolates (de ovos, presenteáveis e linha regular), como as imagens atualizadas com frente e verso do produto, tabela nutricional e apetit appeal. Esses elementos são indispensáveis para garantir que o shopper tenha todas as informações disponíveis na tomada de decisão de compra. Além disso, durante o período de Páscoa, é fundamental garantir a visibilidade com banners na home page, e aproveitar as plataformas de CRM e e-mail marketing para promover a lembrança dessa missão de compra.
De acordo com sua experiência, quais são os erros mais comuns cometidos pelos varejistas em relação à Páscoa? E como podem evitá-los?
O principal erro é pensar que a Páscoa é feita somente de ovos de chocolate. Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou e o evento passou a ser sobre chocolate de forma geral, principalmente porque as pessoas fazem questão de presentear. Por isso, é preciso investir no destaque do sortimento completo de produtos, mostrando ao shopper todo o mix de tamanhos, formatos e preços disponíveis na loja, reforçando que toda a solução está ao alcance da mão – explorando não só o ponto natural, mas toda a jornada de compras do shopper. A organização na gôndola também faz diferença e os produtos devem ser dispostos de acordo com a árvore de decisão do shopper: “para eles” que são os presenteáveis, “para mim” e “para nós” que são as opções maiores pensadas para serem compartilhadas. No checkout, o foco principal deve ser apenas em formatos menores, já que o shopper busca o consumo “para mim” e, em geral, para consumo “on the go”.