Nos EUA, Ahold Delhaize implanta programa que já conta com 200 fornecedores e reduziu ruptura nas gôndolas
Em 2021, em meio a um dramático problema de abastecimento que afetou todo o varejo supermercadista e se tornou uma das maiores discussões estratégicas do varejo americano nos últimos meses. Para reduzir suas questões de abastecimento, o grupo Ahold Delhaize, com pouco mais de 2.000 lojas no território americano, iniciou o programa ADvantage, para desenvolver parcerias que aumentassem a eficiência de seus negócios.
Completando um ano de vida, o programa já conta com 200 parceiros e ajudou a empresa a manter produtos em estoque, apesar das dificuldades de abastecimento. “As parcerias que desenvolvemos por meio do ADvantage nos ajudaram a atacar os principais problemas da cadeia de suprimentos durante a pandemia, ao mesmo tempo em que geramos inovações que serão importantes no médio e longo prazo”, disse Peggy Krebs, vice-presidente do programa de relacionamento com fornecedores.
Neste ano, a Ahold Delhaize deve ultrapassar a metade de sua trajetória de integração da sua cadeia de suprimentos integrada. Cinco Centros de Distribuição mudarão para o modelo de rede autogerida, fazendo com que o modelo de parcerias seja responsável por 85% do volume de produtos nas lojas da rede. “Estamos partindo para uma nova era de colaboração, que se baseia em atuar próximos de nossos fornecedores”, afirma Peggy. “Para nós, o programa ADvantage é fundamental para superar os desafios trazidos pelas restrições de abastecimento e pelas mudanças no comportamento dos consumidores”, completa.