Startup portuguesa Sensei inaugura “Tuday Prendi & Vai”, conceito da rede de cooperativas DAO, na cidade de Verona
Por Renato Müller
A startup portuguesa Sensei, parceira do grupo Muffato no conceito de lojas autônomas Muffato Go no mercado paranaense, ampliou sua presença europeia com a abertura do primeiro supermercado autônomo na Itália. Localizada em Verona, a loja “Tuday Prendi & Vai” proporciona uma experiência de compra conveniente, rápida, sem filas nem checkout.
O ponto de venda, localizado no centro histórico de Verona (próximo à casa de Julieta, que teria servido de inspiração para William Shakespeare), é operado pela rede cooperativa DAO, que atua no varejo italiano há mais de 60 anos e está presente, com a marca Conad, nas províncias de Trento, Bolzano, Vicenza e Verona.
O conceito “Prendi & Vai” (em português, “Pegue e Leve”) oferece uma experiência de compra simples, em que os clientes podem entrar e sair sem qualquer barreira, pegando os produtos desejados e indo embora sem a necessidade de esperar para pagar. A loja marca a estreia de alguns desenvolvimentos feitos pela Sensei a partir da experiência com lojas autônomas em países como Portugal e Brasil: os clientes podem rever seu carrinho de compras, atualizado em tempo real, antes de saírem da loja, comprovando que os itens corretos serão debitados. Também é possível adotar uma experiência híbrida, pagando no local com cartão de crédito ou pelo aplicativo da marca. A loja oferece cerca de 3.000 SKUS, incluindo produtos de peso variável, como padaria e perecíveis – nesse caso, há uma comunicação automática das balanças de pesagem e o sistema de pagamentos – e máquinas de café self service.
“Temos o desafio de continuar a conquistar nosso espaço no varejo alimentar, sem abdicar de nossa visão de negócio, de termos lojas de proximidade em que as relações humanas e o atendimento às comunidades onde estamos inseridos são nosso alicerce. Com a Sensei, construímos uma loja em que a tecnologia é uma ferramenta a serviço do negócio”, afirma Alessandro Penasa, diretor-geral da DAO.
Imagem destaque: Reprodução Sensei