<< Voltar pra Home

Negócios



Para seguir em expansão, Assaí recorre aos dados

3 de maio de 2021
 - 
20:40
 - 
Bruno Marcon
Featured image for “Para seguir em expansão, Assaí recorre aos dados”

Com uso de ferramenta de business intelligence, a rede integrou informações de vendas em tempo real, ganhou eficiência e agregou decisões mais assertivas para expansão

Com um plano de expansão que prevê a abertura de 28 novas lojas em 2021 e mais de 25 por ano até 2023, o Assaí Atacadista tem apostado na inteligência de dados como pilar de sua estratégia de crescimento. Em parceria com a MicroStrategy, empresa de Virginia, nos Estados Unidos, que fornece serviços de business inteligence (BI), a rede integrou as informações operacionais de todo o parque de lojas em um mesmo software especializado, e observou uma escalada no ganho de eficiência desde então.

“Antes de adotarmos o BI como um padrão na companhia, muitos relatórios eram produzidos de maneira manual e a partir de fontes diversas. Isso dificultava o trabalho e ainda dava margem à divergência de informações, por exemplo. Em menos de uma década, saltamos de quatro usuários de BI para os atuais 3 mil. E planejamos dobrar este número até o fim deste ano”, exemplifica Rodrigo Callisperis, Diretor de TI do Assaí. Com o BI, as informações tornaram-se precisas e integradas, de modo que relatórios que demoravam até um dia para serem produzidos passaram a ser extraídos em minutos. “Atualmente, os gerentes conseguem acompanhar as vendas de suas lojas em tempo real, pelo celular, o que propicia uma tomada de decisão mais rápida.”, ressalta Callisperis.

Para suportar a mudança de cultura interna, o Assaí também passou a investir na contratação de profissionais de cientistas de dados especializados em Data Science e Big Data. Esses profissionais serão estratégicos para que a companhia possa processar o volume de dados e os transformar em informações valiosas para o negócio, como a análise de comportamento com base no histórico de vendas. “Com o BI mais analíticos, poderemos entender padrões de compra por cidade, segmento, tipo de produtos, entre outros fatores, e entregar uma experiência de compra ainda mais satisfatória para os nossos clientes“, avalia Callisperis.

O Assaí, que no último ano registrou R$ 39,4 bilhões de receita bruta e recentemente foi listado nas bolsas de valores de São Paulo (B3 – ASAI3) e Nova Iorque (NYSE – ASAI), trabalha com um plano de expansão que deverá contar com a abertura novas unidades em todas as cinco regiões do Brasil. Atualmente, são 184 lojas em todas as regiões do país e a marca é a décima maior empregadora privada do Brasil, com mais de 50 mil colaboradores.


Compartilhar:
Image

Últimas Notícias



Image

Grupo Mateus inaugura loja e gera 164 empregos diretos em São Luís (MA)

Localizado no bairro Alemanha, empreendimento conta com serviços diferenciados e produtos adaptados ao perfil de consumo local O Grupo Mateus…
Image

Seara lança primeira salsicha hot dog defumada do Brasil

Produto atende a demanda de consumidores por mais sabor em uma categoria que não para de crescer A salsicha se…
Image

Rede Hipermais inaugura loja em Joinville, Santa Catarina

Com uma área de vendas de 3 mil m², o empreendimento 110 empregos diretos e representa um investimento importante para…
Image

Reckitt Comercial Brasil anuncia Frederico Gonçalves como novo Gerente Geral

Formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp, executivo possui 25 anos de experiência na indústria de Bens de Consumo e Varejo…