Início » Seção » Para combater furtos, Asda adota reconhecimento facial

Para combater furtos, Asda adota reconhecimento facial

Rede de supermercados britânica quer evitar colocar equipes de loja em risco

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

A rede britânica de supermercados Asda está testando uma tecnologia de reconhecimento facial em cinco lojas na região de Manchester, uma das regiões do país com maior incidência de furtos e roubos. No ano passado, os pontos de venda da varejista no Reino Unido tiveram mais de 1.400 ocorrências de agressões a funcionários, uma media de 4 por dia – e a tecnologia é vista como uma forma de diminuir o número de casos. Em todo o país, dados do British Retail Consortium (BRC) apontam que em 2024 houve mais de 2.000 casos de violência e abuso contra trabalhadores de varejo por dia, o triplo do número de 2020.

Leia também:

A tecnologia foi integrada ao circuito interno de TV de 5 lojas (Ashton, Chadderton, Eastlands, Harpurhey e Trafford Park) e trabalha escaneando as imagens e comparando-as a uma lista de pessoas que já cometeram crimes em uma unidade da rede. Se um caso positive é encontrado, um membro do time de segurança da loja avalia o comportamento da pessoa e apresenta um feedback.

O sistema será testado inicialmente por dois meses e os resultados serão analisados antes de uma decisão sobre a extensão do piloto ou sua ampliação para outras lojas. “O aumento dos casos de violência contra os colaboradores das lojas é inaceitável. Como varejistas, precisamos buscar todas as possibilidades para reduzir o número de ocorrências e proteger nosso pessoal”, afirma Liz Evans, Chief Commercial Officer de varejo e não-alimentos da Asda.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada