Home SeçõesInternacional Para combater furtos, Asda adota reconhecimento facial

Para combater furtos, Asda adota reconhecimento facial

Rede de supermercados britânica quer evitar colocar equipes de loja em risco

De Redação SuperHiper
0 Comentário

Por Renato Müller

A rede britânica de supermercados Asda está testando uma tecnologia de reconhecimento facial em cinco lojas na região de Manchester, uma das regiões do país com maior incidência de furtos e roubos. No ano passado, os pontos de venda da varejista no Reino Unido tiveram mais de 1.400 ocorrências de agressões a funcionários, uma media de 4 por dia – e a tecnologia é vista como uma forma de diminuir o número de casos. Em todo o país, dados do British Retail Consortium (BRC) apontam que em 2024 houve mais de 2.000 casos de violência e abuso contra trabalhadores de varejo por dia, o triplo do número de 2020.

Leia também:

A tecnologia foi integrada ao circuito interno de TV de 5 lojas (Ashton, Chadderton, Eastlands, Harpurhey e Trafford Park) e trabalha escaneando as imagens e comparando-as a uma lista de pessoas que já cometeram crimes em uma unidade da rede. Se um caso positive é encontrado, um membro do time de segurança da loja avalia o comportamento da pessoa e apresenta um feedback.

O sistema será testado inicialmente por dois meses e os resultados serão analisados antes de uma decisão sobre a extensão do piloto ou sua ampliação para outras lojas. “O aumento dos casos de violência contra os colaboradores das lojas é inaceitável. Como varejistas, precisamos buscar todas as possibilidades para reduzir o número de ocorrências e proteger nosso pessoal”, afirma Liz Evans, Chief Commercial Officer de varejo e não-alimentos da Asda.

Leia Também

Publicação oficial da  Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)

SuperHiper é a publicação oficial do setor supermercadista, produzida pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) há 50 anos. É uma importante ferramenta utilizada pela entidade para compartilhar informações e conhecimento com todas as empresas do autosserviço nacional, prática totalmente alinhada à sua missão de representar e desenvolver os supermercados brasileiros.

Leia a última edição

Abras

Super atualizada. Hiper Conectada